quarta-feira, 3 de agosto de 2011

É em tempos difíceis que muita gente poupa. A título de exemplo temos a Comissão de Festas de São Pedro

Caros seguidores, 

O cartaz da feira agrícola, que muito nos surpreendeu, acabou por redigirmos primeiro esse post muito embora houvesse um outro assunto a ser abordado que vem consolidar a nossa ideia de que o que é preciso é bons gestores nas comissões. A Comissão de Festas de São Pedro formou-se em pouco tempo e, como já referido, em cerca de um mês amealhou a massa necessária para a festa que fez. E houve fanfarra, banda de música, andores e foguetes a estoirar no ar durante a semana da festa. Até uma noitada improvisada houve. Nem as barracas dos doces e dos brinquedos faltaram.
Pois é, muito ficámos impressionados quando o nosso pároco revelou na missa do passado fim-de-semana que até tinha sobrado dinheiro. Mais de 500 euros estão em caixa para quem quiser formar comissão no próximo ano.
Vamos então equiparar as coisas. A Comissão de Festas da Senhora da Guia trabalha há quase um ano para oferecer aos agrelenses e possíveis estrangeiros da terra um fim-de-semana de festa. Há que lhes dar o valor pelos fins-de-semana que abdicam de fazer outras coisas para estarem na sua barraca do largo. Para alguns não se trata de sacrifício nenhum, já que, se não fosse o pertencerem à comissão, nem de casa saíam. Mas para outros acreditamos que deva custar de vez em quando.
Ao que trabalharam e continuam a laborar, é de esperar uma festa bem aprimorada. Será que teremos um grande artista ou o investimento está mais ligado com um fogo-de-artifício proporcionando-nos um espectáculo como se vê no Funchal?! Ou, aproveitando a ideia que tiveram da feira agrícola, estarão a equacionar a hipótese de termos uma manada de vacas de fogo?! Seja o que for que aí vem temos é que estar agradecidos.  
Já agora, quem quer que tenha estado à frente da caixa do carcanhol na realização da festa de São Pedro, os nossos muito sinceros parabéns. É de gente desta que precisamos no governo: fazer o que se pode com aquilo que se tem e ainda conseguir juntar algum. A olhar pelos membros da Comissão de Festas da Senhora da Guia, com gente empreendedora e com a gestão das suas próprias empresas, acreditamos que se vá suceder o mesmo. E se for preciso uns trocos para poder cumprir com possíveis contratos já celebrados, podem sempre pedir ao senhor Damião o ouro da Senhora da Guia, já que a festa é em sua honra. Bem pesado, e com o valor recorde que todos os dias tem no mercado, deve de dar para trazer o Tony Carreira à freguesia, restaurar alguns santos...enfim, é só olhar às necessidades. Onde estará esse valor? Não estará na hora de saber por onde anda? 

12 comentários:

  1. Há que saber fazer omeletes sem ovos.
    Onde está o ouro? Acho que podíamos fazer um concurso tipo: Onde está o Wally?. Mas aqui à procura do ouro.

    ResponderEliminar
  2. Tocaram na ferida. O senhor damião que o mostre. O ouro é da santa e da freguesia.

    ResponderEliminar
  3. Micael Vinhasagosto 03, 2011

    A necessidade de atacar tudo o que tresanda a Partido Socialista é tanta que agora até correm o risco de engolir dois sapos num curto espaço de tempo.

    O dia de tirar conclusões é 20 de agosto, não 3 de agosto.

    ResponderEliminar
  4. ...Pois! Onde está o ouro que eu e muitos ilustres desconhecidos deram à santa?

    É da freguesia, é sa senhora da guia, nem que aparecesse apenas no dia da festa, pois com a ladroagem que anda aí...quem é que valia o nosso abade, senhor Damião Olindo Bastos Neves...

    Adiante. É verdade que as oferendas passam ser espólio da freguesia, mas da santa. O nosso padre deveRÁ ZELAR, CUIDAR, PROTEGER, MAS....dar a conhecer, mostrar ao povo agrelense.

    Será que que ele ainda existe??

    Continuação de boas férias...

    ResponderEliminar
  5. Acho que em tempo de crise como esta o país, devia-se suspender por uns anos as festas, só fazer a procissão, não gastar dinheiro nunca mais recuperado em foguetes e animações.
    O dinheiro dos foguetes, dava para comprar (pelo menos a entrada),para a tal carrinha para transportar as pessoas mais idosas, isso sim investimento com algum sentido.
    Quanto ao ouro, há que fazer queixa no Ministério Público... haja coragem e tom....tes
    Agrela 21

    ResponderEliminar
  6. Bem lembrado!

    Já que o Sr.Padre tem conhecimento do Blog e do que aqui se escreve aproveito para perguntar:

    Onde está o Ouro Sr. Padre? Pelo menos no dia da Festa podia mostrá-lo.

    Há algum inventário do ouro?

    ResponderEliminar
  7. gostava de ver era o povo se unir e obrigar o sr padre Òlindo Das Neves amostrar o ouro da sra da guia no dia da festa.
    mas como teêm medo do sr PADRE ninguem tem os devidos tomates para lhe fazer frente.
    Sera que ele é da familia do BIN LADEM???????

    ResponderEliminar
  8. Eu não entendo como tanto mal é falado aqui do senhor Padre, tanto julgamento tem por que passar este homem, estão até de uma forma tenue a chamá-lo de ladrão, e concordaram em que houvesse um busto e um nome de rua em sua homenagem!! POVO HIPÓCRITA!

    ResponderEliminar
  9. ...

    Não é ser hipócrita. É a verdade.
    Tenho muito apreço pelo nosso abade, mas como toda a gente, tem coisas boas e outras menos boas.São críticas que não ofendem ninguém. Não falto ao respeito. Aliás o nosso abade sabe do que falo, pois já o questionei a alguns anos atrás ((8).

    As oferendas e sua "omissão" é um facto. Onde está? A minha mãe deu. A minha avó, O meu padrinho. Pessoas que eu recordo de ver a entregar e a colocar no manto belo, azul bordado a dourado...

    Quanto à rua, nem soube quando foi dado o nome! Mas, já sei onde fica. Na Agra!!

    O busto foi colocado a pedido do próprio! Em vida não é costume homenagear alguém. Mas, antes vivo do que morto. Não sou contra nem a favor...
    Srrá relembrado como os demais padres que já passaram por cá.

    Padre Armindo, padre Vidinha...
    Tal como o padre damião, com coisas boas, muitos boas e outras menos boas. Os tempos eram outros.
    Até breve

    ResponderEliminar
  10. RAFAELA PINTOagosto 18, 2011

    Vão a missa para reparar no vestuário do vizinho do lado ,nas joías da sua Senhora , no penteado do careca da frente ....
    De vez em quando abrem a boca , e fingem q sabem rezar, e cantar .Juram saber adorar e amar !
    Quando estão no átrio da Igreja , invejam a estátua em homenagem ao nosso pároco- desejando ter uma só vossa ....
    À porta do cemitério ,cobiçam o carro do amigo e a mulher do primo.
    Chegam a casa,batem nas mulheres , gritam com os filhos , e depois sentem-se frente ao computador ,ansiosos por escreverem aqui as melhores invenções , relatarem as últimas fofocas...
    Procurai dentro de vós o verdadeiro valor das coisas ; como podem suspeitarem ,julgarem e condenarem alguém se vós próprios soís imperfeitos e injustos ?
    Mas para assumir os seus próprios defeitos é preciso "os devidos tomates " -como referiu um anónimo cobarde e sem qualquer formação literária ....
    Mas a nossa gente é feita de homens e mulheres desprovidos de consideração e coragem ....
    Ousam criticarem os outros , sem antes olharem-se ao espelho!

    ResponderEliminar
  11. PARABÈNS RAFAELA PINTO !!!!!TENS TOMATES !

    ResponderEliminar
  12. Malditos humanos. Uns mais, outros menos... (Procurai dentro de vós o verdadeiro valor das coisas e em tudo resto também) Parabéns Rafaela. Mas tb não deixa de ser humana. Pena.

    ResponderEliminar