Caros seguidores,
Soubemos que alguns seguidores já sentiram a nossa falta. Mas aqui estamos nós.
Depois de uma semana relativamente tranquila, eis que chegou um dos fins-de-semana mais aguardado pelos agrelenses: a festa de Nossa Senhora da Guia.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9GDZWcUgA84g6aNntpEU7Fh9WQnUDnfmChanjwAceObfRMIBMfVXuKRU9Gd0XDVXShaO-TUcpA3CCSupbDGCW6nJUUITS-C4wFLnSsIoiRT8bPinzI2d5iqBfHzxNYnxUweK8MZxXwpM/s200/DSCF0510%255B1%255D.JPG)
Nestes últimos dias Agrela foi visitada por tudo. Todo o movimento começou logo na sexta-feira com as várias vezes que a GNR veio intervir, ao que se sabe devido a um problema com uma
roulotte que lá estava e com os senhores do café Peixinho que muito implicaram com tudo. Tivemos ainda os bombeiros no sábado de manhã a apagar um incêndio e ainda o INEM que no domingo à tarde foi chamada ao monte devido a um acidente de moto. Aqui só ficámos intrigados com o facto do Kit de intervenção não ter comparecido no local, sendo tão próximo das suas instalações. Terá sido chamado?! Se não foi qual o motivo? Muito se passa nesta pequena terra.
Vamos então fazer a nossa observação sobre a festa. E dissemos “nossa” porque sabemos que não falta quem discorde do que escrevemos. Cada um vê as coisas à sua maneira e esta é a nossa. Quem não gosta que não coma.
A música: durante toda a semana levamos com uma boa dose de música mais clássica e de igreja ao fim da tarde. Houve quem apreciasse e houve quem abominasse. Quem se safa destes megafones da torre é o pessoal que mora mais afastado da igreja. Já as músicas tão características que tocam durante todo o sábado chegam a irritar um pouco, até porque começam de manhã cedo. Mas como já estávamos acordados há bastante tempo, desta vez não nos incomodou. Já a música do conjunto de sábado à noite não nos convenceu. Ou melhor, o repertório não era mau, mas os seus vocalistas deixavam a desejar. Mas serviu para o efeito e é este tipo de conjuntos que anima as festas. Já os que se apresentaram no domingo, debaixo de chuva mas ainda assim com público… tocaram. Quanto à banda de música de Alfena…teve azar com o público. Apesar de não ser hábito ter muita gente a assistir no final da procissão, este ano, a chuva afastou ainda mais a assistência.
Os foguetes: isto é que foi queimar notas. O fogo-de-artifício teve os seus momentos. Começou com foguetes de “brincar” e teve uma fase para encher chouriços. Mas o objectivo da comissão foi cumprido. Muito tempo de fogo e com alguns bons momentos. Para a próxima vamos assistir ao fogo-de-artifício de touca na cabeça e com protecção nos olhos. A malta que estava a assistir no recinto da festa apanhou com a lixeira toda na cabeça e muitas foram as senhoras que se preocuparam com os seus penteados elaborados nos salões de cabeleireiro da freguesia nessa tarde tão concorrida. Pelos vistos esqueceram-se foi de mandar as tão afamadas “geraldas” para o ar em alguns momentos cruciais: na saída/chegada de uma procissão e na chegada da fanfarra também não ouvimos, o que não quer dizer que não tenham lançado.
A Vaca de fogo: Gostámos muito de saber que houve duas vacas a fazer correr o povo na sua frente. Apesar de proibida esta é uma das tradições que a malta mais admira e ficámos gratos à comissão por ter disponibilizado não uma mas duas vacas.
A iluminação: Mas que porra foi esta? Então arranjam uma iluminação com as cores do Brasil quando fomos disputar a final com os gajos? E para nosso desconsolo apanhamos no pêlo. Achamos curioso terem iluminado o cruzeiro. Confessamos que nos assustámos com a armação quando a vimos durante o dia. Coisinha feia que chegasse. Mas quando vimos tudo iluminado reconhecemos que nos precipitámos a julgar e que até era bastante bonita de se ver à noite. A igreja estava muito bonita.
Procissões: A procissão da noite foi bastante concorrida ao contrário da de domingo à tarde que não contou com muita gente e o público a assistir, como já aqui comentámos, era mais do que o que participava. Já mencionamos anteriormente que o facto dos cavalos desfilarem na abertura não nos agrada. Deixam rasto mal cheiroso pela estrada fora desnecessariamente. Quando trouxerem cavalos que tragam também umas fraldas para os bichos. Já nos informámos que elas existem. E se existem são para serem usadas nestas ocasiões, dias de festa.
Lá vimos os nossos agrelenses todos vaidosos na fanfarra com o homem dos karaokes a mostrar a sua força no pau na hora de bater no tambor.
![](http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTzDf4efjWy9dX2b15T8DHPh56TwJzNa5X33eHyrv9R0F0_VMSK)
Disseram aqui no blog que Agrela ia tremer neste fim-de-semana. E tremeu mesmo com a trovoada que se abateu no final da tarde. Achamos que um milagre ocorreu aqui na nossa terra pelo facto de, assim que o andor da Senhora da Guia ter entrado na igreja, começou a chover. Deixou assim que a procissão decorresse da melhor forma com a organização do senhor Jorge Pires que esteve ao seu melhor nível. Claro que o Cindo teve a sua parte não descurando o seu papel.
Ainda relativamente à procissão ficamos até estupefactos com o que vimos: lá estavam os membros da comissão todos bonitos, com roupa de festa, mas pensámos que seriam mais a desfilar, já que durante o ano vimos muitos mais a trabalhar. Houve desistências ou não quiseram dar a cara? Vimos a senhora esposa de um senhor tão vistosa de manhã e com outra veste de tarde, que parecia uma rosa, que pensámos tratar-se da roupa para o desfile. Mas na hora, a senhora e outros elementos, não abrilhantaram a passerelle. Quem também nos deixou boquiabertos com a sua ausência foi o senhor presidente da assembleia de freguesia, o senhor Marcelo. Ouvimos dizer que não foi convidado. (já estávamos a ficar habituados à presença dos presidentes nas procissões- da junta, da assembleia de freguesia e da câmara municipal. Desta vez, na ala presidencial, vimos o senhor presidente da câmara, o senhor presidente da junta e o senhor presidente de quê? Seria o senhor Joaquim Rosário o senhor presidente da comissão? Talvez.
Continua em aberto uma das grandes questões levantadas aqui o blog. Onde anda o ouro da Senhora da Guia? Ainda não foi desta que o vimos… Qualquer dia promovemos uma caça ao tesouro aqui na freguesia para o descobrir. Aqui está uma atividade interessante para os Estrela das Serra ou outra associação que o queira promover…
Deixamos aqui os nossos parabéns à comissão de festas pelo seu trabalho e aguardamos que saiam os nomes da próxima comissão.
P.S.: Foi pena não ter havido um ecrã gigante no palco para termos visto o jogo…mas vendo bem, a derrota saboreada no local estragaria a festa.