Caros seguidores
Quem já teve que lidar com as câmaras municipais e todos os seus processos de licenciamentos e autorizações para construção, sabe muito bem que não é pêra doce. É nestes momentos que, quem tem um amigo lá enfiado, se consegue dar bem. Aliás, muito bem. Por isso há que começar a confraternizar com o pessoal da Câmara.
![](http://www.enjoyrio.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/06/el-caminito-cores-vivas.jpg)
Exigem tudo e mais alguma coisa. É recuo de não sei quantos metros, é construção de passeios, é projeto disto e daquilo… enfim. Implicam com tudo, exigem quase tudo. É uma fantochada. Há no entanto uma coisa que, para já, ainda não vem explícita nos projetos e, por isso, nesse aspeto, o povo pode dar graças à sua criatividade e expressar os seus gostos. Referimo-nos à cor com que se pintam as casas. E neste campo temos aqui na freguesia mostras de gostos discutíveis. Vamos lá fazer um exercício de memória e comecem a pensar nas cores do arco-íris. Se repararem bem, muitas delas estão já nas paredes das casas aqui da freguesia. Haja alegria aparente já que o panorama para os próximos anos é bem cinzento.
O branco era a cor de todas as casas há uns anos atrás. Depois houve quem começasse a meter o amarelo, clarinho para não dar impacto. Mas a monotonia instalou-se aqui no povo e então começaram a arriscar. Mas, ou é mesmo do gosto duvidoso de alguns, ou então a cor da amostra não foi bem a que se vê agora que a pintura está terminada.
Quando uma casa entre o Souto e a Moutela apareceu de amarelo, há umas décadas, não faltou quem criticasse e dissesse que parecia uma casa de malucos. Mas agora essa casa não se destaca nada comparada com as novas que aqui surgiram na terra. E quem é que ainda não reparou na casa dos pais do nosso presidente de Junta? A cor destaca-se ao longe. Quem vem nas Gandarinhas e olha para o casario do lado esquerdo fere a vista com aquele cor de laranja para lá de sóbrio. Será assim tão fervorosa a inclinação partidária dos senhores? Será que tiveram um patrocínio do PSD e agora segue-se a placa informando que lá será a nova Sede do partido aqui na freguesia? Laranjinha que chegue…
![](http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRBY4En3o4GGFVfTuOqNlqU0FFoC_iQM5BGtM28Bre2V1azBT2Lxg)
E ainda ali ao pé tem também agora, onde é o café Pica-Pau, uma casa amarela. Mas amarela mesma. Será que a pintaram assim em honra ao Sítio do Pica-Pau amarelo? Mas um amarelo que até dá vontade de desviar o olhar com tal cor. Assim nem precisam de reclame ao estabelecimento Passando por lá dá mais do que nas vistas.
O cinzento também está a pegar moda. O arquiteto aqui da terra foi o primeiro a lançar a novidade. E assim sempre é uma forma de disfarçar manchas, verdete, enfim, de esconder defeitos e evitar que se pinte tão cedo novamente.
O Monte Grande, agora conhecido por “monte do trinta” tem apenas duas casas mas talvez com o medo de não serem avistadas e querendo marcar o pé dizendo que ali mora gente (bem menos gente do que cães, ao que parece) pintaram as suas casas de cores garridas: amarelo e azul-turquesa. Sim, agora dá para ver que lá há casas.
Na rua São Pedro, já a chegar à igreja, temos uma casa azul, agora bastante desbotado. Não é comum, e já tem muitos anos aquela pintura. Se não soubéssemos de quem se tratava diríamos que era a casa de uns doentes do FCP. Mas não. Até porque quando foi pintada havia por lá adeptos vermelhos. E logo ali também temos a última novidade da terra. Uma casa entre o lilás e o rosa, pintadinha de fresco e que até poderia ser a casa da Barbie. Pelo menos de uma amiga dela.
Tanto implica a câmara com tudo mas ainda vai dando liberdade de pintar as casas à escolha do freguês. Há ainda muito para explorar. O povo ainda anda contido. Então não há ninguém que se arrisca a pintar a casa à riscas como na zona da Costa Nova em Aveiro? Ou então pintar umas flores, umas bolas, umas estrelas… há ainda muito para explorar.
![](http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRr6_mpjZtMPb_cakIqT2hunEK-X2iFJ9uv0B7AN0VHL0htH4_e)
Isso mesmo gente, vamos lá dar cor à freguesia que já basta a vida estar negra. E para quem tem vontade mas falta de inspiração, aqui deixamos alguns exemplos do mais colorido que pode haver. E sempre é uma forma de mover a economia. vamos dar trabalho aos trolhas e pintores da terra! Na falta de dinheiro para pagar...pinte você mesmo. Pode ser que assim até fique mais artístico! Tenha no entanto algum cuidado. Pintar a casa com as cores do arco-íris pode levantar suspeitas... já temos casas de tudo aqui na terra, não queira que a sua casa seja confundida com uma casa de gays, a não ser que o seja e assim se queira afirmar.