Um dos assuntos do dia, especialmente no que se refere a câmaras e suas freguesias, é a nova reforma autárquica. Mas afinal o que é isto?! Toda a gente fala, é debates atrás de debates, é conferências, é conversa de café...enfim, muita gente palra, mas o que é certo é que ninguém sabe o que vai acontecer.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEju0NgnNDmCouCHcgUWMfS-eX2-JbvKz6NqXkkjXdgZcg5Vn_BqY3iwFqoKVZXI8Jge7TKNgGge2TxTrBdQWCPsMW8tOhbBnjWCA2g8avnr9-N84-TPj544HrTx436kRYkmkDzpGn7IDu8/s1600/o+fim.jpg)
Na última sexta feira a nossa câmara promoveu uma sessão de esclacimentos na Reguenga sobre este assunto. Todos estavam convidados a lá aparecer, pena ter sido um pouco em cima da hora e não pudemos lá ir para agora comentarmos.
Cada um vai querer puxar a brasa à sua sardinha e o mais certo é os argumentos de nada valerem e os interesses políticos se sobreporem. Entretanto, vale a pena a população encontrar alguns pontos a seu favor. Vamos cá medir apenas alguns prós da nossa terra para que esta não deixe de existir como sistema autárquico.
1º - Vá a Lisboa e diga que é de Água Longa ou da Reguenga. De certeza que ninguém faz a mínima ideia de onde é que isso fica. Agora, diga que é de Agrela. De certeza que a maioria já ouviu falar e muitos até associam ao norte do país, embora não saibam localizar geografcamente;
2º - Quem é que não conhece a Nossa Senhora d'Agrela? Quase toda a gente em qualquer ponto do país já ouviu falar nela e até usa a expressão: "Valha-me Nossa Senhora d'Agrela. Agora a Nosssa Senhora das Dores ou a Senhora do Rosário são associadas a muitas terriolas por esse país fora. Senhora da Guia ( d'Agrela) há só uma.
3º - A serem fundidos organismos autárquicos passa a existir apenas uma junta de freguesia a representar as 2 ou 3 localidades. Digam então quem é que tem melhores instalações sem necessidade de gastarem dinheiro público para aumentos ou novas instalações?! Agrela, é claro. Água Longa tem um projeto para uma nova sede. Na atual situação económica do país, esse investimento não se justifica e, havendo fusão, a sede da junta d'Agrela satisfaz as necessidades de toda a população.
4º - A sede do agrupamento das escolas é aqui em Agrela. Por isso, independemenete de haverem escolas do 1º ciclo nas freguesias vizinhas, é aqui que a maioria dos alunos acabam por se juntar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRswGX6TchwiZ0ZIi_UgmMjRA69Bv2HA0bp6U9NnjsY_OY_TfMpwjzpgx-1Y0AzMZzSfgpf8o_Rr1fjypmvkbjgTcwwSpkA4kKsbWe6pkeyUt9xs3hpXI9eTx7lZZcwAPBPiVH5v5UWOs/s1600/images.jpg)
Agora o grande contra: Agrela é a única freguesia aqui da zona que não combina com a cor rosa da câmara. Há já muito tempo que os agrelenses têm notado algumas descriminações e diferentes formas de tratamento por isso mesmo. Esta poderá ser uma forma de a câmara resolver esta pedra no sapato... A ver vamos... até lá é aguardar, aguardar... e esperar que pelo menos uma vez a câmara faça alguma coisa em condições sem interesses políticos e partidários.
Há ainda a não tão remota possibilidade quanto parece, que é a de a China comprar isto tudo e passamos todos a ser um estado chinês e aí deixamos de ter voto na matéria, já que eles, que têm dinheiro, fazem o que querem. Mas nós aqui vamos à luta!