terça-feira, 23 de agosto de 2011

Análise deste grande fim-de-semana: Festa da Senhora da Guia

Caros seguidores,


Soubemos que alguns seguidores já sentiram a nossa falta. Mas aqui estamos nós.
Depois de uma semana relativamente tranquila, eis que chegou um dos fins-de-semana mais aguardado pelos agrelenses: a festa de Nossa Senhora da Guia.
Nestes últimos dias Agrela foi visitada por tudo. Todo o movimento começou logo na sexta-feira com as várias vezes que a GNR veio intervir, ao que se sabe devido a um problema com uma roulotte que lá estava e com os senhores do café Peixinho que muito implicaram com tudo. Tivemos ainda os bombeiros no sábado de manhã a apagar um incêndio e ainda o INEM que no domingo à tarde foi chamada ao monte devido a um acidente de moto. Aqui só ficámos intrigados com o facto do Kit de intervenção não ter comparecido no local, sendo tão próximo das suas instalações. Terá sido chamado?! Se não foi qual o motivo? Muito se passa nesta pequena terra.
Vamos então fazer a nossa observação sobre a festa. E dissemos “nossa” porque sabemos que não falta quem discorde do que escrevemos. Cada um vê as coisas à sua maneira e esta é a nossa. Quem não gosta que não coma.
A música: durante toda a semana levamos com uma boa dose de música mais clássica e de igreja ao fim da tarde. Houve quem apreciasse e houve quem abominasse. Quem se safa destes megafones da torre é o pessoal que mora mais afastado da igreja. Já as músicas tão características que tocam durante todo o sábado chegam a irritar um pouco, até porque começam de manhã cedo. Mas como já estávamos acordados há bastante tempo, desta vez não nos incomodou. Já a música do conjunto de sábado à noite não nos convenceu. Ou melhor, o repertório não era mau, mas os seus vocalistas deixavam a desejar. Mas serviu para o efeito e é este tipo de conjuntos que anima as festas. Já os que se apresentaram no domingo, debaixo de chuva mas ainda assim com público… tocaram. Quanto à banda de música de Alfena…teve azar com o público. Apesar de não ser hábito ter muita gente a assistir no final da procissão, este ano, a chuva afastou ainda mais a assistência.
Os foguetes: isto é que foi queimar notas. O fogo-de-artifício teve os seus momentos. Começou com foguetes de “brincar” e teve uma fase para encher chouriços. Mas o objectivo da comissão foi cumprido. Muito tempo de fogo e com alguns bons momentos. Para a próxima vamos assistir ao fogo-de-artifício de touca na cabeça e com protecção nos olhos. A malta que estava a assistir no recinto da festa apanhou com a lixeira toda na cabeça e muitas foram as senhoras que se preocuparam com os seus penteados elaborados nos salões de cabeleireiro da freguesia nessa tarde tão concorrida. Pelos vistos esqueceram-se foi de mandar as tão afamadas “geraldas” para o ar em alguns momentos cruciais: na saída/chegada de uma procissão e na chegada da fanfarra também não ouvimos, o que não quer dizer que não tenham lançado.
A Vaca de fogo: Gostámos muito de saber que houve duas vacas a fazer correr o povo na sua frente. Apesar de proibida esta é uma das tradições que a malta mais admira e ficámos gratos à comissão por ter disponibilizado não uma mas duas vacas.
A iluminação: Mas que porra foi esta? Então arranjam uma iluminação com as cores do Brasil quando fomos disputar a final com os gajos? E para nosso desconsolo apanhamos no pêlo. Achamos curioso terem iluminado o cruzeiro. Confessamos que nos assustámos com a armação quando a vimos durante o dia. Coisinha feia que chegasse. Mas quando vimos tudo iluminado reconhecemos que nos precipitámos a julgar e que até era bastante bonita de se ver à noite. A igreja estava muito bonita.
Procissões: A procissão da noite foi bastante concorrida ao contrário da de domingo à tarde que não contou com muita gente e o público a assistir, como já aqui comentámos, era mais do que o que participava. Já mencionamos anteriormente que o facto dos cavalos desfilarem na abertura não nos agrada. Deixam rasto mal cheiroso pela estrada fora desnecessariamente. Quando trouxerem cavalos que tragam também umas fraldas para os bichos. Já nos informámos que elas existem. E se existem são para serem usadas nestas ocasiões, dias de festa.
Lá vimos os nossos agrelenses todos vaidosos na fanfarra com o homem dos karaokes a mostrar a sua força no pau na hora de bater no tambor.
Disseram aqui no blog que Agrela ia tremer neste fim-de-semana. E tremeu mesmo com a trovoada que se abateu no final da tarde. Achamos que um milagre ocorreu aqui na nossa terra pelo facto de, assim que o andor da Senhora da Guia ter entrado na igreja, começou a chover. Deixou assim que a procissão decorresse da melhor forma com a organização do senhor Jorge Pires que esteve ao seu melhor nível. Claro que o Cindo teve a sua parte não descurando o seu papel.
Ainda relativamente à procissão ficamos até estupefactos com o que vimos: lá estavam os membros da comissão todos bonitos, com roupa de festa, mas pensámos que seriam mais a desfilar, já que durante o ano vimos muitos mais a trabalhar. Houve desistências ou não quiseram dar a cara? Vimos a senhora esposa de um senhor tão vistosa de manhã e com outra veste de tarde, que parecia uma rosa, que pensámos tratar-se da roupa para o desfile. Mas na hora, a senhora e outros elementos, não abrilhantaram a passerelle. Quem também nos deixou boquiabertos com a sua ausência foi o senhor presidente da assembleia de freguesia, o senhor Marcelo. Ouvimos dizer que não foi convidado. (já estávamos a ficar habituados à presença dos presidentes nas procissões- da junta, da assembleia de freguesia e da câmara municipal. Desta vez, na ala presidencial, vimos o senhor presidente da câmara, o senhor presidente da junta e o senhor presidente de quê? Seria o senhor Joaquim Rosário o senhor presidente da comissão? Talvez.
Continua em aberto uma das grandes questões levantadas aqui o blog. Onde anda o ouro da Senhora da Guia? Ainda não foi desta que o vimos… Qualquer dia promovemos uma caça ao tesouro aqui na freguesia para o descobrir. Aqui está uma atividade interessante para os Estrela das Serra ou outra associação que o queira promover…
Deixamos aqui os nossos parabéns à comissão de festas pelo seu trabalho e aguardamos que saiam os nomes da próxima comissão.

P.S.: Foi pena não ter havido um ecrã gigante no palco para termos visto o jogo…mas vendo bem, a derrota saboreada no local estragaria a festa. 

20 comentários:

  1. os senhores do café peixinho nao implicaram com nada, ao contrario de dois elementos da festa da senhora da guia o sr. domingos do bravo e o sr. rosario que tudo tentaram fazer para implicar com estes senhores por causa da roulotte mas sem sucesso, porque segundo sei e com a certeza estes senhores tinham tudo legal e um alvara da camara para a sua roulotte la colocarem.......
    quanto ao resto nao tiveram mt mal e pena as pessoas da freguesia nunca estarem satisfeitas com nada......

    ResponderEliminar
  2. Acho que o membros desta comissão não se metem noutra. Mas fizeram a festa e é o que interessa

    ResponderEliminar
  3. Deu um bocado nas vistas a falta do marcelo. Principalmente porque ia o outro aspirante a presidente lá ia naquele lugar. Mas quem sabe um dia

    ResponderEliminar
  4. inscrevo-me já na caça ao tesouro. mas será que não é a caça a um tesouro fantasma?! será que há pistas para chegarmos a ele?

    ResponderEliminar
  5. Mas, o sr domingos coelho deve ser um frustado na vida. Mete-se com toda a gente, com quem está legal, com quem está quieto, com quem não faz mal, com quem nãop quer mal a ninguém, com quem trabalha e não passa o dia no café do cruzeiro...
    Talvez para o nao volte a fazer a festa? Dúvido!

    Os restantes elementos da comissão os parabéns pois a festa foi feita e bem. Com todos os problemas, azares, escárnios e mal dizeres, mas foi. As pessoas goataram.

    Mas deviam nomear novos elementos. Será que aceitariam?

    Qaunto ao sr rosário, vale mais um bom líder do que muitos trabalhadores....
    Para presidente? Talvez. Se fizer o que fez na festa da sr da guia.. Há que dar a oportunidade.
    Mas o(s) bloguistas terão uma palavra a dizer.
    Quem apoiarão nas próximas eleições para a junta?

    Rosário ou Bento..Ou independente?

    ResponderEliminar
  6. Eheheh!!
    Mais um post fantástico!... A meu ver, não se esqueceram de comentar nada! Está aqui tudo!
    Mas a parte que mais gostei, foi a senhora que parecia "uma rosa"!! Embora, não concorde. Acho que a senhora de flor não tem nada... Bem pelo contrário, talvez um animal felino e frustrado por não desfilar na procissão!
    Mas foi muito divertido!!...
    Parabéns a quem escreve:-) este já é um portal que frequento assiduamente!! Aqui, sabe-se sempre das principais notícias!!
    Continuem:-)

    ResponderEliminar
  7. Eu sou completamente apartidário...
    Mas o meu voto ia para o Rosário. O Bento já deu o que tinha a dar...
    E acho que nesta festa, o Rosário já mostrou provas do seu empenho para com a freguesia.

    ResponderEliminar
  8. Devem ler esta noticia no JN de hoje 24.08.11
    BARCHETTA 00
    LOW-COST PRONTO A ACELARAR
    Parabéns aos Agrelenses envolvidos neste projecto
    Acho que esta barqueta (projecto) devia ter o Brasão da nossa terra

    ResponderEliminar
  9. Ver ao longeagosto 25, 2011

    No desfile vai bem, os sapatos não eram adequados, não sei se estava com pé de gesso como de costume.

    Um reparo na procissão da noite:

    A organização eram passarinhas a bailar e também como se estivessem a comandar bois. (oooooh ooooooh oooooooooh toca a andar )

    Se mostrou tão bem o seu desempenho para com a freguesia, não precisa de ir a eleições, tem entrada directa e tem o meu voto.
    É preciso perguntar aos membros da comissão de festa se o acompanham noutra caminhada. As respostas deles tem de ser sinceras,não é ir para os cafés, mercearias e cabeleireiras lavar roupa suja e em seguida lamber-lhe os celebres sapatos de camurça castanhos.

    P.S: Quem era a Srª de rosa ?

    Um Bem Haja

    ResponderEliminar
  10. Nascido em Agrelaagosto 25, 2011

    E o Sr. Marcelo das outras vezes recebeu convite para ir na procissão?
    Acho que não, ou melhor tenho a certeza.
    Estranho porque não foi na procissão este ano.
    Eu no lugar dele, com ou sem convite, o lugar ao lado do Presidente da Junta ninguém o tirava.
    Os próximos elementos das comissões de festas, devem manter na procissão as entidades oficiais, ou seja:
    Presidente da Junta, Presidente da Assembleia de Freguesia,Presidente da Câmara, sejam eles Rosas ou Laranjas, ou mistura das duas cores.
    E o lugar dos elementos da comissão de festa é mais a frente, ou seja á frente do Padre.
    E quanto ao ouro, acho bem que ele apareça, ou que alguém faça um eventário do mesmo, bem como o local onde se encontra guardado, antes que o nosso Padre Damião dê a sola.
    A comissão de obras, já devia ter colocado esta questão há muito. O povo Agrelense devia fazer boicote, e não dar nem mais um euro para as obras da igreja, sem que este assunto fosse esclarecido pelo Padre Damião a população Agrelense.
    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  11. Antes de mais queria dar os parabéns à Comissão de Festas pela festa, correu tudo bem.

    Apesar de não ter vindo o Tony, como se especulava devido aos muitos meios utilizados para angariação de fundos ao longo do ano, a festa fez-se na mesma e isso é que importa.

    O Sr. Rosário está de parabéns. Queria prestar um serviço à freguesia na Junta, não foi possível, e dedicou-se a outro serviço para a freguesia, a festa mais acarinhada pelos agrelenses.
    Mostrou que sua intenção era contribuir para a freguesia de alguma forma. Agora só espero que não volte a candidatar-se, porque assim, só mostra que foi para a Comissão para angariar votos, e na minha opinião, reforço, minha opinião, não acho ético utilizar uma tradição religiosa para angariar votos, mas cada um sabe de si.

    Quanto ao ouro acho que vamos ter que pedir para realizarem uma nova edição do programa “Caça ao Tesouro” e pôr aí a Catarina Furtado de helicóptero à procura do ouro da Sra. Da Guia.

    Abraço a todos,
    Lince do Leça

    ResponderEliminar
  12. o sr. nascido em agrela ja a algum casamento sem ser convidado?

    ResponderEliminar
  13. E quem "fala "Escreve assim………….tem muita razão!………..APOIADO.

    ResponderEliminar
  14. A festa de N Senhora da Guia Correu bem, assim como a de S Pedro também correu bem.
    Eu aprecio particularmente o esforço que as pessoas que se dedicam a estas causas, desde que não sejam com "segundas intenções".

    O que eu não aprecio:

    - Comparações bacocas entre a organização de uma festa e a liderança de uma junta.

    - Fazer de uma organização de uma Festa Religiosa, rampa de lançamento para qualquer coisa, por exemplo a uma Junta de Freguesia (espero sinceramente que não seja o caso).

    - A festa foi sempre um conjunto de esforços de pessoas medidas de igual forma. Esta teve uma particularidade, aparentemente existia um "presidente", que desfilou ao lados de outros presidentes estes legitimos.

    - Como será que se sentiram os outros membros da festa que também deram o seu máximo para que esta acontecesse?

    - Quando fui da festa desfilamos todos lado a lado de forma unida e igual. Alguem desta festa foi inferior para não estar no mesmo patamar?

    - Não gosto de misturar alhos com bugalhos Festas são Festas, politica é politica. Politica faz-se no dia a dia, na Assembleia de Freguesia, onde os eleitos podem e devem questionar e lançar ideias.

    Eu pessoalmente critico quando tenho de criticar, mas também concordo quando é caso para isso.

    ResponderEliminar
  15. meus amigos podem lançar a caça ao tesouro que quiserem ,, mas de fonte segura se sabe já que
    que o ouro esta em estado de lingotes .. (derretido) esiste sim é uma pequena amostra.
    com meia duzia de peças mais valiosas , mesmo
    que por obrigaçao o padre tenha que apresentar contas , já nao passa sem ter que pedir as mesmas a diocese ( ao paço ) comprimentos
    e continuaçoes

    de boa caça ..

    ResponderEliminar
  16. Oque a maioria não sabe é que o Bento pode ter dado o que tinha a dar e na minha opinião já deu mesmo, subiu à gamela e ficou como os outros, mas lembrem-se que o empenho do Rosário é falso e desmedido, pois há uns anos atrás queria que a festa da nossa freguesia acabasse, ele pagava para a festa acabar, agora por causa da porcaria da politica anda todo bonitinho em frente da festa... vergonha meus senhores vergonha....

    ResponderEliminar
  17. A festa foi porreira, é preciso continuar

    ResponderEliminar
  18. faz falta neste bloge a votação miss e mister agrela. Com tanta gente gira era tempo de irmus a votaçoes. fasam as vossas escolhas e os vosos ileitos.

    ResponderEliminar
  19. realmente é verdade, vamos a isso...
    acho que em agrela tem muita gente gira;tenho pena de nao ser em todos os aspectos...
    mas infelizmente não se pode ter tudo;

    ResponderEliminar
  20. o rosario bonitinho com sapatos castanhos!!!!
    nao me parece.

    ResponderEliminar