quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A exposição de fotografia

Caros seguidores,

A exposição de fotografia “Ecos de um povo” terminou. Durante mais de uma semana quem quis apreciar esta exposição teve tempo para lá ir. Desta vez ninguém podia reclamar do preço, já que a entrada era grátis, apesar de lá haver a caixa para as ofertas. E não foram só os da terra que lá foram ver a exposição. Vimos lá muita gente que não é de cá. E quem também lá foi, para nosso espanto, foi o nosso Presidente da Câmara. Ao que soubemos apareceu lá no final da procissão juntamente com o senhor Joaquim Rosário e o senhor Presidente da Junta. Terá sido convidado pela associação ou apareceu lá de surpresa? Agora os senhores da associação Estrelas da Serra já não podem andar por aí a dizer que a câmara não apoia nada e que o senhor presidente não põe cá os pés nas suas atividades. Será que ele contribuiu para a caixinha de donativos que lá estava?  
Este ano, além de fotografias, havia lá também a exposição de algumas réplicas de utensílios agrícolas do senhor Américo do Roque, segundo a informação que lá estava. Achamos bastante bem conseguido este seu trabalho e de muito interesse. Os nossos parabéns ao senhor Roque.
Relativamente às fotografias, temos que dar o valor a quem fez esta recolha e dar os nossos parabéns à organização que se mostrou muito profissional. Até cafezinho e vinho do Porto lá tinha com umas bolachinhas e um livro de honra para lá deixarmos a nossa opinião. Sim senhor, não se esqueceram de nada.
Foi bom conhecer um pouco mais sobre a história da nossa aldeia. Não conhecíamos muita gente que lá estava, mas deu para relembrar muita gente. Os registos que lá estavam sobre um batismo, uma certidão de óbito e de um casamento estavam bastante interessantes. Deram-se ao trabalho… afinal não somos só nós que andamos a investigar tudo. Vocês foram muito mais além… ainda não andamos em pesquisas de há dois séculos atrás.
 Fizeram um excelente trabalho e aqui deixamos os nossos parabéns a quem esteve envolvido neste evento. Como respeitamos os letreiros não fotografamos a exposição, não tendo foto para colocar aqui, mas o espaço estava muito bem criado e com uma iluminação muito boa. 
Para nós este foi talvez o melhor evento cultural que a nossa freguesia teve até hoje. E foi muito bom saber que os nossos idosos saíram de casa para assistir a um evento da nossa terra que muitos lhes diz.

16 comentários:

  1. Boas!

    A exposição estava excelente. Contudo e, como ficou a saber a pouco, deixo algumas sugestões para a próxima: porque não associar histórias às pessoas?! Por exemplo, que a "Moleira" mantinha um caso amoroso com o Sr. Carneiro Pacheco e quem quisesse milho moído a horas era dar-lhe "graxa"?! E tantos outras histórias que se contasse perderia a graça a quem as fosse investigar...
    É de lamentar uma coisa. Nada do que se faça nesta freguesia é isenta de cor partidária. O fundo deste blog é laranja. A exposição nitidamente que o foi e bem marcada. Gostaria e muito que em Agrela se fizessem coisas sem se pensar em poleiro. Mas todos são galinhas ao seu jeito!

    Até já!

    ResponderEliminar
  2. É para dar os parabéns, ao Agrela City News e também a quem organizou a exposição "Ecos de um povo", que mais uma vez, estava muito bem. Uns e outros, com o trabalho que têm desenvolvido, mostram que não ligam a comentários mais ou menos medíocres. Todos temos defeitos, isso é mais que sabido, mas uns vivem para os indicar e outros trabalham, correndo o risco de os mostrar. A quem trabalha, que continue...

    ResponderEliminar
  3. Todas as iniciativas que possam engrandecer a nossa terra e cultura são benvindas. Eu gosto particularmente das fotografias onde se podem ver as ruas e assim podemos comparar com a actualidade.
    Parece que Agrela acordou e os sucessivos eventos nao estão a deixar as pessoas indiferentes e isso é bom

    ResponderEliminar
  4. nos agrelenses queremos votaxao para a miss e o mister agrela. opinioes aceitan-se. deiam as vossas dicas

    ResponderEliminar
  5. Quero aqui deixar os meus parabéns à organização da exposição, estava fantástica, um bem haja a todos.
    Já agora deixo aqui um pequeno reparo aos bloquistas,estejam mais atentos às noticias da nossa terra têm de estar atualizados para nos manterem informados... não é que eu ouvi por aí
    que a iuminação da festa ainda não foi retirada que é por falta de pagamento, será verdade? ou será para ficar de museu para a freguesia?
    vão dando noticias para o povo se manter informado.... até à próxima!!!!
    estou curioso, pois que me lembre a iluminação nunca esteve tanto tempo...

    ResponderEliminar
  6. Vejo aqui alguns comentários sobre o "poleiro" , que o blog é laranja, que as comissões de festas são para dar o salto para a junta, que o Bento já chegou à gamela, que o Rosário é prepotente, mas também faz coisas pela freguesia, que exposição é fotográfica tb é laranja. A estes Srs que demonstram uma capacidade para ler sinais, quais politologos, aqui vai uma dica, nas próximas eleições para tentarem chegar ao poleiro e como já temos O Bento Laranja e Rosário Rosa, queiram arriscar uma candidatura independente, só precisam de 150 assinaturas e apresentem lá uma lista e assim já ficam a saber se o poleiro é bom ou não...

    ResponderEliminar
  7. ORA SEMPRE OUVI DIZER ' ONDE HA FUMO HA FOGO' E EU TABEM JA OUVI ESSE COMENTARIO NA FREGUESIA. MAS PENSEM ANTES ASSIM: POSSIVELMENTE A FIRMA QUE OS INTALOU ESTA TAMBEM A SOFRER DA CRIZE E ENCERROU PORTANTO FICARA COMO OFERTA PARA A FREGUSIA. RS...ORA SEMPRE OUVI DIZER ' ONDE HA FUMO HA FOGO' E EU TABEM JA OUVI ESSE COMENTARIO NA FREGUESIA. MAS PENSEM ANTES ASSIM: POSSIVELMENTE A FIRMA QUE OS INTALOU ESTA TAMBEM A SOFRER DA CRIZE E ENCERROU PORTANTO FICARA COMO OFERTA PARA A FREGUSIA. RS...

    ResponderEliminar
  8. Resposta ao anonimo que escreveu:
    "só precisam de 150 assinaturas e apresentem lá uma lista e assim já ficam a saber se o poleiro é bom ou não..."

    Meu caro,

    Quando se fala com essa aparente certeza deve-se saber o que se diz, desculpe lá o preciosismo, mas não ser de outra forma, aqui vai:

    Lei organica nº 1/2001

    Para apresentar uma uma candidatura independente o numero necessário de proponentes é determinado através da aplicação da seguinte formula:

    (nº de leitores da autarquia)
    _____________________________
    3 x (nº de membros do orgão)

    Partindo do principio que temos 1300 eleitores, dividimos esses numero por 27 3 x ( nº de membros do orgão que é constituido por 9 elementos. O resultado dá 48,14.
    A Lei diz que o numero de assinatruras minima é 50, pelo que caro ANONIMO a da menos um bocadinho de trabalho......

    Depois é só lutar pelo poleiro ou por aquilo que realmente defendem!!

    ResponderEliminar
  9. ...

    Onde vai a imaginação!O palco foi retirado...

    Não levantaram a iluminação porque a empresa é de longe. E como instalaram na reguenga, qaundo fizerem o levantamento de uma freguesia, também fazem de outra.
    Não acreditam??

    Perguntem ao " Meninos eu vi...!"

    ResponderEliminar
  10. para o Sr(a)93825....

    como não estou interessado no poleiro, nem tenho tempo a perder aprender e a fixar estas leis, cá vai o desafio, apresenta lá a tua candidatura com as 150 ou 48, com certeza tens a minha garantida, mas uma coisa é certa não vais ter muitas chances com o BENTO LARANJA OU ROSÁRIO ROSA...

    ResponderEliminar
  11. para o Sr(a) ANONIMO...
    Caro Anonimo,
    Seguramente não é minha intenção ensinar nada nem sobre leis nem sobre outra coisa qualquer. Apenas achei oportuno falar da lei, uma vez que colocada num comentário, que sinceramente pareceu-me interessante e inovador, pois Agrela nunca teve uma candidatura independente.
    Quanto ao facto de falar em leis e afins, faço-o porque é um assunto que gosto e com o qual perco algum tempo.
    Em relação ao poleiro e às gamelas, acho que são fait-divers, o Paulo Bento, goste-se ou não (e eu não votei nele) ganhou as eleições nas urnas com os votos expressos dos eleitores e só por isso devemos respeitar um resultado democrático.
    Quanto ao desafio de apresentar uma candidatura, olha não digo que não nem que sim, mas uma coisa eu asseguro não é seguramente por medo de perder eleições (por muitos ou por poucos) nem por ser escrutinado na praça publica, porque nunca tive medo disso.

    ResponderEliminar
  12. Ei pá CHEGA!setembro 05, 2011

    Sempre a misturar politica com eventos
    Acho que já chega de misturar as coisas.
    Parabéns a todos que organizam e organizarão
    eventos e festas na freguesia.
    A exposição estava de profissionais e a festa esteve a altura da nossa freguseia. E que apareçam os independentes, porque as próximas eleições vão ser as 3 freguesias em dispusta AGRELA-ÁGUA LONGA-REGUENGA e dificilmente ganha um Agrelense, devido a diferença de eleitores.

    ResponderEliminar
  13. Meus caros, sugiro desde já (aparentemente não se trata de uma ideia nova nos tempos que correm mas..) um novo imposto, o sobre a estupidez. Exclusivo para a freguesia da Agrela.

    ResponderEliminar
  14. Em vez de andarem a falar de politica, existe um assunto bem mais interessante para o blog aprofundar.
    Sábados de tarde na casa do Carlos do aflito, mesmo junto ao café agrelense, tem havido sessões de espiritualismo, tem metido brasileiros e muita gente de agrela já lá foi limpar o diabo.
    Investigue-se
    Grande blog

    ResponderEliminar