segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A Festa da Nossa Senhora da Guia


Caros seguidores,

A festa da Senhora da Guia está à porta. É já nos dias 20 e 21 que a freguesia vai andar ao som de foguetes, fanfarra, tamboleiros e muita música. Até lá há as novenas para quem as quiser acompanhar. E quem lá vai em oração, que vá pedindo para que a Rua do Carvalhal e a Alameda Carneiro Pacheco estejam em condições para o dia da festa. Já está na horinha!
Muitos devem de estar desejosos que este fim-de-semana chegue. Os emigrantes comparecem todos na noitada e na frente do palco os bailarinos dão os seus passos de dança estudados. No sábado os tamboleiros vão andar por aí a poluir sonoramente a freguesia. Será que acolherem a nossa ideia e desta vez, juntamente com os tamboleiros, vêm umas brasileiras de biquíni a sambar? Acreditem que o saco de certeza que enchia mais. Para a noite, depois da procissão de velas começa a noitada propriamente dita. Já agora, arranjem gente com força para pegar no andor, não vá acontecer como noutros anos, e na festa de São Pedro deste ano, que o andor veio aos solavancos e até tiveram que arranjar substitutos. Depois da procissão o palco será abrilhantado pela Lusoband. Confessamos que aqui ficámos um pouco decepcionados. Ao que parece terem trabalhado durante o ano, contávamos com um nome sonante. O Tony e o filho sabemos que têm orçamentos elevados, mas tínhamos uma esperança… e há falta da Bandalusa vem a Lusoband. Nada de estarmos aqui a julgar a competência musical do grupo pois ainda não os vimos ao vivo. E pelos vídeo a que já assistimos no youtube, já ficámos a saber que, à falta de brasileiras a sambar pelas ruas, teremos umas também descascadas a bailar no palco. O que quer que cantem e dê para passar uns bons momentos está bom. Ali o senhor João e a sua esposa certamente mostrarão os seus dotes de dançarinos.
Uma vez que o espanto não deverá vir do grupo musical estamos confiantes que o investimento deverá ter sido no fogo-de-artifício. Este ano não fomos ao S João de Sobrado, por isso estamos ansiosos por ver o fogo aqui da terra. Não estamos nada satisfeitos com a falta da vaca de fogo. Queremos acreditar que será surpresa e que no dia ela aparecerá. O nosso Rameira de certeza que não se importa de encaixar o animal na cabeça correndo pela rua fora afugentando o povo. E atenção ao Kit de Intervenção aos incêndios, ele que esteja preparado e com o tanque carregado.
Já no domingo, a banda de música de Alfena estará encarregue pela música. Não façam como no São Pedro em que a banda ficou para lá a tocar para meia dúzia enquanto que a concentração de povo foi na rua da Revolta a assistirem aos últimos treinos para o Rally de carrinhos de rolamentos. É triste não haver banda de música em Santo Tirso, mas lá está, no nosso concelho é de esperar. Já a fanfarra será dos Bombeiros Amarelos de Santo Tirso. Lá veremos novamente os nossos muitos agrelenses que lá andam. Aqui a sugestão vai para que alterem as fardas desta gente, dar um ar mais moderno a estas meninas que estão na sola das “cheerleaders” americanas que também fazem manobras com bastões.
O que temos notado é que nas últimas procissões é mais a assistência do que aqueles que a vão a acompanhar. Na procissão de velas ainda há muita gente a participar. Vão com a velinha na mão, distraídos e tal… mas na da tarde quase todos ficam a vê-la passar. Isto tem que acabar ou então vai só um ou dois andores e já há gente suficiente para a acompanhar. Não sabemos quantos andores serão e se há gente para os carregar, que também parece ter vindo a ser um problema, mas façam o favor de se enfiarem na filinha. E já agora, avisem os senhores guardas que o Cindo, a nossa grande maravilha, tem todo o direito de vir a abrir a procissão. Nada de o afastarem quando está já na recta final.
Mas esta comissão muito gosta de surpreender toda a gente. E deve de ser com esse intuito que no seu cartaz não menciona o grupo musical que actuará no domingo à noite. Várias hipóteses podem estar nesta “omissão”: 1º ainda não tinham contrato com ninguém quando imprimiram os cartazes; 2º estão à espera da massa que os tamboleiros conseguirem para, dentro desse dinheiro, arranjarem alguém; 3º serão os melhores concorrentes das sessões de karaoke no largo da igreja e, à data de impressão dos cartazes, ainda não tinham a selecção final; 4ª é só para nos deixar curiosos; 5ª um motivo qualquer, sem razão nenhuma.
Pois é, alguns membros da comissão de festas já devem de estar a contar os dias para se verem livres da que se meteram. Se chegarem ao fim todos amigos, já não é mau. Mas…

E para quem quiser acompanhar o grupo Lusoband no dia da noitada, deixamos aqui um vídeo do seu 
repertório

32 comentários:

  1. O suspense vai manter-se até ao dia. Mistério...

    ResponderEliminar
  2. Também já notei que na procissão de domingo fica tudo a ver e ninguém vai na procissão. As pessoas preferem assim para poderem ver tudo e criticar tudo

    ResponderEliminar
  3. Esse "Mas..." levanta muitas suspeitas. Há problemas?

    ResponderEliminar
  4. acho k ainda não é desta k vamos ter as mulatas a sambar na rua. Vamos ter k aguentar com os tambuleiros e com o barulho k fazem acordando o pessoal logo de manhã.

    ResponderEliminar
  5. então o Tony Carreira não vem cá? Vim da França até aqui para o ver n agrela e agora vou ter que ir á trofa. Que aja farturas pelo menos

    ResponderEliminar
  6. A obra da rua já está a avançar mais rápido. Mas ainda assim muitas senhoras vão sujar os seus pés com a poeira. Os arcos é que ainda não se vê. Os do s pedro já o tinham lá 15 dias antes. mas deve de ser por causa das obras

    ResponderEliminar
  7. se calhar já está na altura de começarem a pensar na próxima comissão ou esta é para continuar? Não me cheira. Como estou fora da terra não posso ser da comissão. mas esta festa não pode acabar

    ResponderEliminar
  8. E o ouro? Será que é nesta festa que vamos ver o ouro da Senhora da Guia?

    ResponderEliminar
  9. ...
    Ao bloguista(s).

    É fácil concluir a cor partidária a que pertencem, a associação que apoiam, as pessoas que vos rodeiam, a razão de tanto ciricar de forma jucosa a comissão da senhora da guia!

    Eu e muitos mais jovens já organizamos a festa da sra da guia. Eram os solteiros...

    Porém, atualmente é quem se disponibilizou independentemente da cor partidária a que pertence. Diga-se que não é o mais correto associar religião e politica. Isso acontecia no tempo da monarquia em que o clero tinha tanto ou mais poder que os próprios poderosoa...Adiante!

    São elememtos associados ao PS, é verdade. Mas fizeram ou vão fazer algo. Ainda nãoa se vê nada, apenas se ouve barulho dos foguetes! Queimar tanto dinheiro em foguetes...

    Mas, se há momentos que os post's são corretos e dignos, outros ficam a desejar, como este.

    Com certeza nunca participaram ou organizaram a festa da senhora da guia durante um ano. Não sabem o que é, o gozo, o trabalho que dá, as zangas, as amizades, as asneiras que se cometem, o sacríficio em função de algo, mas eu já fiz.
    Alguns dos elementos que vos rodeiam (poucos) sabem o que isso é.

    Portanto, deixem ver o que fazem. Eu vou a segurar um andor.

    E algum de vós vai ? E na procissão irá?

    Ou estarão no café S.Pedro? Ou noutro café? Ou não estarão...


    O ouro era importante de se ver...
    Até breve

    ResponderEliminar
  10. RAFAELA PINTOagosto 18, 2011

    Amigos ,
    Venho novamente demonstrar o meu desagrado em relação aos temas e respectivos comentários aqui publicados .
    Relembro que a festa é em honra da NOSSA SENHORA DA GUIA ,nossa padroeira!!!!!
    É por conseguinte uma festa religiosa ,e estão a denegrir a imagem da NOSSA SANTA ao darem demasiado importância as festividades exteriores (fanfarras ,foguetes,banda de música etc...)!
    A verdadeira festa é no interior da Igreja !
    Caros conterrâneos , tenham vergonha de ir a missa rezar , para depois vir aqui criticar quem é devoto, e quem faz o seu melhor !
    Por acaso alguém já reparou que há semanas que não temos água no cemitério ???!!!!
    Há semanas que os proprietários do Café Peixinho ,alguns vizinhos e o nosso pároco fornecem benevolmente a água para lavar as sepulturas e regar as flores dos nossos entes queridos !
    Aínda não vi qualquer comentário aqui neste espaço!
    No entanto ,enquanto discutem sobre quem vai cantar ,sobre quem vai participar na procissão, e opinem sobre o fogo de artificio ...
    Eu pergunto :"Para quando a reparação da canalização de água do cemitério?" e " Até quando vamos depender da gentileza das pessoas que nos fornecem a água?"
    Este assunto terá de ser noticiado no Jornal de Noticías para ser considerado de interesse público ?
    Seria motivo de chacota para muita
    gente da Terra - sendo uma freguesia supostamente desenvolvida com direito a um BLOG INFORMATIVO - (que mais se assemelha a uma péssima CANTIGA DE ESCÁRNIO E MALDIZER )!!!!
    Mas preferem ser reconhecidos pela vossa língua afiada , pelas vossas críticas idiotas e sátiras grotescas!
    Será necessário recorrer a algum FUNDO COMUNITÁRIO para efectuar a reparação da canalização ???!!!!
    Amigos em vez de falarem , falarem para não dizer nada :AJAM E TENHAM VERGONHA !

    E como acredito na Sabedoria Popular sei que " Vozes de burros não chegam ao céu ! "

    ResponderEliminar
  11. olá. Acho que a Rafaela Pinto tem muita razão ! Não haver água no cemitério é uma vergonha ,temos de andar a pedir ou trazer de casa. Porqué que aínda não temos água ??? Por falta de tubos ? Por falta de dinheiro? Por falta de vontade de quem manda? Além de ser uma situação chata ,fica muito mal....Temos dinheiro para foguetes e não temos para consertar uns canos ? lol

    ResponderEliminar
  12. OPÁ, EU AXO MUITO MAL PREOCUPAREM-SE COM OS FOGUETES E O BAILERICO -NÃO É Q NÃO GOSTE DE VER AS MIÚDAS DANÇAREM ,E NÃO ESTAREM ATENTOS A OUTRAS NECESSIDADES DA FREGUESIA ! Ó PESSOAL, O QUE ACONTECEU A ÁGUA DO CEMITÉRIO ?
    QUEM ANDA A DESVIAR A ÁGUA ?
    QUEM SERÁ ? QUEM SERÁ? .....
    Ò RAFAELA PINTO , TENS MTA RAZÃO! FORÇA MULHER!

    ResponderEliminar
  13. FLOR DO CAMPOagosto 18, 2011

    boas . eu quero agradecer a Srª Lina , a Menina Marta -do Café Peixinho , e ao sr. Padre Damião , pela água .
    Costuma-se dizer que a "água não se nega a ninguém", mas nos tempos que correm ,e sobretudo na aldeia em que vivemos ,acho um acto muito louvável !

    ResponderEliminar
  14. MIGUEL FERREIRAagosto 18, 2011

    misturar política com religião ? Onde vamos parar? Ganham vergonha e respeito !

    ResponderEliminar
  15. É pena de facto é a menina rafaela muito falar mas também nunca a vi a fazer nada pela freguesia. Já agora, a senhora da Guia não é a padroeira da nossa Terra, mas sim o s pedro. Quando muito se quer mostrar que sabe cometem-se destes erros.

    ResponderEliminar
  16. Galinha pretaagosto 18, 2011

    Estejam atentos aos acontecimentos deste fim de semana...
    Nossa Senhora da Guia vai fazer um milagre
    Agrela vai tremer...

    ResponderEliminar
  17. então!
    A exposição fotográfica, não merece comentários?
    Só os organizados pelos (xpto)é que levam com eles todos em cima.
    A Feira - 46 comentários, a festa já vai em 15
    Os xptos estão mesmo a bater recordes
    Felecidades para a festa e para a exposição fotográfia que tudo corra 5 maravilhas
    Agrela merece

    ResponderEliminar
  18. PESSOAL PORQUE E QUE O VENTANIA NÃO METE UMA CUNHA AOS BOMBEIROS PARA LA METER UM TANQUE A FORNECER AGUA AOS AGRELINOS PARA LAVAREM AS CAMPAS DOS SEUS ENTES
    SR PRESIDENTE DE UMA SOLUÇÃO AO PROBLEMA............

    ResponderEliminar
  19. Oh Rafaela se não gostas do que aqui se escreve para que é que vens para aqui mandar bitaites???

    Os do blog têm alguma obrigação de vir expor esses problemas????

    Por acaso já foste à junta apresentar queixa???

    Para se resolverem os problemas é lá onde as pessoas se têm de queixar, e não, no café, no blog, etc.

    ResponderEliminar
  20. o que k tem a festa haver com a falta de agua no cemiterio . acho k nao tem nada haver . queixe-se ao presidente da junta.

    ResponderEliminar
  21. RAFAELA PINTOagosto 19, 2011

    Para os anónimos que me criticaram :

    Se não faço nada pela freguesia , vocés muito menos .
    Olhem para os vossos rabiosques (p não dizer outro termo e cair na mesma vulgaridade que vocès.) .
    Deixo-vos uma sugestão: IDENTIFIQUEM-SE!


    ahahaha pois , não convém ....... ;)

    ResponderEliminar
  22. RAFAELA PINTOagosto 20, 2011

    Estes anónimos são mesmo analfabetos !

    Como podem criticarem e falarem de assuntos sem importância , se existem outras coisas dignas de serem discutidas !? Aqui está a relação da água do cemitério com tudo que é escrito aqui!!!

    Estava a usar este meio de comunicação para sensibilizar e chamar a atenção dos mais ignorantes !

    Aínda acreditava na utilidade deste blog ...
    Mas afinal , não serve mesmo de nada .....é uma nulidade ....

    Sejam felizes com a vossa pobreza de espírito !

    AHAHAHAAHAHAHAHAH ....

    ResponderEliminar
  23. Mas quem é esta rafaela pinto????

    ResponderEliminar
  24. A solução para a falta de água é fácil!
    é só colocar o KIT de intervenção rápida no cemitério com o tanque cheio de água.
    Mas a Junta de Freguesia é que sabe, foi só uma mera solução.
    Cumprimentos e todos

    ResponderEliminar
  25. ho pa voses se preocupam com coisas sem interese, deixem de criticar a freguesia se voses faseriam melhor pk nao vao para la o faser? pois tem o tempo ocupada andar a tirar fotos para depois virem criticar ja td a gente sabe kem fas estas poucas verginhas mas como se dis so fala quem tem k se diga, por iso quem critica estas coisas k olhe por si a baixo e ade reparar que tem muit a diser deixem de ter linguas porcas....

    ResponderEliminar
  26. Como é que têm coragem de dizer que este blog não tem nenhuma utilidade????

    Este blog está a fazer um verdadeiro serviço público!

    Está a pôr a freguesia toda a ler e grande parte dela a escrever. Escrever talvez seja exagero, há quantidade de erros que alguns comentários têm, eu não chamaria a isso escrever, mas sim, tentativa de comunicar algo através de letras.

    Mas isso apenas é um pormenor, o que importa salientar é que este blog está fazer com que as pessoas pratiquem a leitura e a escrita. E mais! Estão a fazê-lo de uma forma saudável para o ambiente, porque não há impressão de papel… ou quase nenhuma =)

    Muitos parabéns aos mentores do blog!
    Qualquer dia ainda vão receber uma daquelas medalhas que os presidentes dão quando não têm mais nada para fazer!

    Abraço a todos,

    Lince do Leça

    ResponderEliminar
  27. se voces tivessem trabalho e penssassem noutros problemas mais graves nao tinham tempo para comentar tudo e todos.
    as pessoas desta freguesia ficam contentes em criticar toda a gente.
    tantos problemas por ai para resolver e so falam dos outros e ninguem faz nada.
    ganhem mas e juizo que é o que vos falta .
    e mentansse na vossa vida que devem ter muito que se entreter hahahhahahahahahahhahahahaha....
    :)

    ResponderEliminar
  28. anda tudo muito parado por estes lados venha diluente sf

    ResponderEliminar
  29. Gostava de saber qual o grau de escolaridade desta tal Rafaela Pinto,para estar a chamar analfabetos aos anónimos........ Pois.......
    Terá o 6º ano tirado no centro novas oportunidades???
    Ao pessoal do blog e a todos os anónimos parabéns e continuem.....

    ResponderEliminar
  30. RAFAELA PINTOsetembro 01, 2011

    Caros ãnónimos , para elucidar as vossas mentes miseráveis posso garantir que estudei o suficiente para poder apelidar de burros e de analfabetos todos aqueles que tem olhos e que não querem ver,aqueles que tem cérebro e que não fazem uso dele ...

    O meu grau de escolaridade é mais elevado do que o "obrigatório";mas em nada me diferencia da nossa gente boa e humilde! Sou apenas uma agrelense com cultura e bom senso suficiente para considerar que este blog não passa de uma farsa :uma guerra socio-política!
    Mas eu não entro em conflitos sociais nem em joguinhos políticos .Para mim , somos todos iguais independemente da classe, da profissão, da religião e do partido político !Defendo as injustiças ,não permito as exclusões e nem tolero as difamações feitas por gente cobarde que usa este meio de anonimato !
    Lamentavelmente lembro que foi necessário o assunto da água do cemitério ter sido discutido aqui , para colocarem um reservatório!!!!!


    Mas , como é do conhecimento popular :" Os cães ladram , e a caravana passa..."

    ResponderEliminar
  31. JÕAO RATÃOsetembro 01, 2011

    GANDA RAFAELA PINTO!FORÇA KRIDA!

    ResponderEliminar
  32. Caríssima Rafaela
    Lamentavelmente o seu nome é me de todo desconhecido, mas visto pelos comentários que partilhou com os leitores, que começou por um apelo, e depois desencadeou uma enorme discussão entre níveis de escolaridade, e já para o final como desespero usou um ditado popular também usado Pelo Sr. António Pinto num outro ponto do blog” Os cães ladram , e a caravana passa..."” Vai ter de concordar comigo que afinal o blog não é uma simples farsa. Pois como você refere no final do seu comentário “que foi necessário o assunto da água do cemitério ter sido discutido aqui , para colocarem um reservatório!!!!!”
    Então em que ficamos??

    Muitos dos assuntos salientados aqui no blog, de certo não suscitam muito interesse para alguém que frequenta a igreja regularmente, pelo menos esta foi a ideia com que fiquei ao ler os seus comentários. Principalmente alguém como você que não vai para lá reparar em quem está e como vai vestida, desde já lhe digo que deve ser das poucas pessoas a o fazerem e lhe dou os parabéns.
    Mas explique-me uma coisa, o problema da falta de água no cemitério não é da competência da junta de freguesia ou do Padre da paróquia. Agora a minha duvida é porque em vez de direccionar a sua indignação para os responsáveis do problema veio direccionar para os leitores deste blog???

    ResponderEliminar