sábado, 17 de setembro de 2011

Os tempos mudam... os roubos também

Caros seguidores,

Longe vão os tempos em que os "assaltos" aqui na terra eram feitos a árvores com fruta, a galinheiros, a quintais. Os tempos mudam e a sem-vergonha também. Hoje em dia passamos pelas ruas e assistimos a árvores carregadas de fruta, algumas até apodrecerem, sem ninguém que as colha. Há uns anos atrás isso era algo impossível de vislumbrar por aqui. Roubar fruta era das actividades preferidas da malta. Muitos foram corridos à pedrada pelos seus donos, alguns até ouviram o som das balas. Mas ainda há poucos anos uma dupla de senhoras foi avistada a saquear na Agra... Dá trabalho plantar e colher, não é?
Tudo isso faz parte da história. Este tipo de roubos "saudáveis" já não existem. Agora o que se assiste é a uma falta de respeito, educação e de civismo nunca imaginados. Mas como correm os tempos, não tarda nada que as árvores e os quintais vão voltar a ser alvo de investidas.
Foi no início desta semana que algumas pessoas da freguesia ficaram sem telefone e, algumas, sem internet. O motivo foi revelado: andaram a roubar os fios das linhas telefónicas. Mas estamos na selva ou onde é que estamos? As placas das auto-estradas são saqueadas praticamente todas as semanas, agora chegou a vez de roubarem fios. Já houve até quem roubasse fios de instalações elétricas de obras. Vamos ter que armar guarda aos fios que passam pelas ruas?!
Não há paciência para tanta falta de punição destes ladrões descarados. E o que mais preocupa, é que este tipo de gente sai sempre por cima, sempre impune, sempre a rir daqueles que para terem alguma coisa trabalham e são honestos.
E toda a gente sabe que por cá há alguns...

P.S.: Já agora, e o ouro da Senhora da Guia? Terá sido também roubado? Onde anda o ouro?

12 comentários:

  1. fios de telefone? ao que isto chegou

    ResponderEliminar
  2. não falta quem queira passar a luva nos quintais. Há muita gente de olho em tudo.

    ResponderEliminar
  3. É verdade, eu sou do tempo em que colher uma peça de fruta directamente de uma árvore era um acto prazer, e de coragem, já a punição por tais actos consistia apenas em corridas desordenadas, e perseguidos por pedras, e CALHAUS.. Bons, e velhos tempos...

    ResponderEliminar
  4. bem desta vez vou dizer algo, o que me agradou
    e´ ver que o blog esta outra vez a desenvolver bons temas, agradou-me saber que o corte do meu telefone nao devido a falta de pagamento como o costume , (até a pt tem andado mais tolerante)
    agora que os assaltos teem sido cada vez mais e ás mais diverças coisas, isto tambem é um sinal dos tempos, nao me ademira nada até porque já se ouviram noticias, de informaçao bancarias e com desvios de milhões, informações sobre os ficheiros da junta de freguesia a ser desviados , dinheiros de peditorios para pagarem boas merendas ,
    isso sim e´que sao o chamados roubou de clarinho branco.. velhos vao os tempos em que se roubava para se matar a fome,, emfim ,, mas como diz no blog as coisas como vao num bom caminho para regressar-mos ao passado..
    com primentos e bem vindos ao futuro ate já ...

    ResponderEliminar
  5. Esta estória do ouro da Senhora da Guia é de muito fácil esclarecimento.
    Até hoje ninguem se queixou que o ouro tenha sido roubado.
    Só para calar a má língua maldizente, um destes dias, o responsável pela sua guarda virá mostrá-lo para que toda a gente o possa ver e assim acabar com a boatada.
    Nem é home nem é nada se o não fizer.
    Bem, a não ser que tenha desaparecido por artes mágicas, tipo bruxaria, aí entramos no oculto e o esclarecimento não será fácil, não...

    ResponderEliminar
  6. #$#
    Sabém o que isto?
    isto e´ um mialheiró sabem para o que serve,
    poe-s o dinheiró lá dentró,, i jái está . í êle crecí crecí,, í nós vamos aprendedo com êli..
    d´poís.. levà-nos para a madeiíra .. ,, e lá aprendemos a roubár , nao dizemos nada a ninguem ,,
    foura foura , pro contenente, ..

    isto nao é roubari, ísto é amealhari,,

    ResponderEliminar
  7. Carla Barbosasetembro 22, 2011

    pois é, boas ao pessoal

    Bem, isto dos roubos, realmente já são o que costumavam ser.

    hoje em dia as coisas andam de tal oredem... mas efnfim, relativamente a roubos, é com pesar que comunico, que até a minha casa, mencionada no poste anterior, para os interessados, foi alvo de invasão de propriedade privada (e não confiscada, pelo banco ou afins, como mts o alegaram), e vandalismo, na ordem de abatimento de duas árvores de fruto, nomeadamente um castanheiro e um marmeleiro.
    entar, tudo bem, pode de facto ser possivel sem dar nas vistas, mas sair sem ser visto, com um castanheiro e não ser visto dá que pensar n?

    ResponderEliminar
  8. Caríssima Carla,

    Antes de mais quero-lhe dizer que apesar de ter trocado alguns posts consigo não imagino quem você seja, e muito menos onde seria o Lanchezinho pois o que não falta na freguesia são casas amarelas para todos os gostos, AGORA ATÉ EXISTE UMAS FLORESCENTES. No entanto o castanheiro talvez procurando na altura dos magustos o possam encontra, agora a respeito do marmeleiro já vai ser muito mais complicada a procura pois a área já vai ser mais extensa, visto que na freguesia anda muita gente com falta de marmelos :))

    A respeito do Tema, como já deu para reparar os escritores deste blog são renascentistas, e a sua crítica por vezes apesar de engraçada torna-se um pouco chata para quem é descrito. Mas acho que o tema e como o elaboraram, fazendo lembrar outros tempo, mas principalmente o ponto-chave que citaram aqui e o mau uso dos frutos que acabam por apodrecer nas árvores de fruto, sem que alguém se dignifique a colher. E ainda há quem diga que estamos em crise, pois bem não é para todos…Mas por este andar iremos mesmo todos nos lembrar dessa fruta que até aqui em fartura ninguém queria, mas vai haver o dia que vão apenas querer cheirar e não ter. INFELIZMENTE, SÓ SE APRENDE DEPOIS DA ARMAGURA.

    Mas parabéns pela forma como relembraram para uma situação real e presente.

    Comprimentos

    A TUA PRIMA

    ResponderEliminar
  9. isto esta mesmo mudado .. roubarem o cobre numa catedral (bragança) .. roubarem o busto de bronze de um padre (sobrado) ,, nem os santos nos valem .. ai como isto anda, qualquer dia ainda roubam o Damì"ão,,,

    ResponderEliminar
  10. Cara Anónimo.

    Como lá diz o ditado: "ladrão que rouba a ladrão têm 100 anos de perdão." logo quem roubar o Padre de certo não perderá o lugar no céu.

    Comprimentos

    A TUA PRIMA

    ResponderEliminar
  11. aii se o roubassem ,, que grande favor a nossa terrinha ,,
    mas o nosso dami-ao que o amigo fala deve ser o busto, sorte que o marmore nao derrete ,, e alem disso esta tao retalhado que nem uma soleira de postigo de casa de banho ..

    ResponderEliminar
  12. Onde anda o ouro da Senhora da Guia?
    Será que tambem foi roubado, questiona o Zé Pagode preocupado.
    Por que não encarregar uma pessoa dotada de superpoderes, por exemplo, o Professor Dami, de investigar este difícil caso?
    Não temos dúvidas que dará conta do recado.

    ResponderEliminar