sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Que cor falta aqui na terra? Casas com cores para todos os gostos.

Caros seguidores

Quem já teve que lidar com as câmaras municipais e todos os seus processos de licenciamentos e autorizações para construção, sabe muito bem que não é pêra doce. É nestes momentos que, quem tem um amigo lá enfiado, se consegue dar bem. Aliás, muito bem. Por isso há que começar a confraternizar com o pessoal da Câmara.
Exigem tudo e mais alguma coisa. É recuo de não sei quantos metros, é construção de passeios, é projeto disto e daquilo… enfim. Implicam com tudo, exigem quase tudo. É uma fantochada. Há no entanto uma coisa que, para já, ainda não vem explícita nos projetos e, por isso, nesse aspeto, o povo pode dar graças à sua criatividade e expressar os seus gostos. Referimo-nos à cor com que se pintam as casas. E neste campo temos aqui na freguesia mostras de gostos discutíveis. Vamos lá fazer um exercício de memória e comecem a pensar nas cores do arco-íris. Se repararem bem, muitas delas estão já nas paredes das casas aqui da freguesia. Haja alegria aparente já que o panorama para os próximos anos é bem cinzento.
O branco era a cor de todas as casas há uns anos atrás. Depois houve quem começasse a meter o amarelo, clarinho para não dar impacto. Mas a monotonia instalou-se aqui no povo e então começaram a arriscar. Mas, ou é mesmo do gosto duvidoso de alguns, ou então a cor da amostra não foi bem a que se vê agora que a pintura está terminada.
Quando uma casa entre o Souto e a Moutela apareceu de amarelo, há umas décadas, não faltou quem criticasse e dissesse que parecia uma casa de malucos. Mas agora essa casa não se destaca nada comparada com as novas que aqui surgiram na terra. E quem é que ainda não reparou na casa dos pais do nosso presidente de Junta? A cor destaca-se ao longe. Quem vem nas Gandarinhas e olha para o casario do lado esquerdo fere a vista com aquele cor de laranja para lá de sóbrio. Será assim tão fervorosa a inclinação partidária dos senhores? Será que tiveram um patrocínio do PSD e agora segue-se a placa informando que lá será a nova Sede do partido aqui na freguesia? Laranjinha que chegue…
E ainda ali ao pé tem também agora, onde é o café Pica-Pau, uma casa amarela. Mas amarela mesma. Será que a pintaram assim em honra ao Sítio do Pica-Pau amarelo? Mas um amarelo que até dá vontade de desviar o olhar com tal cor. Assim nem precisam de reclame ao estabelecimento Passando por lá dá mais do que nas vistas.
O cinzento também está a pegar moda. O arquiteto aqui da terra foi o primeiro a lançar a novidade. E assim sempre é uma forma de disfarçar manchas, verdete, enfim, de esconder defeitos e evitar que se pinte tão cedo novamente. 
O Monte Grande, agora conhecido por “monte do trinta” tem apenas duas casas mas talvez com o medo de não serem avistadas e querendo marcar o pé dizendo que ali mora gente (bem menos gente do que cães, ao que parece) pintaram as suas casas de cores garridas: amarelo e azul-turquesa. Sim, agora dá para ver que lá há casas.
Na rua São Pedro, já a chegar à igreja, temos uma casa azul, agora bastante desbotado. Não é comum, e já tem muitos anos aquela pintura. Se não soubéssemos de quem se tratava diríamos que era a casa de uns doentes do FCP. Mas não. Até porque quando foi pintada havia por lá adeptos vermelhos. E logo ali também temos a última novidade da terra. Uma casa entre o lilás e o rosa, pintadinha de fresco e que até poderia ser a casa da Barbie. Pelo menos de uma amiga dela.
Tanto implica a câmara com tudo mas ainda vai dando liberdade de pintar as casas à escolha do freguês. Há ainda muito para explorar. O povo ainda anda contido. Então não há ninguém que se arrisca a pintar a casa à riscas como na zona da Costa Nova em Aveiro? Ou então pintar umas flores, umas bolas, umas estrelas… há ainda muito para explorar.
Isso mesmo gente, vamos lá dar cor à freguesia que já basta a vida estar negra. E para quem tem vontade mas falta de inspiração, aqui deixamos alguns exemplos do mais colorido que pode haver. E sempre é uma forma de mover a economia. vamos dar trabalho aos trolhas e pintores da terra! Na falta de dinheiro para pagar...pinte você mesmo. Pode ser que assim até fique mais artístico! Tenha no entanto algum cuidado. Pintar a casa com as cores do arco-íris pode levantar suspeitas... já temos casas de tudo aqui na terra, não queira que a sua casa seja confundida com uma casa de gays, a não ser que o seja e assim se queira afirmar.   

26 comentários:

  1. Estou a pensar em pintar a minha casa. Já tirei ideias daqui. Estou a pensar em pintar de preto. Não há nenhuma pois não?

    ResponderEliminar
  2. Daqui a pouco isto parece a disney. Acho k as cores escolhidas na amostra não eram bem iguais ou então há muita falta de gosto nesta gente. Mas a cor de laranja parece um semáforo

    ResponderEliminar
  3. podiamos fazer um projecto na freguesia de pintar as casas com tudo o que é cor e pedir o patrocinio á robialac ou concorrência.

    ResponderEliminar
  4. con tanto ouro da sra da guia até dava para pintarmos a igreja de dourado

    ResponderEliminar
  5. Nuno Pereiraoutubro 17, 2011

    Caro anónimo, acredito que a sua inteligência não dê para mais, mas olhe, ao que falam nesse ouro possivelmente estão a colocar o ouro em causa em risco e as pessoas que por ele estão responsaveis em perigo! Porque estão a revelar pormenores da sua existencia, e olhe que não é só pessoas da Agréla que vêm este blogue!O senhor deve saber que não está a falar de batatas nem arroz, está a falar de "ouro"!O senhor não se idêntifica nem expõe qualquer tipo de riqueza que possui na internet, porque seria um acto irresponsaver da sua parte que colocaria o senhor e seus familiares em perigo,para alêm dos valores, nâo? No entanto o senhor e mais alguns revelam a terçeiros a existencia de grandes quantidades de ouro na vossa igreja perfeitamente identificavel no vosso bloque, e expondo a pessoa da sua guarda tambem perfeitamente identificavel no vosso bloque!
    Os senhores de uma forma irresponsavel nunca vista, estão a colocar estas pessoas em grande perigo! Eu já vi a matarem mas por muito menos!
    Lembrem-se, qualquer coisa que aconteça a estas pessoas e ao próprio ouro é de pura responsabilidade vossa!! Não compreendo como alguem possa ser tão irresponsavel.
    ...........................

    ResponderEliminar
  6. Caro Nuno Pereira,

    Concordo com o que disse.

    Mas para que nada aconteça, o lugar onde guardam o dito ouro, deve ser bem seguro,penso eu. Deviam dizer as pessoas Agrelenses onde ele esta, não para o roubar, mas para acalmar mentes mais inquetantes e porque temos todo o direito de saber.
    Se está guardado em casa de alguém como já ouvi comentários, devia ter um seguro e de grande valor, eu não queria essa responsábilidade. Se esta num cofre de Banco, só tem de dizer onde e
    por que valor foi avaliado a abertura do cofre, porque tem seguro.
    Por isso a responsabilidade não é do Blogue,
    mas sim de quem não divulga o sitio onde ele esta. Isto sim dá assas a quem rouba ir tentando várias hipoteses.
    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Rosinda Ribeiro disse:

    Tanta roupa para lavar da casa dos outros e não haverá nenhuma suja na vossa?
    Desde quando é que foram tidos ou achados, para opininar sobre a cor que cada um escolhe para pintar a sua residência?
    Talvez também a vossa esteja a precisar de lavar a cara, mas falta o melhor: o carcanhol!
    Escolhemos a cor e pagamos a obra antecipadamente! Querem que seja exibido o recibo?
    Metam-se na vossa vida, pois quem tem telhados de vidro, não deve atirar pedras!
    Já agora, reina a Democracia desde Abril de 1974!

    Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  8. Gostaria de deixar no ar um pensamento que tantas vezes me ocorre: Porque é que são quase sempre os mesmos objecto de sátira e tantas Famílias Agrelenses, com tntas histórias para relatar, nunca são atingidas?

    ResponderEliminar
  9. Parece que está com medo de alguma coisa. Toda a gente tem os seus valores em casa, um carro, ouro, o que quer que seja e isso é da responsabilidade de cada um. estou a ver que o senhor nuno anda muito preocupado. Deixe estar. Perigos corremos todos. Além do mais o que aqui se escreveu é do conhecimento de toda a gente. até parece que vieram aqui no blog revelar alguma coisa de novo ou quem está na posse do ouro. Afinal, ninguém o vê há muitos anos. Será que ianda existe?
    Quantos á cor das casas, esqueceram-se de nomear a casa verde

    ResponderEliminar
  10. Nunca ouvi ser publicada qualquer crítica a determinadas Famílias como sejam: Os Senhores Vieiras, Os do Senhor Jorge,Os do Senhor Manuel Polícia e outros que se julgam como tais!
    Porque será?

    ResponderEliminar
  11. Desculpem o incómodo, mas passou-se alguma coisa com a questão quando mencionei que no vosso blogue nunca fora mencionados os Fidalgos, Galgos, Ricos e Pardais Agrelenses, ou sentiram-se atingidos?
    Respeitem quem subiu na vida à custa de muito trabalho e esforço!
    Esses sim, são de louvar! O resto, sou poupas Amigos...
    Governam-se com que os seus antepassados lhes deixaram!

    ResponderEliminar
  12. Também gosto de ler aqui!outubro 17, 2011

    Para a próxima antes de pintar a sua casa, pergunte ao Blogista se gosta, da cor.
    Assim já podemos dormir descansados que não vamos ser falados, até pela cor da casa pegam.
    Há gostos e são discutiveis.
    Numa próxima acho que deviam Blogar sobre as cores das roupas .... interiores.

    Ficamos a espera

    ResponderEliminar
  13. Nuno Pereiraoutubro 18, 2011

    Sr. Anónimo mais uma vez apelo ao seu bom senso!, toda a gente sabe todos nós temos qualquer coisa de valor em casa, mas não é nessa dimenssão sr. anónimo! O sr. tem dinheiro em casa como todos nós e no entanto assaltam-se caixas multibanco, ourivesarias...etc, porque a dimenssão é outra, não? E intelegentemente os senhores dão exatamente essa informação na internet,...na internet! É só ir ao GOOGLE e pesquisar a palavra "ouro" e aparece o vosso Blogue a dar as informações todas e basta saber onde é a Agréla que o posto da GNR fica a alguns quilometros... presa facil, não?
    Ó sr. anónimo se tivesse em sua casa uma grande quantidade de ouro, daquelas que vale a pena,e eu o revela-se aqui no Blogue tanto como sua identidade e a sua localização, o sr. não falava dessa maneira...
    O sr. iria-me responsabilizar por o expor,e aí ficaria vulneravel porque foi exposto e a partir daí é presa facil aos amigos do alheiro!
    E o sr. diz que eu é que ando com medo de alguma coisa, que eu ando muito preocupado! Não sr. anónimo eu só estou a mostrar-lhe o quanto irresponsavel o Sr. é! E quer saber porquê?
    Porque Sr. anónimo eu não sou de Agréla e não tinha o menor conhecimento da existencia desse ouro, mas agora tenho sr. anónimo, como muitos outros, porque os senhores o exposeram!
    É como se os senhores revelassem onde estava o cofre e dessem a combinação para o abrir.
    Agora queria responder ao Sr."Agrela 21" que culturalmente não se compara consigo sr.anonimo.
    Só queria dizer que qualquer mecanismo que seja utilizado que coloque em risco segurança de terçeiros por revelação de qualquer facto que comprometa essa segurança e tambem seja utilizado como meio de difamação directa a terçeiros, que neste caso o mecanismo é o blogue, é responsavel o autor da informação como do próprio mecanismo que permitiu a sua divulgação. Quero dizer tambem que compreendo a situação, mas há locais próprios e conversas mais adquadas para esclarecimento dessa matéria´que não coloque em perigo terçeiros.
    "os nossos problemas de casa não vamos discuti-los para o café".
    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Nao se tem de meter na vida das pessoas
    E ja agora tenho uma questão a fazer
    De que cor é a vossa casa (dos que criaram o blog) ????????????
    Cá para mim deve ser vermelha para condizer com o diabo, visto que este é vosso familiar, e muito próximo

    ResponderEliminar
  15. Ninguem de bom censo aceitaria ser responsável único pelo pela guarda do ouro da Sra da Guia.
    Os tempos que correm estão muito difíceis e perigosos. Todas as cautelas são poucas. A prudência e o sentido de responsabilidade para com a comunidade Agrelense, aconselham a elaboração de uma lista com descrição detalhada de todas as peças, incluindo a respectiva fotografia, o seu depósito em local seguro, do conhecimento de todos e acessível aos responsáveis nomeados para o efeito.

    ResponderEliminar
  16. A cor das casas, que raio de assunto é este...não temos mesmo nada com que nos entreter... pois não Srs. O assunto dos Fidalgos e dos ricos ´bem mais interessante, não sei a que familia pertencem os bloguistas, mas com certeza e pelo que aparentam a dificuldade em criticar, comentar, "assuntar" ou somente discutir, alguns temas referentes às ditas familias (fidalgas,ricas, etc) é notória. se precisarem que lhes facultem algumas histórias é só pedirem....

    ResponderEliminar
  17. Na falta de assuntos dignos de serem debatidos recorre-se a....... COR DAS CASAS???????
    Isto cabe na cabeça de alguém?

    Sempre tive a certeza que este minorca que criou o blogue é um triste, mas ele insiste em demonstrar isso!!!

    Olha bloguista: É triste ser pobre monetariamente, mas ser pobre de espírito ainda deve ser pior !!

    ResponderEliminar
  18. o inspectoroutubro 19, 2011

    Há gente que deve mesmo de ser masoquista. Como deve de ser o caso deste último anónimo. Se acha triste o que aqui se escreve por que é que vem ver? Gosta de tristezas é? gosta de assistir a coisas tristes?Eu venho porque me divirto. se isto me chateasse não punha os pés, como se costuma dizer. se estivessem pelo menos calados era bem melhor. Não gosta, não veja. Não visite o blog.
    Quanto ás casas, é mais um reparo da nossa terra. Há gostos para tudo

    ResponderEliminar
  19. Eu gosto de tristezas, aliás, adoro, adoro lêr essencialmente os comentários dos bloguistas que por cá aparecem para comentar as séries televisivas. Demais. Continuem.

    ResponderEliminar
  20. Sr Nuno Pereira,
    Compreendo a sua grande preocupação pelo que de mal possa vir a acontecer_ oxalá que não _ pelo facto de este Blog divulgar a inquietação de muitos Agrelenses em relação ao ouro da Senhora da Guia.
    Se, em sua opinião, essa divulgação coloca em grave risco a sua segurança, então, estamos todos de acordo, incluindo o Sr Nuno Pereira, que se deve, o mais rápido possível, promover a sua colocação em local seguro, por decisão dos responsáveis da Comunidade.
    Só faltava agora culpar, antecipadamente, este Blog por todas as desgraças passadas e futuras...

    ResponderEliminar
  21. A Igreja se está pintada,
    Não é com o vosso dinheiro;
    Mas vós, brevemente, de amarelo
    Ides pintar a cara e o trazeiro!
    Tenho dito.

    ResponderEliminar
  22. Nuno Pereiraoutubro 20, 2011

    Sr. anónimo o sr. disse: "...que se deve, o mais rápido possivel, promover, a sua colocação em local seguro,..." . É exatamente este tipo de informação que o sr. não deve dar! O sr. estã a informar que o ouro não está num sitio seguro! Está a dar informação num sitio (Internet), em que qualquer pessoa tem acesso, e aí penso que somos responsaveis por essse tipo de informação, e das consequencias que dela podem resultar!
    Penso tambem que não é com esse tipo de insinuações e difamando de uma forma tão agressiva e ponivel que vão se entender seja com quem for.
    " Não é com vinagre que se apanha abelhas".
    Dá para entender que o sr. e outro bloquistas são pessoas com um certo grau de formação e de bom entendimento, e que sabem o que se pode dizer, e o que não, num meio que poderemos considerar publico porque todos têm acesso.
    Para tudo existem normas, e este blogue não as respeita, se respeita-se não deixava passar comentários de difamação directa (poniveis por lei), e tambem qualquer informação que de uma forma intencional ou não coloque em situação de perigo bens humanos ou materiais (tambem ponivel por lei).
    Para esse problema que vos inquieta, deve existir regulamentação que indique quais os procedimentos a seguir. para haver um entendimento geral têm que discutir o assunto em local próprio, porque é um assunto sério,para bem da vossa comunidade.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  23. Pronto, (para não dizer prontos) lá está, reparem: "porque é um assunto sério,para bem da vossa comunidade." É é... nõ há dúvidas. lol, hahah ou kkk?

    ResponderEliminar
  24. Sr. anónimo sugeria que fale com o seu médico para fazer uma biópsia ao seus suposto "cérebro", pois, têmo que vá encontrar lá qualquer coisa que o surpreenda....

    ResponderEliminar
  25. Caro Nuno Pereira:

    Não é por nada mas cheira-me a batina mal lavada ....
    Será que o senhor também andou no seminário ?
    Hmmmm....

    ResponderEliminar
  26. Nuno Pereiraoutubro 25, 2011

    Caro anónimo, sem comentários....

    ResponderEliminar