segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Teve uma dor...

Caros seguidores,



         As notícias voam aqui na freguesia. Sobretudo as que metem igreja, divórcios, desgraças, enfim, acho que todos sabemos o tipo de notícias a que nos referimos. Ontem chegou-nos aos ouvidos algo insólito. Então não é que o pessoal que acordou cedo para ir à missinha rezar por um mundo melhor acabou por não o poder fazer? Referimos-nos à missa das 9h. E para quem ainda não sabe, aqui vamos contar.

        Estava o povo já sentadinho nos agora sempre lugares disponíveis que a igreja tem aguardando a aparição do nosso padre quando a sua ... a sua quê? Bem, a sua fiel colaboradora dos serviços religiosos, a quem todos temos algum agradecimento a fazer pelo muito que faz pela igreja, e não só, se dirigiu ao microfone para fazer um comunicado. Aliás, um triste comunicado: Hoje não vai haver missa. O senhor abade teve uma dor.
       Sim, foram estas as palavras aplicadas. Pois bem, temos mais é que desejar que a dor do senhor abade passe. Dor no corpo?! Na alma?  Dor de costas? Dor de cabeça? Dor de barriga? Não sabemos. Foi uma dor.  E deve de ter sido forte para não ter podido celebrar a missa. Com tanta coisa de mal que anda por aí os motivos para uma dor pode ser muitos. E por isso, como cantava a nossa saudosa Amália Rodrigues  na música da Mariqunhas, " ....dar de beber à dor é o melhor ...". Um copito de bom vinho faz sempre bem a tudo.
          Quanto ao anúncio temos um reparo a fazer. Não eram necessários mais esclarecimentos do que os que foram dados. Toda a gente tem os seus males, sofre das suas doenças e para isso é que existem atestados e baixas médicas. Mas o que é de salientar é a forma como o comunicado foi feito. Mostrou algum despreparo em fazer anúncios ao público. Achamos que o senhor precisa de uma porta voz mais preparada. Onde foi parar o "Bom dia"?  Já não falamos em palavras de desculpa ou agradecimento pela presença de todos porque até nem era assim tão necessário e não havia nada para desculpar: de um momento para o outro todos podemos "ter uma dor". Um curso de relações púbicas para a senhora é merecido. Não haverá forma de o fazer pelas novas oportunidades?
       De qualquer modo toda a gente percebeu bem o que aconteceu. Será que o senhor abade vai estar de baixa?! A idade também começa a pesar e as dores começam a ser mais frequentes com os anos. E um pedido de reforma, não?! Tanta gente a querer reformas antecipadas... e o senhor que já tem idade que chegue continua a trabalhar. Uns 8...outros 80.  Afinal o senhor só está a seguir as medidas que as nossas economias pretendem: trabalhar até morrer. Vamos aguardar por esclarecimentos do seu estado de saúde e ver se a sua dor passa.  E há dores do diabo! E como o próprio senhor anunciou numa missa de sábado aqui há pouco tempo: os diabos andam por aí. Pois, andam, andam. Nós sabemos bem!
        Rápidas melhoras para o senhor. Sabemos que não falta quem se ofereça para lhe prestar os cuidados necessários, por isso estamos tranquilos. 

12 comentários:

  1. Bota prá frenteoutubro 24, 2011

    ola pessoal

    Será dor amarela ou castanha?
    Até pensei que o Sr. Abade tinha ido a caminhada dos Estrelas e não quiz faltar a partida, mas não, afinal estava sentado e com dores e deviam ser horriveis mesmo.
    Um Agrela mesmo em grande, noticias não faltam.
    Mas a dor acho que foi de beber vinho novo na missa das 7h e ainda não tinha fermentado.

    As melhoras ao Sr. Abade



    Abraços
    Bota prá frente

    ResponderEliminar
  2. Sempre puderam ir para casa assistir á missa na tvi ou na rtp. Já a relações públicas devia de estar nervosa.

    ResponderEliminar
  3. Que me desculpe o autor do texto, mas parece-me de muito mau tom.
    Nem tudo vale na diferença de opiniões e comportamentos.
    Acredito que todos temos fragilidades, mas isto de colocar num blogue uma notícia destas e desta forma, é de muito mau gosto para não dizer outra coisa.
    Não sigo Padres, sigo Deus e é Nele que coloco a minha fé, mas os homens, todos, são filhos Dele.
    Muito boa noite

    ResponderEliminar
  4. Não costumo ter problemas de interpretação mas parece-me que este último anónimo não leu o mesmo que eu. Fiquei esclarecido agora que li este post. Não sabia porque é que não tinha havido missa mas vi pessoas a passarem á minha porta pelas 9h em sentido contrário ao da igreja. Agora já fiquei informado do motivo. E é uma notícia importante. Não vi nada fora de tom. Até achei bastante cuidadosa a apresentação do tema.
    As melhores para o nosso pároco

    ResponderEliminar
  5. Ouvi dizer que se tratou de males dos intestinos. São os demónios que andam por aí? Não sei. Mas intestinos e hemorroides pode ser uma dor. E eu até já sofri dela.
    As melhores para o professor Dami

    ResponderEliminar
  6. nao se preocupem a sra das relaçoes publicas do sr padre deu bom cristel ao sr padre.
    segundo soube acho que aliviou a dor.
    afinal numa coisa podem ficar descansados parece que a sra tem o curso de enfermagem ou de primeiros socorros afinal como ja temos um carro de incendios na freguesia so falta uma ambulancia

    ResponderEliminar
  7. Querer CAGAR e não o poder fazer é lixado.
    Será que foi por causa do diabos das avarias nos tubos de saneamento???
    E será que foi por isso que o Sr Padre queria mandar um fax e não o pode fazer??
    Deve ter sido por isso que o SR PADRE ficou com os intestinos entupidos e depois esta claro a sua SRA das relações publicas e não só teve que lhe enfiar uma coisa no seu cuzinho para lhe dar um diabo de um cristél.
    Espero que não tenha ficado a gostar.
    Se não ainda ficamos com PADRE CASTELO BRANCO

    ResponderEliminar
  8. Ah coisas que nem lembra ao diabo...

    Desta vez parece que foi ela a enfiar!

    ResponderEliminar
  9. Eh pessoal, vamos lá a ter tento nessa escrita.
    Se é que enfiou, desta vez pelo menos, foi apenas a extremidade rígida do tubo do clister.
    Nada de confusões, que o Sr não é dado a tais modernices...

    ResponderEliminar
  10. Estes últimos comentários revelam uma baixeza de linguagem inadmissível.
    Pensei que este fosse um bloque para falar de Agrela e afinal o webmaster permite comentários de tão baixo nível.
    Por favor isto não é nada.
    Escrevam comentários com elevação de linguagem e o "dono" do blogue tem obrigação de não deixar passar o que achar vil e inqulificável.
    Entendam que a liberdade de expressão não é liberdade de libertinagem.
    Saudações

    ResponderEliminar
  11. De um momento para o outro todos podemos "ter uma dor". Verdade, uma verdade indesmentível. E depois existem as dores naturais, as tais causadas pelo envelhecimento, e as dores causadas pela esperteza, a saloia. Tudo a seu tempo, tudo a seu tempo...

    ResponderEliminar
  12. RAFAELA PINTOnovembro 06, 2011

    Com todo respeito ao nosso Pároco -Padre Damião , devo confessar que me ri quando li esta publicação .

    Os criadores deste blog estão sem pinga ! Ehehe ....Não sem pinga de vinho ( essa não deve faltar :P ) , mas sem PINGA de imaginação! Escrevem tanto sobre as dores alheias ; e as vossas ? De que natureza são???? DE COTOVELO , não????!!!!

    Não se esqueçam que poderá ser o Padre Damião a dar-vos a EXTREMA UNÇÃO ! Seria uma ironia do destino ..... :)

    ResponderEliminar