Caros seguidores,
Hoje ficamos baralhados. Num país onde cada vez mais tarde as pessoas vêm reformadas e onde até mais tarde as pessoas são consideradas jovens (começam a trabalhar já quase aos 30 anos), é estranho vermos o anúncio para um jantar de pessoas a partir dos 60 e denominarem de "Jantar para idosos". Isso mesmo. Se você tem 60 anos e é daqui da freguesia ficou a saber que para a Junta de Freguesia você é um idoso. Se calhar até faz parte daquele grupo que todos os meses bate à porta da Segurança Social para ver se tem a reforma. E de cada vez que lá vai ouve a mesma coisa: "Você ainda é um jovem! Ainda não tem 65 anos, por isso está bom para trabalhar!" - Mas para o seu presidente de junta você é um idoso!
É verdade, este é aquele país onde os jovens, realmente jovens, recebem rendimentos mínimos e todo o tipo de subsídios para não trabalhar e os mais velhos, já com artroses e seus afins, com mais de 60 anos, continuam a não poder vir para casa ao fim de uma vida de trabalho.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRBHSmIYe-xnaLidvoSJbD87rBSAJakofbwGVNRzaF-vF8N3kjoVITMBLHUK4qpgwn1gc2l3eooYn3wcud0AmVdaqvM9TwwTP4WWLp63jBX3Sqx6qZCedvC6dA8vR7hfaShQNR2HLTVRs/s320/stock-photo-sexy-bartender-dressed-as-mrs-santa-carrying-a-tray-of-christmas-martinis-21168289.jpg)
Pois bem, este anúncio, é dedicado àqueles que têm mais de 60 anos, que são aqui da terra e que no dia 17 querem ir jantar na Junta de Freguesia à borla. Já no ano passado o senhor presidente da junta juntou mais de 60 pessoas na junta e deu-lhes bacalhau, sobremesa, espetáculo musical e tudo isto muito bem regado. Este ano acontecerá o mesmo. E quem precisar de transporte é só pedir. Pois haverá alguém que o vai buscar a casa. Que mordomia!
Achamos esta uma boa iniciativa. Cada vez mais, as pessoas mais velhas passam o ano fechadas em casa, não saem à rua ( a não ser para ir a Lamelas). Este é um bom dia para verem os seus amigos. E isto de comer bacalhau... fica caro. Hoje já é quase um luxo ter bacalhau na mesa! Não sabemos a ementa, mas deve de ir de encontro à do ano anterior. É aproveitar que estão a dar alguma coisa. Ultimamente só temos tido saques às nossas carteiras. Estes são daqueles momentos raros. Mas chamar idosos a quem tem 60 anos...não soa muito bem. Conhecemos muita gente com 60 anos que de idoso não têm nada. Olhem, por exemplo, para a Betty Faria ( a célebre Tieta) ou para o nosso Marco Paulo. Eles parecem-lhe idosos? Pois é... e já têm mais de 60 anos. Algumas pessoas até estão bem mais frescas que outras de 20. Mas talvez seja uma estratégia. Desta forma, aqueles que se acham sempre muito jovens e aquelas senhoras que lutam contra a idade empastando a cara de cremes, podem se sentir ofendidas com esta designação e até nem vão. Sempre são menos uns trocos que o nosso presidente de junta desembolsa para o tacho.
Seria bom nesse dia ser feito um alerta aos idosos para não darem letra a estranhos. Soubemos que esta semana andou pela Fonte e pelo Pé da Serra um senhor a pedir para os bombeiros. Era na realidade mais um burlão. Os mais velhos ainda caem nestas ciladas. Uma vez que nesse dia a plateia vai estar bem recheada desta faixa etária, seria boa ideia alertá-los, mais uma vez, para este problema. O senhor presidente até poderia oferecer como brinde umas vergastas ou umas foucinhas para estes senhores mais velhos terem sempre à porta e as poderem utilizar sempre que isto aconteça.
Este jantar faz-nos lembrar o "Natal dos Hospitais". Ou, como mais recente se tem visto, o "Natal nas Prisões". Com uns artistas à mistura isto até se podia de dominar de " Senior's Christmas dinner party", para dar uma aspeto mais fashion e interessante. Este nome sempre é mais alegre. Já "Jantar de idosos" soa mais a " falar de doenças e medicamentos". Para animá-los deixamos aqui umas sugestões: umas empregadas de mesa à altura do evento ( para os senhores) e um Pai Natal bem tratado ( para as senhoras). Temos aqui umas fotos com bons modelos a seguir.
Os maiores de 60 só têm agora que se inscreverem para ver se têm lugar. O salão não é muito grande, a crise é muita, e por isso, cedo pode ser atingido o limite de inscrições. Trate de se inscrever ou de passar a informação a quem tenha esta idade. E já sabe...se este ano já conta 59 anos...para o ano você é um idoso aqui na freguesia!