O dia de todos os Santos é aquele dia em que vemos muita gente na terra. Muita gente que já cá não vive, outros que nunca cá viveram e aqueles que embora por cá andem nunca são vistos. E o local de encontro é o cemitério. Pois bem, este dia é para recordarmos aqueles que já partiram (certamente para melhor sítio) e por isso é um dia para ser respeitado.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXo838zGoyCiLCou-6-9IneAAYxDEvKcGr2c8AkkY4fDxqQDXz-r_lUW4XqQ8U86Hks0_xpPeoO_LSigpdGWV8lUmqQFFfZAa47MfjtNM7Ir3xJpNSoRe3aPbubR_jHvmWAnH7i_iIy5A/s1600/images.jpg)
O tempo até ajudou e a missa contou com grande parte do seu público junto às campas dos seus familiares/amigos, o que quer que sejam. E antes mesmo de entrarmos no cemitério notamos logo numa coisa estranha. As meninas com as latas para colocarmos as moedinhas ou notinhas para a ajuda da Luta contra o Cancro eram estrangeiras. Mas então a cambada nova já não se dedica a este ofício neste dia?! Antigamente era uma festa poder nesse dia andar com uma lata enfiada no pescoço. Agora parece já não animar os mais novos... Uma coisa é certa. Aquela lata ao pescoço parece um badalo.
A crise chegou e instalou-se muito bem. Parece até não querer arredar pé durante os próximos anos. No que se refere aos arranjos no cemitério isso não se notou. Continua a haver quem neste dia até fique a dever para poder apresentar um aparatoso arranjo de flores. Não estamos aqui a dizer que não se deve de ter aquilo bonito, afinal de contas é um dia especial...mas haja bom-senso. Há até quem nunca lá ponha os pés durante todo o ano mas neste dia só falta pôr luzinhas a piscar nas campas. Gostos...
Temos dois reparos a fazer relativamente à missa. Em primeiro lugar a reclamação vai para o sistema sonoro. O padre ainda era audível no exterior. Embora no cemitério de baixo com muitíssima dificuldade. Já os leitores...nada! Ficou no esquecimento haver uma ligação dos microfones dos leitores. Mas muita gente nem deu por essa falha, pois o que queria era admirar as pessoas que por ali estavam. O outro reparo refere-se à menina mais nova, também ministra da comunhão, que não escolheu bem o calçado para a sua tarefa desse dia. Andava a menina numa missão de todo o terreno em cima de uns saltos de vários cm e bem fininhos, galgando campas, enterrando o salto no saibro e em constante desequilíbrio. Receamos que a menina caísse e se espatifasse em cima de um bonito arranjo ou pior, se queimasse em cima das muitas velas que estavam em cim das sepulturas. Para a próxima será melhor arranjar umas sapatilhas já que se trata de uma prova de perícia complicada.
E assim se passou mais um domingo em que muitas senhoras saíram à rua com a sua roupa nova ou a melhor que tinham no armário. Muito cortar na casa ouvimos. Ou era porque aquela campa tinha um arranjo assim, ou porque aquela (e) apareceu no cemitério com a (o) sua (seu) nova (o) companheira (o)... um dia que bem rentabilizado se tinha tricotado uma manta bem grande. E por um domingo os shoppings estiveram mais vazios...
muitos euros em arranjos de flores. Com aquele dinheiro todo dava para acabar o resto do cemitério
ResponderEliminarA menina não caiu porque se agarrou às campas
ResponderEliminarQueria eu era que ela se agarra-se a mim, poie é bem "jeitosa"...
ResponderEliminarA menina não caiu porque se agarrou aos olhares dos invejosos! “Se a inveja fosse tinha, muita gente era tinhosa.”
ResponderEliminarMuitas virtudes tem esta menina. Enquanto uns fazem ( e fazem de tudo um pouco), outros ficam a ver a banda a passar e a acenar como (pele de)cordeiros...(sendo lobos).
ResponderEliminarDe carinha "lavada" vêm aqui, diga-se, 'usar a liberdade de expressão'(bendito seja o 25 de Abril ou tal não seria possível), para expressar cobras e lagartos e as bisbilhutices mais diversas.
Vê-los a fazer ( e bem feito, que menos não se exige a quem tanto se dedica à pura crítica), isso é que era, mas era mesmo, impecável.
O costume, a hipocrisia no seu melhor. Pior mesmo só no dia da comunhão, é, começam logo ali a ensinar às crianças que nasceram diferentes...
ResponderEliminarQuem era a menina?
ResponderEliminarA Menina é cá Dagrela.
ResponderEliminarBem jeitosa e bonitinha
Tinhosos e invejosos
Não tiraram os olhos dela.
Mas sua função é nobre
Não liga a bocas foleiras
Vai cumprindo o seu dever
Mostrando boas maneiras.
É filha de gente humilde
Muito séria e educada
Não deve nada a ninguém
É uma familia HONRADA!
Boa tarde,
ResponderEliminarPara terminar com as provocações miseráveis sentimos a necessidade de consultar este blog. É lamentavel que a desocupação de muita gente dê origem a gostarem de, cobardemente, insultar pessoas dignas de bom nome, como as suas próprias acções o podem desmonstrar.
As cartas anónimas de conteúdos mediocres e falsos,são a prova de como agem os verdadeiros cobardes.
Convido esses tiranos e gozadores a darem a cara, usar da verdade e da frontalidade para nos encararem e dizer o mesmo que escreveram em cartas anónimas colocadas secretamente nas nossas caixas de correio.
lamento ainda que a primeira vez que escrevo neste blog seja porque fomos incomodados na nossa própria casa sobre provocações que não faz parte da nossa rotina.
Fazemos questão de falar com quem se julga no direito de tal acto de cobardia.
Susana Lírio e Jorge Manuel Souto
Já arranjavam um Revisor de Português, não?
ResponderEliminarEstão a ficar desleixados de dia para dia, com tantos erros ortográficos e más pontuações ou parágrafos. Não, não se trata de Acordo Ortográfico nenhum. Ultrapassa isso, em larga escala.
existem aqui uns certos tipos ou tipas, que vem para cá criticar os erros ortográficos, a forma de escrever e outras coisas mais...santa ignorância esta nossa terra é mesmo cheia de gente "culta" mas "curta"...e já agora a menina era mesmo jeitosa..
ResponderEliminarPela poema, aposto na Virginie. Certo? :)
ResponderEliminarPonham uma camera de filmar focada na caixa de correio. É só uma ideia...
ResponderEliminarPois, pelos comentários só pode ser a Virginie. É das poucas ( senão a única) bonita e jeitosa da Terra.
ResponderEliminarSe a "menina é bem jeitosa e bonitinha" e "invejosos não tiraram os olhos dela", dir-se-ia que era bem capaz de fazer levantar até um morto...
ResponderEliminarDe tudo o que falaram neste post só comentam a menina... Bem, a menina cumpre a sua função e pouca gente nova se dedica à igreja como ela. Quanto se é bonita ou jeitosa...muito sinceramente há bem melhor na freguesia. Mas isso não está em questão aqui. E há um comentador que até vem falar na sua honra. O que li aqui em nada desonra a pessoa. É pena que levem tudo para o mau e negativo. Pelos vistos continuam a enviar cartas para caixas de correio. Que tristes. Só mostra que não sabem levar este blog numa boa.
ResponderEliminarLá diz e muito bem a Sabedoria Popular:
ResponderEliminara) Quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele;
b) Quando as folhas abanam é porque faz vento;
c) Quem não se sente, não é Filho de boa Gente;
d) Cão que dorme não se acorda;
e) Pimenta no c.. dos outros é engraçado, no nosso é que arde um bocadinho;
f) Quem tem telhados de vidro, não atira pedras.
Depois de terem sido incomodados alguns dos maiores suspeitos da responsabilidade deste blogue, cuidado, contratem um Polícia...
ResponderEliminarPedia o favor que me esclarecessem uma dúvida: afinal quem são os Cobardes? Os que se utilizam do Povo de Agrela, para fazerem chacota,ou os que depositam cartas anónimas na caixa de correio de determinados Agrelenses?
ResponderEliminarAo comentar, comenta-se o que é importante na freguesia!!! E até digo mais: pelas diversas tarefas tão bem executadas pela menina, sugiro que se faça um busto em sua HONRA! É de louvar uma menina tão nova dedicar-se a tantas tarefas na Igreja em simultâneo. Mas não era outra coisa de esperar tendo sido ela criada por uma grande mulher da nossa TERRA! FUIIIII
ResponderEliminarViva a Virginie
ResponderEliminarMenina com um M GRANDE
Saber estar em várias situações, sejam elas religiosas ou uma pura farra de amigos.
Muitas gostavam de ter a Classe dela.
Parabéns Virginie, por ti muita genta vai a missa, não para ouvir o padre, mas sim para ver o que levas vestido.
Abraço... e cuidado com a inveja ao teu carro
Agrela 21
Quem são as personagens de quem tanto se fala neste blogue? Porque não põe os nomes aos Bois e vacas? F** ** Vou ter de começar a ir à missa para começar a entender os meandros de tamanha espectacularidade, e ao mesmo tempo de tanta mesquinhez e acanhamento? libertem-se, quero dizer, libertem-se os capazes...
ResponderEliminarloloollalada err lolada. Já parece a senhora que teve um filho e continuava virgem, e tanto quanto se sabe, seguidores sectários ou partidários é coisa que não faltam por estas bandas,(cada um dá-lhe o nome que quer)sim, é verdade, cada um dá-lhe o nome que quer. Mas essas boleimas sempre existiram e existirão. Eu iria que pelo simples interesse pacóvio, ou pelo simples desejo... De algo, humanamente inalcançável. Só que não o sabem.
ResponderEliminarAs minhas vindas a este blogue são basicamente semanais, e, face à falta de inovação, proponho que passem a publicar "temas" interessantes, já que, este, o tema actual, não é na minha opinião, digno de observância. Sugiro aos autores deste bolgue que sejam mais pró-activos e com referência a temas que realmente interessam aos habitantes da freguesia da Agrela.
ResponderEliminarE bem haja aos que tomaram a iniciativa. ;)
Cumprimentos.
Virginie:menina jeitosa e bonitinha ??? Meus deus ! Aquela feiosa toda repenicada....Aposto que vai a missa , só para desfilar ...Qualquer dia até dará a comunhão de lingerie , para chamar a atenção..Coitada. Quem pode ter inveja dela ? Há bem melhor na Terra: mais bonitas e humildes !!!
ResponderEliminarDirigo-me aos criadores e aprendizes escritores deste blog : Adorei os vossos casaquinhos com cheiro a naftalina !!!
ResponderEliminarACHAVA MAIS INTERRESSANTE SE ESTE BLOG FOSSE USADO PARA ENCONTROS .
ResponderEliminarDEIXO AQUI O MEU :
BURRO PROCURA BURRINHA,
P /COMPROMISSO SÉRIO E COM FINS LUCRATIVOS.
TRABALHADOR MAS DESEMPREGADO.
POBRE MAS COM VIDA RICA.
NÃO DIZ MAS ESCREVE .
NÃO CHORA MAS RI :
DE QUEM ESCREVE ESTA PORCARIA !
VAMOS LÁ COMEÇAR A RESPONDER AO ANÚNCIO E DAR UTILIDADE A ESTE BLOG :
Tanto se fala na menina .....Não vejo nada de especial . Deixem a míuda em paz ! Já basta as poses que faz na Igreja .Estão a dar-lhe demasiado protagonismo !
ResponderEliminarÉ SEMPRE A MESMA COISA! HÁ SEMPRE QUEM ME VENHA TIRAR O LUGAR ! EU SOU A MISS DAGRELA ! EU É QUE SOU A MAIS JEITOZZZZZINHA E BONITINHA!!!! VAMOS ABRIR CONCURSO PRA MENINA MAIS SEXY DA IGREJA DAGRELA???!!!!
ResponderEliminarPobre Virginie ! A mulher de sonho virou pesadelo .Enterrou-se....
ResponderEliminarAgora também vão po cemitério tirar apontamentos ???!!!
ResponderEliminarViola procura Violino ,
ResponderEliminarAlto e que não se desafine.
CARLAMOREIRA , tu é que querias ser uma PRETTYWOMAN ! Mas para isso , tens de tirar um curso intensivo de passerelle TODO-TERRENO !!!!
ResponderEliminarBem, sinceramente eu não queria entrar com comentários mas como devem calcular quem mexe com os meus, mexe comigo.
ResponderEliminarQuem dera há muitos ter uma irmã como a minha! E não falo apenas do seu aspecto físico, falo essencialmente do seu carácter e personalidade: uma mulher incansável, trabalhadora, honesta e que está sempre pronta a ajudar. Por isso, todos os comentários que possam fazer são pura inveja. Mas nesta Terra isto já é algo normal.
Ah!!! João Sabichão: pelo teu comentário imagino que deves ter levado grande corte da minha irmã. Não te preocupes! Um pacote de nívea no cotovelo e isso passa! TI AMO MANA
Viva a todos! Até agora ignorava, simplesmente, a existência deste blog mas vejo-me forçada a comentar a última notícia visto ser a protagonista para muitas pessoas.
ResponderEliminarO blog seria pertinente se se dedicasse, sobretudo a criticar construtivamente aspectos que não fossem a personalidade, os costumes, o aspecto físico ou até mesmo a vida pessoal de vários habitantes da nossa freguesia. E particularmente nesta notícia, estaria plenamente de acordo com o alerta acerca do sistema de som ineficaz; agora meus caros, é de lamentar que o factor métrico de uns simples saltos incomodasse tanto… O único motivo responsável por esta manifestação talvez fosse o facto de os ter pisado enquanto cumpria minha nobre tarefa mas que me lembre, e tendo em conta a minha boa preparação física, em nenhum momento me desequilibrei.
Estes senhores que tanto ênfase dão às habituais corridas às cabeleireiras por parte do sector feminino, neste dia, bem como das constantes avaliações da campa do vizinho; que moral têm ao demonstrar serem tão minuciosos na observação de uns vulgares sapatos? Será que então estes senhores constituem o exemplo vivo a seguir de enorme dedicação, fé e respeito pelos seus entes queridos já falecidos? Pois talvez tenham usufruído, mais uma vez de um acontecimento tão solene para ficarem na plateia a aplaudir e a fazerem troça de quem passa. Que categoria possuem estes senhores para criticarem de forma ridícula a Lila, o Cindo do Gato, o Baribi, o Baixinho, entre outros? Estes seres humanos podem não ser letrados e até “ignorantes” em algumas atitudes mas talvez ultrapassem em muito, vários hipócritas que se julgam superiores apenas por terem posse a nível monetário mas que de valores interiores, serão eternos famintos!
(...) Relativamente aos diversos comentários, fico feliz por ver que existem pessoas que apreciam a minha participação na vida religiosa da nossa paróquia e não propriamente o que visto ou até mesmo o aspecto físico. Obrigada e gostaria muito que se identificassem para demonstrar minha gratidão. Quanto aos que fizeram comentários negativos, com todo o respeito aceito a opinião e também gostaria de saber quem são para poder, quiçá, demonstrar que estão totalmente errados. É que meus caros, é muito fácil exprimirmo-nos com base no anonimato e passarmos pelas pessoas esboçando um sorriso de pura hipocrisia. Pena confundirem a problemática do calçado, referenciado como inapropriado pelos bloguistas para a ocasião, com o facto de possuir ou não atributos físicos que correspondam aos vossos gostos. A destacar comentários miseráveis que transmitem a ideia de que a Igreja é palco de encenação com vista a protagonismos. Meus senhores, se assim pensam, peço-vos encarecidamente para fazerem uma introspecção. A vida religiosa apenas deve ser seguida quando se é chamado para tal. As “poses” de que falam remetem-se sim, a posturas de dignidade, devoção, humildade, fé e de muita entrega. O “protagonismo” nunca pode ser alcançado neste meio. O serviço a Deus é voluntário e gratuito daí ser apenas e meramente, reconhecido. Mas meus senhores, se acham que as diversas tarefas executadas em prole da Igreja nos capacitam assim tanto, pois sugiro que, em vez de estarem entregues ao ócio e de olhar fixo e maldizente diante um simples ecrã de computador, rentabilizem o vosso tempo e participem também. Com certeza não vos sobrará tempo para críticas já que muito há a fazer na nossa freguesia com vista a progredir! Somos nós Catequistas que dedicamos parte do nosso tempo a ensinar vossos filhos e netos. Somos nós membros do Grupo Coral que dinamizamos a Eucaristia. Somos nós Leitores, que difundimos a Palavra de Deus para a assembleia que assiste. E somos nós Ministros da Comunhão que, carinhosamente nos deslocamos a casa dos vossos familiares já doentes ou idosos.
ResponderEliminarQueria apenas deixar um abraço de coragem a todas as pessoas, instituições, associações e até famílias às quais lhes foram apontados o dedo. Que este gesto venha fortalecer-vos a todos. Não há nada pior do que cair no esquecimento… e nós, fomos lembrados!
E para findar, apenas um pequeno reparo meus caros bloguistas. Estive a pensar e a sugestão das sapatilhas está completamente fora de questão! Depois iriam dizer que não se adequaria à “toilette” escolhida. No próximo ano levarei uns sapatos com mais alguns centímetros para poder olhar-vos bem de cima! Tenho dito
Mais uma vez parabéns Virginie, assim é que fala.
ResponderEliminarCara Virginie Pereira...como alguem que sempre admirou o teu à vontade, digo-te que estás a dar muita importância aos que aqui comentam depreciativamente a tua pessoa. como alguém que já passou um pouco do que passas, deixa-me dizer-te continua com as tuas actividades socio/religiosas, leva a tua vida com alegria e trata de ser feliz, porque esta gente é muito infeliz e muito pobre de espirito..um grande bem haja...
ResponderEliminarLi o post até até ao ponto em que o autor/a refere: A destacar comentários miseráveis que transmitem a ideia de que a Igreja é palco de encenação com vista a protagonismos. Não minha querida, nunca, não... Nunca.
ResponderEliminarAh! E já agora, lembro de que já havia mencionado anteriormente a palavra hipocrisia, pois claro, pois claro... Sugiro portanto, que falemos antes de tacões, ou introspecção. tsss
Como aqui já foi dito e repetido, existissem mais "Virginie's" nesta terra, e tudo seria melhor.
ResponderEliminarA crítica continuada, só demonstra a fraqueza, e mais, as telhas envidraçadas, que a qualquer momento tenderão a estalar.
Não tenho por norma visitar esta porcaria, muito menos perder tempo com comentários, mas acho que a resposta da Virginie foi demasiado boa para a tão pouca cultura destas tristes pessoas que vêm para aqui dar opiniões, quando o que deviam fazer era olhar para si mesmos. Pessoas como a Virginie fazem falta a esta freguesia.
ResponderEliminarComo eu costumo dizer:
INVEJA É CONSEQUÊNCIA DE INCAPACIDADE!
Vamos mas é falar da influência da lua na gravidez das vacas!!
ResponderEliminarUm post , para ver a criatividade e a alegria do povo...
Ora isso é que era! Falar em vacas de fogo! Isso ainda existe!?
ResponderEliminar