quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A iluminação de Natal ...pisca pisca e algumas até já nem se ligaram!

Caros seguidores,

      Natal é festa, comida, família e, em outros anos, também presentes. Este ano a coisa complicou-se e muitos sapatinhos devem de ficar vazios...ou quase. Por esta altura é comum vermos luzes por todo o lado. Mas este ano até nisso se nota a crise.
     Há uns anos atrás, a moda do pai Natal a subir à chaminé invadiu as casas de metade da população. Nalgumas o senhor até parecia estar a enforcar-se, noutras era visível o senhor a subir por algum sítio...mas iria entrar por onde?! É que chaminés não se viam... enfim, o Pai -Natal subia varandas e escalava chaminés de modo a entregar os seus presentes. Este ano, como os presentes serão poucos, já nem se vêm Pais Natal por aí. 
      Os chineses por esta altura fartam-se de vender coisas que pisquem. E aquilo até vai piscando até ao dia em que guardamos o material para o ano seguinte e, um ano depois, deixa de piscar para não ligar sequer. 
Se é visível em todo o lado que a iluminação diminuiu, temendo-se a alta faturação da EDP, quem não se deixou amedrontar por isso foi o senhor da casa da Rua do Souto. Aquilo é luzes por todo o lado. É estrelas, pais-natal, renas, fitas...tudo o que há de novidade na área é possível lá encontrar. Este senhor deveria de ter patrocínio da EDP ou de alguma loja de iluminação. Deveria mesmo de receber um prémio por tanto aprimorar na decoração da sua casa. E o que é certo é que contribui para a felicidade, nem que apenas momentânea, das pessoas que admiram a sua casa. Quem é que ao passar por lá não se alegra com tanta cor ou não se ri com tanta coisa a piscar de forma descoordenada. E chegando-se ao pé avistam-se pormenores interessantes, como o facto das renas se mexerem. Esta é a casa que merece uma visita nesta época do ano. Como já aqui foi citado num post anterior, em Óbidos têm a vila Natal, em Agrela aquela é a casa Natal. No lugar do senhor deixaríamos uma caixinha para moedinhas para apoio de modo a no próximo ano lá conseguir enfiar mais um artefacto. Mas como os tempos correm a caixa desapareceria em minutos.
    Apesar de por aqui as pessoas terem começado a fazer contas à vida e muitos terem reduzido ou até mesmo eliminado a iluminação nas suas casas, em Santo Tirso há iluminação por todas as freguesias. Ali não se poupa...é luzes por todo o lado. Reduzir?! Nem pensar! O povo gosta disto... e não fica a saber o quanto do nosso dinheiro lá está injetado. Viva o luxo! 
        Os Estrelas da Serra lá colocaram a sua árvore junto à Capela Mortuária, mas há alguma avaria?!É que ainda não a vimos iluminada. Já a Junta parece andar com os bolsos vazios, pois há uns anos atrás também eles chegaram a lá ter a sua iluminação. Até mesmo o senhor Damião reduziu o tamanho da sua estrela na igreja, que também já teve uma bem maior na sua entrada. 
         O que se quer, com ou sem luzinhas, com ou sem velas, é que no dia de Natal haja bacalhau em cima da mesa e que as rabanadas estejam à altura. E claro, que o vinho chegue! 
         Já agora, aproveitamos para dar os parabéns às meninas que deram o concerto na igreja, no domingo. Assim se mostra que quando há vontade e talento as coisas acontecem.

       Se não postarmos nada até ao dia, ficam aqui os votos de um Bom Natal e cuidadinho com as espinhas. Há muita gente que se costuma entalar nesse dia.


8 comentários:

  1. Grande iluminação que lá está na casa do homem! Muita sorte tem tido ele em não ter dado um tombo do telhado

    ResponderEliminar
  2. Somo suma câmara rica...

    ResponderEliminar
  3. E agora quem estiver a gastar electricidade com luzinhas de Natal está a colaborar ainda mais com os chineses. Já não chegava comprarmos tudo feito na China e agora os gajos compraram a EDP. Até a consumirmos electricidade estamos a financiar os chinocas...
    Vá lá que o Florindo anima a freguesia nesta época tão negra

    ResponderEliminar
  4. "Há uns anos atrás, a moda do pai Natal a subir à chaminé invadiu as casas de metade da população. Nalgumas o senhor até parecia estar a enforcar-se, noutras era visível o senhor a subir por algum sítio...mas iria entrar por onde?! É que chaminés não se viam... enfim, o Pai -Natal subia varandas e escalava chaminés de modo a entregar os seus presentes."

    Nalgumas, é só uma casta mais recente de seres que ronadam as habitações (não, não trepam chaminés) mas aduzem de todas as formas possiveis e imaginárias ao que se paresentam.

    ResponderEliminar
  5. ...Pois o homem, o senhor florindo.

    Ele é gente boa. Não se mete na vida de ninguém...

    Gosta de iluninar, enfeitar, divertir-se, passar o0 tempo, não fosse um imigrante, onde os hábitos são esses mesmos. Ilunimar a casa a rua, a freguesia.

    Se gasta muito? Não sei. É porque pode. Mas, desde que não caia...

    Este ano está bastante melhor.Tudo simétrico ou quase. Algumas coisas dispensavam-se, mas está engraçado.

    Sorte tem o xaimite. A filha deve estar toda contente.tanta luz, alegria e festa...


    Para ele Bom natal!

    ResponderEliminar
  6. PARA QUE TANTA LUZ.
    MENOS E MAIS BONITA.

    ResponderEliminar
  7. Natal é festa, comida, família e, em outros anos, também presentes. Este ano a situação não é mais do que o reflexo de/dos anos anteriores. Sabem V Ex as deste blogue se por acaso alguém foi encarcerado pela situação em que nos encontramos? De joelhos e de mão estendida? Obrigado.

    ResponderEliminar
  8. O Pai Natal pelo que ouvi dizer, não gosta, e não aprecia muito o blá blá blá prefere antes, ao que ouço, resultados, com ou sem luzinhas de natal. ;) E Depois, por norma... Entrega as prendinhas..

    ResponderEliminar