terça-feira, 10 de janeiro de 2012

As Janeiras já se ouvem

Caros seguidores,

       Todos os anos lá vem algum grupo à nossa porta cantar as Janeiras e este ano não é diferente. Desta vez contamos que apareça apenas um grupo, mas aqui há uns anos atrás já parecia abuso. Chegaram a aparecer à nossa porta 3 grupos a pedir moedinha. Agora com os tempos difíceis que correm parece que tiveram a brilhante ideia de se juntarem 2 em 1 e assim terem alguma coisa. Antes pouco que nenhum. E uma coisa 
é certa, se forem muitos a aparecer o povo não dá nada a ninguém e o assunto fica arrumado. 
        Pois muito bem, este grupo já começou a sua ronda e há novas vedetas em ação. Ao que apuramos, além das muitas caras conhecidas do grupo coral de domingo, que são os "profissionais", juntaram-se também algumas caras da Comissão de Obras da Igreja e da Comissão de Festas. Há ainda estrangeiros e o mais recente "tasqueiro" do Carvalhal que também vem mostrar habilidades artísticas no reco-reco.  O que conta é o espírito e a malta parece andar animada, apesar do frio. E além de animados o pessoal anda prevenido. Então não é que esta malta anda de copinho de plástico no bolso, prontinho a ser enchido por um  vinho do Porto ou seus derivados?!  Assim os donos das casas não têm a desculpa da falta de copos para toda a gente. Tendo uma garrafinha cheia deve de ser suficiente para todos. 
       Se antigamente as Janeiras eram aproveitadas para as meninas saírem à noite e andarem "bem acompanhadas", hoje os tempos são outros e caras de meninas jovens são poucas. Além desta diferença há também a registar o entusiasmo de quem abre a porta. E isto relativamente àqueles que abrem. Muito são os que, ao ouvirem o grupo ao longe, fecham a casa e apagam as luzes para darem a entender que não está ninguém em casa. Povo desta terra, isso é uma falta de respeito. Ninguém vos obriga a dar nada. Já a boa educação diz que devemos de os receber e agradecer o facto de nos virem desejar um bom ano. E se pensam que enganam...estão bem enganados. A desculpa de que não ouviram também começa a ser difícil de pegar...é que os senhores, havendo campainha, encostam o dedo por alguns segundos para que se oiça bem.
             É pena faltarem alguns grandes artistas da nossa terra no grupo. Esta poderia ser uma oportunidade para que se juntassem todos e cantassem porta a porta. A maestrina Maria Callas também poderia ajudar a coordenar o coro... mas já ficamos contentes por saber que, pelo menos a nossa grande maravilha, o Cindo do Gato, anda a acompanhar o grupo. Toda a gente se queixa do frio, mas como atrás das Janeiras pode sempre aparecer um copito de vinho do Porto já ninguém se importa...
           Quando cantarem à nossa porta esperamos que sejam afinadinhos. E podem ter a certeza de que não vamos correr a apagar as luzes e a fechar as janelas.
         Deixamos o alerta para terem cuidado com o piso escorregadio de alguns lugares e segue aqui um vídeo onde o assunto das Janeiras começa no minuto 1:28. E parece que já muitos aprenderam como o Aleixo...

6 comentários:

  1. Já passaram por aqui e dou valor a estas tradições. E lá vinham eles com o copinho... andam prevenidos :-)

    ResponderEliminar
  2. Há muita gente a fazer como o Aleixo e é triste.

    ResponderEliminar
  3. Enquanto cantarem à minha porta afinadinhos ou mesmo desafinadinhos, desde que com a sua própria voz, eu nada tenho contra. E eu, com a minha vontade, livre, para já, apago ou acendo as luzes quando quiser. Quantos ali passeiam com quanto baste de hipocrisia e fingimento, de bondade de ideias ou de opiniões no minímo dúbias... E depois ainda me veem dar música.

    ResponderEliminar
  4. A freguesia d´Agrela está a modernizar-se logo já existem alguns prédios, e a prospeção diz que mais existirao (qunado a xixice voltar ao poder). E cantam-se as janeiras nos prédios? Quê? porta a porta lol...

    ResponderEliminar
  5. Eu canto as janeiras e com muito gosto! O Vinho verde, o tinto, e até o vinho do porto já não são como antigamente! Acho que vou deixar de cantar, porque, a qualidade da retribuição já não conpensa! Cantai vós! Cambada de isomorfos!

    ResponderEliminar
  6. O Vinho verde, o tinto, e até o vinho do porto já não são como antigamente! Isso é impressão sua, os vinhos são s mesmos os tempos é que mudaram, sabe que, a temperatura conta..?

    ResponderEliminar