terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Resultados do concurso de fotografia: Temos fotógrafo?!

Caros seguidores,

Temos aqui dado a conhecer a maioria das atividades que se realizam aqui na terra, mas falhamos aqui no anúncio de uma: o concurso fotográfico "Luzes de Natal" promovido ela associação Estrelas da Serra. Falhamos.... mas em gesto de perdão apresentamos os resultados, os quais tivemos conhecimento após uma visita ao site da associação.
Este concurso pouco ou nada de novo tinha a apresentar relativamente ao do ano anterior. O tema era diferente...mas pouco. Se no ano passado chegamos a ver cartazes a anunciarem o dito concurso, aí espalhados pelos tascos e outros locais, este ano a associação parece só ter apostado na divulgação pela internet e, ao que apuramos, muito em cima da hora. Praticamente só houve 15 dias para se participar no concurso e isso pode justificar o reduzido número de participantes, que foram meia dúzia. Mas como não havia preço a pagar para se inscrever, quer houvessem muitos ou poucos, os euros a saírem do cofre da associação seriam os mesmos.
Pois muito bem, foi com alguma mágoa que não vimos nenhuma foto da casa do Souto, a casa Natal aqui da freguesia. Uma foto desta casa, bem tirada, arrecadaria de certeza o primeiro lugar. Pelo menos o tema tinha sido seguido à risca.
Relativamente aos premiados o primeiro lugar foi entregue ao mesmo do ano passado. O senhor Carlos Vieira deve já ter um stock de máquinas fotográficas bem avantajado. A qualquer altura poderemos estar a ver uma das suas máquinas a de ser leiloada no ebay ou no custojusto.
Parece que temos fotógrafo na terra. Já o senhor Vicente, que até agora era sempre visto de máquina em punho em todas as cerimónias e procissões, parece que anda fugido. E talvez por receio nem se inscreveu no concurso. Não tarda nada e passam a bater à porta do vencedor para fazer as reportagens fotográficas das comunhões e das festas aqui na terra. Tal como dizem os políticos, é em tempos de crise que nascem grande negócios e se descobrem grandes carreiras.  Parece que estes concursos serviram para revelar um novo talento na freguesia. Ou então o júri está comprado.
Uma coisa é certa: parece que quanto a bater fotos ninguém bate o senhor Carlos Vieira. E muito sinceramente damos os parabéns pela sua foto. Não percebemos nada disto, mas toda a gente consegue perceber que se trata de uma boa foto.
E para o ano, a haver concurso fotográfico, mudem o tema. É que a luz está cara. E uma boa parte já é chinesa. Talvez fotos na escuridão ou com a luz do dia sejam temas mais ajustados à realidade sócio-económica.

10 comentários:

  1. Cheira-me a esquema... Estou a brincar. Acho que foi um justo vencedor. Parabéns ao Carlos

    ResponderEliminar
  2. Eu pessoalmente gosto de tascos e semelhantes, locais onde por norma se come, e se bebe bem, do melhor que se produz na tugolãndial e a bom preço, assunto que não existe na freguesia d agrela.

    ResponderEliminar
  3. Eu precisava do primeiro prémio para puder tirar as minhas fotos...

    Quanto ao tempo, acho que mesmo eu sem máquina conseguiria tirar uma foto em 15 dias, e divulgação também não faltou pelo que vi, cartazes em cafés, no site e facebook.

    Falta de interesse das pessoas? Medo da concorrência? Vamos acreditar que foi mesmo por falta de tempo que as pessoas não participaram...

    Quanto ao tema, concordo com a mudança para o próximo ano...mas é preciso é que se faça alguma coisa.

    Foi uma boa iniciativa...melhor só mesmo o porco no espeto do raid.

    ResponderEliminar
  4. Este concurso está inquinado logo à partida, o vencedor é sempre o mesmo! Mas porquê? Será que as fotos são assim tão melhores que a dos outros participantes? Vamos a factos (coincidências talvez)... que o vencedor é da terra já toda a gente sabe e também não é mentira que os outros participantes que conseguiram colocar uma foto no pódio não são da terra, então e o júri de onde é? Conhece o vencedor...Já começa a cheirar a esturro...

    Lince da Tanzânia

    ResponderEliminar
  5. Lince da Tanzânia sempre a meter veneno. Houve lá, como sabes que o 2º e 3º lugar não são da terra?

    ResponderEliminar
  6. O que eu posso assegurar é que o júri não teve acesso o nome dos candidatos de cada foto. Avaliou as fotos sem saber de quem eram. Mas acho que a foto vencedora é indiscutivelmente a melhor. Até um parolo como eu sabe ver isso

    ResponderEliminar
  7. Boas,

    Acho que devem voltar a abrir as inscrições, e fazer novo concurso, pelo vistos agora já há mais concorrentes.
    Houve tempo suficiente, só não concorreu quem não quiz.
    E já agora não esquecer de convidar o Tigre da Tânzania para júri.

    ResponderEliminar
  8. Como neste blog tudo o que não se sabe é porque é segredo... E com isto respondi ali à pergunta,como sei que o 2º e 3º lugar não são da terra.
    E já agora será que alguém sabe quais são os critérios ou também é aqui como o amigo de cima, juntam-se as opiniões de um ou mais parolos e está avaliação feita. Fica a sugestão para o próximo concurso, uma votação aberta no site, afinal o povo é quem mais ordena! E assim já posso ser júri, mas com imparcialidade ...

    Por favor, sou um Lince, não um Tigre. Obrigado!

    Abraço deste vosso Lince da Tânzania

    ResponderEliminar
  9. Eu acho que as fotos eram muito lindas, até um parôlo como eu sabe ver isso. Estou a brincar,eu par
    ôlo não bejo um BOI à frente.

    ResponderEliminar
  10. Ora bem, vou ser sincero... Eu não quiz porque não sou de cá e portanto, não quiz deslocar-me para terra tão distante, já a mnha esposa quiz porque elea sempre quer, mas eu não quiz porque moro na terra de sua majestade... É longe.

    ResponderEliminar