sábado, 18 de fevereiro de 2012

É Carnaval ninguém leva a mal

Caros seguidores,

O Carnaval está à porta e hoje já se sentiu com o desfile da criançada da escola primária. Este ano o governo resolveu fazer apenas mais um corte e malhar em cima dos funcionários públicos tirando-lhes a folguinha que tanto gostavam. Pois é amigos, isto está para ser assim... o pobre que trabalhe que as exceções são só para os ricos... mas o setor privado está livre para optar por manter o "feriado" no dia de Carnaval. Vamos ver quem é que vai ter sorte...
Se esta norma vinda do senhor Passos Coelho for cumprida, aqui a nossa Junta está a laborar na terça feira de Carnaval. Será? Não têm a desculpa do desfile de Carnaval na terra...por isso há que verificar se os seus funcionários vão estar ao serviço, não vá o senhor até vir mascarado de Coelhinho da Páscoa e com os seus passos mansos vir inspecionar... nunca se sabe. Hoje em dia temos que estar prontos para tudo.
Há já muitos anos que não há desfile de Carnaval aqui na terra, mas os nossos vizinhos de Água Longa lá têm mantido a morte do João e este ano, a haver Carnaval, até estão a ter sorte com o patrocínio do Vale Pisão que parece estar a pôr as suas rotundas muito bonitas.... Pena não termos aqui quem patrocine a nossa única rotunda ao pé da escola EB 2,3 e ela continuar naquele estado de abandono. A quem cabe pô-la arranjadinha?! Tanta escultura e obra de arte tem a nossa Câmara nos seus jardins e tanto se gaba dos seus jardins que bem que poderia enviar para aqui uns jardineiros um ou dois dias e pôr ali a rotunda apresentável. Poderia até colocar uma roseiras, já que laranjeiras nãos lhes deve agradar... O corno dispensamos. E aquele caixote de tijolos também é dispensável. Mas é assim: nalgumas rotundas do concelho injeta mais de 200 mil euros, noutras, deixa as ervas daninhas tomarem conta. Talvez seja apenas contenção de custos, já que gastaram muito nos desarranjos da cidade.
Mas o que aqui nos traz é algum saudosismo dos tempos em que também aqui se comemorava o verdadeiro Carnaval português, com o nosso grande Rameira a carpir desalmadamente na morte do João....bons tempos. E o cheiro daquele balde de água  perfumada que caiu para os lados dos Campinhos que parece que ainda hoje se tem o cheiro entranhado nas fuças.... Mas era Carnaval e nada se levava a mal... fosse isso hoje em dia e havia logo polícia no meio.
Há alguns anos atrás as raspas, as bombinhas de mau cheiro e as bisnagas eram a alegria dos mais pequenos. Agora a canalhada de hoje em dia nem sabe o que isso é... e ainda tínhamos o prazer de ver o nosso querido "Merco da Zulmira" que no domingo de Carnaval descia o Pé da Serra trajado a rigor . Mas agora a freguesia parece ter morrido para o Carnaval.  O nosso Presidente da Junta até poderia dar o exemplo e mascarar-se de princesa, por exemplo, apenas porque até já teve experiência, e sair com o trator da Junta atado com latas e percorrer as ruas da terra, verificando que está tudo praticamente igual...apenas mais ervas daninhas nas valetas. Falta de dinheiro?! Ao que se ouve, parece que sim. Talvez vestido de princesa com um vestido cor de rosa e um raminho de rosas na mão consiga obter alguma coisa da Câmara. É Carnaval e o senhor Presidente da Câmara não deverá de levar a mal. Deixamos aqui apenas uma sugestão. E quem sabe não resulta?! Há que tentar!

11 comentários:

  1. Não sou do tempo do carnaval aqui mas lembro-me do merco da zulmira se vestir de mulher ao domingo à tarde. Bom homem, que também se vestia de pai natal na festa da catequese.

    ResponderEliminar
  2. Tem p'raí histórias que não conheço...
    eu quando vinha da escola passava sempre na senhora Filomena para comprar raspas. Agora e tudp perigoso e as criancinhas não podem brincar com nada

    ResponderEliminar
  3. Pensei que tivessem morrido. Mas a verdade é que pouco se tem passado aqui na terrinha. A história do balde vai ficar mesmo gravada na memória.
    Bom post

    ResponderEliminar
  4. eh pá! Hoje nem parecia carnaval aqui na terra. Já não há juventude como no meu tempo

    ResponderEliminar
  5. Não vi o presidente vestido de princesa . Tive pena. Carnaval como antigamente já não há ! Agora as pessoas andam mascaradas o ano todo

    ResponderEliminar
  6. O LADO DICÁfevereiro 23, 2012

    Patrocinar a nossa Rotunda?É para rir? eheheheh
    Caríssimos, a nossa rotunda está com o mau aspecto que se vê exclusivamente por culpa da junta de freguesia. A junta não faz nada de nada, só querem é ganhar o deles e quando se lá vai só após ter ido umas 5 vezes é que se resolve o problema. Se a nossa junta tivesse empenho, o mínimo empenho e gosto, era simples irem pelos muitos montes que temos na freguesia, pegar pedras que lá não faltam e com elas construir algo bonito. Era fácil e sem custos, por exemplo podiam colocar a rotunda coberta de pedras e de 3 em 3 metros por exemplo construir umas espécies de montinhos mais altos para dar um ar mais invulgar à coisa. Pedras no chão e uma árvore no meio, um bocadinho de areia no chão. A minha ideia é dar a entender que se podem fazer coisas giras sem gastar dinheiro, mas dá trabalho né?

    ResponderEliminar
  7. Realmente a nossa freguesia parou no tempo. Só se ouve o nosso presidente de junta a lamentar-se que a câmara não dá nada, pois na verdade o nosso presidente também nada faz, podia pelo menos tentar qualquer coisa para modificar o seu aspeto (mantendo as ruas limpas), arranjar como já foi dito e muito bem a rotunda, organizar um passeio - caminhada (para não se gastar dinheiro, visto não o ter), fazer um arraial.... qualquer coisa agora que vamos entrar no bom tempo!!! sr. presidente de junta faça alguma coisita por nós, não deixe a nossa freguesia parada no tempo!!!!

    ResponderEliminar
  8. Não se podem queixar de falta de atividades na terra. Vendo bem nas freguesias à volta não há quem tenha mais dinamismo do que a nossa. Isto pelas actividades que os estrelas da serra promovem. Já no que se refere a qualquer coisa que a câmara tenha poder, aí sim, não se passa nada aqui. Até se vê pela rotunda

    ResponderEliminar
  9. Primeiro acho que a Estradas de Portugal é que deve de ter a responsabilidade nas rotundas e algumas devem de ser entregues às cãmaras ou outros grupos. Mas se fizermos um pedido especial até pode ser que eles autorizem e depois é só carregar as pedras para sua porta para depois você decorara a rotunda ao seu gosto. Parece-me que teve uma boa ideia e não devemos de desperdiçar a sua força de vontade e iniciativa.

    ResponderEliminar
  10. O lado dicáfevereiro 27, 2012

    Para este último anónimo:
    Onde todos ajudam nada custa! Claro que por lingrinhas como você nada se faz, deve ter medo de sujar a roupa, partir a unha do dedo mindinho do pé esquerdo, ou coisa do género. Seja a responsabilidade de quem for, o certo é que ninguém fez nada estes anos todos e a freguesia é nossa, não é da estradas de portugal. Se não for a gente da terra a se preocupar acham que vão ser as gentes de lisboa lá sentadinhos nos gabinetes a fazê-lo? Coerência por favor! O que eu acho é que a rotunda está como está exclusivamente por culpa do senhor presidente de junta. Pode se fazer algo para a melhorar e lhe compete a ele tomar a iniciativa, quanto mais não seja para arranjar voluntários para a fazer e nesse caso eu ajudarei com todo o gosto. A junta de freguesia o quê que faz? NADA! Para resolver um problema simples tive que ir lá umas 5 vezes, fui aqui à dias lá com o meu filho para dar uns chutos na bola e aquilo está lastimável, as ruas na freguesia estão boas para jipes e tractores, a capela que não tem jeito nenhum e podia ser uma coisa simples está aquilo que se vê. Um presidente de junta deve ir para lá por gosto e ajudar a freguesia e não para ter mais um ordenado. Tem o seu rendimento ao fim do mês, mas e que tal de três em três meses por exemplo aplicar uma mensalidade na junta? Estou a pedir muito?

    ResponderEliminar
  11. E o cheiro daquele balde de notas já era.. acabou-se a mama! Pois... Agora é tempo de pagar a conta! E pelo que tenho vindo a perceber, aparentemente ninguém gosta, já quando tocava a mamar... Era Carnaval, só pode! E já agora, relativamente ao comentário do forunista "O LADO DICÁ" queria só acresecntear o seguinte: Com tanto xuxa na camera sem fazer nenhum, e há tantos anos (é que isto está cada vez pior, e não é concerteza pelo dinamismo)os cidadãos é que vão acartar pedras?! Pois bem, olhe, apresente-se na próxima reunião na camera de St tirso e proponha-lhes que façam coisas bonitas mas sem gastar dinheiro!!!! Tipo uns montinhos com os vareadores e os demais... Ah! E podem por as árvores à sua volta, no meio é que não, já que, sem árvores pelo meio a distância entre eles já seria muito grande...

    ResponderEliminar