quarta-feira, 30 de março de 2011

Os censos e o saneamento

Caros seguidores,
Foi com grande tristeza que ontem, quando finalmente nos dedicamos a preencher a documentação dos Censos 2011, tivemos que colocar uma cruz na quadrícula que indicava não termos água canalizada da rede pública nem esgotos da rede pública. Sentimos que éramos habitantes de uma qualquer aldeola num país assumidamente do terceiro mundo.
A rede de esgotos chegou já a algumas casas da freguesia. Graças a Deus! Ou talvez não tenha chegado a ele: o S. Pedro poderá ter resolvido esse nosso problema ! Outras continuam sem ligação à rede. E é lamentável passar em determinadas ruas ou quelhos onde se vê a água choca a correr pela rua a baixo. Já assistimos a esse triste espectáculo em pelo menos duas ruas: a Rua do Souto e a rua Souto de Cima. Será um problema do Souto?! Acreditamos que não. Certamente existem mais ruas onde isto acontece. Nestas tem sido uma constante. Sabendo nós que numa delas o nosso pároco tem umas habitações...é triste dar este exemplo...enfim.
E com a falta de esgotos as nossas águas ficaram contaminadas. É pena a nossa Câmara gastar tantos milhões em calhaus nos seus jardins e em obras de menos necessidade, como o parque da Rabada onde têm sido investidos milhões, quando com pouco, comparado com o que é o gasto e a urgência nessas obras, se poderia colocar Agrela a viver com qualidade. Pois,  ficamos também a saber que os moradores do tão comentado Vale Pisão vou ter a tão desejada água canalizada. Mas afinal o que somos nós? Cidadãos de 2ª?
Quer-me parecer que na análise destes censos vão associar a nossa terra a uma aldeia no meio da serra. Ah! É verdade! A maior parte das aldeias no meio da serra já têm água e esgotos ligados à rede pública.
Bem, fica aqui um desabafo. E já que a obras que realmente dão nas vistas não são estas, que ficam debaixo do chão, é de esperar que o nosso município continue a manter-nos afastados dos seus planos.
Quer-nos parecer que o nosso município tem é pouco senso!

P.S.: Agradecemos o facto de um seguidor ter corrigido o nome do "Vira-Latas". É realmente Augusto. Foi um lapso da nossa parte.
Já agora, e vendo que há comentários que contêm linguagem imprópria e não vêm de acordo com a natureza deste blog, como alertou a Ana Moreira, avisamos que, a partir de hoje, os comentários estão sujeitos a uma análise nossa. Apenas os que contêm linguagem imprópria não serão publicados. Todos os outros, com as mais diversas opiniões, continuarão a ser publicados. O que queremos é diferentes pontos de vista. A estes que têm comentado neste sentido, continuem!

32 comentários:

  1. já se previa isto desde o inicio, falta de educação! ainda é pior do que falta de àgua e saneamento na Freguesia.
    Estão a incendiar, as próximas eleições ai vai ser pior do que as últimas que houve para a Junta. Só batatada no final... UMA POUCA VERGONHA!
    Agora chegou a sensura!
    Quem cria Blogs, tem de estar preparado para ler de tudo aqui.
    Os únicos que podem sensurar o que é linguagem imprópria,é o próprio servidor onde Vcs colocaram o Blog.

    Deixo aqui uma parte das normais de Blogs

    Violência: Não faça ameaças a outros indivíduos no seu blogue. Por exemplo, não publique ameaças de morte contra indivíduos ou grupos de indivíduos, nem conteúdo que incentive os seus leitores a praticar actos de violência contra indivíduos ou grupos de indivíduos.

    Tenha, calma
    J.P.

    ResponderEliminar
  2. Boas
    Acho que Vcs, não vivem em Agrela, se bem se lembram a Junta, quando era o Sr. Jorge Assunção, tinha um serviço para despejar fossas, náo era a solução, mas sempre ajudava a não ter as mesmas a despejar para as ruas. Mas esta Junta, quando entrou Eng. Augusto Souto, acabou com esse serviço á Freguesia. Agora queixam.se...
    E porque não a Junta voltar a ter esse serviço a população? até termos o saneamento, visto que não é problema camarario, mas sim da empresa que tem a conceção da água e saneamento
    Não resolve, mas ajuda...
    Àgua Longa tem esse serviço!
    Mas para esta Junta é preferivel, lançar boletins informativos, do que ver os problemas que existem na Freguesia, é sempre fácil atirar as culpas para os outros:
    -"Não fazemos porque a culpa é da Cãmara!"

    ResponderEliminar
  3. É Santo Tirso no seu mais puro estado, por estas e por outras é que Famaliçao vai crescendo e obrigado...

    ResponderEliminar
  4. Assim não vale|
    Agora que eu ia descascar... bem a censura
    Deixem o povo falar a vontade.
    Esta gente já esta habituada aos palavrões!
    Devem ler os comentários ás noticias no Sapo, não há sensura e tem mais palavrões do que aqui
    como por exemplo "SOCRATES È PANELEIRO" "PASSOS COELHO QUER É TACHO" e muito mais...
    As pessoas devem ter a educação necessária, para saberem o que escrevem.
    Por isso sou da opinião que não devem sensurar os comentários, desde que os mesmo não sejam ofensivos a degnidade e raça das pessoas.
    As pessoas que dizem esses palavrões (ainda não sei a que vcs se referem), mas tarde acabam por se cansar de escrever aqui e desaparecem por elas próprias.
    Mas como minha opinião não conta, fica só reparo

    Sou contra a censura
    KV

    ResponderEliminar
  5. Agrela está muito bem servida. Engane-se quem pensa o contrário!

    O sr. Presidente da Junta e respectiva família têm um fontenário ao pé de casa que serve para uso e fruto dos respectivos. Se eles estão bem, os outros também devem estar! Esses mesmos também já têm ligação ao saneamento, por isso... para quê fazer pressão?
    E mais, meus amigos, se a Rua do Souto e Souto de Cima, fosse rua de residência do Sr. Eng. Souto já ele tinha levantado e colocado, levantado e colocado, levantado e colocado,(....) os paralelos até acertar. Mas nas partilhas a casa dos sogros não lhe devia ter calhado, senão o problema já estaria, por certo, resolvido. Com passeios e tudo!
    Quanto ao que se fala aí do povo estar agitado por novas eleições, é porque ele não está satisfeito. Não pensem que é por tapar a barriga aos +65 que tapam os olhos aos restantes.
    Façam a ligação do saneamento e da água canalizada, senão estamos em 2021 a queixarmos do mesmo, aquando dos próximos censos. (não me admirava nada!)

    V.

    ResponderEliminar
  6. Para o senhor V que está pouco informado, se ele quiser também pode levantar os paralelos da rua dele ou o alcatrão e voltar a pô-lo quando quiser. isto se o fizer como o senhor augusto souto que pagou do bolso dele

    ResponderEliminar
  7. Ou foi o próprio Sr. Eng.º Augusto Souto que respondeu, o que fez muito bem. Ou se alguém o fez por ele... viva a união que existe!

    Não falem assim tão abertamente, que os agrelenses com a falta de recursos que existem, pensam que é tudo facilidades e ainda se põe a levantar paralelos e o alcatrão. Mas depois faltam os conhecimentos... Vocês entendem?!

    V.

    ResponderEliminar
  8. Então pessoal do Blog!!!?????
    Posso escrever ou não?? ou será que me vão bloquear?
    Senão se pode dar umas piadas aqui, ok digam, mas respondam.
    Grande Marketing este Blog, parabéns mais uma vez, em 3 dias conseguiram mais cromos no Facebook do que A.Estrelas da Serra em 2 anos.
    Se o autor(a) deste Blog se candidatar a Presidente da Junta, meu voto é garantido em ele ou em ela.

    VIVA Agrela
    Viva a parvoice, que levam o ego

    á e não se esqueçam de responder ao Trombone, se pode continuar a escrever. Vou tentar ser mais educado.

    Não se esquçam de tomar banho hoje, para irem para a cama cheirosos... mulher gosta

    TROMBONE (SUPRO de BEIÇOS)

    ResponderEliminar
  9. Para o Anónimo que respondeu ao SR(a) V
    Gostava de ver isso provado... grande mentira essa que disse.
    Augusto Souto comparticipou, não pagou a totalidade. Para que saiba essa rua teve 4 intervenções, e só na última é que foi comparticipada... Porque? eu digo... Senão o Augusto Souto tinha de fechar a garagem subterranea que tem.
    E ainda mais grave, foi acabar (tapar) por completo a liha de água~com saida as insuas.

    Fala quem sabe

    ResponderEliminar
  10. Gostei...
    Deixaram passar o meu comentário
    Pena que hoje no posso estar aqui mais tempo
    tenho de ir a fisioterrapia do... vcs imaginam
    senão qualquer dia quem me enterra é o Baixinho e o seu amigo AUGUSTO... Força Augusto, que ontem eras Fernando, que nunca te doa as mãos...
    para pegar nela(*)

    (*) na Pá

    Esta não posso deixar de contar..
    Vocês sabem que Agrela é a Freguesia do Distrito do Porto, com mais jovens formados por metro quadrado? aaa e esta ei?
    Também temos coisas boas nesta freguesia
    Viva a Juventude!!! que nunca lhe doia a cabeça... do....
    dedo claro (não se pode dizer asneiras)

    Abraço do TRombone (Agora de Supro)

    ResponderEliminar
  11. Desgraçadamente Invejosomarço 30, 2011

    Quem é p Eng. Augusto Souto???? Não se mete na vidinha de ninguém?? Não anda nas tascas (anda de bicicleta)e parece-me que não precisa de arranjos para fazer uma obrita à sua porta, na o qual deu terreno ao erário publico, fez um passeio e ainda reclamam este Sr. deu 200 votos de diferença ao "grande PS da Agrela"... invejosos...

    ResponderEliminar
  12. Brincalhãomarço 30, 2011

    Trombone --menino ou menina assim sim com educação....é mais bonito assim... pois a tua mãe pode ler estas intervenções e ficar escandalizada..

    ResponderEliminar
  13. Isto aqui é melhor do que Fisioterrapia

    Vocês sabem...?
    que Agrela, tem uma das melhores fabricas(metalurgia) e colocação de barreiras snoras do (pais???
    ...a pois é

    Viva aos industrias da freguesia e aqueles que aqui se instalaram

    O Trombone (Agora sopras como quiseres...)

    ResponderEliminar
  14. Mais uma vez toda a gente preocupada, para ver quem fez mais, quem meteu mais ao bolso, quem ganhou mais votos... PORRA parem com isso.
    Porque atacarem uns aos outros??? aqui
    e depois andam todos aos abraços só para Zé ver!
    O povo de Agrela tem intelegência suficiente para escolher o melhor, não passem atestados de ignorantes!!!! deixem disso, porque isso só tem uma nome.... PARVOICE!

    Porra já me chateie...
    Agora quero ver como vou conseguir bufar no Trombone...

    Tenham calma, senão que isto esta a começar.

    O Desgraçadamente invejoso, estava a escrever de Raiva... calma amigo!

    Tem de fazer.... se... para aliviar esse stress

    O Trombone (Agora ninguém sopra)

    ResponderEliminar
  15. Resposta ao Brincalhão

    Sou menino (mas já velho), infelizmente minha mãe já não lê.
    Mas acho que minhas declarações não escandaliza, porque minha educação foi aberta, respeito todos e gosto de levar a vida na boa, sem prejudicar ninguém.

    Obrigada mãe por me educares assim

    Bem dizia ela...
    Um dia todos bom querer tocar no teu Trombone

    Força Brincalhão

    O Trombone (agora deixo soprar... mas devagarinho)

    ResponderEliminar
  16. Brincalhãomarço 30, 2011

    "Vocês sabem que Agrela é a Freguesia do Distrito do Porto, com mais jovens formados por metro quadrado?...."ai é, então e onde andam estes jovens, que fazem eles pela nossa freguesia,onde está o empreendedorismo destes jovens...eu que trabalho numa freguesia de um concelho vizinho e lá existe uma quantidade de acções levadas a cabo pelos jovens, em conjunto com as autarquias (junta e câmara), com a igreja, com empresas, com associações (de pais e ludicas), aprendam jovens d'Agrela, vocês servem para pouco mais do que juntarem-se e irem beber uns copos...

    ResponderEliminar
  17. Desgraçadamente Invejosomarço 30, 2011

    Trombone, já pareces o mediador......ok...aquilo não foi raiva, mas justiça, não sei se percebes...

    ResponderEliminar
  18. Apoiante do senhor misteriosomarço 30, 2011

    E que tal começarem a comentar directamente sobre o que os senhores misteriosos escrevem? E aproveito já para lhes dar os parabéns. E sim senhor, é uma grande verdade que a Câmara dá prioridade a outras obras para lavar as vistas e está-se a lixar para o saneamento e água de agrela... Se eles tivessem água contaminada a correr nas torneiras como nós temos já se tinham avispado

    ResponderEliminar
  19. Resposta ao Desgraçadinho Invejoso
    Ok amigo etendi
    mas não sou moderador,gosto de levar a vida sem essas confusões, nas entendi a tua resposta.

    Trombone (Hoje, não te deixo tocar... como estas ainda estragas..rs)

    ResponderEliminar
  20. Resposta ao Brincalhão

    Os que se juntam e bebem uns copos ainda, não contam para os formados...

    O pessoal trabalha, fora e alguns até no estrangeiro... sabia que uma das melhores investigadoras de produtos cosmeticos ( espero não estar enganado), já fez investigação numa multinacional fora do pais?
    Grande entrevista no JN, ainda o tenho guardado.
    Nesta terrinha nada se pode fazer, em conjunto com ninguem... acha que o Padre, Junta ou a Câmara colaborava com alguém... ou é da cor de quem esta là... ou não consegue nada.
    A freguesia que temos, infelizmente.

    Porra hoje o pessoal tocou de mais no Trombone

    Viva a liberdade de expressão!

    ResponderEliminar
  21. Trombone
    Resposta ao Apoiante do Senhor misterioso
    Força mano, vou.te dar uma para comentares
    A Câmara de Santo Tirso, sem dinheiro para obras necessárias e acaba de fazer 20 00 boletins informativos... valor imagina...15 000€
    (talvez não chegue), para que? promover a imagem do Presidente... acho que todos devemos denunciar esse roubo de dinheiros públicos

    Força no Trombone

    ResponderEliminar
  22. Brincalhãomarço 31, 2011

    "já fez investigação numa multinacional fora do pais"...boa Trombone....salvo erro foi n' Alemanha e já ganhou um prémio sobre nano...qualquer coisa...e já agora parece que este investigadora Agrelense é sobrinha do antigo presidente da Junta o Engenheiro Souto....

    ResponderEliminar
  23. Fala a parte de Agrela que está satisfeita!

    Precisamente porque não diz amém a quem pensa que agitação é sinal de insatisfação.
    Há quem se agite, provavelmente, porque as eleições não são um convite para o “poleiro”, desta forma, desperta insatisfação a quem, e seguindo a dica, não comeu junto com os pobrezinhos idosos que puderam encher a barriga. E lembro! A democracia é uma forma de dizer não as falsas intenções de desenvolvimento da freguesia.
    Não chega descartar nos outros a obrigação de resolver o problema de saneamento, por isso sugiro, fazer-se uma vaquinha na Junta de freguesia para se realizar o tão desejado serviço cumprido em mandatos anteriores, limpeza das fossas.
    E quanto ao boletim informativo, apenas para os leitores atentos, muitas acções estão lá descritas que dão prova da resolução dos problemas da freguesia. Quando não havia criticava-se agora que há critica-se na mesma?

    Povo decide-te? Assim não dá?

    Filho da terra.

    ResponderEliminar
  24. Continuam a falar e gostava de colocar algumas questões inocentes ou pertinentes:

    1ª Quantas casa na Agrela estão preparadas para ter saneamento publico?

    2º Quantas dessas casas já fizeram a ligação ao saneamento?

    Nota: Se calhar vamos ter uma surpresa na taxa de adesão, é que falam, falam, falam, mas ligar à rede publica.....

    Agora quanto à responsabilidade da Camara:

    - Como se chama a empresa responsavel pelo saneamento?

    - Quantos municipios estão agregados a este projecto?

    - Sendo verdade que o concelho de Famalicão faz parte deste consórcio alguem me sabe responder qual a taxa de cobertura nesse concelho?

    Notas finais:

    Muita gente fala, fala, fala, mas na hora de aderir ao serviço esquiva-se.

    Muita gente fala, fala, fala dos vizinhos (Famalicão) e se calha nem sabe quantas freguesias tem o referido concelho (não procurem tem 49)

    Muita gente fala, fala, fala e nem sabe de quem é a responsabilidade de concretização dos projectos adjudicados (não é da Camara mas sim da Aguas do Ave)

    Abraço

    ResponderEliminar
  25. Sr Censurado,

    Vejo que é um grande defensor da nossa câmara e seus respectivos representantes, faço então apenas uma questão, que fez a câmara a favor das suas freguesias (retiro a cidade de santo tirso, visto que tem belos jardins e belos passeios e belas esculturas e belas obras de restauração inacabadas e outros tantos belos afins)? Se já não é a câmara responsável pelo saneamento quem tem de fazer pressão sobre a empresa que não faz o prometido? Ou será que não faz por falta de pagamento por parte da câmara? O que por acaso acontece em variadíssimas situações... Dê me apenas uma boa resposta, que não seja apenas para colocar mais beleza no que vejo na cidade, e pode ser que eu mude de opinião quanto à boa presidência que temos na nossa câmara municipal.

    Abraço

    ResponderEliminar
  26. estou inteiramente de acordo com a noticia, mas o mais engraçado é continuar a ver a água a correr pelas ruas abaixo quando já existe saneamento no local, como é o caso da Rua do Facho, ninguém faz nada, será que ninguém vê,ou fazem de conta?(a maior parte das casas nessa rua já fez ligação ao saneamento mas mesmo assim continuam a despejar a água das máquinas de lavar para a rua.

    ResponderEliminar
  27. Boa tarde, meninos e meninas bonitas... os feios ficam de fora

    Então hoje não há fofocas????
    Este blog não era para mandar uma fofocas cá para fora??
    Até agora só mandaram problemas que afecta a Freguesia
    Vá lá uma fofoca p.f.

    Trombone (só a noite é que podem soprar)

    ResponderEliminar
  28. NOTA PRÉVIA:
    O autor do blogue deve, sempre que existam alterações de procedimentos, comunicar aos leitores. Ontem ao colocar o meu post deparei-me com o facto do mesmo antes de ser publicado estar sujeito à aprovação do autor. Essa situação provocou o envio da minha parte de 3 vezes o mesmo texto, 2 com o nick 93825 e a ultima com o nick Censurado. O autor optou pela bulicação com o nome Censurado, no entanto peço que considerem aquele com que me apresentei inicialmente 93825.

    Resposta a Mulher,

    Antes de mais permite-me dizer que, no meu entendimento, começa o seu comentário com uma visão redutora, dando a ideia que apenas se preocupou em aferir qual a cor politica que defendo.
    Digo desde já que nunca verá escrito por mim chavões como: “A Camara não faz nada...”, “A junta nada faz...” etc, tentarei ser sempre objectivo nos meus comentários e sem pudor farei criticas e louvores a quem eu entenda por bem.

    Não mostrou nenhuma preocupação coms as 2 primeiras questões que levantei e penso serem fundamentais para aferir a diferença entre aquilo que as pessoas falam e aquilo que as pessoas querem. Toda a gente fala ha anos no saneamento, mas na hora de aderir......
    Deixo já aqui uma palavra de apreço ao Eng Augusto Souto que publicamente disse que por uma questão de exemplo foi dos primeiros a colocar o saneamento, mas que havia alguma resistencia nas pessoas a aceitar a colocação (posso não estar a ser preciso nos termos, mais foi mais ou menos isto que foi dito, claro reuado à data em que começaram as obras).

    Quanto à hipotetica pressão para dar primazia ao Concelho de Santo Tirso, desculpe mas demonstra que não conhece os meandros de uma empresa que é composta por 12 Concelhos em que todos, seguramente, se poe em bicos de pés para serem os primeiros.

    Quanto suposição que não acontece por eventual falta de pagamento, é grave e leviano o que diz se não tiver alguma coisa que sustente a afirmação. Eu desconheço.

    Farei todo o gosto em comentar post que se refiram ao investimento nas freguesias, com o principio que enunciei no inicio do comentário: com critica sustentada, sem critica facil.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  29. Agrela City Newsmarço 31, 2011

    Resposta a 93825,
    Tivemos em consideração o seu comentário, mas por acaso não reparamos no nome que utilizou, simplesmente colocamos o último comentário deixado. Quanto ao aviso, este foi deixado neste mesmo post, nas últimas linhas do PS. Contudo, pedimos desculpa pelo incómodo.

    ResponderEliminar
  30. Ok, percebi às posteriori. Tenho pena que tenha de ser assim, no entanto entendo que para não "abandalhar" o blogue tenha de ser assim. Deixo o repto às pessoas para não usarem linguagem imprópria e ao/a autore(a) do blogue para dar uma segunda oportunidade às pessoas se expressarem livremente, removendo no entanto os comentarios considerados impróprios e se assim continuar aplicar novamente esta medida preventiva.

    ResponderEliminar
  31. Pró Nortemaio 04, 2011

    Boas,
    Só para os comentadores, terem conhecimento, desta noticia, Freguesia com 50 Habitantes, com saneamento e água, noticia do Jornal Sol.
    Será que Agrela, não dá lucro a empresa que explora o saneamento e a água???

    "O abastecimento domiciliário de água já chegou aos cerca de 50 habitantes da localidade de Almadafe, no concelho de Sousel, que viram concretizado «um sonho com mais de 30 anos», anunciou hoje o presidente do município.
    O presidente da Câmara Municipal de Sousel, Armando Varela, considerou que «esta não é uma obra qualquer, é a dignificação das gentes de Almadafe e é dotar a localidade daquilo que é mais básico no século XXI, de água»"

    PróNorte

    ResponderEliminar
  32. Sobre os outros comentários: "Todos os outros, com as mais diversas opiniões, continuarão a ser publicados. O que queremos é diferentes pontos de vista." Comentei 2 vezes, sem faltas de educação e com linguagem própria, aguardo agora, apenas por uma mediação responsável..."

    ResponderEliminar