quinta-feira, 23 de junho de 2011

Cuidado nos festejos de São João!

Caros seguidores,

Apesar de pertencermos ao concelho de Santo Tirso e o “Santo do concelho” ser o São Bento, os agrelenses sempre foram mais adeptos de festejar o São João. Quem trabalha em fábricas daqui até faz por trocar o feriado de 11 de Julho, do São Bento, pelo de São João, a 24 de Junho.
O São João de Sobrado sempre teve muitos agrelenses nas suas noitadas e no cortejo da Bujiada. Nessa madrugada a serra para Sobrado era frequentada por inúmeros agrelenses que a pé, de bicicleta, mota ou carro lá iam para ver o fogo e os artistas. Os piolhos ainda continuam nas suas caminhadas até aos vizinhos para apreciarem a noitada. E a pé é que devia de ser. O combustível está caro.
Muitas são as casas em que hoje vai haver sardinhada e bailarico. Mas ao preço a que a sardinha está hoje, é bem capaz das fêveras tomarem conta dos assadores. Se aqui no rio Leça houvesse sardinhas não faltava gente hoje na Ponte de Pau, de cana na mão a tentar pescar qualquer coisa.
 Hoje é que os da Comissão de Festa da Senhora da Guia podiam fazer um bailarico no largo com sardinha assada. Iam ao lago do Pacheco, avançando o muro, e pescavam lá uns peixitos para pôr no assador e o que o povo quer é vinho. Nem dava pela diferença entre as sardinhas e o peixe que comia.
Os Estrelas da Serra podiam ter promovido um concurso de lançamento de balões para ver qual o balão que se aguentava mais tempo. É uma ideia a terem em atenção para o próximo ano.
Já que aqui falamos de balões, aproveitamos para prevenir a malta para averiguar a trajectória dos seus balões. Não vá o OVI (Objecto Voador Identificado) aterrar no terreno do vizinho e chegar lume à plantação de batatas que lá tem ou arder a palha toda. E depois, para o Rally de Rolamentos, é preciso importar palha que a da terra ardeu toda. É espetar o focinho para o ar e só tirar os olhos do balão quando este se tiver apagado. Muitos nem o chegam a ver no ar. Acaba mesmo por arder antes de subir. Mas os mais experientes têm que estar atentos. Hoje é o dia em que o Kit de Intervenção aos incêndios tem que estar pronto a entrar em acção o mais rapidamente possível. Esperamos que o Senhor Presidente da Junta tenha tomado as devidas providências e que tenha a sua equipa pronta. Cuidado com o vinho que rega as sardinhas. Na hora de pegar no carro para apagar o fogo ainda têm é vocês que pedir auxílio.
Esta era também a altura em que os vasos iam parar à porta da igreja. Por isso malta nova, se hoje andarem de casa em cada na recolha de vasos, estão desculpados pela "rebeldia". Agora tenham em atenção ao que levam. Há muitas senhoras que estimam os seus vasos mais do que aos maridos. E essas podem estar na janela à espreita e prontas a vos dar um mangueirada.
E há aqueles para quem o fim-de-semana é em grande. São João e comunhão. É festa até dizer basta. E viva o São João!

7 comentários:

  1. Burros como sempre,

    Concelho é diferente de conselho, e o que devias estar no vosso texto era CONCELHO!

    Mais, o orago do nosso concelho não é nada o São Bento mas sim Santa Maria Madalena.

    Compreendemos que peixarias e universidades no meio do monte não vos ensinem muito.

    ResponderEliminar
  2. Para este último anónimo: Oh amigo, se te achas tão inteligente e que os criadores são uns burros ignorantes, só revelas que não és esperto. Caso contrário, senhor letrado e de muita cultura, não estarias a perder tempo a ler isto.
    E ninguém disse que o orago do concelho era o São Bento. Vê se interpretas as coisas em condições.

    ResponderEliminar
  3. Já estou mais tranquilo. Ainda vai haver palha para o Rally. A não ser que o primeiro que comentou aqui a coma toda até ao dia rssss

    ResponderEliminar
  4. o concurso de balões é uma boa ideia. há gente com muita experiência em balões.

    ResponderEliminar
  5. afinal temos "pobo" muito letrado na nossa "terriola", muito bem, amiguinhos....

    ResponderEliminar
  6. ho jente da minha terra... vamos ter juizo... s.joao ja se acabou e o s.pedro está a começar...balões para quê????????

    ResponderEliminar
  7. A Turma Lusa de Lisboa, um pequeno grupo de praticantes de lançamento de balões de S. João, é de opinião que um concurso de balões em época dos santos populares seria extraordinário. Isto já acontece em vários países e atrai muito turismo. De qualquer forma é mais fácil de se realizar um evento deste tipo aí no norte do que em Lisboa, onde praticamente esta tradição deixou de existir. Devemos ser dos poucos que ainda colorimos o céu com nossos balões.
    Nós temos também um informativo dedicado a tradição do balão sãojoanino onde divulgamos noticias e fotos de lançamento de balões por todo o país, do qual enviamos por mail a vários praticantes ou simplesmente aficcionados desta tradição. Nós editamos o informativo mensalmente e caso desejem recebe-lo (qualquer pessoa)é só nos solicitar por mail que nós enviaremos com todo prazer.
    Nosso mail é: turma.lusa.mensagens@hotmail.com
    Saudações baloeiras
    Francisco Silva
    TURMA LUSA DE LISBOA
    "Balão no céu, alegria na terra"

    ResponderEliminar