domingo, 26 de junho de 2011

Estudo muito mais do que topográfico da nossa freguesia: lugar a lugar.

Caros seguidores,

A topografia  (do idioma grego topos, lugar, região, e graphein, descrever: "descrição de um lugar") é a ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a situação e a localização deles que podem ficar em qualquer área (in Wikipédia).  
Quem já pagou um estudo topográfico do seu terreno sabe bem que a coisa fica cara. Pois muito bem, nós faremos aqui um estudo bem mais profundo das áreas territoriais da nossa freguesia,  falando daquilo que realmente interessa. Ou melhor, daquilo que, embora muitos digam que não tem interesse nenhum, ficam todos interessados em saber mais alguma coisa. E esta análise terá a grande vantagem de ser gratuita e, olhando para este estudo, todos perceberão o que lá está escrito. Sem problemas de interpretação. Se bem que, ao que temos sondado, há ainda quem interprete as coisas que aqui são escritas de modo bastante incorrecto. Mas enfim, nem todos tiveram oportunidade de estudar, outros até tiveram mas a cabeça não deu para mais e outros, que embora tenham estudado, ainda hoje não se percebe o que lá andaram a fazer nem como terminaram os estudos. É daquelas coisas que continuam a ser muito estranhas. E agora há aqueles que tiraram as Novas Oportunidades e o mesmo é dizer que sabem o que aprenderam quando andaram na escola. Agora têm é mais um papel na gaveta e nas estatísticas da área Portugal subiu inacreditavelmente nos últimos anos.  Mas quem somos nós para falar nestas questões se o nosso próprio ex Primeiro Ministro tirou o seu diploma num domingo e com cadeiras feitas por fax e leccionadas pelos seus amigos...
Há algum tempo atrás fizemos uma análise daqueles que entraram no concurso das 7 Maravilhas d' Agrela, desta vez faremos o mesmo mas relativamente a lugares.
Os tempos em que se faziam cortejos e torneios de futebol por lugares da freguesia já lá vão. As rivalidades que sempre existiam, nem sempre saudáveis, ainda hoje fazem parte das conversas de muitos.
Durante a próxima semana começaremos a publicar os nossos textos sobre os lugares da nossa terra. Falaremos de pessoas emblemáticas e carismáticas desses locais, histórias e acontecimentos memoráveis que aí ocorreram e muito mais. Para que  possamos publicar fotos desses locais, sobretudo fotos gerais, panorâmicas e de ruas principais, pedimos a  vossa colaboração.
Podem-nos enviar a vosso foto para o nosso mail: agrelacity@gmail.com
Se quiserem salientar algo de especial sobre determinado lugar podem enviar as vossas histórias para o mail. O vosso anonimato será totalmente garantido.

2 comentários:

  1. Até é de admirar. Normalmente os estudos ficam muito caros. É ver o que se gasta em estudos de obras neste país. Mas você saõ o exemplo de serviço público gratuito.

    ResponderEliminar
  2. Sempre que havia jogos de lugares havia porrada. Nos jogos do Pé da Serra e do Facho era quase garantido. O meu lugar é muito calmo

    ResponderEliminar