quinta-feira, 2 de junho de 2011

A Moutela anda concorrida: este domingo é para votar.


Caros seguidores,

Domingo é dia de eleições. O povo agrelense dirigir-se-á à Junta de Freguesia para tratar de enfiar o papelinho dentro da urna. O que lá vai para dentro não sabemos, mas não deve de fugir à onda laranja que sempre se regista na nossa freguesia. Somos uma freguesia que gosta de sumo e no concelho fugimos um pouco à regra, sobretudo em eleições autárquicas.
Lá vai a Moutela receber mais uma enchente de pessoas neste fim-de-semana (a não haver muita abstenção). E para acabar de vez com a abstenção no nosso país, é pôr um porco no espeto e umas minis a circular à porta das urnas que o povo vai lá todo.
 Se calhar a Comissão de Festas da Senhora da Guia poderia montar o seu tasco ao pé da casa do Floriano do Souto. Vai ser um local de muita passagem e sempre podem fazer umas últimas sondagens enquanto emborracham alguns, que abrindo de mais o bico, poderão revelar em quem votam.
Quanto às mesas de voto, sabemos que há quem muito queira lá estar, mesmo sem competência nenhuma. Mas enfim… Era acabar com os pagamentos que já não havia tanta gente a querer ir para lá.
Na hora de votar muitos se esquecem que o voto é secreto e domados por outros sentem-se no dever de votar neste ou naquele partido. Mas anda tudo a dormir? Esta gente compra votos de uma maneira que até dá pena ver. Com um favor aqui e outro ali começam a angariar votos como quem arrebanha o gado. E quem se deixa comprar mostra mesmo que deve é ser tratado como gado, já que não raciocina, não opina, e deixa-se domar.
Já aqui falámos sobre a necessidade de calma na hora de contagem de resultados. Luta livre, boxe, Karaté e outras vertentes de luta são dispensadas neste dia. Por isso, sugerimos que o senhor Casa Grande vá para lá para a porta, tipo segurança, e imponha algum respeito.
A palavra política tem as suas raízes na Grécia antiga, em grego é uma palavra originada de polis  que por sua vez quer dizer cidade,  entendida como a comunidade organizada, formada pelos cidadãos.  Politika são os negócios públicos dirigidos pelos cidadãos: costumes, leis, organização da defesa e da guerra, administração dos serviços públicos e das actividades económicas da cidade.

Logicamente que, debatendo temas da nossa terra, de alguma forma temos que associar a política. Impossível seria abordarmos temas tão diversos sem, como sociedade civil e democrática que somos, nos pronunciarmos politicamente. E a política está obviamente associada a partidos. Muito já têm comentado sobre a nossa cor política. Já nos associaram a bloquistas, a rosas e a laranjas. O arco-íris, por esse motivo, deve definir-nos enquanto política. Não nos associem por esse motivo aos gays que elegeram estas cores como bandeira. Mas agora toda a gente é obrigada a ter uma cor política? Temos os olhos abertos, temos as nossas opiniões. Quando as coisas estão bem não nos poupamos em elogios. Já quando não concordamos as criticas estarão em cima da mesa. E quando nos pautamos pelo bom senso, sem fanatismos, é natural que concordemos com alguns aspectos dos verdes, dos laranjas, dos rosas, dos vermelhos… enfim, com todos eles. Cegos são aqueles que enxergam apenas uma cor. Felizmente vemos muito bem. E também ouvimos sem dificuldade. O branco também é uma cor. E ultimamente tem ficado muito bem. 
Domingo votem com consciência, deixem-se de fanatismos. A política e os partidos não são um clube de futebol. 

8 comentários:

  1. Esta atrocidade escrita continua ....Continuam a citar nomes, insinuar coisas.... Coitados de vocés. Podiam aproveitar a vossa imaginação e conhecimentos em prol do povo,mas não... Teimam, persistam em criticar ,e rir dos outros.
    Que triste situação, que triste terra , pobre e vazia em cultura ...O que é publicado não é digno de qualquer mérito. Tenho pena das vossas mentes venenosas e portanto inteligentes.è desolador assistir as calúmnias , aos comentários impróprios , aos insultos indirectos... è simplesmente cobardia nua e crua ! O melhor na verdade é o desprezo ....
    o meu comentário é demasiado superior a todas as vossas publicações desavergonhadas e despropositadas.

    ResponderEliminar
  2. Eu voto sempre. A verdade é que é quse tudo do mesmo. Mas de uma coisa tenho a certeza. Pior do que o que lá está não se arranja em lado nenhum. Já não posso com o focinho do Sócrates nem com aquele discurso de ilusão.
    O Casa Grande não deve de ser preciso nestas eleições. Mas nas próximas para a freguesia é melhor chamar o homem.

    ResponderEliminar
  3. é pena não darem porco no espeto e minis nesse dia. Um porquinho como o de domingo caia muito bem.
    na falta de porco vamos ver se se ganha um coelho!
    na nossa freguesia não faltam ursos que domados pelos seus domadores vão votar como cordeirinhos e andam na asa deles todo o ano sem fugir da linha. Mas mesmo assim acham-se os maiores.
    E o rameira já deve de estar com a bandeira pronta. Grande rameira, prepara o pano laranja que domingo deve de sair á rua

    ResponderEliminar
  4. É tudo a mesma mer... Tudo quer é mama. Mas este que lá está já mamou que chegue. Chupou tudo e nao deixou nada. Só deixou mais dívidas.
    Fora com aquele gajo e chamem o Cindo para o governo

    ResponderEliminar
  5. se a politica fosse como um club de futebol era fácil de votar e com certezas. Votava-se no FCP. Com o Pinto da Costa na frente deste país isto não estava assim

    ResponderEliminar
  6. O problema do nosso país é ter muitos pintos da costa no governo, que só pensam em roubar e chular os outros!!! Agora até adoptou uma criança, se isto pega moda no governo vai ser bonito... além de dar de mamar a eles, tb tem k dar de mamar ás crianças

    ResponderEliminar
  7. Bom dia...

    Qual é o ojetivo deste blogue?? O objetivo??


    Está-se a cair novamente no degredo e no mal dizer. Nem sequer escárnio é...


    Mas, enfim.

    Dede os bloguistas aos "postistas"..

    É uma no cravo outra na ferradura...


    Até domingo...

    ResponderEliminar
  8. Confesso que o que mais me espanta, são as pessoas que entram neste bloque para se dar ao trabalho de criticar um assunto que não gostam e pelos vistos, não apreciam!! Não sei o que se chamará a isso!... Quando algo não me interessa, não perco tempo a ler sobre o assunto... Mas parece que há pessoas que o fazem....
    Se calhar é com o medo que um dia se escreva alguma coisa a seu respeito!!
    Quanto às mesas de voto, está aí uma coisa que me irrita particularmente... Normalmente encontra-se lá sempre as mesmas caras... sedentas de algum rendimento extra... mas verdade seja dita, conheço algumas, e parte delas em nada contribuem para o desenvolvimento cultural e político da freguesia... Mas na hora de ganhar mais um dinheirinho, com umas cunhas às entradas, lá estão elas!! Sentadas, em poses altivas e vozes magistrais!!
    Talvez fosse melhor fazer outro tipo de selecção, quanto mais não fosse, para vermos caras diferentes e não enjoarmos!!...

    ResponderEliminar