quinta-feira, 9 de junho de 2011

O Boletim Informativo da Junta de Freguesia chegou às nossas caixas de correio

Caros seguidores,

Foi no sábado que as nossas caixas de correio receberam o boletim informativo nº 3 da Junta de Freguesia. O carteiro agora só aparece de dois em dois dias, mas este fim-de-semana andaram os membros da Assembleia de Freguesia feitos ardinas, de caixa em caixa a espalhar notícias.
Vamos agora fazer uma breve análise sobre o dito jornal:
1-Quando começámos a ler o jornal ficamos logo bastante “animados” com a quantidade de incorrecções que lá apareciam. Mas à medida que elas iam ocorrendo fomo-nos apercebendo de que, afinal, não se tratavam de erros ortográficos mas sim, o facto deste boletim ter sido escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico. Verificámos depois, na ficha técnica, que lá vem mencionado isso mesmo. Temos que nos habituar a esta nova escrita e esta é uma boa iniciativa: pôr todos os agrelenses a par das novas regras de escrita.
2-Já que parece que praticamente ninguém assiste às assembleias de freguesia, o boletim apresenta um pequeno resumo. Em nota sobre o funcionamento destas reuniões vem uma mensagem esclarecedora mas dura. Será que esta mensagem servirá como carapuça a alguém? Achamos que sim. É ver os membros que lá estão e chegar a uma conclusão.
3- Como a homenagem aos ex-presidentes de Junta foi bastante criticada pela falta de informação, é aqui no jornal dedicada uma página a esse acontecimento. Estão lá todos os senhores. Mas na entrega do “caco” ao senhor Augusto Souto o senhor Paulo Bento está com uma roupa diferente. Terá esta entrega sido feita antes ou depois do dia? O cenário é o mesmo, mas a vestimenta mudou.
4- Mas será que o Kit de Primeira Intervenção não sai das páginas dos jornais? Já sabemos que ele existe, que tem tido uso, por isso não é necessário estar sempre a mostrar o brinquedo. Agora, ao que informam, este foi o actor principal da uma acção de sensibilização na escola EB 2,3.
5- Nota muito positiva para a entrevista desta edição. É sem dúvida alguma um exemplo de superação e de quem não se fez de coitadinho. Muitos são aqueles que, por muito menos, se acham umas vítimas deste mundo. Gostámos do que lemos e apreciámos o facto de na entrevista ter sido mencionada a inexistência de rampa ou acesso, para quem se desloca de cadeira de rodas, para a junta de freguesia. É uma obra da maior importância. E já que os Estrelas da Serra se têm dedicado a esta área, com rampas e pontes por todo o lado, até poderão dar uma ajudinha nesta área, tal como fizeram na ponte que dá acesso da Laranjeira para a Agra.
6-Tudo o que é acontecimento cultural e desportivo está sob a alçada dos Estrelas da Serra com a excepção das duas noite de karaoke e o cortejo da comissão de festas da Senhora da Guia. Lá vimos a nossa fadista agrelense, Vera Castro. Os que a viram parecem ter gostado imenso. Não quererá esta senhora dar voz ao povo na festa de São Pedro? Fado não é muito o género de música de noitadas, mas sempre era um bom espectáculo musical com a vantagem de se tratar de uma conterrânea. Com sorte ainda vendia mais uns CDs.
7- Compreendemos que é importante ressalvar aqueles que se destacam na nossa terra, e, por isso mesmo, a Junta dá os parabéns a quem?! Ao sobrinho do senhor presidente. O rapaz que venceu o corta-mato escolar do concelho. Neste caso, a Junta não fez mais do que a sua obrigação, mas o senhor presidente não se livra da crítica. “Preso por ter cão e preso por não o ter”.
8- Então vai haver nova exposição fotográfica? Vem no jornal o pedido para que quem tenha fotos antigas as disponibilize.  Será muito difícil superar a qualidade da última exposição. Grandes fotos, espaço agradável e muito público. Cabe agora à freguesia fornecer o material. Será que estão todos na disposição de colaborar? Há muita gente que só quer as relíquias” para eles e têm medo de as mostrar. Vamos lá malta, toca a deixar o egoísmo de lado e vamos lá enfiar as mãos no meio do pó e do cheiro a naftalina.

Não sabemos o custo que este jornal tem para a Junta de Freguesia. Mas, quanto a isto, achamos que até é um bom investimento: informa e esclarece a população. Damos os parabéns pelo trabalho realizado e sentimo-nos bastante honrados pelas palavras do senhor presidente ao dizer” Agradeço a todos aqueles que têm lutado por uma Agrela melhor, mais diligente e a ela têm dedicado o seu tempo, empenho e atenção”. É que sentimos mesmo que esta mensagem nos assentava que nem uma luva. Pois quem é que é capaz de negar que nós não nos dedicamos à nossa freguesia e a ela dedicamos tempo e atenção? Não nos estamos a gabar, mas todos sabem que isto até é verdade….
Obrigado senhor presidente. 

9 comentários:

  1. É o blogue, o boletim, é os estrelas, etc, como se diz em alguns lugares " agrela convida". Este boletim tem o condão de nos informar do que se passa na nossa freguesia,está assim de parabéns a nossa junta. E já agora os parabéns os promotores deste blogue, que demonstram atenção pela nossa terra sem outro interesse que não seja o bem da nossa terra.

    ResponderEliminar
  2. Com ou sem despesa informam as pessoas. Boa medida da junta.

    ResponderEliminar
  3. O novo acordo ortografico trocas as voltas a toda a gente. Tambem pensei que fosse erro. Mas depois vem a justificar.
    Gostei do jornal. E as fotos do rais estao muito fixes

    ResponderEliminar
  4. Grande fadista que temos na nossa terra. Vi o show que deu na junta e adorei.
    Vou procurar fotos em casa para ver se tem alguma coisa. Temos todos que colaborar que a do ano passado foi excelente!

    ResponderEliminar
  5. É de valor ter este Boletim Informativo pois é bom informar as pessoas do que se faz de bom na nossa aldeia.

    Para além disso, é uma excelente maneira de registar as actividades que se fazem por cá para um dia mais tarde recordar.

    Parabéns à Junta pela iniciativa e aos/às responsáveis que trabalham para que este Boletim chegue às pessoas. Continuem!

    ResponderEliminar
  6. Um boletim de qualidade e com a inform. que interessa. A Camara que aprenda com a Junta a faze um boletim informativo de qualidade. Com texto e imagem. Parabens a quem o faz. Bem escrito e para que todos possam entender.

    ResponderEliminar
  7. Eduardo Magalhãesjunho 11, 2011

    É de louvar a iniciativa.
    Existe edição digital do boletim? Seria uma boa forma de minimizar os custos com a impressão, como é também uma solução mais ecológica.

    ResponderEliminar
  8. Ana Alexandra Moreirajunho 13, 2011

    Aqui está a prova de que Agrela não está parada. Há é muita gente que não se envolve ou participa em nada. Isso é bem diferente.
    É bom saber que esta iniciativa é bem acolhida e por isso só dá vontade de continuar trabalhar neste projecto.
    Em Agrela não há falta de informação: é boletim informativo, é blog, é conversas de café sempre a rolar...

    ResponderEliminar
  9. O Kit de incêndios já parece o Presidente da Câmara nos boletins da câmara. O homem aparece em tudo quanto é foto. É mesmo uma sombra que ele tem (como já disseram aqui).
    E a rampa para a junta a ser de madeira pode apodrecer rapidamente. é pedir um subsídio à câmara para fazer uma rampa ou vão gastar dinheiro todo na festa do são bento e não têm uns trocos para essa obra?

    ResponderEliminar