terça-feira, 28 de junho de 2011

O Pé da Serra

Caros seguidores,

Começaremos a nossa análise pelo lugar do Pé da Serra. Este é o último lugar antes de nos embrenharmos seriamente na serra d’Agrela em direcção a Seroa. E bem lá no cimo encontra-se o bairro social, também conhecido em muitas freguesias por Kosovo. O nosso Kosovo é um lugar bastante “rico”. Temos um pomar onde é possível encontrar bananas e figos, temos gatos com fartura, pilões, etc. É um local onde volta e meia ocorrem alguns desacatos, ultimamente menos frequentes, e quase sempre com mulheres ao barulho. Deste ponto é possível ter uma bela vista da nossa aldeia. Podemos dizer que quem ali vive é bastante beneficiado a todos os níveis. Desde a localização ao pagamento de contas e ajudas de custos.
No Pé da Serra as casas parecem crescer umas em cima das outras. Quase ao estilo favela. E muitas delas foram construídas à base de francos. Isso mesmo! Não fosse no Pé da Serra o local onde sempre houve e continua a existir um grande número de emigrantes, alguns já regressados. Tem até uma Rua em sua homenagem. A  grande maioria deles abalou para a França. Em tempos, nos Verões, era ver a malta do Pé da Serra a descer em magotes para os cafés.  O café do Mário era o ponto de encontro dos emigrantes. Alguns até lá passavam mesmo antes de estacionarem o seu belo carro em frente à porta de casa.
Sempre foi uma zona de muita criançada. Nos tempos de escola juntavam-se todos e lá desciam a serra e subiam, quase sempre em grupo parecendo bandos de ciganitos. É que para aqueles lados, talvez pela exposição solar por ser um local mais alto, os miúdos eram muito morenos. Miúdos e não só, não fosse de lá a senhora Dina, mais conhecida por Preta.  E os Xandinos são um grande exemplo disso. No Verão, quando apareciam todos, mais pareciam um bando de ciganos. Mas quando começavam a falar “Oui… merci…” lá se distinguiam da espécie.
Há realmente grandes figuras nesta zona. O senhor Macindo da Lage, conhecido também por "Caça Canalha", continua a dar cartas da sua grande capacidade de “aldrabar.” O homem, que um dia até teve um armazém de bacalhau e outro de electrodomésticos, dedica-se hoje às festas religiosas da nossa terra e está agora bastante ocupado com a festa de São Pedro que se avizinha. 
Nos jogos em que participavam, quando havia os torneios entre lugares, aqueles jovens, que corriam como touros no campo, bufando e transpirando fúria, raramente não se envolviam em pancadaria. Estava-lhes no sangue.
O Pé da Serra anda agora bastante mais calmo, embora sejam de lá os  aflitos. Mas no Verão há sempre problemas com os abastecimentos de água. A luta de mangueiras obriga muitos a madrugarem e acordarem com as galinhas para poderem enfiar a sua mangueira no fontanário. E é no Pé da Serra que se encontram os depósitos de água. Sempre trancados, não vá o diabo tecê-las. Nem os polícias e guardas que lá vivem, agora reformados, lhes valia.
E para aqueles que não andam muito a par dos talentos da nossa terra, é do Pé da Serra que vêm alguns cantores. Um mais voltado para a música Popular e até “Pimba”, onde lhe corre o sangue da senhora “Maria Tola”, outra que se dedicou ao fado e já deu mostras do seu talento com CD editado e tudo: a Vera Castro, filha do senhor Castro que desde que abandonou os móveis se dedicou à agricultura e muitas vezes é apanhado a passear no seu tractor.
É também neste local que mora o senhor que muitas casas desenhou aqui para os seus habitantes, o senhor Alcindo, a famosa Miss Europa, que conquistou este título quando trabalhava na fábrica com o mesmo nome, o padrinho, homem que desfila constantemente em modelos da Peugeot com matrícula francesa e o Pastor, que manobrava as cordas dos sinos dando música à freguesia em dias de festa. Agora foi trocado por um comando à distância que, quando pressionado pelo senhor Damião ou mandatário, dá música mas com muito menos categoria.
 É, sem dúvida alguma, uma zona bastante rica ao nível de alcunhas e que contribuiu com muitos nomes para as nossas histórias já aqui publicadas. E é do Pé da Serra que são algumas das maravilhas que entraram no nosso concurso: Baribi, Lila e o grande vencedor Cindo do Gato.
O fim do Pé da Serra, ou o início para quem começa a subir em direcção a Seroa, termina, aproximadamente, na famosa curva do “Sandufe”. Curva que já promoveu muitos acidentes rodoviários e que até baptizou o nome de um vinho produzido pela família Pacheco. E as famosas curvas da Serra são motivo mais do que válido para atrair grandes eventos. O povo do Pé da Serra assiste assim, em lugar privilegiado, à passagem de ciclistas, na Volta a Portugal, a carros de rally e outras vertentes, nas muitas etapas que já aqui se realizam. Têm, por assim dizer, o direito a lugar VIP para assistirem a estes eventos.
Gente do Pé da Serra, não tarda nada estão a passar os carros do Rally aí à porta! Preparem os camarotes!

6 comentários:

  1. Curta mas bem feita esta análise. Muito mais havia para dizer mas seriam páginas e páginas. Mais uma vez estão de parabéns

    ResponderEliminar
  2. adorei a cena do pomar rsrsrsrs

    ResponderEliminar
  3. espectacular! E será que os Xandinos vêm cá este ano?Há já algum tempo que nao os vejo. Mas devem de continuar escurinhos !

    ResponderEliminar
  4. Muito bom, mas esquecerance aci de ums nomes e do comandante da zona, o rei da cadeira .

    ResponderEliminar
  5. No pé da serra é só artistas, estou a ver. E lutadores de vale-tudo também não faltam

    ResponderEliminar
  6. Só há um comandante? acho k no pé da serra há muitos a kererem mandar. não é só lá é em todo o lado. mas em casa deles kem manda quaze sempresão as mulheres

    ResponderEliminar