quarta-feira, 15 de junho de 2011

O recinto da Capela do Peso foi limpo. Já era sem tempo!

Caros seguidores,

Isto das comunhões é um negócio que mexe com toda a gente. Até a Junta tem a sua parte a fazer. Referi-mo-nos à limpeza de valetas e ao recinto da Capela do Senhor do Calvário, no Peso.
Toda a gente sabe que, tratando-se de coisas materiais, quando temos uma nova que a substitua geralmente abandonamos a velha, Há também quem o faça com pessoas: trocar um (a) de 40 por duas/dois de 20 também se houve falar muito. No entanto, referimo-nos aqui à capela do Senhor do Calvário, no Peso. Durante muitos anos esta capela serviu como capela mortuária da freguesia. Sem condições, é claro, mas era com aquela que o pessoal se remediava com os WCs na senhora Marinha que, muito gentilmente, cedia as suas instalações. Actualmente, os agrelenses dão-se ao luxo de ter uma capela mortuária de alto nível e com todas as condições possíveis. Mas então e a capela do Peso? Deixaram-na no esquecimento? Há pouco tempo atrás reparámos que as suas oliveiras levaram uma valente poda. Muito bem, era necessário. Até há uma semana atrás estava a capela circundada por mato. Ainda bem que vai haver comunhão, caso contrário a dupla Baixinho e Vira-latas não teria sido chamada a intervir.
Durante o mês de Maio esta capela recebeu diariamente as pessoas da novena que ainda puderam lá entrar. Mas a crescer assim, daqui a nada a entrada ficaria impedida. Se o Raid BTT lá tivesse passado, tínhamos sorte porque os Estrelas da Serra passavam lá com o seu equipamento de desbravamento de mato e limpavam tudo num instante. Como não passaram, aquela selva esteve a crescer de dia para dia até às portas da realização da Comunhão. Ainda bem que as crianças partem de lá. Se assim não fosse este mato cresceria mais uns centímetros e depois as fotografias dariam a noção de que a procissão tinha partido do meio do monte.
 Senhor Presidente da Junta, está na hora de mandar para lá os seus homens mais regularmente. Ou então, chame lá alguém que precise de erva para o gado e que lá faça uma limpeza de tempos a tempos.
Não fica bem, agora que se tem uma "casa" nova, abandonar o que é antigo...

6 comentários:

  1. Passei lá fez no sábado uma semana e realmente a erva já se estava a tornar arbustos. A limpeza ainda foi a tempo da comunhão.
    Agora o Baixinho e o Vira Latas têm que vir para os meus lados que o mato está a crescer

    ResponderEliminar
  2. É chamar a pastora do ex campo e futebol. Ela que leve para lá o seu rebanho que num dia faz a limpeza daquilo. Quando o mato voltar a aumentar chamem a senhora.

    ResponderEliminar
  3. temos que fazer um agradecimento público à senhora júlia por ter tornado o seu wc público.

    ResponderEliminar
  4. Vocês andam por esses lados. Ou então são daqueles caminheiro que ao início da noite andam a fazer a vistoria á freguesia. Agora com o mato rapado já não há problema das senhoras arranharem as pernas no dia da festa

    ResponderEliminar
  5. Mas a capela é da igreja ou da junta?

    ResponderEliminar
  6. A capela nem é da junta nem da igreja....

    Cada uma das instiuições tem funções e deveres, como direitos...

    É pena que a limpeza das ruas, valetas e restantes espaços ocorrer em determinados sítios, conforme a época festiva, 2, 3 vezes ao ano, enquanto noutras... quando acontece, resume-se a apenas uma. Quando acontece...

    As estrelas da serra, mais que dinamizar, não tem que limpar. Alertar sim, promover...

    Além de serem criticados, também tem que limpar??

    Mas, o nosso presidente também anda por lá...logo é estrela, presidente, limpa valetas ou mato... É agrelense. É o que interessa...

    Mas, apesar de serem apenas dois homens (Sr. Manuel e Sr. Augusto), que rapam anulamente as valetas com ervas e muito lixo,lixo,lixo,lixo e demais desperdícios, que os agrelenses deitam para o chão que as ervas escondem, consporcando a nossa aldeia, conseguem limpar mais que uma vez as ruas e valetas...


    à que controlar e ver a freguesia como um todo e não apenas determinados locais...

    Até ...

    ResponderEliminar