segunda-feira, 13 de junho de 2011

Próxima entrada de envelopes na igreja é já no domingo


Caros seguidores,

É já no próximo domingo que se realizará a Primeira Comunhão na nossa terra. E estas comunhões muito mexem com as crianças, com as famílias e, claro, com o padre.
Esta é a semana em que as mães mandam os miúdos terem muito cuidado para não se esmurrarem. Não fica bem no dia da festa irem com os joelhos esmurrados a estragar a figurino.
Por esta altura as carteiras dos pais que levam os filhos à comunhão andam um pouco mais leves. Algumas, de tão leves, até devem de ter voado. Mas nesse dia muitos são os que gostam de aparato e por isso tudo vale.
 É o dia de coscuvilhar os meninos e meninas que vão mais bonitos, cortar na casaca deste e daquele o que mais que podem. O dia de madrugar para r à cabeleireira.
É aquele dia em que a igreja enche mas poucos são os que lá vão para ouvir as palavras do senhor padre. Vão lá para depois poderem falar. Não tiram os olhos dos seus meninos e apinham-se uns em cima dos outros para estarem perto deles. E rezam, sim, para que os seus filhos não cometam enganos e fiquem mal na fotografia.
Durante as últimas semanas os miúdos tiveram os seus ensaios. Se continuam como no nosso tempo, alguns deles devem de ter levado uns “bilhetes” do senhor ensaiador…
O importante é o dia. Todos bonitos pela igreja dentro, com os convidados todos com roupa de festa e as senhoras, em especial as madrinhas e as mães, a desejar que a missa acabe para poderem calçar uns sapatos que não lhes faça doer os pés.
Mas o momento mais ridículo do dia é a hora do envelope. Muito envelope entra pela nossa igreja dentro. É recolha de envelopes na Páscoa, é envelopes na missa para as obras da igreja e estes envelopes das comunhões. Não terá o senhor Damião uma comissão com empresas de envelopes? Além de ganhar o que vai lá dentro poderá também ter uma percentagem da venda de envelopes. Não deve de haver freguesia que gaste tantos envelopes como a nossa. E estes envelopes transportados pelas mãozinhas destas crianças são um atentado à sua inocência. Será que o nome delas vai lá escrito ou esta norma já passou?
O envelope, normalmente, é branquinho e até nem destoa na vestimenta do dia, mas, para a próxima, e olhando a toda esta evolução tecnológica, deixamos a sugestão de na entrada da igreja haver uma máquina de cobrança e os paizinhos, ao entrarem para a missa, passem lá o cartãozinho.


P.S.: Sabemos que há excepções à regra.


10 comentários:

  1. A Clarinda e a Gusta vão faturar bem.
    E o Damião vai se consolar a contar notas. Só está com azar porque cada vez há menos canalha para ir á comunhão e por isso menos envelopes entram pela igreja

    ResponderEliminar
  2. Se toda a gente metesse o mesmo valor dentro do envelope não havia muita polémica. o pior é que há sempre uns que querem ficar bem vistos com o senhor abade e estragam tudo.
    O meu filho bem que levava o envelope vazio se tivesse que ir á comunhão. Já pago a congra e não dou trabalho.
    mas este fim de semana vou meter os pés debaixo da mesa

    ResponderEliminar
  3. Venho informar que as catequistas deste ano tiveram o cuidado de não deixar os envelopes irem nas mãos destas crianças, não vá estragar-lhes a inocência como vocês dizem em cima!

    ResponderEliminar
  4. Vá lá que alguém acordou para esta cena triste.
    os envelopes devem de entrar fora da vista rsss
    mas não deixe de entrar nos bolsos de que sabemos!
    Um bem haja ás catequistas que pelo menos evitam alguma coisa desta cena triste

    ResponderEliminar
  5. A ideia da máquina da entrada da igreja não é má, mas ainda assim dá um pouco nas vistas e pode criar confusão com a fila.

    Eu aconselhava o Sr. Padre a colocar um aparelho daqueles das portagens na entrada da igreja e dava a cada miúdo um chip da ViaVerde. Assim ao entrar na igreja era logo debitado o "presente". Os putos podiam colocá-lo na testa, conjugar o chip com a indumentária, ou simplesmente levá-lo no bolso.

    Eu sei que deve dar um prazer do catano chegar ao fim do dia e ter todos aqueles baralhos de notas para contar, mas o dinheiro pode perder-se, ou até mesmo ser furtado. Pense nisso Sr. Padre!

    Domingo lá vai ser dia de encher o bandulho para muitos n'Agrela, o que é preciso é comida e bebida com fartura para fazer esquecer a crise!

    Crise???? qual crise?????


    Lince do Leça

    ResponderEliminar
  6. Lá estão os envelopes a estragar as celebrações religiosas. e esse dinheiro não é declarado? è só meter para o bolso, uma festa!

    ResponderEliminar
  7. Mais uma vez é de lamentar que cerimónias religiosas sejam aproveitadas para angariação de fundos para quem não precisa.Mandar um envelope para os pais…... , com o nome da criamça?É no minimo ridiculo….Qual a verdadeira intenção?Forçar os Pais a pagar um serviço que deveria ser feito por amor e com amor ao próximo…….,neste caso as crianças!……Se alguém quer agradecer ,pois que o faça livremente.Todos sabem onde encontrar o Sr. Prior.Será que a Parábula que diz:"É mais mais fácil um camelo passar por uma agulha do que um rico entar no Reino dos Céus",só se aplica a alguns?…..Pensem nisto ,Agrelenses……,.está na hora de colaborar para que os "ricos "tenham salvação……...

    ResponderEliminar
  8. Ana Alexandra Moreirajunho 14, 2011

    Também não sou de acordo com o envelope. Quem quiser que dê o que quer directamente à entidade. Fazer das crianças veículo de entrega não me parece bem. Se levam ou não o nome, não sei. Mas se levam é realmente muito triste. Soa a controlo inapropriado e lamentável.
    Que é um dia de festa para as crianças todos estamos de acordo, mas é também um dia de festa para mais gente...

    ResponderEliminar
  9. o sr. Padre aproveite esta oportunidade pois a finanças do nosso país ainda não descobriu este negócio porque quando descobrir ira taxar com 23% de IVA e la vão os pais ter que abonar mais derivado a taxa.
    É só uma piada!!!

    ResponderEliminar
  10. Isto do povo aqui na nossa terra está a fraquejar. daqui a pouco não há crianças. E os bolsos do padre também vão sentir isso. Mas nós também que a continuar assim vamos ter que levar os nossos flhos á escola de água longa que esta deve de fechar por falta de alunos.
    vamos lá povo! Toca a fazer filhos pra frente

    ResponderEliminar