Que o nome da nossa terra “Agrela” vem de agra, já muita gente sabe. Que Agrela já foi um dia uma terra de muitos lavradores e agricultores, também é sabido de muita gente. E que actualmente não há nenhum grande agricultor/produtor aqui na terra também já toda a gente reparou. Mas então, por alma de que quem é que se lembraram de fazer uma feira agrícola na nossa terra?! Há falta de um festival de Verão em Agrela, faz-se uma feira agrícola de dois dias.
Longe vai o tempo em que havia grandes agricultores na freguesia. Época em que muitas famílias viveram do que a terra dava. Actualmente apenas vemos lavradores de cultivo mais doméstico.
E cavalos na freguesia e charretes?! Uma mão é suficiente para os contar. Por isso não compreendemos muito bem esta coisa do “Convívio dos amigos do cavalo e da charrete”. Achamos até que era um pouco a gozar com os agrelenses. Se este evento é realizado em Agrela, supostamente é para os seus habitantes. Parece-nos que apenas a Casimira e os filhos poderão ter acesso a este convívio. Sentimo-nos uns excluídos. Será que se levar um cão bem grande não passa por um cavalo e temos direito ao convívio?
Vem no cartaz também a anunciar uma gincana de tractores. Confessamos que disto nunca vimos. Mas estão à espera de quê? De ver alguém debaixo de um tractor? É que quando um tractor capota, quase sempre o seu condutor tem muito azar. Não são 100kg que lhe caem em cima. Quanto a isto apenas desejamos que corra pelo melhor e que ninguém se aleije. Responsavelmente deverá lá estar uma ambulância.
Gostamos muito de ver que a Câmara Municipal deu alto apoio, a avaliar pelo tamanho do seu reclame. Sim senhor, isto é para os Estrelas da Serra não andarem por aí a dizer que a Câmara não apoia em nada. Estão muito enganados. A Câmara não apoia é nada do que eles façam. O que é bem diferente.
Já agora, quem é a organização desta feira? No cartaz não vem a mencionar. Apenas refere o nome de pai e filho como colectores das inscrições. Mas então, se não é uma associação e tem um apoio camarário, estamos a pensar, a título individual, organizar um torneio de berlindes e vamos ver se a Câmara nos dá o seu patrocínio. Já se é a Comissão de Festas da Senhora da Guia quem organiza, não percebemos o motivo de não o mencionar no cartaz. A quem nos dirigimos para reclamações ou dar os parabéns no final do evento? Está tudo muito nublado no que se refere aos parâmetros em que se organizou esta feira.
Isto é quase como fazer querer vender gelo no pólo norte ou vender aquecedores no equador. Se aqui não há agricultores, há jovens pouco interessados em ver máquinas agrícolas, e praticamente ninguém tem cavalos ou charretes, trata-se de um evento com muito interesse, sim, mas mais para os da área e, por isso, estrangeiros à freguesia. Muita gente lá deve de ir no próximo fim-de-semana. E petiscos e bom vinho não vão faltar. E a Câmara está de parabéns por mostrar mais uma vez que apoia eventos no concelho.
Quem se queixa da Câmara por não ter apoio nenhum, que vá perguntar ao senhor António e Nelson Pires como o conseguiram que eles devem de saber e poderão ensinar a receita. Aprendam alguma coisinha…