O passeio da Junta deste ano é no dia 27 de Agosto e tem como principais destinos Águeda, Coimbra e Penela. Estes passeios tiveram início na Junta do Senhor Assunção e todos os que se seguiram foram dando continuidade. É que o fim destes passeios, à borla para alguns, influenciaria na hora do voto. Pelo sim, pelo não, não houve entretanto nenhum ano em que este passeio não se realizasse. Muitos a favor, muitos contra, mas ninguém acaba com eles. Também aqui vemos aspectos negativos neste passeio e nos métodos de selecção de quem paga e quem não paga. É complicado arranjar um critério justo para todos e nem as declarações de IRS reflectem a realidade. Por isso, o factor idade continua a ser o critério utilizado.
Quem tem mais de 60 anos está isento de pagamento. Os outros pagam 10 euros. Ora aqui está uma coisa que a andar assim deveria de ser alterada. Até há pouco tempo, aos 60 anos a maioria das pessoas estava reformada. Caminhamos para que as reformas sejam aos 68. E daqui a uns anos aos 70 ainda deveremos de andar a trabalhar. Mas este ano, quem tiver 60 anos ainda está incluído neste pacote. Alguns estão reformados, outros não, há ainda quem tenha 60 anos e possa pagar o autocarro inteiro e há aqueles que têm menos de 60 e não têm hipóteses de pagar nem um lugar. Não se agrada a gregos e troianos e por mais justo que se queira ser, neste país de esquemas e tramóias, sê-lo é praticamente impossível. Mas possível, ainda.
Também a Câmara Municipal costuma organizar o seu passeio de caça ao voto. E lá vão novamente os mancos, de bengala, alguns já a precisar de andarilho. Pena é que só se lembrem dos velhotes uma vez no ano. Para arranjar transportes para os levar para Lamelas, já que camionetas são quase nenhumas, a Câmara não se lembra deles. Já nem falamos na Junta, que só se os levasse de tractor ou na sua viatura de intervenção aos incêndios. Arranjar viatura e motorista para estar ao serviço dos idosos acreditamos que seja um custo incomportável para a nossa Junta, pequena e sem recursos. Mas a Câmara poderia ter um projecto deste género ao nível concelhio…
Em tempos até bombos e cantoria chegou a haver nos passeios. Com a crise actual, deve de estar mais complicado de contratar alguém. Mas no ano das eleições quase sempre que o passeio é melhor ou tem mais este ou aquele brinde/regalia.É só aguardar mais dois anitos para haver um passeio em grande. Com tanto passeio que as comissões (de obras e da Senhora da Guia) têm realizado já deve de haver muitos que têm o seu kit de excursão sempre pronto. Mas este é “O Passeio”. Aquele que já deixou a freguesia quase entrega aos animais que têm em casa e que já teve vigilância da GNR não fossem os ladrões resolverem assaltar a aldeia “fantasma”.
A Junta podia fazer umas promoções para os passeios. Por exemplo: quem limpar as valetas à sua porta, no dia do passeio vai de borla. Podia ser uma forma de o Baixinho e o Vira-Latas se dedicarem mais a algumas ruas, onde não há casas mas que precisam de ser limpas. Ou então: quem comprar o terreno para uma sepultura no cemitério tem direito a bilhetes para duas pessoas no dia do passeio da Junta. Ou ainda: quem é sócio da Ass. Estrelas da Serra, ou está envolvido nalguma das Comissões da Freguesia, que prestam voluntariado para que a nossa freguesia tenha actividade, tem um desconto de 20% no bilhete. O que falta é Marketing… E agora é correr para a Junta para marcar o seu lugar!
P.S.: Para o passeio do próximo ano deixamos aqui uma sugestão: Senhora do Vencimento. Deve de dar jeito a muita gente. E 10 autocarros não deveriam de chegar!
Quando o passeio for á senhora do vencimento eu vou.
ResponderEliminarEste passeio justifica-se mesmo pela falta de convívio das pessoas durante o ano. Não sei se dá ou não prejuízo à junta. mas se acabassem com ele era garantido que perdiam votos.
ResponderEliminara junta podia fazer um passeio de jovens para o sudoeste. os jovens também têm que conviver
ResponderEliminaracho k o melhor é acampar na junta para arranjar lugar na frente. Estou a pensar em ir para a fila e vender os meus lugares rssss
ResponderEliminargrande ideia a das promoções. Já agora, quem comprasse o terreno para uma capela no cemitério podia levar a família toda. ao preço delas....
ResponderEliminarquanto ao garrafão se eu for ele vai comigo
Grande ideia aqui deste anónimo. Para quando uma viagem da junta para os jovens ao Sudoeste ou a outro festival qualquer? Isso sim era pão com manteiga e podia ser que alguns jovens saíssem dos cafés da aldeia uma vez no ano!!!
ResponderEliminaraté eu ia votar
ResponderEliminarAviso para o senhor que comentou mas não tem aqui o seu comentário publicado: Não deve de estar a par do bolg, caso contrário não se teria dirigido a quem se dirigiu. Como já referimos anteriormente, essa pessoa nada tem a ver com este blog e já teve alguns problemas com isso. Se quiser, reescreva o seu comentário sem se dirigir a essa pessoa.
ResponderEliminar