sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Época de inundações na rua do Peso, junto à ponte, oficialmente aberta

Caros seguidores,




       A chuva veio e já se notam estragos. Ou melhor, mais do mesmo. Durante muito tempo a rua do Peso, que faz a ligação até ao antigo campo de futebol, esteve cortada ao trânsito. Foram feitas obras relativas à rede de saneamento. Pois muito bem, que essas obras eram necessárias, achamos que ninguém duvida disso. Agora o que nos preocupa é o facto da valente "me...da" que ficou a obra depois de concluída.
        Quem ali passa diariamente, especialmente nos dias de chuva, sabem bem o que aquela estrada é. A água acumulava-se em poças gigantes que obrigam muitas vezes a que as pessoas passassem por cima dos muros ou andassem em ziguezague no meio da estrada. O problema já é velho e já nos tempos das confeções Europa muitas senhoras chegavam ali e descalçavam-se para passarem sem encharcar os sapatos.A chuva apenas começou no domingo e já são visíveis os charcos. Sempre pensamos que, uma vez que estavam a ser realizadas obras a coisa iria melhorar. Mas mais uma vez foi como o costume. Arranja-se aqui, piora ali... Ao que apuramos a estrada é municipal. Cabe à Câmara resolver o assunto. Por isso, gente, não esperem por milagres. Quem por lá passar que vá de galochas e se prepare para andar por cima do muro. E aquela estrada está perigosa. A qualquer momento apanham com um fugitivo da polícia e podem levar com o carro em cima. É preciso ter azar. O homem que se queria livrar de uma possível multa acabou por se espatifar contra o muro e ter ainda mais prejuízo.
         A nossa Junta bem que poderia fazer uma reclamação à Câmara pela grande borrada que ali está. E se calhar ter o seu Kit de intervenção sempre preparado para lá ir de vez em quando socorrer alguém.
        Relativamente ao problema da água na rua... não somos engenheiros civis nem técnicos especializados na área. Mas temos umas ideias que bem estudadas resolveriam o problema:


1ª - Construir um teleférico entra a casa do Américo do Roque (filho) e a rotunda que dá acesso à escola;
2ª - Fornecer barcos de borracha durante esta época para que as pessoas pudessem fazer a sua deslocação sem se molharem;
3ª - Contratar o senhor Pedro, que até também é bombeiro e mora ali ao lado, para que ele com a sua cisterna possa retirar as águas do caminho. (o homem até ficaria agradecido de ter um trabalho com águas menos perfumadas durante uns tempos);
4ª -Simplesmente fazerem uma obra em condições;


Até que a rua fique transitável em dias de chuva, o mais que o povo tem a fazer é calçar umas galochas e prepara-se para banhos. 

13 comentários:

  1. O Senhor Presidente andou com as engeneirinhas da cãmara a ver a obra e nao viram a borrada que esta feita há muito tempo?
    Para quando o asfaltamento da rua? para quando valetas de suporte de água? visto que tem grandes canos para a mesma ser canalizada.
    É chamar as engenheiras e arquitetas que anda a fiscalizar os paralelos em santo tirso,UMA VERGONHA, passam o dia todo de fita metrica a medir a altura dos paralelos e mandam levantar o pavimento de novo se não tem a altura correta.... UMA ABERAÇÃO!
    Já chega de pagar impostos, subsídos de férias e natal para pagar obras que são uma mama para alguns.
    Povo de Agrela está na altura de dizer BASTA!
    É convidar o eng. Castro, para visitar a Agrela num dia que esteja a chuver, para levar um grande banho naquela rua, como eu já levei.
    E para os condutores que passam na rua, tenham mais respeito por quem anda a pé.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Sou a favor do teleférico. Era capaz de ficar mais barato do que as obras em Santo Tirso em frente ao tribunal.

    ResponderEliminar
  3. os barcos de borracha é capaz de ser perigoso. Podem furar. Se calhar uns submarinos também davam jeito

    ResponderEliminar
  4. Gostei essencialmente da "parte" quando referem: "que obrigam muitas vezes a que as pessoas passassem por cima dos muros" hahaha Tipo Cabra Montês? (Fico-me pela égua)
    Relativamente às obras, só tenho a tecer o seguinte comentário: Será que os responsáveis pelas obras é mais pó come e bebe? Será que os responsáveis fazem parte de uma qualquer fundação? Ou instituto/empresa pública? Tipo Sutras?

    ResponderEliminar
  5. Já verifiquei, é possivel fazer uma ligação de teleférico desde o pisão até à Igreija de Agrela. É necessário apenas reforçar o crucifixo existente na igreija.

    ResponderEliminar
  6. oKjáTomouBanhoNestaRuaoutubro 30, 2011

    Ainda bem que tenho um jipe. Mas isto já esteve pior. Aos poucos começam as obras de demolição ... de muros ... postes ... isto vai lá.

    Tenham é cuidado com as pessoas que vão a pé e não estão a contar que chova de baixo para cima.

    ResponderEliminar
  7. Asim está Bem!
    Ora aqui está um assunto sério e bem explicito que interessa a todos,ou à maioria dos Agrelenses!
    O sr. Revoltado tem toda a razão.Está na hora de convidar o sr.eng. Castro a inaugurar a obra,(de preferência em dia de temporal).O mais dificil vai ser convencê-lo a fazer a caminhada a pé ,a não ser que se organize ,"uma procissão" com cobertura televisiva.E mesmo assim tenho dúvidas.
    Aos comentaristas dou os parabéns.Continuem ,estão no bom caminho.
    Os meus respeitosos cumprimentos.

    ResponderEliminar
  8. Pode que ser que com a fusão de freguesias Agrela passe a fazer parte do mapa de Santo Tirso... aos olhos de Castro Fernandes... obviamente!

    ResponderEliminar
  9. Vou pela quarta ideia: "Simplesmente fazerem uma obra em condições":
    Mas tenho sérias dúvidas que haja na Câmara alguem com capacidade para tal. Aquilo não passa de um cóio de incompetentes, ninhadas de compadres e arrebanhadores de votos para o dito cujo, que só estorvam a quem quer fazer alguma coisa e não pertence à súcia, taxas e mais taxas para isto, para aquilo e para aqueloutro, uma verdadeira máquina de extorsão...
    Pode ser que haja um milagre, a obra seja lançada, executada por empresa capaz, que as há, e assim, todos ficarão a ganhar: os Agrelenses e outros passantes e as tais engenheirinhas(os) que assim fazem jus ao taxito e sempre lá vão aprendendo alguma coisa.
    É preciso ter fé, muita fé...

    ResponderEliminar
  10. "Aquilo não passa de um cóio de incompetentes, ninhadas de compadres e arrebanhadores de votos para o dito cujo, que só estorvam a quem quer fazer alguma coisa e não pertence à súcia, taxas e mais taxas para isto, para aquilo e para aqueloutro, uma verdadeira máquina de extorsão..."

    Eu próprio não conseguiria ser mais directo e explicito. Entretando a população em geral lá vai definhando...

    ResponderEliminar
  11. ja que a junta de freguesia se preocupa em limpar certos regos fureiros podia se preocupar em mandar fazer o rego fureiro que existia antigamente no campo do sr Acacio antes de ele ser seu propriatario esse rego servia para escoamento das aguas da chuva da rua do peso mas como agora o Sr Acácio tapou os buracos existentes na parede do seu campo e quando chove ve-se o resoltado.mas como ele e a sua familia é da mesma cor politica da junta freguesia lá esta pode fazer o que lhe apetecer.
    digam lá se nao é verdade??

    ResponderEliminar
  12. Caso nâo saibam eu já não moro na freguesia de Agrela.
    Primeiro- não misturem as coisas.
    Segundo- nâo estou á espera que chova para ter trabalho com a cisterna sem ser a limpar fossas.
    Terceiro- sou bombeiro sim é verdade mas caso não saibam e digo-vos os bombeiros não limpam valetas,nem são calceteiros.
    Quarto- faço parte dos bombeiros voluntarios de santo tirso.
    Quinto- a junta de freguesia tem uma viatura de primeira intervenção que não é só para apagar incendios também é para outras intervenções a nivel de protecção civil caso não saibam.
    E por ultimo já a muitos anos que rua do peso fica assim inundada nos dias de chuva

    ResponderEliminar
  13. Rotunda nova, problemas com águas, e inundações... E não só, um camião Tir por ex. não consegue circundar a rotunda sem que entre em contra mão. Suponho que o melhor desta história só mesmo as derrapagens no orçamento que beneficiam os do costume, os que levam com a água, e os que pagam as derrapagens...

    ResponderEliminar