sexta-feira, 18 de novembro de 2011

As obras da igreja: mais um capítulo.

Caros seguidores,


imgres.jpgimgres.jpg        Há já algum tempo que as obras entraram em mais um capítulo. Agora, ao que tem dado a entender, é o exterior da igreja que está a ser alvo de retoques. Temos estado atentos à obra e já reparamos, por exemplo, que a cruz já está novamente toda iluminada, depois de uma grande temporada a meio gás. É certo que a fatura da luz aumentou, mas estar 1/3 apagada não ficava bem. O Natal está à porta e a porta luminosa tem que estar à altura O lado lateral que fica virado para a estrada parece estar praticamente concluído. Os muros também estão a ser melhorados. A nossa igreja é aquele tipo de construção que engana... por fora até é bonita, com uma torre clássica, mas quem entra depara-se com o cúmulo do "mau gosto". Nossa opinião, é claro. Quem a pôs neste estado deve de achar que está muito bem.         Toda a gente sabe que existe na nossa freguesia uma comissão que está encarregue das obras da igreja. E queremos desde já deixar aqui o nosso apreço e manifestar a nossa gratidão já que reconhecemos o trabalho que têm realizado e de forma bastante clara têm apresentado tudo às pessoas.
       As obras prosseguem. O lado do cemitério ainda mostra o verdete. É evidente o esforço desta comissão e por isso estão de parabéns pela sua dedicação. É pena que a ideia de ter sido construída uma nova igreja, preservando a que outrora existia,  não tenha passado disso mesmo. Estragou-se uma obra de bom gosto e antiga para termos uma "igreja remendada".  Seria bom se houvesse um programa do género "Querido mudei a casa" dedicado a igrejas e espaços públicos. Assim poderia ser que na ausência do nosso "querido" fosse feita uma mudança em condições, fazendo desaparecer aquela cangalhada que lá está a mais. Quem sabe um dia. A esperança é sempre a última a morrer. E até lá contamos com a ajuda desta comissão que vai tentando amenizar os males.          Uma coisa que apreciamos foi o cuidado que tiveram com o busto do senhor durante os trabalhos. Se ele fosse de bronze já lá não estava. Na opinião de muitos é uma pena que seja em mármore pois continua a lá estar bem firme. E não fosse haver o problema do cimento usado nas obras se agarrar à testa ou cair algum tipo de material e desse cabo do nariz ou dos óculos, foram tomados cuidados... chegamos a lá ver um bidão enfiado no busto, protegendo-o de grandes males.  Pena que já o destaparam. Acreditamos que para muitos era bem mais agradável olhar para um bidão do que para o que lá está... enfim, os cuidados foram tomados e por esse motivo continua a lá estar a escultura impecavelmente limpa. E há quem se encarregue desta tarefa de forma muito cuidadosa... passando o paninho com carinho para que fique bonito!

5 comentários:

  1. Ao busto quem o protege é o bidão, a si o que o protege é o anonimato, mas não se preocupe que em breve quem vai qerer andar com um bidão enfiado na cabeça vai ser o senhor (se já não anda), e não vai haver bidão que o proteja.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. A miséria existe e persiste, tal como a gula associada ao todo poderoso dourado e reluzente, esse... aliado naturalmente à perseverança, e sempre de mãos dadas. Sobre o bidão ou uma qualquer peça esculpida em mármore, ora, cada um dá-lhe o valor ou importância de acordo com as suas próprias necessidades, o que eu respeito. E acredito que todos nós respeitamos. Já sobre a esperança acredito que sim, acredito piamente que um dia destes existirá um programa tipo: “queridos mudem mas é de mentalidade”.
    É só uma opinião. A minha.

    PS.: que se lixe o acordo ortográfico.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Alberto Áinestáinenovembro 23, 2011

    Eh pá mais uma vez aparece nos comentários uma batina mal lavada...
    É que o cheiro até se sente ao longe .
    Será que este anónimo ali de cima se dói assim tanto com as referências ao Sr. Padre (sinal de um catolicismo fervoroso ?) ou será que também andou no seminário e não quer que ninguém saiba ?
    Ou então está revoltado com os posts deste blog.

    Mas caro Anónimo, o princípio da "Liberdade Internetiana" é bastante simples :

    Se o ofende, não leia - até porque ninguém o convidou para isso.

    ResponderEliminar
  4. Epah, já encostei o nariz ao monitor e não me
    cheira a nada! Onde é que se vendem esses monitores que passam o cheiro das batinas!?

    ResponderEliminar
  5. andaram a desfazer o que tinha-mos de valor na freguesia , agora anda a pendurar os retalhos do que resta, e a por em rombulas de vidro o tinha valor no seu lugar, triste realidade, custa ainda por cima se paga para essa real tristeza.

    ResponderEliminar