sábado, 26 de novembro de 2011

Jantar de Natal para "idosos". Idosos?! Aos 60?!

Caros seguidores,

       Hoje ficamos baralhados. Num país onde cada vez mais tarde as pessoas vêm reformadas e onde até mais tarde as pessoas são consideradas jovens (começam a trabalhar já quase aos 30 anos), é estranho vermos o anúncio para um jantar de pessoas a partir dos 60 e denominarem de "Jantar para idosos". Isso mesmo. Se você tem 60 anos e é daqui da freguesia ficou a saber que para a Junta de Freguesia você é um idoso. Se calhar até faz parte daquele grupo que todos os meses bate à porta da Segurança Social para ver se tem a reforma. E de cada vez que lá vai ouve a mesma coisa: "Você ainda é um jovem! Ainda não tem 65 anos, por isso está bom para trabalhar!"  - Mas para o seu presidente de junta você é um idoso!
          É verdade, este é aquele país onde os jovens, realmente jovens, recebem rendimentos mínimos e todo o tipo de subsídios para não trabalhar e os mais velhos, já com artroses e seus afins, com mais de 60 anos, continuam a não poder vir para casa ao fim de uma vida de trabalho.

         Pois bem, este anúncio, é dedicado àqueles que têm mais de 60 anos, que são aqui da terra e que no dia 17 querem ir jantar na Junta de Freguesia à borla. Já no ano passado o senhor presidente da junta juntou mais de 60 pessoas na junta e deu-lhes bacalhau, sobremesa, espetáculo musical e tudo isto muito bem regado. Este ano acontecerá o mesmo. E quem precisar de transporte é só pedir. Pois haverá alguém que o  vai buscar a casa. Que mordomia!

        Achamos esta uma boa iniciativa. Cada vez mais, as pessoas mais velhas passam o ano fechadas em casa, não saem à rua ( a não ser para ir a Lamelas). Este é um bom dia para verem os seus amigos. E isto de comer bacalhau... fica caro. Hoje já é quase um luxo ter bacalhau na mesa! Não sabemos a ementa, mas deve de ir de encontro à do ano anterior. É aproveitar que estão a dar alguma coisa. Ultimamente só temos tido saques às nossas carteiras. Estes são daqueles momentos raros. Mas chamar idosos a quem tem 60 anos...não soa muito bem. Conhecemos muita gente com 60 anos que de idoso não têm nada. Olhem, por exemplo, para a Betty Faria ( a célebre Tieta) ou para o nosso Marco Paulo. Eles parecem-lhe idosos? Pois é... e já têm mais de 60 anos. Algumas pessoas até estão bem mais frescas que outras de 20. Mas talvez seja uma estratégia. Desta forma, aqueles que se acham sempre muito jovens e aquelas senhoras que lutam contra a idade empastando a cara de cremes, podem se sentir ofendidas com esta designação e até nem vão. Sempre são menos uns trocos que o nosso presidente de junta desembolsa para o tacho.  
       Seria bom nesse dia ser feito um alerta aos idosos para não darem letra a estranhos. Soubemos que esta semana andou pela Fonte e pelo Pé da Serra um senhor a pedir para os bombeiros. Era na realidade mais um burlão. Os mais velhos ainda caem nestas ciladas. Uma vez que nesse dia a plateia vai estar bem recheada desta faixa etária, seria boa ideia alertá-los, mais uma vez, para este problema. O senhor presidente até poderia oferecer como brinde umas vergastas ou umas foucinhas para estes senhores mais velhos terem sempre à porta e as poderem utilizar sempre que isto aconteça.

      Este jantar faz-nos lembrar o "Natal dos Hospitais". Ou, como mais recente se tem visto, o "Natal nas Prisões". Com uns artistas à mistura isto até se podia de dominar de " Senior's Christmas dinner party", para dar uma aspeto mais fashion e interessante. Este nome sempre é mais alegre. Já "Jantar de idosos" soa mais a " falar de doenças e medicamentos". Para animá-los deixamos aqui umas sugestões: umas empregadas de mesa à altura do evento ( para os senhores) e um Pai Natal bem tratado ( para as senhoras). Temos aqui umas fotos com bons modelos a seguir.
     Os maiores de 60  só têm agora que se inscreverem para ver se têm lugar. O salão não é muito grande, a crise é muita, e por isso, cedo pode ser atingido o limite de inscrições. Trate de se inscrever ou de passar a informação a quem tenha esta idade. E já sabe...se este ano já conta 59 anos...para o ano você é um idoso aqui na freguesia!

25 comentários:

  1. "...e que no dia 17 querem ir jantar na Junta de Freguesia à borla." Borla? Talvez, mas só para os que lá vão encher a marmita é que, alguém paga, e não é o Sr presidente da Junta, de certeza absoluta! Aliás, temo poder deduzir que os que pagam são os mesmos do costume, o contribuinte, o que paga também aos jovens para posarem nos cafés da freguesia e arredores todo o dia, e como prémio recebem um prestação social, coitadinhos, afinal são deficientes motores, refiro-me ao funcionamento do cérebro!

    ResponderEliminar
  2. com esta crise fazer jantares...... ;)

    ResponderEliminar
  3. Jovens agricultores até aos 40 anos, velhos aos 60 anos.
    Apesar de ter menos de 40 anos, e por não ser agricultor, não posso ser considerado um velho precoce para ir jantar de borla????

    ResponderEliminar
  4. E um jantar para jovens com estas gajas a servirem!? Não? Acho muito bem que se faça para os idosos. Mas os jovens também gostavam de ter uns modelos destes a servirem num jantar

    ResponderEliminar
  5. Um curso de tiro para os idosos é que é preciso. Para chumbarem o traseiro de quem lhes quiser gamar. Isto é de mal a pior.

    ResponderEliminar
  6. Gastar dinheiro nisto é um absurdo...sinceramente...
    Com uma freguesia a precisar de dinheiro para tantas coisas como por exemplo arranjarem a estrada que liga a casa da Isabel do Branca á casa da Dinamite, que é uma vergonha aquilo. O presidente ja junta deve pensar que os habitantes da freguesia têm todos um jipe para lá passar. Pelo menos tenham consideração pelos tunnings, cada vez mais rebaixados.

    ResponderEliminar
  7. Eu sou idoso e bou antes mas é numa escursão que a camera de santo tirso paga porque eles sao uns gajos fixes pah!

    ResponderEliminar
  8. o senhor que quer a rua que vai da isabel da branca para o campo de futebol arranjada que vá fazer queixa à câmara. É que essa rua é camarária e a última obra que lá foi feita é da responsabilidade da câmara. Mas como se sabe, as obras da câmara são sempre assim...uma grande cag.... Basta ver o que está a ser feito entre tribunal e o colégio das teresianas. Já gastar dinheiro num convívio para os "idosos" que passam o ano sem convívio nenhum...não sou contra. Gasta-se, dinheiro. É verdade. Mas antes nisso

    ResponderEliminar
  9. 60 anos?!?! idosos?!?! lol....

    ResponderEliminar
  10. A responsabilidade antes da camâra passa pela junta, e a junta é que tem o dever de fazer os devidos procedimentos/pressão para que se faça algo, mas não o faz. E mesmo sendo assim, a junta podendo fazer uma melhoria, não há exitar, avancem! Aquilo é uma vergonha. Tal como é uma vergonha não termos clube de futebol já que falou no campo de futebol e termos um ringue que passa o sábado ocupado com umas condições miseráveis. Haviam promessas de balneàrios na altura das eleições e o seu melhoramento, mas a malta mais nova já nem pede balneários, apenas a manutenção devida que o ringue devia ter tido e nunca teve.

    ResponderEliminar
  11. Eu sou jovem e bou antes mas é pró café que o estado paga. Shou doente... Da cabeça.

    ResponderEliminar
  12. Descanse o anónimo aí de cima pois está previsto o envio de mais uns pacotes de ajuda externa. Desta feita, considerados extraordinários, isto porque servirão apenas para que os tugas possam construír ou reconstruír mais uns estádios de futebol, e pode ser que dê também para reconstruír balneários... Nos entretantos, e pelo que tenho lido, alguns representantes do povo compram estádios às prestações, já os bombeiros lá da terra é que não acham piada nenhuma à istória, porque dizem eles que andam com fome. Mas é mesmo assim, o dinheiro não é dos bombeiros é dos representantes do povo.

    ResponderEliminar
  13. sabado ha rali na Agrela, na estrada Agrela Sobrado...

    ResponderEliminar
  14. mas falase alfena valongo e nao agrela

    ResponderEliminar
  15. As juntas de freguesia muitas das vezes têm dificuldade na obtenção de verbas, a câmara dá o "minimo"...para tentar canalizar o máximo possivel para onde estão concentrados o maior nº de votos...
    Vejam por exemplo o despesismo na sede de concelho...ele é passadeiras em granito, a intervenção de milhão e picos em frente ao tribunal, os 4 milhões e meio para o acesso pedonal á Rabada, o mais de milhão e meio para o novo parque junto do call center,mais um milhão e picos para a requalificação programada da praça em frente á câmara,etc...e freguesias sem água canalizada, sem saneamento em pleno sec.XXI

    ResponderEliminar
  16. Tone,
    Deixa-te de amandar bocas foleiras, tá bem.
    Então tu querias ter água canalizada e rede de esgotos como qualquer terreola de trás do "sim senhor" à mão esquerda há muito que já tem?
    Por estes lados, só para os betos do Vale Pisão que é gente fina e tem direito a essas regalias, custe o dinheiro que custar, nós pagamos, tu pagas e não bufas... que remédio.
    Não passas de um invejoso. Onde raio querias tu que se gastassem os milhões senão no "Terreiro do Paço" do concelho ou nos
    empreendimentos do pessoal amigalhaço.
    Querias que a tua Freguesia tivesse direito a uns troquitos para uns arranjos urgentes? Bem podes esperar sentado...

    ResponderEliminar
  17. Sem água canalizada e sem saneamento? Isso não interessa nada, absolutamente nada, as estatísticas é que mandam... Tipo, CRETINO ou CRETINOS... Quando se fala em $ que entrou e não se vêem resultados, ora, eu pergunto: Pois... Em pleno século 21 e água potável? = NADA! Saneamento? = NADA. Consultem sobre FAMALICÃO por exemplo, porque está o concelho quase totalmente "coberto" com saneamento e água potável? Será que tEm qlq coisa a haver com a rotação de serventes? Ou, nós os municipes é que somos os serventes deste regime que Já METE NOJO?
    Ah sim... não tenho dúvidas, servem-se bem... basta bem conectado e até agricultores são exucutivos... E Pasme-se, como costume: Ao serviço do Povo! FDP, agora paguemos mas, já é tempo de pontapear esta CORJA. Mude-se, rotação é o que é necessário.

    ResponderEliminar
  18. mas a um troço na estrada municipal de sobrado-agrela
    http://specialsponsorday.com/tracado

    ResponderEliminar
  19. viva a comedoria para os velhinhos (com 60 anos ou não)já agora que o bacalhau seja bom...

    ResponderEliminar
  20. Uns chamam-lhes agências de empregos outros associações de malfeitores. Estou a falar de partidos políticos e inclino-me pela segunda designação.
    As câmaras municipais são suas meras extensões, acolhem os penduras politicodependentes, devidamente seleccionados, segundo o número de votos que controlam, beneficiamdo de mordomias imensas que nós pagamos.
    O actual presidente, que não conheço, segundo consta, é um tipo de maus fígados, controlador e vingativo.
    Os presidentes de Junta classifico-os em duas categorias: Os da mesma cor da câmara, que em vez de representar de facto as pessoas que o elegeram são meros apêndices, paus mandados do presidente da câmara, que lá vão levando "algum" para fazer figura e continuar a ganhar eleições.
    Os que não são da cor da câmara, esses não levam nada na esperança que na próxima venham a perder.
    É este o jogo politiqeiro em que a "democracia" nos meteu.
    Apetece perguntar: E O POVO; PÁ ?

    ResponderEliminar
  21. tenham calma se algum idoso morrer já temos um novo coveiro que é um LUXO como o nome da alcunha que tem este homem é um homem com sete profissões faz serviços de pedreiro, trolha, picheleiro como o seu pai, bombeiro, coveiro,calceteiro,so falta descobrir a setima profissão do filho do nosso tone

    ResponderEliminar
  22. Meus amigos tenhamos, tenham.. Tomates os defensores do povo, XUXALISTAS? Quem são os servidores que entraram com malas de cartão e sairam com... QUEM SÃO? É assim tão dificil de vêr? Sim verificar é de facto mais dificil, muito mais, os instrumentos estão apenas ao alcance desses mesmos, Ora, vamos então debitar mais uma série interminalvel decretos, leis?

    ResponderEliminar
  23. Estou fartinho destes XUXAS que nos governaram baseados precisamente no tango e na conversa de dar o que n é deles... Mas que é fixe é.. Dar o que já não existe e que infelizmente é de todos e depois...Eles e a sua cambada sempre gordinhos, património pessoal esse sim, esse sempre cada vez mais gordo e depois, o contribuinte é que paga. E queixam-se!?? Então não era de todos!?

    ResponderEliminar
  24. Se ir buscar as pessoas para o jantar de Natal é mordomia... ir buscar as pessoas para votar em dias de eleições o que será?

    ResponderEliminar
  25. Resp.ao anónimo
    keria ver se tu fazias o ke ele fez se tinhas corage. É pena haver poucos como ele, ben aja

    ResponderEliminar