quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O dia de todos os santos

Caros seguidores,


        O dia de todos os Santos é aquele dia em que vemos muita gente na terra. Muita gente que já cá não vive, outros que nunca cá viveram e aqueles que embora por cá andem nunca são vistos. E o local de encontro é o cemitério. Pois bem, este dia é para recordarmos aqueles que já partiram (certamente para melhor sítio) e por isso é um dia para ser respeitado.

       O tempo até ajudou e a missa contou com grande parte do seu público junto às campas dos seus familiares/amigos, o que quer que sejam. E antes mesmo  de entrarmos no cemitério notamos logo numa coisa estranha. As meninas com as latas para colocarmos as moedinhas ou notinhas para a ajuda da Luta contra o Cancro eram estrangeiras. Mas então a cambada nova já não se dedica a este ofício neste dia?! Antigamente era uma festa poder nesse dia andar com uma lata enfiada no pescoço. Agora parece já não animar os mais novos... Uma coisa é certa. Aquela lata ao pescoço parece um badalo.

      A crise chegou e instalou-se muito bem. Parece até não querer arredar pé durante os próximos anos. No que se refere aos arranjos no cemitério isso não se notou. Continua a haver quem neste dia até fique a dever para poder apresentar um aparatoso arranjo de flores. Não estamos aqui a dizer que não se deve de ter aquilo bonito, afinal de contas é um dia especial...mas haja bom-senso. Há até quem nunca lá ponha os pés durante todo o ano mas neste dia só falta pôr luzinhas a piscar nas campas. Gostos...
       Temos dois reparos a fazer relativamente à missa. Em primeiro lugar a reclamação vai para o sistema sonoro.  O padre ainda era audível no exterior. Embora no cemitério de baixo com muitíssima dificuldade. Já os leitores...nada! Ficou no esquecimento haver uma ligação dos microfones dos leitores. Mas muita gente nem deu por essa falha, pois o que queria era admirar as pessoas que por ali estavam. O outro reparo refere-se à menina mais nova, também ministra da comunhão, que não escolheu bem o calçado para a sua tarefa desse dia. Andava a menina numa missão de todo o terreno em cima de uns saltos de vários cm e bem fininhos, galgando campas, enterrando o salto no saibro e em constante desequilíbrio. Receamos que a menina caísse e se espatifasse em cima de um bonito arranjo ou pior, se queimasse em cima das muitas velas que estavam em cim das sepulturas. Para a próxima será melhor arranjar umas sapatilhas já que se trata de uma prova de perícia complicada.
      E assim se passou mais um domingo em que muitas senhoras saíram à rua com a sua roupa nova ou a melhor que tinham no armário. Muito cortar na casa ouvimos. Ou era porque aquela campa tinha um arranjo assim, ou porque aquela (e) apareceu no cemitério com a (o) sua (seu) nova (o) companheira (o)... um dia que bem rentabilizado se tinha tricotado uma manta bem grande. E por um domingo os shoppings estiveram mais vazios...

43 comentários:

  1. muitos euros em arranjos de flores. Com aquele dinheiro todo dava para acabar o resto do cemitério

    ResponderEliminar
  2. A menina não caiu porque se agarrou às campas

    ResponderEliminar
  3. Queria eu era que ela se agarra-se a mim, poie é bem "jeitosa"...

    ResponderEliminar
  4. A menina não caiu porque se agarrou aos olhares dos invejosos! “Se a inveja fosse tinha, muita gente era tinhosa.”

    ResponderEliminar
  5. Muitas virtudes tem esta menina. Enquanto uns fazem ( e fazem de tudo um pouco), outros ficam a ver a banda a passar e a acenar como (pele de)cordeiros...(sendo lobos).

    De carinha "lavada" vêm aqui, diga-se, 'usar a liberdade de expressão'(bendito seja o 25 de Abril ou tal não seria possível), para expressar cobras e lagartos e as bisbilhutices mais diversas.

    Vê-los a fazer ( e bem feito, que menos não se exige a quem tanto se dedica à pura crítica), isso é que era, mas era mesmo, impecável.

    ResponderEliminar
  6. O costume, a hipocrisia no seu melhor. Pior mesmo só no dia da comunhão, é, começam logo ali a ensinar às crianças que nasceram diferentes...

    ResponderEliminar
  7. Quem era a menina?

    ResponderEliminar
  8. A Menina é cá Dagrela.
    Bem jeitosa e bonitinha
    Tinhosos e invejosos
    Não tiraram os olhos dela.

    Mas sua função é nobre
    Não liga a bocas foleiras
    Vai cumprindo o seu dever
    Mostrando boas maneiras.

    É filha de gente humilde
    Muito séria e educada
    Não deve nada a ninguém
    É uma familia HONRADA!

    ResponderEliminar
  9. Susana Lírio e Jorge Manuel Soutonovembro 03, 2011

    Boa tarde,

    Para terminar com as provocações miseráveis sentimos a necessidade de consultar este blog. É lamentavel que a desocupação de muita gente dê origem a gostarem de, cobardemente, insultar pessoas dignas de bom nome, como as suas próprias acções o podem desmonstrar.
    As cartas anónimas de conteúdos mediocres e falsos,são a prova de como agem os verdadeiros cobardes.
    Convido esses tiranos e gozadores a darem a cara, usar da verdade e da frontalidade para nos encararem e dizer o mesmo que escreveram em cartas anónimas colocadas secretamente nas nossas caixas de correio.
    lamento ainda que a primeira vez que escrevo neste blog seja porque fomos incomodados na nossa própria casa sobre provocações que não faz parte da nossa rotina.
    Fazemos questão de falar com quem se julga no direito de tal acto de cobardia.


    Susana Lírio e Jorge Manuel Souto

    ResponderEliminar
  10. Já arranjavam um Revisor de Português, não?
    Estão a ficar desleixados de dia para dia, com tantos erros ortográficos e más pontuações ou parágrafos. Não, não se trata de Acordo Ortográfico nenhum. Ultrapassa isso, em larga escala.

    ResponderEliminar
  11. existem aqui uns certos tipos ou tipas, que vem para cá criticar os erros ortográficos, a forma de escrever e outras coisas mais...santa ignorância esta nossa terra é mesmo cheia de gente "culta" mas "curta"...e já agora a menina era mesmo jeitosa..

    ResponderEliminar
  12. Pela poema, aposto na Virginie. Certo? :)

    ResponderEliminar
  13. Ponham uma camera de filmar focada na caixa de correio. É só uma ideia...

    ResponderEliminar
  14. Pois, pelos comentários só pode ser a Virginie. É das poucas ( senão a única) bonita e jeitosa da Terra.

    ResponderEliminar
  15. Se a "menina é bem jeitosa e bonitinha" e "invejosos não tiraram os olhos dela", dir-se-ia que era bem capaz de fazer levantar até um morto...

    ResponderEliminar
  16. De tudo o que falaram neste post só comentam a menina... Bem, a menina cumpre a sua função e pouca gente nova se dedica à igreja como ela. Quanto se é bonita ou jeitosa...muito sinceramente há bem melhor na freguesia. Mas isso não está em questão aqui. E há um comentador que até vem falar na sua honra. O que li aqui em nada desonra a pessoa. É pena que levem tudo para o mau e negativo. Pelos vistos continuam a enviar cartas para caixas de correio. Que tristes. Só mostra que não sabem levar este blog numa boa.

    ResponderEliminar
  17. Lá diz e muito bem a Sabedoria Popular:

    a) Quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele;

    b) Quando as folhas abanam é porque faz vento;

    c) Quem não se sente, não é Filho de boa Gente;

    d) Cão que dorme não se acorda;

    e) Pimenta no c.. dos outros é engraçado, no nosso é que arde um bocadinho;

    f) Quem tem telhados de vidro, não atira pedras.

    ResponderEliminar
  18. Depois de terem sido incomodados alguns dos maiores suspeitos da responsabilidade deste blogue, cuidado, contratem um Polícia...

    ResponderEliminar
  19. Pedia o favor que me esclarecessem uma dúvida: afinal quem são os Cobardes? Os que se utilizam do Povo de Agrela, para fazerem chacota,ou os que depositam cartas anónimas na caixa de correio de determinados Agrelenses?

    ResponderEliminar
  20. Ao comentar, comenta-se o que é importante na freguesia!!! E até digo mais: pelas diversas tarefas tão bem executadas pela menina, sugiro que se faça um busto em sua HONRA! É de louvar uma menina tão nova dedicar-se a tantas tarefas na Igreja em simultâneo. Mas não era outra coisa de esperar tendo sido ela criada por uma grande mulher da nossa TERRA! FUIIIII

    ResponderEliminar
  21. Viva a Virginie
    Menina com um M GRANDE
    Saber estar em várias situações, sejam elas religiosas ou uma pura farra de amigos.
    Muitas gostavam de ter a Classe dela.

    Parabéns Virginie, por ti muita genta vai a missa, não para ouvir o padre, mas sim para ver o que levas vestido.

    Abraço... e cuidado com a inveja ao teu carro

    Agrela 21

    ResponderEliminar
  22. Quem são as personagens de quem tanto se fala neste blogue? Porque não põe os nomes aos Bois e vacas? F** ** Vou ter de começar a ir à missa para começar a entender os meandros de tamanha espectacularidade, e ao mesmo tempo de tanta mesquinhez e acanhamento? libertem-se, quero dizer, libertem-se os capazes...

    ResponderEliminar
  23. loloollalada err lolada. Já parece a senhora que teve um filho e continuava virgem, e tanto quanto se sabe, seguidores sectários ou partidários é coisa que não faltam por estas bandas,(cada um dá-lhe o nome que quer)sim, é verdade, cada um dá-lhe o nome que quer. Mas essas boleimas sempre existiram e existirão. Eu iria que pelo simples interesse pacóvio, ou pelo simples desejo... De algo, humanamente inalcançável. Só que não o sabem.

    ResponderEliminar
  24. As minhas vindas a este blogue são basicamente semanais, e, face à falta de inovação, proponho que passem a publicar "temas" interessantes, já que, este, o tema actual, não é na minha opinião, digno de observância. Sugiro aos autores deste bolgue que sejam mais pró-activos e com referência a temas que realmente interessam aos habitantes da freguesia da Agrela.
    E bem haja aos que tomaram a iniciativa. ;)
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  25. JOAOSABICHÃOnovembro 06, 2011

    Virginie:menina jeitosa e bonitinha ??? Meus deus ! Aquela feiosa toda repenicada....Aposto que vai a missa , só para desfilar ...Qualquer dia até dará a comunhão de lingerie , para chamar a atenção..Coitada. Quem pode ter inveja dela ? Há bem melhor na Terra: mais bonitas e humildes !!!

    ResponderEliminar
  26. RAFAELA PINTOnovembro 06, 2011

    Dirigo-me aos criadores e aprendizes escritores deste blog : Adorei os vossos casaquinhos com cheiro a naftalina !!!

    ResponderEliminar
  27. BURROMIRANDÊSnovembro 06, 2011

    ACHAVA MAIS INTERRESSANTE SE ESTE BLOG FOSSE USADO PARA ENCONTROS .
    DEIXO AQUI O MEU :

    BURRO PROCURA BURRINHA,
    P /COMPROMISSO SÉRIO E COM FINS LUCRATIVOS.
    TRABALHADOR MAS DESEMPREGADO.
    POBRE MAS COM VIDA RICA.
    NÃO DIZ MAS ESCREVE .
    NÃO CHORA MAS RI :
    DE QUEM ESCREVE ESTA PORCARIA !

    VAMOS LÁ COMEÇAR A RESPONDER AO ANÚNCIO E DAR UTILIDADE A ESTE BLOG :

    ResponderEliminar
  28. Tanto se fala na menina .....Não vejo nada de especial . Deixem a míuda em paz ! Já basta as poses que faz na Igreja .Estão a dar-lhe demasiado protagonismo !

    ResponderEliminar
  29. ALISA DO PADREnovembro 06, 2011

    É SEMPRE A MESMA COISA! HÁ SEMPRE QUEM ME VENHA TIRAR O LUGAR ! EU SOU A MISS DAGRELA ! EU É QUE SOU A MAIS JEITOZZZZZINHA E BONITINHA!!!! VAMOS ABRIR CONCURSO PRA MENINA MAIS SEXY DA IGREJA DAGRELA???!!!!

    ResponderEliminar
  30. CARLAMOREIRAnovembro 06, 2011

    Pobre Virginie ! A mulher de sonho virou pesadelo .Enterrou-se....

    ResponderEliminar
  31. Agora também vão po cemitério tirar apontamentos ???!!!

    ResponderEliminar
  32. Viola procura Violino ,
    Alto e que não se desafine.

    ResponderEliminar
  33. CARLAMOREIRA , tu é que querias ser uma PRETTYWOMAN ! Mas para isso , tens de tirar um curso intensivo de passerelle TODO-TERRENO !!!!

    ResponderEliminar
  34. Catherine Pereiranovembro 07, 2011

    Bem, sinceramente eu não queria entrar com comentários mas como devem calcular quem mexe com os meus, mexe comigo.
    Quem dera há muitos ter uma irmã como a minha! E não falo apenas do seu aspecto físico, falo essencialmente do seu carácter e personalidade: uma mulher incansável, trabalhadora, honesta e que está sempre pronta a ajudar. Por isso, todos os comentários que possam fazer são pura inveja. Mas nesta Terra isto já é algo normal.
    Ah!!! João Sabichão: pelo teu comentário imagino que deves ter levado grande corte da minha irmã. Não te preocupes! Um pacote de nívea no cotovelo e isso passa! TI AMO MANA

    ResponderEliminar
  35. Virginie Pereiranovembro 07, 2011

    Viva a todos! Até agora ignorava, simplesmente, a existência deste blog mas vejo-me forçada a comentar a última notícia visto ser a protagonista para muitas pessoas.
    O blog seria pertinente se se dedicasse, sobretudo a criticar construtivamente aspectos que não fossem a personalidade, os costumes, o aspecto físico ou até mesmo a vida pessoal de vários habitantes da nossa freguesia. E particularmente nesta notícia, estaria plenamente de acordo com o alerta acerca do sistema de som ineficaz; agora meus caros, é de lamentar que o factor métrico de uns simples saltos incomodasse tanto… O único motivo responsável por esta manifestação talvez fosse o facto de os ter pisado enquanto cumpria minha nobre tarefa mas que me lembre, e tendo em conta a minha boa preparação física, em nenhum momento me desequilibrei.
    Estes senhores que tanto ênfase dão às habituais corridas às cabeleireiras por parte do sector feminino, neste dia, bem como das constantes avaliações da campa do vizinho; que moral têm ao demonstrar serem tão minuciosos na observação de uns vulgares sapatos? Será que então estes senhores constituem o exemplo vivo a seguir de enorme dedicação, fé e respeito pelos seus entes queridos já falecidos? Pois talvez tenham usufruído, mais uma vez de um acontecimento tão solene para ficarem na plateia a aplaudir e a fazerem troça de quem passa. Que categoria possuem estes senhores para criticarem de forma ridícula a Lila, o Cindo do Gato, o Baribi, o Baixinho, entre outros? Estes seres humanos podem não ser letrados e até “ignorantes” em algumas atitudes mas talvez ultrapassem em muito, vários hipócritas que se julgam superiores apenas por terem posse a nível monetário mas que de valores interiores, serão eternos famintos!

    ResponderEliminar
  36. Virginie Pereiranovembro 07, 2011

    (...) Relativamente aos diversos comentários, fico feliz por ver que existem pessoas que apreciam a minha participação na vida religiosa da nossa paróquia e não propriamente o que visto ou até mesmo o aspecto físico. Obrigada e gostaria muito que se identificassem para demonstrar minha gratidão. Quanto aos que fizeram comentários negativos, com todo o respeito aceito a opinião e também gostaria de saber quem são para poder, quiçá, demonstrar que estão totalmente errados. É que meus caros, é muito fácil exprimirmo-nos com base no anonimato e passarmos pelas pessoas esboçando um sorriso de pura hipocrisia. Pena confundirem a problemática do calçado, referenciado como inapropriado pelos bloguistas para a ocasião, com o facto de possuir ou não atributos físicos que correspondam aos vossos gostos. A destacar comentários miseráveis que transmitem a ideia de que a Igreja é palco de encenação com vista a protagonismos. Meus senhores, se assim pensam, peço-vos encarecidamente para fazerem uma introspecção. A vida religiosa apenas deve ser seguida quando se é chamado para tal. As “poses” de que falam remetem-se sim, a posturas de dignidade, devoção, humildade, fé e de muita entrega. O “protagonismo” nunca pode ser alcançado neste meio. O serviço a Deus é voluntário e gratuito daí ser apenas e meramente, reconhecido. Mas meus senhores, se acham que as diversas tarefas executadas em prole da Igreja nos capacitam assim tanto, pois sugiro que, em vez de estarem entregues ao ócio e de olhar fixo e maldizente diante um simples ecrã de computador, rentabilizem o vosso tempo e participem também. Com certeza não vos sobrará tempo para críticas já que muito há a fazer na nossa freguesia com vista a progredir! Somos nós Catequistas que dedicamos parte do nosso tempo a ensinar vossos filhos e netos. Somos nós membros do Grupo Coral que dinamizamos a Eucaristia. Somos nós Leitores, que difundimos a Palavra de Deus para a assembleia que assiste. E somos nós Ministros da Comunhão que, carinhosamente nos deslocamos a casa dos vossos familiares já doentes ou idosos.
    Queria apenas deixar um abraço de coragem a todas as pessoas, instituições, associações e até famílias às quais lhes foram apontados o dedo. Que este gesto venha fortalecer-vos a todos. Não há nada pior do que cair no esquecimento… e nós, fomos lembrados!
    E para findar, apenas um pequeno reparo meus caros bloguistas. Estive a pensar e a sugestão das sapatilhas está completamente fora de questão! Depois iriam dizer que não se adequaria à “toilette” escolhida. No próximo ano levarei uns sapatos com mais alguns centímetros para poder olhar-vos bem de cima! Tenho dito

    ResponderEliminar
  37. Mais uma vez parabéns Virginie, assim é que fala.

    ResponderEliminar
  38. Cara Virginie Pereira...como alguem que sempre admirou o teu à vontade, digo-te que estás a dar muita importância aos que aqui comentam depreciativamente a tua pessoa. como alguém que já passou um pouco do que passas, deixa-me dizer-te continua com as tuas actividades socio/religiosas, leva a tua vida com alegria e trata de ser feliz, porque esta gente é muito infeliz e muito pobre de espirito..um grande bem haja...

    ResponderEliminar
  39. Li o post até até ao ponto em que o autor/a refere: A destacar comentários miseráveis que transmitem a ideia de que a Igreja é palco de encenação com vista a protagonismos. Não minha querida, nunca, não... Nunca.
    Ah! E já agora, lembro de que já havia mencionado anteriormente a palavra hipocrisia, pois claro, pois claro... Sugiro portanto, que falemos antes de tacões, ou introspecção. tsss

    ResponderEliminar
  40. Como aqui já foi dito e repetido, existissem mais "Virginie's" nesta terra, e tudo seria melhor.

    A crítica continuada, só demonstra a fraqueza, e mais, as telhas envidraçadas, que a qualquer momento tenderão a estalar.

    ResponderEliminar
  41. Não tenho por norma visitar esta porcaria, muito menos perder tempo com comentários, mas acho que a resposta da Virginie foi demasiado boa para a tão pouca cultura destas tristes pessoas que vêm para aqui dar opiniões, quando o que deviam fazer era olhar para si mesmos. Pessoas como a Virginie fazem falta a esta freguesia.

    Como eu costumo dizer:

    INVEJA É CONSEQUÊNCIA DE INCAPACIDADE!

    ResponderEliminar
  42. Vamos mas é falar da influência da lua na gravidez das vacas!!

    Um post , para ver a criatividade e a alegria do povo...

    ResponderEliminar
  43. Ora isso é que era! Falar em vacas de fogo! Isso ainda existe!?

    ResponderEliminar