segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Agrela irá extinguir-se?! Vamos à luta!

Caros seguidores,

Um dos assuntos do dia, especialmente no que se refere a câmaras e suas freguesias, é a nova reforma autárquica. Mas afinal o que é isto?! Toda a gente fala, é debates atrás de debates, é conferências, é conversa de café...enfim, muita gente palra, mas o que é certo é que ninguém sabe o que vai acontecer.
O maior problema aqui no meio desta amálgama toda e aquele que mais diretamente nos diz respeito a nós, enquanto cidadãos e agrelenses,  é o facto de se prever a agregação de freguesias. E aqui entra o bairrismo do povo. Agrela vai se juntar a Água Longa ou vão ser mais ainda?! Isto faz lembrar um pouco as promoções dos supermercados. Compra 2 leva 1.
Na última sexta feira a nossa câmara promoveu uma sessão de esclacimentos na Reguenga sobre este assunto. Todos estavam convidados a lá aparecer, pena ter sido um pouco em cima da hora e não pudemos lá ir para agora comentarmos.
Cada um vai querer puxar a brasa à sua sardinha e o mais certo é os argumentos de nada valerem e os interesses políticos se sobreporem. Entretanto, vale a pena a população encontrar alguns pontos a seu favor. Vamos cá medir apenas alguns prós da nossa terra para que esta não deixe de existir como sistema autárquico.
1º - Vá a Lisboa e diga que é de Água Longa ou da Reguenga. De certeza que ninguém faz a mínima ideia de onde é que isso fica. Agora, diga que é de Agrela. De certeza que a maioria já ouviu falar e muitos até associam ao norte do país, embora não saibam localizar geografcamente;
2º -  Quem é que não conhece a Nossa Senhora d'Agrela? Quase toda a gente em qualquer ponto do país já ouviu falar nela e até usa a expressão: "Valha-me Nossa Senhora d'Agrela.  Agora a Nosssa Senhora das Dores ou a Senhora do Rosário são associadas a muitas terriolas por esse país fora. Senhora da Guia ( d'Agrela) há só uma.
3º - A serem fundidos organismos autárquicos passa a existir apenas uma junta de freguesia a representar as 2 ou 3 localidades. Digam então quem é que tem melhores instalações sem necessidade de gastarem dinheiro público para aumentos ou novas instalações?! Agrela, é claro.  Água Longa tem um projeto para uma nova sede. Na  atual situação económica do país,  esse investimento não se justifica e,  havendo fusão, a sede da junta d'Agrela satisfaz as necessidades de toda a população.
4º -  A sede do agrupamento das escolas é  aqui em Agrela. Por isso, independemenete de haverem escolas do 1º ciclo nas freguesias vizinhas, é aqui que a maioria dos alunos acabam por se juntar.

Muitos argumentos poderão ser válidos e nós estamos aqui a opinar sem perceber nada do assunto. Perdoem se estamos a meter os pés pelas mãos, mas de políticos nada temos e não estamos propriamente peritos no tema. E haverá alguém que perceba? Parece-nos que não, por isso certamente seremos apenas mais uns no meio de tantos "burros".
Agora o grande contra: Agrela é a única freguesia aqui da zona que não combina com a cor rosa da câmara. Há já muito tempo que os agrelenses  têm notado algumas descriminações e diferentes formas de tratamento por isso mesmo. Esta poderá ser uma forma de a câmara resolver esta pedra no sapato... A ver vamos... até lá é aguardar, aguardar... e esperar que pelo menos uma vez a câmara faça alguma coisa em condições sem interesses políticos e partidários.

Há ainda a não tão remota possibilidade quanto parece, que é a de a China comprar isto tudo e passamos todos a ser um estado chinês e aí deixamos de ter voto na matéria, já que eles, que têm dinheiro, fazem o que querem. Mas nós aqui vamos à luta!

25 comentários:

  1. O Gasto excessivo ou inútil de dinheiros públicos está de mão dadas com a actual formatação das juntas de freguesia e camera municipais, por outras palvras esse "dinheiro" seria e deveria de ser investido nas freguesias, em todas e sem pré formatação. Por lado, e como é referido no texto uma das poucas freguesias que têm digamos que fugido à regra rosa em todo o concelho é precisamente a freguesia d´Agrela portanto, tirem o sapatinho da chuva pois em situação alguma Agrela será a escolhida, ao invés será naturalmente preterida, arrumada, diluida... E quando referem que a Agrela é conhecida pelos santos, ou santinhos.. Enfim, quando muito, será pelo Carneiro Pacheco isto para os mais esclarecidos, para não dizer letrados, pois toda a gente o sabe (..) Não encontro santo que me acompanhe com um raciocinio diferente. Fiquem bem.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Faria_Carneiro_Pacheco

    ResponderEliminar
  2. A foto está engraçada e muito bem enquadrdada com o tema hahahahahahaaaa...

    ResponderEliminar
  3. Caríssimo blogger:
    Antes demais gostaria de saber se os exames lhe têm/estão a correr bem? Esperemos que sim, e nota-se que tem andado a estudar visto que os post`s diminuiram bastante...
    Quanto ao assunto em questão, mais uma vez estás a meter os pés pelas mãos, uma vez que apenas terão que ser cumpridas ordens de LISBOA (Mouraria, cambada de mouros) e todas as autarquias têm que cumprir sob-pena de danos colaterias... Quano á junção andam mal informados, caso contrário já teriam dito aqui mais qualquer coisinha, mas...os exames desculpam-te. Vá, a ironia continua bem presente em ti, Agrela conhecida na Mouraria ou pelo menos associada ao norte? Caríssimo, diga-se que serão muito poucos os lisboetas que conhecem Santo Tirso, quanto mais Agrela... Vá, vai lá estudar...

    ResponderEliminar
  4. Para o último senhor que comentou, não é apenas na Mouraria que Agrela é conhecida. Por experiência própria, quer no Algarve, como em Lisboa e até no Alentejo, quando disse que era de Santo Tirso ninguém tinha ouvido falar. Mas quando disse que era d'Agrela já tinham ouvido e sabiam que era na zona do Porto. Mais uma coisa, vai caber aos concelhos mediante ordens do poder central, fazer as junções...E Agrela tem tudo para se manter como autarquia

    ResponderEliminar
  5. É óbvio que Santo Tirso é conhecido pelo país fora, e muito bem até nomeadamente em Lisboa. Para além de já ter passado mais do que uma vez na TV por causa dos famosos pasteis da confeitaria Moura, aliás, conheço muita gente daquelas bandas que sempre que se deslocam para estas bandas (não necessariamente a St tirso) não dispensam uma ida à dita confeitaria em busca da reliquia, do pastel digo... Ora, pelo que me é dado a observar não há exames ou a falta destes que desculpe tamanha insensibilidade.

    ResponderEliminar
  6. Falam tão mal de Agua Longa e andam sempre para lá a correr, Agrela é tão conhecida que nem aparece no mapa. Agrela é uma miséria

    ResponderEliminar
  7. O senhor que diz que nós aqui d'Agrela andamos sempre a correr para Água Longa está enganado. A nossa merda é que corre para lá todos os dias:-)
    Viva Agrela! Vamos é fazer uma petição para mudarmos de concelho. Esta até poderá ser uma boa oportunidade para irmos para Valongo

    ResponderEliminar
  8. Apoiado! Já que vai haver agregações que nos agreguem a Valongo! É que o desenvolvimento parece ter uma muralha à volta do concelho de Santo Tirso e aqui para nós é mais do que visível o desenvolvimento que o concelho tem

    ResponderEliminar
  9. Isto é só politiquice. Ao que soube os cartazes até foram colocados pelos senhores do PS. Por isso a panela está a ser feita. Está na hora de acabar com estas tretas de rosas e laranjas e olharem a factos. E quanto a factos Agrela é a freguesia que mais bem preparada está para ser "sede".

    ResponderEliminar
  10. JOAO7ESTACASfevereiro 02, 2012

    VAQUÊ?VALONGO?
    EXISTE UMA CASA AMARELA PARA SE TRATAREM EM BARCELOS! É UM HONRA SER DE SANTO TIRSO, UMA DAS CIDADES COM MELHOR QUALIDADE DE VIDA PARA SE VIVER NO NORTE.
    VALONGO ESTÁ A ANOS LUZ DE SER METADE DE SANTO TIRSO, E A MEU VER É SEM DÚVIDA ALGUMA O CONCELHO POR EXEMPLO COM PIORES ESTRADAS NA ZONA DO GRANDE PORTO. É UM HORROR VALONGO, NÃO TEM NADA DE JEITO, E FALOU AQUI EM VALONGO DEVE ESTAR DOENTE MESMO. QUEREM MUDAR DE CONCELHO, MUDEM-SE VOCÊS, COMPREM LÁ CASA, AGORA POR AMOR DE DEUS NÃO VENHAM PARA CÁ DIZER COISAS QUE NEM UM MIUDO DE 10 ANOS NO SEU ESTADO MAIS EMBRIAGADO DIRIA! OMG

    ResponderEliminar
  11. Entre o básico e digno existe uma coisa: saneameto e água potável. O senhor aqui no concelho de Santo Tirso tem isso em todas as freguesias em pleno ano 2012? Então não venha com a história de que em STS há qualidade de vida. Agora passsadiços de 8 milhões de euros e parques (Água Longa) com meia dúzia de calhau a fazer de bancos e mesas no valor de 250 mil euros você encontra em STS. E por algum motivo os jovens de STS saem do concelho e compram casa nos concelhos vizinhos (Valongo, Maia, Paços de Ferreira) estão na lista dos concelhos para os quais o pessoal da zona compra casa.

    ResponderEliminar
  12. já agora, valongo tem 5 freguesias e 5 piscinas municipais . Santo Tirso tem kuantas? ! Dou apoio a kuem queira mudar de concelho. Não precisa de ser valongo qualquer um serve porque acho k kualker concelho vizinho é melhor do ke este. Não fosse a família e as raízes à nossa terra e tinha comprado casa noutro concelho

    ResponderEliminar
  13. O JOAO7ESTACAS deve ser boyzito, quero dizer, rosa, não vê o que é por demais evidente. Outro pormenor, Santo Tirso já foi o motor da região, porquê tanto atraso? Quando deu, para onde foi o tusto? (sem contar com Lisboa claro). E sim, "Entre o básico e digno existe uma coisa: saneameto e água potável. O senhor aqui no concelho de Santo Tirso tem isso em todas as freguesias em pleno ano 2012?" Outro exemplo, comparese St Tirso e V N Famalicão, o que era, e o que é hoje! Ah! por lá ouço dizer que houve rotatividade no PODER! E já agora, para poder, não é necessário conversasr aos berros!

    ResponderEliminar
  14. Hoje em dia até um miúdo de dez anos, educado claro, sabe, que escrever em maiúsculas é má educação. Eu disse educado, ou seja, por outras palavras, esse teria a percepção "daquilo" que o rodeia...

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  15. Bem, de facto quem defende a integração no Concelho de Valongo, não sabe, com todo o respeito na alhada que nos estava a meter.
    Pior mesmo era ver aqui a defesa da integração do Concelho da Trofa, que um dia fará historia quando ticer de ser salvo por uma "troika" qualquer.
    A extinção de freguesias é pura demagogia:
    - Não poupa dinheiro;
    - Não cria mais deselvolvimento;
    - Não termina com os "tachos";
    Posso comprovar com numeros tudo isto que afirmo, no entanto também acho que apesar de todas as conferencias e falatórios, se o governo quiser avança e ponto final.

    ResponderEliminar
  16. Vamos fazer valer a história da nossa freguesia

    "Sanctos Petrus de Agrella (São Pedro de Agrela), assim se chamava Agrela, pertencia ao condado da Feira de D. Rui Pereira , 1º conde da Feyra e, esteve na sua posse desde 1430 até 1539, altura em que Manoel Cirne comprou, com autorização do Rei D. João III, ao Conde da Feira, D. Manuel Pereira. Passou a ser conhecido por senhor do concelho de Refoyos de Riba d`Ave, cujo agrupava 9 curados: S. Pedro de Agrella, S. Julião de Agua-Longa, S. Salvador de pena mayor, Santa Maria da Reguenga, Santa Eulalia de Lamelas, S. Payo de Guimarei, S. Tiago da Carreira e S. Cristovão de Refojos, em que a cabeça do concelho era Agrela"

    E como bem dito, as melhores condições estão em Agrela.

    ResponderEliminar
  17. "...em que a cabeça do concelho era Agrela"

    Pois, por isso as burras vieram todas, e por cá procriaram.

    ResponderEliminar
  18. Não sou Agrelense, mas a mim tanto me dá que a sede da possível futura freguesia, seja em Agrela ou em outro lugar. É um pequeno detalhe que faz parte de algo bem mais importante,não importa onde desde que defenda e sirva os interesses da sua população, com equidade, sem bairrismos !
    Não haverá muito a fazer, a troika mandou e o seu orgão executivo (o governo Português) aplica, já muito foi dito e ainda muitas opiniões vão ser ouvidas, mas será dificil passarem disso !

    ResponderEliminar
  19. É de facto um pequeno detalhe que faz parte de algo bem mais importante, e o importante é mesmo o acabar com tanto delapidar do erário público, erário público (contribuintes)que já não podem mais... com tão pequeno detalhe. Tanto XULO pago por nada fazer e desculpem-me os que ainda fazem, ou tetam fazer, pois em todo o lado os bons profissionais existem. E quero lá saber se é na Agrela se em Refojos ou na PQP! Quero é efici~encia tal como me é exigido com os meus impostos! Refiro-me à minha contribuição! E de muitos outros, como eu...

    ResponderEliminar
  20. Não deixa de ser curiosa a discussão...De facto. Já que, não há muito tempo foi criada mais uma autarquia, a da Trofa, com mais uma catrefada de trabalhadores e vareadores e sabe-se lá o que MAIS... Mas, até compreendo, já que, tudo o que esteja "agarrado" à autarquia de St Tirso... É o que se vê!... Deve ser por serem o partido do POBO! Só pode! Ah! E entretantanto na trofa pelo que oiço, já houve mudanças...

    ResponderEliminar
  21. Zumba no Canecofevereiro 16, 2012

    Uma Terra que se preza, que se assume muito legitimamente sublinhe-se, como candidata a cabeça de um conjunto de freguesias vizinhas, não pode, de modo nenhum, admitir que a placa que a identifica no limite com Água Longa ali junto à farmácia, permaneça há largos dias derrubada, dir-se-ia mais, desprezada, humilhada...
    Não fora uma mão atenta e orgulhosa da Terra que o viu nascer, ou que o acolheu no seu seio, que levantou a placa do solo e a fixou com arames à vedação do jardim vizinho, ainda hoje o nome de AGRELA andava a varrer o chão.
    Apelo daqui ao Sr Presidente da Junta que espero leia este comentário e, se não ler que haja alguem que lho leia, que trate de por a coisa bem de pé, firme e erecta, o orgulho dos Agrelenses assim o exige !!!...
    E não admitimos desculpas, que não está dentro das suas competências, que é da responsabilidade do Instituto das Estradas e mais réucatapréu.
    Trate lá de por AGRELA de pé, como deve ser, se preciso for não hesite, "atropele", passe-lhes "por cima" dessa corja de burocratas incompetentes, em regra provenientes das ninhadas ou afins dos "cappos" dessas associações de malfeitores, que alguns ingénuos ou interesseiros ainda acreditam serem partidos políticos.

    Zumba no Caneco

    ResponderEliminar
  22. Este assunto já não tem interesse. Noto que já se perdeu o entusiasmo deste blog. Que tal avançarem mesmo com a eleição da miss Agrela? xDDDDD

    ResponderEliminar
  23. @Zumba no Caneco: "o orgulho dos Agrelenses assim o exige !!!..." Com a sua licença, cá vai uma gargalhada.
    "Trate lá de por AGRELA de pé, como deve ser" Com a sua licença, e deveria de ser, cá vai mais uma gargalhada.
    Ninhadas? ónde? Ora, cá vai mais uma gargalhada! Aposto de que, até a Miss Agrela haveria de ter o cunho da ninhada. ;)

    ResponderEliminar
  24. Agrela devia juntar-se era ao concelho de Paços de Ferreira... Valongo por amor de deus...

    ResponderEliminar