domingo, 3 de abril de 2011

Iluminação. Seremos uma terra de iluminados?!

Caros seguidores,

Mais um sábado e mais um dia de missa. Desta vez apenas um de nós pode ir. E mais uma vez uma notícia surgiu: iluminação.

A nossa igreja tem sofrido algumas obras nos últimos tempos e tudo graças à Comissão de Obras da Igreja a quem deixamos já o nosso apreço e lhes felicitamos pelo seu trabalho.
 Gostos são e sempre serão discutíveis e quer-nos parecer que o (a) decorador(a) não tem estado à altura. Haverá quem aprecie a nossa igreja. Mas acreditamos que muitos mais há que não vêem no seu interior um pingo de bom gosto. Nós inserimo-nos mais neste grupo.  
Quem conheceu a igreja antiga, antes desta obras de ampliação, mais desgostoso está daquilo que vê quando agora lá entra.  Certamente que não poderemos responsabilizar unicamente uma pessoa, mas também é sabido que o Senhor Damião sempre se impôs e que é o maior responsável pelo seu adorno. E o resultado está à vista. Muito poderíamos agora falar da igreja mas vamo-nos cingir à notificação sobre a iluminação dos altares e dos seus santos. Disse o senhor padre que lá estavam a título experimental e que o seu valor estima-se a cima dos 4000 euros.  Este período experimental cheira-nos a definitivo. Já agora, quem decidirá se é ou não para ficar?!)
Quanto à avaria na cruz da torre, essa deverá se manter, já que a empresa onde foi adquirida abriu falência e os 2 anos de garantia perderam-se com isto.  Com muita pena nossa.
Com tanta iluminação esperamos que reparem agora no Santo António. Da última vez que o vimos apercebemo-nos do seu mau estado de preservação. Este santo está a merecer um restauro. Se já foi restaurado, muito sinceramente não reparamos e por isso pedimos desculpas.
Há uns anos atrás comprou-se aquele candeeiro. Quantas vezes se ligou? Podemos contar pelos dedos. E uma mão é capaz de chegar. Avarias devidas a humidade podem ser desculpas. Mas antes de estar avariado também não se ligava. Por isso, para quê se comprar?
Depois de um “relógio de cozinha” na parede mesmo de frente para o padre, uma parafernália de coisas com ou sem interesse em cima do altar, bocados de madeira a servir de quadros de parede e muita mais, deve estar o nosso Cristo, que também recebeu uns adereços despropositados na sua cruz, um pouco desiludido com a sua casa principal na nossa freguesia. Mas lá está, os gostos são discutíveis e também ele poderá estar contente.
Deixamos aqui na imagem algumas possíveis ideias de iluminação. É só escolher. E como é um período experimental…

11 comentários:

  1. VAMOS CONTINUAR A DAR DINHEEIRO PARA AS OBRAS DA IGREIJA

    ResponderEliminar
  2. Já se adivinhava um corte de luz no Benfica e o Sr. Pe. Damião preveniu-se. Só isso! Viva ao FCP!

    V.

    ResponderEliminar
  3. Boas malta da pesada...

    Já tive oportunidade de dizer que escreve muito bem e lança temas muitos bons... Parabéns mais uma vez. A Bloquista, que ainda vais ser Presidente de Junta!!!!
    Temas, que por vezes as pessoas não têm coragem de aburdar de frente (cara a cara), aqui se diz e se discute, sem ser logo chamado de aruaceiro.
    Por isso que o anonimato por vezes não é um sinal de fraqueza, mas sim dizer as coisas (boas e más) como elas são, sem ter de ser enxovalhado na freguesia.
    Se fala.se o que escreveu aqui ao Sr. Padre Damião ou aos elementos da Obras da Igreja, diziam logo que estava um espectáculo a iluminação, só para não ferir ninguém, mas alguns deles como não tem coragem de dizer isso, vão deixar aqui o seu comentário negativo, e no anonimato.
    Ter coragem nesta freguesia para dizer as coisas como elas são, por vezes sai muito caro.
    E quanto a iluminação na Igreja, porque não convidar os nossos artista?, Sr Fernando (trabalhou em candeeiros, Sr. Manuel Silva (Esmaltes), Sr. Manuel Souto (Electricista)
    Temos tantas pessoas válidas nesta freguesia, só que acho que ninguém se esta a lembrar delas.
    E com um pouco mais de imaginação de todos, teriamos uma cruz na igreja, a mudar a cor e até com música se o Padre Damião quise-se. Mas o que bem de fora é sempre melhor...

    Um Rufo de Trombone, para os nossos Artistas de Agrela
    E parebéns a Comissão de Obras da igreja, que têm feito os impossiveis para arranjar dinheiro.

    ResponderEliminar
  4. Ana Moreiraabril 04, 2011

    Se somos ou não uma terra de iluminados, não o poderei dizer, mas que os criadores deste blog tiveram uma ideia luminosa, certamente que o posso afirmar.
    Como escreveram e bem "os gostos são discutíveis", e por isso também neste ponto nunca haverá um consenso. Sempre achei que falta bom gosto na igreja. A simplicidade é sempre preferível a muita "tralha". E depois de ter visto fotos da igreja antiga na Exposição Fotográfica do ano passado só tenho pena do facto de todo o dinheiro gasto com a igreja não ter sido bem investido. A comissão de obras até muito tem feito. Mas como sabemos, nem tudo é possível!

    ResponderEliminar
  5. Meus amigos la vamos nós ter que levar com mais uma nova comiçao ha nossa porta. (é a comiçao de luz) vimos pedir para o recibo da luz do mês de dezembro para o menino nao ficar ás escuras ..

    ResponderEliminar
  6. Toca a mexerabril 04, 2011

    Ena mais um tema interessante....
    Pois é mesmo de louvar a comissão de obras, no entanto tudo o que faz parte de decoração não faz parte de ideias da comissão de obras, a comissão de obras por aquilo que sei está a tentar preservar a estrutura em si, limpou toda a torre, mudou e isolou o telhado e depois foi pintar a igreja por dentro para que na missa ninguém se distraísse a contar os blocos da parede principalmente do lado do cemitério. De seguida querem isolar e pintar as paredes laterais. Pronto e dentro dos possíveis é mais uma comissão que devemos ajudar.
    Agora todos choram sobre o leite derramado, se nesse tempo fosse nascido garanto que seria uma das pessoas contra a destruição da igreja. É claro que se perdeu um grande valor arquitectónico. Quem pode reclamar são os mais novos...
    Há e agora o nosso amigo que fala do Santo António, das 2 uma ou se arranja um especialista entalhador que saiba como restaurar uma peça antiquíssima daquelas sem que ela perca o seu valor, mesmo assim velhinha ou então é melhor deixar mesmo Santo António em PAZ no cantinho que lhe reservaram na igreja... tá bem?
    Ponham-se a mexer vamos ajudar mais esta causa de Agrela

    ResponderEliminar
  7. Boas noites a todos.
    AGRATUGA... grande pensamento... rss não duvido nada que isso venha a acontecer, a não ser que alguma virgem possa dar à luz e iluminar os nossos santinhos, caso contrario preparem-se minha gente vem aí imposto sobre a luz.
    rssss

    ResponderEliminar
  8. Lembro-me bem da igreja antiga, lá tive os meus primeiros anos de catequese!!
    Quanto a discutir a actual e o seu aspecto, só mesmo falando com gente iluminada ou apagada arranjamos respostas crediveis!!
    Dois pontos:
    -Religiosamente falando e apreciando, está do pior!!
    -Artisticamente falando, já vi tres trabalhos realizados por fotografos profissionais, de vos por a todos com os queixos no chão!!

    Por isso depende do ponto de vista, mas o mais importante deve continuar a ser o religioso, é para isso que a igreja serve!!

    the real one.

    ResponderEliminar
  9. resposta ao toca a mexer:

    Temos um retaurador profissional em agrela, é o filho mais velho do mucha.

    ResponderEliminar
  10. Bom dia
    Sonhei de noite que a Igreja era iluminada com paineis solares.
    E que tal fazer a iluminação dos Santos com paineis solares?
    Fica só o sonho
    Abraços

    ResponderEliminar
  11. Olá a todos!

    Sim de facto a Comissão de Obras da Igreja tem dado uma boa contribuição para a conservação da N/ igreja, pena que a decoração da mesma esteja, julgo eu, única e exclusivamente entregue o Sr. Padre Damião. Se o é, já deu para perceber que tem um extremo e refinado bom gosto =) ao entrar na igreja fico sempre com a sensação que estou a entrar numa espécie de loja dos chineses com antiguidades à mistura, só falta colocar um daqueles Cristos Psicadélicos dos chineses e um néon em torno do Altar para ficar perfeito.

    Nunca percebi porque é que a decoração da igreja ficou sempre nas mãos do Sr. Padre, afinal ela é de quem??? Talvez tenham medo que ele chame os seus capangas com arma em punho… assim é compreensível.

    A “Lisa” também tem quota-parte de responsabilidade, pessoa tão próxima do Sr. Padre como ela, deveria aconselhá-lo com mais bom gosto.

    Abraço a todos,

    Lince do Leça

    ResponderEliminar