domingo, 17 de abril de 2011

A noite de ramos foi esquecida. Será a 1ª de muitas tradições a morrer?

Caros seguidores,

É com muita tristeza que assistimos à morte de tradições da nossa aldeia.
Há já muitos anos que na madrugada de domingo de ramos os rapazes da freguesia se entretinham a trocar vasos de casas e muitos destes vasos tinham como destino final a porta da igreja. No domingo era dia das pessoas procurarem nas casas vizinhas ou na porta da igreja os vasos que lhes faltavam em casa.
 As casas onde havia raparigas solteiras eram presenteadas com flores de couves, entre outras, e não faltava um vasinho à sua porta.
É deste tipo de singularidades que vivem as aldeias, marcando a sua diferença pelos costumes e tradições.
Esta parece ter morrido este ano. No ano passado poucos vasos foram parar à igreja. Mas sempre vimos lá alguns. Anos em que até carroças ou atrelados de tractores lá iam parar lá foram. E é deste tipo de “asneiras saudáveis” que a nossa freguesia precisa.
Onde estão os jovens de hoje em dia? Será que as nossas tradições estão condenadas a esta geração de jovens que temos agora? Queremos pensar que não. Mas muita pena temos destas falhas. 

11 comentários:

  1. Ora aqui está uma grande tradição!!!!!
    Participei em muitas, ao ler este post passaram-me pela cabeça muitas mas mesmo muitas memórias destas famosas noites mas vou contar uma que será a que ficoiu para a "historia".

    A famosa carrinha de tractor que "apareceu" à porta da igreja. Essa acção demonstrou 2 coisas:
    - Quando queriamos ninguém nos parava
    - A fidelidade, o pacto, que havia entre os amigos naquela altura (ninguem bufou...)

    O ano seguinte uma famosa figura da sociedade agrelense ficou acordada até tarde, lembro-me como se fosse hoje, esse estimado Sr a saír do Café do Mário cerca da meia-noite (não era nada habitual ir tão tarde para casa) e "algumas pessoas" soltavam a ultima boa:"Lá vai a carrinha"

    Certo é que eram 3/4 da manha e a luz do referido senhor continuava acesa e o inevitavel aconteceu: encontro imediato entre as partes: os que queriam levar a carrinha e o dono da carrinha.

    Resolveu-se o caso à mesa com vinho, e mais vinho e garanto que a carrinha só não foi parar à porta da igreja com a ajuda inclusivé do proprietario porque estava caregada e eram muito pesada para transportar.

    Façam um exercicio de memória que é facil saber quem foram os intervenientes.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  2. É com grande pesar que tomo conhecimento desta triste notícia.

    "Onde estão os jovens de hoje em dia???"
    Eu sei onde estão, estão agarrados ao computador, à playstation e ao telemóvel. E nos intervalos vão para um sítio escuro fumar droga.
    É esta a juventude de hoje-em-dia.

    Já ouve a geração: Sexo, Drogas e Rock'n roll Agora é a geração: Drogas, Telemóvel e Playstation.

    As miúdas também já não estão preocupadas em receber um troço de couve na noite de ramos, estão mais preocupadas em tirar fotos quase despedias para coocar no Facebook ou Hi5.

    Enfim...


    Lince do Leça

    ResponderEliminar
  3. GUSTO MINA

    Dia de Ramos....

    Relembrar bons e velhos tempos...

    Os vaos eram o menos. O bom disto tudo era a camaradagem, a partilha, o bem estar, a planificação de estratagemas que seriam aplicados minuciosamente neste dia.

    Os vasos eram escolhidos a dedo, pelos pequenos "ladrões" como pelas pessoas que antes da missa das 7h ´já estavam recolher os seus vasos e os outros, que apesar de não lhes pertencer eram bonitos e arranjados...Afinal, iam à missa e os pecados eram revelados.

    Caro, 93825, bufos não houve. Borracheira (saudável) foi para relembrar... E a carrinha lá ficou..mas há muitas mais.

    Por exemplo e com todos o respeito pelas pessoas envolvidas, as quais não citarei nomes...

    Num ano em que os jovos estavam revoltosos com a o que se passava na freguesia, igreja e outras situações.

    Num ano em que algumas quadras alusivas a pessoas ilustres apareceram em alguns postes nas imediações da igreja, do peixinho, igreja...

    o sino a tocar. Enfim, loucuras de jovens inconscientes. Hoje, ainda, ninguém sabe, quem foi....

    Os "Troços de Coubes" nas portas das jovens, Lembram-se??

    Jovens, divirtam-se com juízo e acima de tudo com espírito de entre ajuda, alegria, partilha, e sejam defensores e dinamizadores da freguesia. Não tenham vergonha de dizer que são da Agrela. Agora Agrela city!! Deixem os cafés.

    Façam como eu (GUSTO MINA)...


    Grande abraço e até breve.


    P.S. Foi com curiosidade e alegria que soube deste blog, hoje. Portanto estou a partilhar convosco. Breve apareço a comentar algo mais...

    Não fazendo chacota de algumas cosias que vi..

    Bloguista, continue.

    ResponderEliminar
  4. Ana Moreiraabril 18, 2011

    Realmente é com alguma tristeza que assisto ao fim de tradições. poucos são os jovens que se interessam pela história da freguesia, por tradições e costumes. Acordem jovens! Participem activamente na vida social e real e larguem a vida virtual.
    Conhecer e participar nas tradições e costumes na terra não é ser foleiro ou parolo. Parolos sãos os que se alienam das suas raízes querendo se passar por cultos e intelectuais desinteressados do que é rural, tradicional, antigo mas com muitíssimo valor!

    ResponderEliminar
  5. GUSTO MINA.

    Para não ferir suscetibilidades, Gusto Mina, não é referência a alguém/pessoa.

    Portanto "GUSTO MINA" = "JUCOSO"

    Assinado

    JUCOSO...

    ResponderEliminar
  6. Tradições, tradições...

    Agrelenses e não só.
    Atenção que o que não é feito na noite de ramos, poderá ser realizado na véspera de S. João. A tradição assim reza...

    Mas tradições, são muitas...

    Não temos campo de futebol, o ex velhinho Carneiro Pacheco, eu, que dei uns chutos na quele peladão. Diga-se de passagem que não era nenhum Eusébio, Jardel ou Rui Águas, mas gostava de passar tardes de Sábado e domingos com o povo do Facho, Aldeia NOva, Pé da Serra, Carvalhal,,,Bons Tempos.

    O Campo fo-se. Porquê?
    É pena.

    Mas, porque não realizar torneios? Aqueles míticos torneios inter lugares, onde prevalecia a pancadaria e no final o espírito de cumplicidade, camaradagem e zangas.

    Comissão de Festas, Estrelas de Agrela, ambos que dinamizam a freguesia.

    Lanço o convite. Organizem e o povo aparece.

    Era o torneio das tradições.... que se perdeu!
    Juntavam-se as famílias, amigos, vizinhos.

    E o ringue da freguesia?
    Poderá ser feito lá algo diferente.
    É necessário a sua manutenção. senhores da junta, a vida está difícil, mas se não se criam algumas condições o povo jovem que pouco aparece, assim ainda foge mais.

    Opinião!!. O exterior da junta era pioritário em relação ao ringue?
    Está feio, degradado, sujo, perigoso e poderá ser local de encontro de actividades...obscuras.

    POVO AGRELENSE, vamos mudar...um pouco.

    Inovar tradições.Restituir o que ainda temos de puro...


    Jucoso


    Torneio de veteranos, torneio de novos, adolescentes.?

    ResponderEliminar
  7. ola viva eu disse que nao comentava mais mas realmente isto nao deixa nenhum de nós indefernte sem ter que dizer uma palavra para dizer, estas coisas de tradiçoes sao realmente uma pena que se percam, mas neste mundo golobal de hoje em que vive-mos nao nos dá margem para isto, "de tradiçoes" está mais virado este tempo para traicoes, ,, nao vamos por adescoberto os nossos conterranios ,, mas que que há por ai traiçoes lá isso há .. mas isto faz parte dos tempos,, ou pulamos ou perdemos a carroça, ..
    que diri-a a srª luzia " coitado do meu menino"
    ... mas ele sabe tudo,, pois ele e´ que nos perdoa as nossas culpas ,, bem lá se vao as tradiçoes em que se dava o folar ,, e nestes dias ate´ era conviniente passar pela madrinha . quem nao se lembra a "bençao madrinha " e lá se espera por uma saca de amendoas ,, uma nota de vinta merreis,, quem me dera contalas.. isso e´ que era tradiçao ..

    ResponderEliminar
  8. 1964
    Boas,
    Muito se tinha de contar aqui, belos serrões passados entre amigos.. e não havia net... só mesmo uns chouricitos roubados do fumeiro la de casa... depois a culpa era sempre dos gatos da vizinha, que iam aos chouriços.
    A noite do Amoniaco, para quem se lembra, até um senhor em Sobrado deitou a bicicleta ao campo..rs
    Na noite de ramos até os Sarilhos de fazer os poços paravam a porta da Igreja.
    Até a carrinha mais pesada (2000kg)D' Agrela foi lá parar.
    Ai saudades....
    Grandes cabadas, onde se tirava o vinho da pipa e eramos Reis, em terra vizinha, Sobrado.

    Abraço a toda essa cambada amiga

    ResponderEliminar
  9. O ano passado foi um fracasso, devido a uns problemas LOL, como baldes de água da casa de um "cliente habitual", com brutalidade vocal e ameaças . Este ano é que nem nos passou pela cabeça, senão era a vingança . . . Pode ser que para o próximo ano eheheh

    Ass : Bruno Rafael Oliveira da Silva

    ResponderEliminar
  10. Olá Cambada

    Parabéns aos autores e participantes por este local maravilhoso que foi criado, onde podere-mos imortalizar muitos dos acontecimentos desta bela terra.

    Lembram-se daquele celebre "dia" de noite em que até tiros houve, lembram-se!?
    Penso que foi a partir desse ano que muitas dessas brincadeiras começaram a desaparecer devido a essas pessoas sem humor, que nem da terra são, mas só porque estavam debaixo das saias do paroco sentiam-se no direito de ameaçar quem quer que fosse, pois esses sr.s que foram lá dar uns tiros, pai e filho, se fosse agora pois podiam ter a certeza que não eramos nós a "desertar". Mas, uma coisa é certa mesmo assim ainda fizemos com que durante um certo tempo não lhes coubesse um feijão lá naquele sitio. Mas força pessoal, vamos continuar, nessa noite estavamos praí 50 na próxima talvez sejamos mais.

    viva a revolução

    Ass.os irmãos metralhas

    ResponderEliminar
  11. ai os tiros......ahahahahaha

    nesse ano houve duas ideias, uma era pendurar um boneco com notas na tília, simbolizando o padre da freguesia e outra de tocar o sino a meio da noite, logicamente duas ideias incompatíveis uma vez que a noite era de fazer quanto menos barulho possível melhor, mas pronto já tinham uns andado a tocar a campainha das pessoas, a espantar a caça e, e cedo ....pronto.
    Depois eles eram mais que as mães a porta do dente d'ouro (peixinho), isto tudo ainda nem uma hora da manha era, tavamos fo..... era um basqueiral do cara..., nem deixavam o padre adormecer.
    o problema foi da sediela amarrada ao sino que fez acordar o padre a meio da noite e telefonar pro seu amigo, que prontamente veio a correr. e assim terminava a noite ....

    Ass. Ingenheiro Socrates

    ResponderEliminar