terça-feira, 19 de julho de 2011

Vacinação da cachorrada é já no sábado

Caros seguidores,

No próximo sábado, dia 23, a partir das 17h, a cachorrada da freguesia terá o seu concílio anual. Será a vacinação dos cães no sítio habitual, na rua em frente ao cemitério.
Para muitos cães este é o dia em que reencontram os seus irmãos, pais, tios…a família toda. Neste dia é comum ver uns donos a serem domados pelos seus cães, outros que optam por trazer um pau ou uma vergasta para lhes mostrar quem manda e outros que basta um olhar para os seus cães se aninharem como cordeirinhos.
É curioso apreciar a mistura de raças que lá aparece. Também os cães de raça pura, com pedigree lá vão desfilar. Mas quase sempre são os rafeiros que armam briga e é frequente ver os canzarrões a meterem o rabinho entre as pernas mediante um rafeirito. Mas lá está, com os humanos é a mesma coisa. E por algum motivo existe o ditado “Cão que ladra não morde”. Certamente que conhecem muita gente deste tipo: muito ladram mas na hora H encolhem-se todos e perdem o piu. Esta vacina bem que poderia ser aplicada a algumas pessoas. Muitos são aqueles que demonstram estar contaminados pela raiva, tais são as ameaças que fazem disto e daquilo, cheios de vontade de matar e esfolar.
Se há gente que tem apenas um cão em sua casa há outros que têm uma valente matilha. Se nesse dia os cães da 30 decidissem todos descer o Monte Grande para vir à vacina poderia estar instalada uma batalha. Esta senhora deve de ter cerca de 20 cães, ou até mais, instalados na sua casa. Faz concorrência directa ao canil clandestino. Achamos que esta senhora não deverá trazer os seus cachorros para a vacina, caso contrário, as filas para apanhar com o espeto no couro iriam se prolongar por muitos metros.
Nesse dia, os da Comissão de Festa da Senhora da Guia terão que ter algum cuidado com o seu churrasco. Correm o sério risco de serem assaltados por uma matilha esfomeada que, sentindo o cheiro no ar, desatam a correr em direcção ao largo devorando tudo o que lhes aparecer pela frente. Guardem os frangos para mais logo, é só um alerta. E como também param por lá coelhos e às vezes até gatos… são um petisco bastante apetecível para a chachorrada.
Quem tiver cão que trate de lhe dar um banhinho esta semana para que o animal possa aparecer cheiroso e apresentável naquele que, para muitos, é o único dia em que saem à estrada. Pena também é que este é, para muitos, o único dia em que tomam um banho e lhes tiram as carraças e as pulgas. 

21 comentários:

  1. sem pulgasjulho 19, 2011

    bueno
    Não será melhor mudar de local??? ... talvez na sede da junta!
    é que rua esta toda cheia de buracos e ainda por cima tem os carros da rampa, se cão foge...
    força cachorada... ladrar com força

    ResponderEliminar
  2. pois sábado é rampa capital do móvel e vão andar la os cães!!! vai ser uma confusão, e atenção não há que inventar que esta prova pode voltar a realizasse em Outubro e este ano é a contar para o campeonato nacional a que dar boa imagem da terra vamos la deixar isso para o próximo sábado vamos la não custa nada...

    ResponderEliminar
  3. Então, Senhor Presidente de Junta e elementos da Asssembleia de Freguesia, para quando denunciar o canil ilegal?
    Só para informação esta a ser construido mais um na nossa Freguesia.
    Quem dá licença para esta infecção de águas e terrenos???
    Será amor mesmo aos cachoros ou dá muito dinheiro este negócio?????

    ResponderEliminar
  4. muito cabrito anda a ser servido

    ResponderEliminar
  5. Acho que o criador deste bloguezeco devia ir tomar a vacina contra a raiva também!!!!!!!!!

    e Não estou a brincar!!!!!

    ResponderEliminar
  6. o inspectorjulho 21, 2011

    O meu rafeiro vai à vacina e estou a ver que é preciso ter mais cuidado com algumas pessoas do que com alguns cães. Este último anónimo deve de andar lixado com alguma coisa...

    ResponderEliminar
  7. boa noite , pr'aquele anónimo que vem criticar o canil ilegal , eu venho aqui defender os direitos dos animais ! Acho louvável ter cães , estimá-los e recolher o que os outros despejam ! aprovreito este espaço para sensibilizar sobre a questão dos maus tratos e abandono dos animais ! A vacinação anual , é para muitos cães o único dia de passeio! Em vez de criticar os canis clandestinos , ajude e participe ! sou sócio e voluntário da ASAAST (associação dos amigos dos animais de Santo Tirso) , e eles precisam de mão de obra para limpar as jaulas e alimentar os cerca de 250 cães que foram recolhidos! Em vez de criticar quem ama e defende a causa animal, mexa o rabo e venha limpar cocó!!! De certeza que deve infectar muito mais as águas e os terrenos que os pobres animais ...E aproveite e tome tb a vacina. O ser humano é cada vez mais besta! Temos aqui muitas amostras ......

    ResponderEliminar
  8. Para o ultimo anonimo
    para amar e tratar os animais, não precisa esta ilegal, ou precisa????
    Acho que a vacina de raiva lhe acenta bem

    ResponderEliminar
  9. estão todos chateadinhos, ganhem lá calma e ajudem o sócio a limpar o cócó....e já agora para o chateadinho que disse par o presidente da "xunta" se mexer contra o canil, meu caro isso é da responsabilidade da câmara. Todas as câmara tem canil municipal e veterinários, só Santo Tirso é que não têm.

    ResponderEliminar
  10. de culpa em culpa a mãe morre solteira
    se o canil esta ilegal, é obrigação da Junta denunciar.
    e meu caro "xunta" é espanhol eu sou portugues por isso para mim é Senhor Presidente de Junta.
    Só somos Agrelenses para algumas coisas, quando a responsabilidade toca a porta, a culpa é sempre dos outros.

    ResponderEliminar
  11. o Canil Municipal existe meus caros anónimos ! E convido vos a vistitá-lo !!!!! O veterinário q foi administar as vacinas . é precisamente o veterinário camarário , responsavel pelo abates dos cães do canil !Outro pormenor....o tal canil ilegal incomoda ???!!! mas há tantos estabelecimentos comerciais sem as devidas licenças e as condições de higiene necessárias , que vocés frequentam na freguesia ! Há tanta gente que ladra e defecta mais que os pobres animais!!!!! E ......Não preciso da vacina da raíva -porque o que sinto é apenas revolta e ódio por estes burros , ignorantes e más -linguas q mal sabem falar e escrever ! ah ah ah ah
    deixam-se de hipocrisimos e façam alguma coisa pela sociedade e pelos animais ! Não critiquam quem se dedica ......
    A esses ignorantes , despeço -me com grande desprezo : CAGUEI !
    Vou continuar a limpar cocó dos cães sim ! é uma causa nobra da qual me orgulho! Agora , vocés analfabetos a criticar o que não sabem ....ah ah ah só posso mesmo desprezar ! grandes idiotas!

    ResponderEliminar
  12. por acaso escreve muito mal, lá esta um exemplo
    critica, sem olhar para si primeiro.

    ResponderEliminar
  13. Concordo plenamente com este último anónimo. Já tive inúmeras situações em que pude constatar que este blog é pouco digno. Existem mentiras e mais mentiras por parte dos seus criadores ( pensando eles que dizem a verdade); as pessoas que aqui vêm comentar são puramente aldeões mal informados com vendas escuríssima nos olhos, que pouco ou nada sabem sobre os mais variados assuntos mas, no entanto, gostam de mandar o seu "bitaite". Termino dizendo que o penúltimo comentário aqui escrito é verdadeiro e sim, Santo Tirso tem canil municipal, e o veterinário presente na vossa aldeia no sabádo é o veterinário responsável pelo canil municipal.
    Se puder ajudar mais, peçam, e se eu souber terei todo o prazer em fazer com que o indíce de "burrice" da vossa freguesia desça!

    ResponderEliminar
  14. Se acha que esta freguesia é de burros, porque é que se dá ao trabalho de ler este blog sobre esta freguesia? Você é que não deve de ser muito inteligente. E já agora, eu, que sou desta freguesia, ainda não vi aqui mentiras mas verdades que ninguém gosta de ouvir, toda a gente sabe, mas não fala, já li muitas. Já agora, pode ajudar, sim. Esteja calado e não fale do que não sabe. Já falaram aqui da minha família. Não era coisa agradável de se ouvir. Mas era verdade, por isso limitei-me a ler e aceitar. Nem tudo o que aqui escrevem é agradável de ler, mas a liberdade de expressão tem estes resultados...

    ResponderEliminar
  15. Para eu deixar de ser Burro, diga lá Sr. Inteligente. Onde é o Canil Municipal de Santo Tirso ? A sua morada correcta ? pois tenho os animais para entregar lá, abandonados e que precisam de um abrigo. Sabe é que aqui na terra ser burro é normal. Somos todos Burros, não percebemos nada de nada... Assina - 1 Burro...

    ResponderEliminar
  16. BURRO 2 DE AGRELAjulho 26, 2011

    QUEM FALA ASSIM A CAGAR, E CHAMAR BURROS AOS OUTROS, OU COME PALHA OU TEM DIARREIA.

    ResponderEliminar
  17. Quem tem boca vai a Roma ou o mesmo se aplica para o canil municipal.

    ResponderEliminar
  18. ANÓNIMO DEFENSOR DA CAUSA ANIMALjulho 27, 2011

    RECORDO QUE OS ANIMAIS ENTREGUES AO CANIL MUNICIPAL SÃO PARA ABATE APÓS 8 OU 15 DIAS CONFORME A RAÇA E A IDADE .....SERIA OPTIMO TERMOS UM SITIO SEMELHANTE NA FREGUESIA , ONDE DEPOSITAR ESTA GENTE MALDOSA E SEM ESCRÚPULOS ! OS APELIDADOS DE BURROS 1 E 2 ENVERGONHAM A PRÓPRIA ESPÉCIE ANIMAL ! OS BURROS SÃO ANIMAIS DÓCEIS E INTELIGENTES AO CONTRÁRIO DESTES PARASITAS Q NEM SABEM ESCREVER
    ....BEM TENTAM.....COITADOS ,MAS NEM CONHECEM O CONCELHO ONDE CAGAM......

    ResponderEliminar
  19. SANTO ANTÒNIOjulho 27, 2011

    Boa noite ,
    Antes de se preocuparem com o canil ,tratem das "bestas" que andam aí á solta !!!!! Dos Fala baratos , burros engasgados , bruxas endiabradas....há mais q fazer do que escorraçarem os cãezitos q foram abandonados por vós!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Em vez de escreverem idiotices , paneleirices .....trabalhem e ajudam!

    ResponderEliminar
  20. afinal não temos canil. como diria o outro Burro.." e o burro sou eu"..

    ResponderEliminar
  21. Para quando uma quinta de animais, tal é a variedade de espécies animais na freguesia.

    Será que o o povo agrelense é tão mau?

    Será que é tão frustado e vive com o mal dos outros??

    Eu sou agrelense, nascido e criado na freguesia e gosto de ler, ver, opinar, mas quando sei.
    Não vivo com o mal dos outros, nem com as infelicidades ou azares.

    Talvez inveja?

    Um abraço e sejam felizes.

    ResponderEliminar