domingo, 31 de julho de 2011

A feira agrícola de Agrela é no próximo fim-de-semana

Caros seguidores,


Que o nome da nossa terra “Agrela” vem de agra, já muita gente sabe. Que Agrela já foi um dia uma terra de muitos lavradores e agricultores, também é sabido de muita gente. E que actualmente não há nenhum grande agricultor/produtor aqui na terra também já toda a gente reparou. Mas então, por alma de que quem é que se lembraram de fazer uma feira agrícola na nossa terra?! Há falta de um festival de Verão em Agrela, faz-se uma feira agrícola de dois dias.
Quando vimos o cartaz nem acreditamos muito bem no que estávamos a ver. Por momentos julgamos estar com algum problema nas vistinhas, mas como lemos os dois a mesma coisa, acabámos por verificar que se tratava disso mesmo: uma feira agrícola no antigo campo de futebol. Já não há futebol na freguesia, e agricultores, há?! O recinto está bem escolhido por isso mesmo. É um evento sobre duas coisas que já não existem na nossa freguesia. Apenas amadores praticam as duas modalidades.
Longe vai o tempo em que havia grandes agricultores na freguesia. Época em que muitas famílias viveram do que a terra dava. Actualmente apenas vemos lavradores de cultivo mais doméstico.
E cavalos na freguesia e charretes?! Uma mão é suficiente para os contar. Por isso não compreendemos muito bem esta coisa do “Convívio dos amigos do cavalo e da charrete”. Achamos até que era um pouco a gozar com os agrelenses. Se este evento é realizado em Agrela, supostamente é para os seus habitantes. Parece-nos que apenas a Casimira e os filhos poderão ter acesso a este convívio. Sentimo-nos uns excluídos. Será que se levar um cão bem grande não passa por um cavalo e temos direito ao convívio?
Vai haver uma exposição de máquinas agrícolas. Como não há agricultores empreendedores na freguesia, achamos que se trata de um evento para os de fora da terra. Aliás, são os de fora que exploram as terras de lavradio que cá existem. Poderiam pelo menos fazer uma feira com os produtos agrícolas que os amadores agrelenses cultivam, criando assim uma oportunidade de escoamento da muita batata e tomates que alguns têm.
Vem no cartaz também a anunciar uma gincana de tractores. Confessamos que disto nunca vimos. Mas estão à espera de quê? De ver alguém debaixo de um tractor? É que quando um tractor capota, quase sempre o seu condutor tem muito azar. Não são 100kg que lhe caem em cima. Quanto a isto apenas desejamos que corra pelo melhor e que ninguém se aleije. Responsavelmente deverá lá estar uma ambulância.
Gostamos muito de ver que a Câmara Municipal deu alto apoio, a avaliar pelo tamanho do seu reclame. Sim senhor, isto é para os Estrelas da Serra não andarem por aí a dizer que a Câmara não apoia em nada. Estão muito enganados. A Câmara não apoia é nada do que eles façam. O que é bem diferente.
Já agora, quem é a organização desta feira? No cartaz não vem a mencionar. Apenas refere o nome de pai e filho como colectores das inscrições. Mas então, se não é uma associação e tem um apoio camarário, estamos a pensar, a título individual, organizar um torneio de berlindes e vamos ver se a Câmara nos dá o seu patrocínio. Já se é a Comissão de Festas da Senhora da Guia quem organiza, não percebemos o motivo de não o mencionar no cartaz. A quem nos dirigimos para reclamações ou dar os parabéns no final do evento? Está tudo muito nublado no que se refere aos parâmetros em que se organizou esta feira.
Isto é quase como fazer querer vender gelo no pólo norte ou vender aquecedores no equador. Se aqui não há agricultores, há jovens pouco interessados em ver máquinas agrícolas, e praticamente ninguém tem cavalos ou charretes, trata-se de um evento com muito interesse, sim, mas mais para os da área e, por isso, estrangeiros à freguesia. Muita gente lá deve de ir no próximo fim-de-semana. E petiscos e bom vinho não vão faltar. E a Câmara está de parabéns por mostrar mais uma vez que apoia eventos no concelho.
Quem se queixa da Câmara por não ter apoio nenhum, que vá perguntar ao senhor António e Nelson Pires como o conseguiram que eles devem de saber e poderão ensinar a receita. Aprendam alguma coisinha…


46 comentários:

  1. Até dá vontade de rir. Mas isto tem andado meio torto.
    Já se sabe quem é a organização? Para quem é que a câmara deu a massa ou o apoio? Ainda não sei. Força para o torneio de berlindes. ainda devo de ter uns guardados numas gavetas. E umas leiteiras, lembram-se?

    ResponderEliminar
  2. Está muito bem. O mês de Agosto é o mês das exposições. é os Estrelas da Serra com as fotos e os não se sabe quem com as máquinas agricolas. Também me senti excluido do convivio. Nem cão tenho.

    ResponderEliminar
  3. Viva a Câmara Municipal de Santo Tirso. Só sabe é apoiar mer...

    ResponderEliminar
  4. Até fico parvo ao ler tanta barbaridade!!!!

    Gostaria por começar por dar os parabéns a esta iniciativa e a quem está a organizar. Estão para aí a criticar para quê? Querem eventos do vosso interesse então mãos a trabalhar e façam-nos vocês, pois aqui a malta fala fala fala, e não faz nadinha a não ser mandar uns filetes ao ar. Se quem organiza o evento é da área, ora acho muito bem organizar um evento destes cá, se há pouca gente que se interessa por isto não sei, mas se for verdade pode ser que isto mude a mentalidade de alguns e os façam dedicar-se mais á área.
    O que vocês da critica deviam criticar era o facto de sermos das poucas freguesias do concelho que não temos uma equipa de futebol e já nem campo temos. Custa-me ver o campo de futebol onde imensas vezes joguei ser destruído para....para nada!! Pois o que se vê lá é um grande matagal sem utilidade.
    Quanto aos apoios, meus caros, á imensas coisas que podem explicar o apoio ou não de entidades. A forma de os pedir, as pessoas honestas ou não que estejam a dar a cara, e o próprio evento.
    Sinceramente este evento pode vir a promover a nossa aldeia de alguma forma e é algo que está afecto ao sector de actividade primário que tanto necessita de formas de o desenvolver. Acham que nos tempos que correm se pode dar ao luxo de gastar dinheiro por exemplo com corridinhas de bicicleta e de carrinhos de rolamentos? Por favor, sejam realistas.

    Por último, não sei muito sobre esta feira, mas hoje passei no concelho de Vila do Conde e vi já lá cartazes publicitários desta feira com o nome da nossa terra em grande destaque. Á organização dou aqui os meus parabéns, pois não no que toca a divulgar o evento parecem estar num bom caminho....

    ResponderEliminar
  5. *Um de fora* *_*julho 31, 2011

    Para esta gincana podiam chamar o Sr.Dino do Castro como participante especial. Ele que carrega lenha na sua "maquina" das bouças alheias, cujos donos deixam cortadinha para apanharem no dia seguinte, para os que acham que ele não devia participar, lembrem-se que ele transporta toda esta lenha num tractor sem pneu, cujo eixo já rompe as nossas querias avenidas da freguesia. Este tractor já passou mais nas mãos deste senhor do que muitos idosos da nossa freguesia viram na sua história de vida.

    Com respeito há competição de charretes, o Sr.Américo do Roque, inovou tanto a pontos de já não serem necessários cavalos para puxar a charretes e sim cabras. Por isso agora podemos puxar uma charrete com outro tipo de animais que não cavalos.
    Quem tiver dificuldades a arranjar cavalos tem duas opções para arranjar cabra:
    1-O "judeu" da nossa freguesia, que não se deve importava de emprestar as suas cabras uma vez que ele anda tão activo na nossa freguesia;
    2-O Sr. que mora mais a esposa e o amigo em frente ao campo de futebol, uma vezes que os animais quase sempre se encontram no ex-campo de futebol, onde irá ser a competição, com certeza que ele também não há-de se importar de emprestar\vender\alugar, alguns do seu lindos bichinhos.
    Assim todos os agrelenses podem participar neste maravilhoso evento que irá ter lugar na nossa freguesia...


    Ass: Um senhor de fora, que também é gente.

    ResponderEliminar
  6. Para quem fica parvo com o que le...

    Parvo fico eu so pelo que li,« merece apoio da camara só porque tem cartazes em Vila do Conde??!!» Isto é ridiculo de mais!!!

    Estou para ver a desgraça e mais um desperdicio dos meus descontos!!!

    The public

    ResponderEliminar
  7. Para o Sr. que ficou parvo com o que leu:

    Depende da maneira como se pedem os subsidios????
    Diga então qual a maneira correcta. Mostrar o cartão de militante do PS?
    Provar que esteve no cartaz do PS para as eleições?

    Pessoas honestas??? onde????

    ResponderEliminar
  8. o inspectoragosto 01, 2011

    Acho que já sei quais os truques para arranjar apoio da câmara.
    1º- Ter a ideia de uma actividade ( não importa qual, se é ridícula ou não,se é ajustada à freguesia e aos seus habitantes)
    2º- Não fazer pedidos pelas vias legais e supostamente formais e apropriadas;
    3º- Dizer Ámen aos senhores;
    4º- Dá jeito ter estado num cartaz ou ser militante do PS;
    5º - Não ser apoiante de nada do que seja visto como "oposição" na Câmara;
    6º - Colocar cartazes em Vila do Conde;

    Acho que estes são pontos fundamentais. Mas há muitos mais... e ter opinião, saber dizer não e mostrar que se é competente parecem não ser bem aceites nestes meandros dos pedidos camarários

    ResponderEliminar
  9. Não um mas dois burros logo?

    Caríssimos, digam me onde é que eu digo que para ter apoios é necessário colocar cartazes em vila do conde! é que muito honestamente não consigo ver isso em lado nenhum. Apenas enalteci o esse facto visto que abre muito mais o público alvo para o evento.
    Contínuo a dizer: Critiquem menos e façam mais... Se não querem fazer pelo menos deixem fazer quem quer e metem o rabinho entre as pernas!!

    ResponderEliminar
  10. Ver ao longeagosto 01, 2011

    É um evento interessante, não tenho cão muito menos cavalo e carroça.
    Por isso lanço a pergunta:
    Posso concorrer com um coelho a puxar um pires a fazer de carroça.

    Ass: Ver ao Longe

    ResponderEliminar
  11. daqui o meus os meus votos de que todo corra pelo melhor .


    sei que pelos vistos os apoios nunca sao faceis e nem sempre bem vistos, e o mal da nossa freguesia e´misturarem as coisas, realmente está a camara metida nisto , mas será que realmente as verbas sao desbloqueadas ?? pelos vistos isso nao tem acontecido,,,
    agora á os que arriscam e meteem o nome no cartaz mesmo sem areceberem , , .


    quanto ao ter ao nao ter agricoltores na nossa terra isso já e´um factore de declinio.
    pois agrela foi uma das freguesias que teve o nome de terra rural, certo com o decorrer dos tempos foi tambem a nivel de concelho a que mais evoluiu na classe social a nivel de Doutoures e funcionarios publicos ,,
    como poderia-mos ter agricultores agora ,,


    quanto a corridas das charretes e amigos dos cavalos ,, isso e´ realmente para comparar-mos que o que cá existe e´mais burros do que cavalos ,,


    ver pelos comentarios ,,


    mandem sempre e nao parem com os inventos ,,
    pois nem assim esta terra se destaca ..

    ResponderEliminar
  12. será que o apoio da Câmara é assim tão importante?????
    Ou será que é todo politiquice?
    Pelo que ouvi a cãmara nem um cêntimo deu...
    Amigos da cãmara mesmo para dar tanto destaque ao logotipo.
    E quanto a segurança que aqui ja falarem, acho mt bem ter ambulância, policia e SEGURO!!!!
    Um cocktail proprio para acidentes, calor, vinho, cerveja e tratores.
    Agrela 21

    ResponderEliminar
  13. Agrela primeiroagosto 01, 2011

    Grande evoluição no Facho
    Como já mencionado... "onde tudo acontece"
    Aldeia Nova também é Agrela, ou esqueceram isso?
    Deixem trabalhar os homens, no fim façam os comentários, não queiram queimar os organizadores da feira em praça pública logo a começar.
    Força Pires, Coelhos e mais alguns.
    Eu vou estar lá sem cavalo, sem caroça, sem trator... vou participar, como muita gente participou no BTT sem bicicleta e sem caminhar, mas participou.

    ResponderEliminar
  14. boas,

    Com tantas noticias e eventos em Agrela, este Blog vai de ter noticias, e artigos quase diários.
    Agrela mexe... para onde é que ainda não sei

    ResponderEliminar
  15. Pois é, com tanta notícia a Carla Lírio e Ana Moreira nem vão ter tempo para tudo................

    ResponderEliminar
  16. Meus Caros Agrelenses, gente como "Os Pires" temos muita na nossa terra, todos á espera da "mama". Os Pires o que querem é mamar e então vão a todas. Para quem anda atento nestas coisas da "politica barata e de aldeia" sabe do que falo. A Câmara patrocinar o "evento" particular, com o dinheiro dos nossos impostos, sem critério e sem acautelar a viabilidade do mesmo demonstra a qualidade das pessoas que estão à frente da Câmara. Associar-se a isto tipo de acontecimentos são prova que Santo Tirso ainda não percebeu que as coisas mudaram, é qie já não à dinheiro e estes tipo de "politica sostra" vai acabar.

    ResponderEliminar
  17. Micael Vinhasagosto 02, 2011

    Tantos comentários providos de limitrofia aguda devem servir de objeto de estudo para muita gente, ou até mesmo para teses de doutoramento...

    Mas que dinheiro dos contribuintes? É que sinceramente não sei onde ouviram (ou viram) essa de a CMST ter contribuído monetariamente para este evento...

    Se têm tanto talento para ver mal em tudo o que mexe, porque não um bocado de bom senso e esperar que o evento decorra para se retirar as devidas ilações sobre o que o Sr. António e o Nelson estão a fazer?

    Veremos no domingo se serão tão assíduos a comentar a Feira Agrícola em si como o foram a comentar o post.

    ResponderEliminar
  18. Sócio...

    Não vão ser charters mas sim tractores a virem todas as semanas de Vila do Conde =)

    É com cada jumento que temos de levar...

    Tractores e agricultores estão em vias de extinção em Agrela, mas quanto a jumentos eles não param de crescer!

    Iam colocar colocar a CM STS no cartaz em grande destaque só para ficar bonito???? Sem receber nada????

    =) Tá certo...


    Lince do Leça

    ResponderEliminar
  19. Caros amigos

    Criticar é fácil, ter ideias e concretizá-las isso sim é bem mais difícil. Isto da feira agrícola pode não ser a melhor ideia de sempre, mas pelo menos é algo que se faz pela freguesia. E não há por aí gente que defende que nada se faz por aqui?
    Sim, não é o ideal. Mas não podemos esperar um ano por um raid BTT ou rally de carretas sem nada que aconteça entretanto. Por isso, independentemente da organização, do local ou da temática, qualquer pretexto que dê para juntar alguma malta, beber, comer, conviver e divertir deve ser apoiado. É esta a minha sincera opinião

    ResponderEliminar
  20. Não percebo porquê tanta critica ao evento. A mim parece me um evento normalíssimo... Até digo mais entre isto e a corrida de carretas acho que isto dá 10 a 0 a esse evento. Corrida de carretas para os putos se foder...em todos e para as estradas se fod...rem todas??

    Força com a feira agrícola, pelo menos vamos ter o antigo campo de futebol com utilidade um fim de semana que seja.

    Já agora tanto criticam a Câmara, e a junta de freguesia é que deve ser aqui criticada, pois lá é que é só mamões que não fazem nada e só querem receber e estarem associados aos eventos dos amigos.

    ResponderEliminar
  21. Já cheira a bosta, e é feira de máquinas.

    ResponderEliminar
  22. bela tarde de chuva aqui em Lisboa

    já disponivel em http://youtu.be/Ah3RTh7sojU
    as máquinas que vão a feira.
    Já h´´a regulamento?, quero correr tb

    ResponderEliminar
  23. Ana Moreiraagosto 02, 2011

    Parece que este fim de semana aqui os meus vizinhos vão estar com grande responsabilidade. Desejo-te sorte Nelsinho

    ResponderEliminar
  24. Nelson Piresagosto 02, 2011

    resposta ao burro
    fazes mesmo jus ao teu nome,caso nao percebas eu explico( jus neste caso quer dizer que o teu nome identifica-se com aquilo que escreveste que nao passas de um burro... tem o meu convite para a feira participa.

    ResponderEliminar
  25. Resposta ao Sr. Nelson Pires

    De Burro para Burro. O convite não está aceite.
    Não privo com gente como o Sr.

    ResponderEliminar
  26. Boas a todos,

    Não vamos tratar mal os animais, de facto os burros não tem culpa de tanta burrisse.....

    Eu quero ver uma fogueira debaixo do trator do Sr Floriano do Souto.... para recordar os velhos tempos

    ResponderEliminar
  27. ...
    Alguém sabe como se chama um conjunto de burros??

    ResponderEliminar
  28. Sei, um conjunto de burros, chama-se Assembleia da República!!!

    ou é de camelos??? agora estou confundido...

    =)

    Lince do Leça

    ResponderEliminar
  29. Nelson Piresagosto 03, 2011

    resposta ao sr.burro
    o senhor nao tem é qualidade para tanta burrice,é melhor mudar de nome!

    ResponderEliminar
  30. Só para ficar a nota, porque é curioso e eu e seguramente muitos de nós também não:
    Conjunto de Burros e de Cavalos chama-se - Tropa

    Tropa - de burros, de cavalos

    ResponderEliminar
  31. Já agora:

    Lista de substantivos coletivos de animais

    Alcateia - de lobos
    Bando - de pássaros
    Boiada - de bois
    Cardume - de peixes
    Cáfila - de Camelos
    Enxame - de abelhas
    Escola - de cetáceos
    Fato - de cabras
    Fauna - de animais de uma região
    Manada - de bovinos
    Matilha - de canídeos
    Ninhada - de filhotes
    Nuvem - de gafanhotos
    Rebanho - de gado
    Tropa - de burros, de cavalos
    Vara - de porcos
    Caçoada - de cães
    Revoada - de aves em vôo: pardais, pombos, etc.
    Trompa - de lhamas

    ResponderEliminar
  32. Até quero ver quem vai gastar gasóleo para participar na gincana:)))))

    ResponderEliminar
  33. PARABÉNS AOS Srs. Pires
    EStá a ficar muito bem o espaço da exposição, mesmo que tenha poucas pessoas, no sábado e domingo, já merece os parabéns pela iniciativa de colocar o espaço do campo em movimento e pela atenção que merece das pessoas que passam na estrada nacional aqui na aldeia nova.
    Viva agrela unida

    ResponderEliminar
  34. ouvi dizer que vai participar o sr vira latas e o seu copiloto sr baixinho
    o sr que conduz sempre tractor de luvas brancas com o patrocinio da junta
    o sr dino com patrocinio da lenha das bouças do povo da freguesia

    ResponderEliminar
  35. Isto é cá uma tropa!!!

    Passem no antigo campo da bola e vejam a artilharia que lá está!!!
    No fim da feira toda a aldeia vai estar orgulhosa!!!


    É o que faz comentar em anónimo!!!

    Aquele que já foi copiado!!!

    ResponderEliminar
  36. para que dizerem mal uns dos outros???
    acho que temos de acabar com essas picadas aqui na Agrela.
    Apoiar e dar sempre os parabéns a todas as iniciativas que mostrem a simpatia e o bem receber do nosso povo, isso sim é de louvar.
    acho que Agrela esta precisando de um partido independente mesmo, para acabar de vez com as cores politicas.
    Bom fim de semana para todos

    ResponderEliminar
  37. há esqueci.me
    Se o presidente da cãmara, aparecer correr com ele mesmo, porque o apoio que deu foi ZERO mesmo.

    ResponderEliminar
  38. Ai Foi!!!!!!???????

    ResponderEliminar
  39. ja que falaram nas cabras que são de duas pessoas da freguesia essas mesmas umas passam o tempo a pastar no antigo campo de futebol as outras pastam em casa do filho do dono delas mas á outras cabras e cabrões que pastam pelos cafés e pelas ruas da freguesia e aqui pela inter net a criticarem e falarem mal sobre algumas pessoas da freguesia porque essas pessoas são serias e honestas pelo que eu sei elas não criam nenhum evento para andarem a mamar á custa da junta e etc. a nivel de interesse pessoal

    ResponderEliminar
  40. Mónica Piresagosto 06, 2011

    A todos os que colaboraram e se envolveram nesta iniciativa os meus parabéns.
    A Feira esta merecedora de visita, seja por agricultores ou não...

    ResponderEliminar
  41. Afinal este "Grane Evento" é organizado pelos aqui falados Pires
    > ou pela Comissão de Festas de Nossa Sra da Guia?
    > ou pela secreta Associação ?
    > ou pela lista de candidatos do PS às últimas eleições autárquicas ?
    > ou será um misto

    isto é tudo muito "negro" tem medo de se assumir, são mesmo cobardes..

    no meio disto tudo Os Peres são os que ficam melhor na fotografia, dão a cara e assumem.
    Não se deixem "tapar" por certas pessoas. Força Nelson Pires e Pai, vocês de todos que atrás falei é que são os verdadeiros empreendedores, alguns aproveitam-se de pessoas como vós.

    ResponderEliminar
  42. Cobarde IIagosto 06, 2011

    Ao último anónimo
    Cobarde é quem não assume o que diz aqui, assinando.
    Eu vou ser um cobarde como o sr(a)também não vou dar o nome.
    E tenha calma, porque os Pires sabem muito bem com quem lidam e quem os apoia.
    E não foi a Cãmara não...

    Até já Agrela

    ResponderEliminar
  43. Ao Cobarde II..então estas a dar-me razão.

    Mais uma vez Força Nelson Pires e Pai.

    Não se deixem iludir, por gente que só vos apoia com 2ªs intenções.

    1 abraço e bem hajam.

    Ao Cobarde II, eu tenho muita calma, não imagina quanta calma eu tenho.

    1 forte abraço para si também.

    ResponderEliminar
  44. Caros,

    Confesso que me custa a perceber alguns comentários aqui escritos.
    Parece-me indiscutível que a nossa freguesia precisa de iniciativas promotoras e dinamizadoras.

    Independentemente do móbil subjacente à organização dos diversos eventos que por cá se vão fazendo, os quais aparentemente há um sem numero de conterrâneos meus que estão melhor informados do que eu, não posso deixar de aplaudir as iniciativas.
    Em relação em particular à feira que hoje se organiza, parece-me uma excelente ideia.
    À feira juntaria sem sombra de dúvida a prova desportiva de há umas semanas atrás e todas as restantes iniciativas que se vão promovendo, como os raids BTT, os carros de rolamentos e outros que tal,e que vão chamando a atenção para a nossa terra até agora conhecida somente pela serra de frequência duvidosa!

    Sinceramente, muitos parabéns aos envolvidos.

    ResponderEliminar
  45. Um evento que parece ter corrido muito bem pela quantidade de pessoas que de fora vieram.
    Não vi a gincana mas o que vi parece que agradava os presentes. Para o ano merece o dobro!!!

    Alguem da terra.

    ResponderEliminar
  46. Parece que o tema central não é a Feira "Agrícola, mas o apoio que a Câmara deu. Alguém sabe quanto ou o quê? Alguém sabe o que já foi, também, dado à Estrelas da Serra? e a outras "associações" da freguesia?

    ResponderEliminar