sábado, 2 de julho de 2011

O Facho (Parte 1)

Caros seguidores,

O lugar do Facho é um grande centro de acontecimentos a todos os níveis. E, talvez por esse motivo, aqui estejam concentrados alguns dos melhores repórteres da nossa freguesia. Sempre em cima do acontecimento e com os satélites sempre em funcionamento, difundindo rapidamente as notícias para a restante freguesia. Aliás, já aqui foi alcunhada uma pessoa de SIC Notícias, que vive neste lugar, e deve-se a alguma razão.
O Facho tem como “capital” a zona da Forquilha, localizada na zona do café São Pedro. Sempre apinhada de carros, que fazem desta zona uma estrada de apenas uma faixa de rodagem, é no café São Pedro que muita notícia rola. Muitos chifres são contados, muitos segredos desfeitos.
Além do café São Pedro existe o café Pica Pau, também conhecido pela sua sala maravilha. O Facho alberga ainda a zona de Trás da Cerca, onde as casas têm prolongamento para a rua. É tudo deles!
E, tal como a malta do Pé da Serra, esta gente do Facho também é bastante nervosa. Os jogos de futebol que disputavam também eram palco de murros e pontapés, cabeçadas e empurrões. Então quando era Facho e Pé da Serra, o combate era garantido. Mas também, lá está, os Turras são do Facho!
No Facho temos, logo a começar, a casa do nosso querido Rameira, de frente para a famosa casa da assassina que já partiu deste mundo deixando de pertencer às estatísticas dos criminosos da nossa terra.
Quem tem as suas máquinas de quatro rodas avariadas recorre muito a esta zona. É no Facho que temos chapeiro e mecânico, lado a lado, fazendo os seus serviços em troca de uns arrombamentos nas nossas carteiras… daqueles que pagam! É por isso um lugar que poucos gostam de ir. Se lá param é mau sinal. E falando em carros, é ainda antes de subirmos a rua até ao fim que podemos avistar algumas das melhores máquinas topo de gama da freguesia. Algumas delas pertencentes a pais de meninos mais carenciados e por isso com ajudas económicas ao nível escolar.  
Se há algum lugar que se possa comparar em termos de habitantes ao Pé da Serra é o Facho. Também neste lugar os miúdos vinham aos magotes, saindo da escola. E pelo caminho vinham armando das suas. Actualmente as famílias são menos numerosas e Armandinos e Mantinos, com uma catrefada de descendentes, já não há mais.
Facho é lugar de “mal acabados”. E, ao que parece, além da família que responde por esta alcunha, há mesmo quem não deva de ser bem acabado fora da referida família. Caso contrário, não se assistia a determinadas figuras de algumas pessoas deste lugar. Como em todo o lado, aqui há de tudo. É gente que bebe lixívia, outros que de dedicam a tiroteios, outros que fogem com o pessoal do circo, outros que admiram amantes da janela… Tínhamos no Facho muito argumento para novelas da TVI. Temos os Curtos mas também gente grande. E esta senhora “Bina Grande” muito se tem dedicado à paróquia, desde  o grupo coral, às comissões de festa e de obras da igreja. Mulher de fibra!
Um outro grande centro de informação no Facho é a mercearia. Quem tem dificuldades em ler jornais ou se há já muito tempo não sai de casa, este é, possivelmente, um bom local para se manter informado da vida social deste lugar. E esta mercearia deve de vender bastante sal, já que há até quem, bem próximo, se dedique a espalhá-lo pela rua fora, em frente à sua casa. Lá está, o Facho é um lugar de gente bastante crente em “macumbas” e afins. Ao que soubemos aqui no blog, há até agora a dona Jimenta que faz concorrência à Maya e o professor Karamba. Marquem consulta!
Além de muito barulho, por vezes proveniente de zaragatas, é também por estes lados que há violas e muita gente que se dedica há música, ou não tivesse existido neste local uma escola de música. Nas esplanadas de cafés ou garagens, é frequente, sobretudo no Verão, ouvir uns senhores dados a cantores e tocadores.
E a moda do Facho é também a ter em atenção. A Lili Caneças do Facho, também dominada por dona kreka, gosta de conjugar as cores e os brilhos duma forma bastante peculiar. Com várias costureiras na zona, pode ser que alguma lhe ajude e dê opinião!
         O famoso Seca, habitante desta zona, parece ter secado mesmo. Anda muito murcho, já teve melhores dias. Este declínio tem vindo a ser equiparado ao seu club!
       O Facho deve de ser um lugar azarado. Há sempre quem ande de muletas, gesso e braços ao peito. A um filho do Zaurinha encaixou-lhe bem a alcunha de Robocop, de tantas vezes que o homem andava engessado. E actualmente o homem anda novamente todo empenado. Deveria de andar com uma armadura de ferro para ver se começa a estar menos tempo de baixa. Este tipo de funcionários só dá despesa ao patrão.
                Há muito para falar deste local. Para não tornar ainda mais longo este post, num futuro próximo, continuaremos a análise deste local.

16 comentários:

  1. boa tarde,este tipo de comentários da freguesia estão muito bem feitos, os meus parabéns, agora sigo á distancia já que saí dessa pequena aldeia á alguns anos.
    JÁ AGORA DE QUEM SE TRATA ESTAS PERSONAGENS dona Jimenta que faz concorrência à Maya e o professor Karamba. Marquem consulta! ALGUÉM PODIA SER MAIS EXPLICITO já tenho alguma dificuldade em alguns apelidos...
    continuem .........

    ResponderEliminar
  2. O inspectorjulho 02, 2011

    Qual Marcelo ou Miguel Sousa Tavares! Temos aqui n'Agrela o pessoal do Agrelacitynews que faz umas análises espectaculares.
    Do facho há muito para dizer. Não sei se uma parte 2 vai chegar. É melhor contarem já com a parte 3.
    parabéns

    ResponderEliminar
  3. Descodificação:

    Sic Noticias: É aquela senhora que mora em frente ao senhor Merco Roque

    Quem é que bebe lexivia?????????!??

    Os menino carenciados com escalão na escola já toda a gente sabe que são os filhos da gusta cabeleireira.

    Quem é a lili canecas do facho?

    ResponderEliminar
  4. Quem mora em frente ao Merco do roque é a dona jimenta não é sic notícias. a sic notícias mora ao pé do lixívia

    ResponderEliminar
  5. deixo ja aki um apelo a todo o k ovces mais tem é inveja de nao terem qualquer fama de tomar pose do k nao é vosso.... voces nao sao ninguem e nao teram qualquer respeito um dia saira aqui a vosa parte ai sim vai dar que falar as vosas mulheres e homen ui ui nao os vegiem k nao é +presiso como se dis so fala quem tem k se lhe diga.... se seram homens de a cara

    ResponderEliminar
  6. pois agora vi como voces sao pois so aprovam o k lhes dis respeito e k lhe dao apoio.... a rua de tras da cerca pelo menos nao presisa que aprovem nada tudo sera feito a vista de todos o k voces criam era metad do k os da tyras da cerca tem pelo menos dignidade todo tem coisa que voses nunca teram... se sao pesoas em condisoes aplikem estes comentarios.....

    ResponderEliminar
  7. É tempo de libertarem os comentários sem aprovações. Assim não levavam a desconfianças, eu próprio ja enviei um comentário que não foi publidado, acredito que não tenha sido por mal, pelo menos não era polémico.
    Leva as pessoas a pensar coisas.

    ResponderEliminar
  8. JA QUE QUEM ESCREVEU TUDO ISTO SOBRE QUALQUER PESSOA OU LUGAR DESTA FREGUESIA É UM JORNAL PIOR QUE TODOS OS OUTROS. DEVE SER O MAIOR TELHADO DE VIDRO DA AGRELA. MAS QUEM OLHA PELA VIDA DOS OUTROS E NÃO SE OCUPA DA SUA, DE REPENTE CHEGA A CASA E O VIDRO ESTÁ TODO PARTIDO ......NUNCA NOS DEVEMOS OCUPAR DA VIDA ALHEIA SEM OLHARMOS PRIMEIRRO PARA O NOSSO OMBIGO, POIS AS VEZES ESTÁ CHEIO DE MERDA QUE COBRE DESDE O PÉ DA SERRA ATE A ALDEIA NOVA E NEM MESMO ASSIM ESTA POBRE PESSOA QUE ESCREVEU ESTE TEMA SE ENCHERGA. HAJA PACIÊNCIA PRA TÃO POUCA INTELIGÊNCIA. FALEM DA AGRELA E DE COISAS BOAS PORQUE FOFOCAS IGUAIS A SI PROPRIAS NÃO TÊM GRAÇA, PELO CONTRARIO É FALTA DE IMAGINAÇÃO DEIXEM A VIDA DOS OUTROS DECORRER NO DIA A DIA SEM COMENTARIOS PARA MOSTRAREM QUE TÊM ALGUMA DIGNIDADE JUIZO E CULTURA MUITA CULTURA OU VERGONHA DE TER TEMPO DE ANALIZAR A VIDA DOS OUTROS. OU SEJA ESTA PESSOA REPRESENTA AS TELEVISÕES TODAS E OS JONAIS DIARIOS, POIS PARECE A PESSOA QUE SE PREOCUPA MAIS COM TODA ESTA GENTE QUE MENCIONOU,POBRE DESGRAÇADO OU DESGRAÇADA VAMOS TENTAR QUE LHE PAGUEM ALGUMA COISA POR SE PREOCUPAR TANTO COM OS OUTROS E SECALHAR TEM A CASA A ARDER E COM TUDO ISTO NEM TEM TEMPO DE LIGAR PARA OS BOMBEIROS QUANDO ACORDAR JÁ ARDEU TUDO ATÉ A PROPRIA INTELIGÊNCIA, TEMOS PENA

    JUIZOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO,E RESPEITO PELO PROXIMO É A MAIOR INTELICÊNCIA E ALGUMA HUMILDADE. SE SE ACHAR INTELICENTE CONTINUE A OCUPARSE COM A VIDA DOS OUTROS,QUE VERGONHA VIVA E DEIXE VIVER SEJA FELIZ POIS CADA UM VIVE COMO GOSTA E NINGUEM TEM NADA A VER COM ISSO, PELO MENOS É O MEU LEMA DE VIDA .......SEJA FELIZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

    ResponderEliminar
  9. Bom, na minha opinião, quem escreve estes textos...deve ser um dos que está de baixa( a dar prejuízo ao patrão) ou um dos que vive de rendimento mínimo (roubo à mão armada). Se fosse um bom trabalhador um homem respeitador, ou mulher respeitadora, não tinha sequer tempo para alimentar isto. Tenho a dizer, caríssimo (a) , seja lá quem for, eu não sou de Agrela, vivo perto sim, conheço muita boa gente da sua terra, e por momentos ainda pensei que Agrela fosse uma terra com grande potencial para desenvolvimentos...o seu carácter fica muito a baixo do Seca e de todas as outras pessoas que neste texto tenta fazer passar por "merda", que é o que o senhor (a) é!!
    Os responsáveis pela Junta de Freguesia, são bem piores!!!
    Tenho uma ideia, vou imprimir estes textos que faz com tanto empenho, e vou distribui-los pela sua freguesia. Que acha??
    Pode ser que assim...os responsáveis pela junta, levantem o cú dos lugares que tanto queriam para deixar ou até participar neste nojo, e tomem medidas!!!
    Vamos a isto...toca a imprimir!!
    Ha..convinha que este comentário se mantivesse aqui!!
    Com os melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. "ao anónimo que não é de Agrela" ouve lá ó meu... o que é que a "Xunta dá Fréguesia" tem com isto, conheces as pessoas da Junta e já agora se não és de Agrela estás muito ofendido. Olha e para tua informação a informação que vem neste texttos é quase 100% verdadeira. Vá lá tem lá calma isto não está a magooar ninguém...

    ResponderEliminar
  11. Micael Vinhasjulho 09, 2011

    Já não somos muitos Armandinos mas ainda dominamos o centro-sul do Facho :)

    ResponderEliminar
  12. o anónimo que não é de Agrela, é uma pessoa civilizada. Sabe o que é civismo, "ó meu"???? falta-lhe muito, tanto a si, como a quem escreve estes textos e aos conhecidos da junta...O que é que a Junta tem com isto? Não perco tempo a tentar explicar-lhe...
    Olha " ó meu" ...Novas Oportunidades, conheces?? Volta para a escola e faz algo de útil para a sociedade..!! Quanto à informação destes textos ser QUASE 100% verdadeira, na tua casa também deve de existir muita história quase 100% verdadeira para poderes expor aqui!! Faz isso...vais ver que não magoa ninguém!

    ResponderEliminar
  13. eu so gostava de me rir quando muitos que andam aqui a gozar com a vida dos outros, mais tarde viessem para aqui "noticias" sobre eles!!! isso é que me partia todo

    ResponderEliminar
  14. RAFAELA PINTOjulho 22, 2011

    Apelo mais uma vez a sensatez de quem escreve este blog moribundo ,e de quem lê..... Vou comentar apenas esta vez ,e com a minha identificação , pq ao contrário deste bando de crianças mal-formadas sou culta, educada e respeito os outros -INDEPENDENTEMENTE DA RAÇA ,DA CLASSE SOCIAL ,DA RELIGIÂO etc....
    Aqui deixo a minha pergunta á qual vou aguardar resposta : " COM QUE DIREITO MENCIONAM O NOME DAS PESSOAS VÌTIMAS DAS VOSSAS CRÌTICAS PERVERSAS??????"
    Lembro , que quem escreve vai a missa -e critica .Frequenta cafés -e critica .Vai a Cabeleleira -e critica .Vai votar -e critica.Vai a mercearia -e critica.Qdo Vai a casa de banho-tb critica e não escreve????!!!!!
    Em vez de ajudar a desenvolver , estão a dar a conhecer o povo (O NOSSO POVO !) como gente inculta ,ridícula e preguiçosa !!!! Chega de idiotices, piadinhas ,criticas malvadas ! Toda a gente tem os seus podres , os seus rabos presos!!! toda a gente tem algo a esconder ! Façam alguma coisa em prol do bem estar da freguesia . A ideia do blog , até é uma boa iniciativa mas não para esse efeito! Isso são calúmnias , difamações graves . Espero que o meu comentário sirva para todos reflectirmos , e unirmos-nos para voltar a ouvir : "AGRELA, NÂO HÀ TERRA COMO ELA !"

    ResponderEliminar
  15. Concordo com as palavras da SRª rafaela Pinto ! Aínda temos MULHERES na freguesia!

    ResponderEliminar
  16. Micael Vinhasjulho 25, 2011

    Boas palavras Rafaela Pinto !!!!!!! estou de acordo com o teu comentário e assino por baixo!

    ResponderEliminar