quinta-feira, 7 de julho de 2011

O Facho (Parte 2)

Caros seguidores,

O Facho, como lugar populoso que é, teve direito a duas partes nesta nossa análise. E aqui começa a segunda parte.
Um dos habitantes da nossa freguesia mais velhos, não o é apenas por uma questão de dias ou meses, é habitante deste lugar. O senhor Adriano, conhecido por cantoneiro, conta com 90 e muitos anos e está prestes a tornar-se um centenário. A continuar com a sua atitude é provável que dentro de alguns anos haja festa rija naquela zona.
Apesar da serra da Camposa ser fora da freguesia, temos no Facho o nosso Camposa. Na sua casa, por muitos associada a algum misticismo, já se deve de ter consumido muitos litros de água oxigenada. Quem não se recorda de ver a sua esposa e filha sempre com o cabelo tão amarelinho. Não o podemos confirmar, mas sempre se disse que aquela cor de cabelo tão peculiar se devia aos banhos oxigenados a que estava sujeito. E mesmo em frente vive a cabeleireira Clarinda que já muitas noitadas fez a arranjar os cabelos das senhoras para as comunhões e casamentos. Muitas permanentes e grandes poupas com muita laca e muito gel passaram pelas suas mãos. Piolhos?! Talvez, é o mais certo.
Ainda seguindo a linha da vizinhança do senhor Camposa, que há muitos anos percorre as ruas na sua motorizada Benetton, temos a família do Quim da Rita, agora também chamados por Ritões. Gente de trabalho e com umas galinhas que já muitos ovos deram para bolos de toda a freguesia. Actualmente uma das filhas está bastante mais magra, vimo-la na festa do S Pedro. Esta senhora, ainda solteira, continua assim no mercado e com bastantes melhorias no seu exterior. Se a Moody’s estivesse a avaliar o rating das solteiras das freguesia, esta senhora certamente que teria avançado muitos lugares. Quem quiser lenha é também a esta família que pode recorrer. Muitos toros se estendem debaixo daquela ramada.
O agora Juiz da Cruz, senhor Albertino, é também um habitante do Facho. Vai ter que carregar a cruz durante o ano mas não nos parece que vá ter problemas de ordem física. O seu cabedal não é propenso a isso. E como vizinho tem o Pires dos tractores. Pai e filho dedicam-se a arranjar máquinas agrícolas e tractores e a desfazer carros, algumas relíquias, conseguindo transformá-las em sucatas. O Pires júnior está agora a dar uns toques nos Karaokes. Lá está, é um cantador! E muito se tem dedicado à Comissão de Festas da Senhora da Guia. O estranho é que não era um membro habitual nas missas de fim-de-semana. De onde vem tanta devoção? Será por devoção e respeito à senhora ou por devoção a quem? Fica aqui uma interrogação.
E por falar em devoção não nos podemos esquecer da nossa freirinha que abandonou o convento para o casamento. A senhora Ester do sapateiro, mulher devota e freira durante muitos anos, foi quem nos proporcionou aqui na terra uma das maiores pandeiradas dos últimos anos. Soube-se em cima da hora deste seu amor clandestino, mas assim que se soube foi à descarada. Até à sua porta teve direito a pandeirada. O amor não escolhe idades, e esta ex freirinha ainda foi a tempo de conhecer os prazeres terrenos e menos platónicos…achamos nós! Agora acolhe na sua casa alguns caseiros que se empacotam nos seus anexos dentro de anexos.
Quem também provem deste lugar, apesar de actualmente não viver lá, é o nosso Presidente da Junta, o senhor Paulo Bento. É assim o primeiro presidente da Junta da nossa freguesia que não é do lugar dos Campinhos, Peso ou Carvalhal. Esses parecem ser os locais da nata política da nossa terra. O “Bento” do Facho veio assim, como um vendaval, trocar as voltas na junta.
Logicamente que muito há ainda a dizer sobre este lugar, no entanto, no próximo post, falaremos de outro lugar da nossa terra.
O Facho é terra de polícias e ladrões, de casamentos iniciados na internet, de mães com filhos que ninguém sabe quem é o pai, de casinos clandestinos, de emigrantes, de fracos e valentes. E, ao que parece, o Facho é o lugar onde mora muita gente anda à nossa caça para, segundo eles, nos partirem todos! Calma gente, guardem a vossa energia para o trabalho e não tenham medo que nós não vos vamos fazer mal nenhum…Até podíamos, mas não vamos fazer. O que queremos  é animar a malta. 

7 comentários:

  1. O facho está em grande! mais uma análise espectacular, parabéns

    ResponderEliminar
  2. é água oxigenada, é sal, é lixívia... o Facho é um lugar espectacular. Cuidado, elas andam por aí...

    ResponderEliminar
  3. eh pá. a freira está com um ligueiro espectacular. mas a dona Ester deve já e de usar cinta

    ResponderEliminar
  4. E UM POUCO DE EDUCAÇÃO,....NÃO? GENTE BASTANTE COMENTADORA MAS POUCO CULTA,NÃO SOU DA FREGUESIA MAS PARECE-ME QUE ESTE ESCRITOR TEM TANTOS TELHADOS DE VIDRO QUE SÓ VÊ QUEM TRABALHA, O QUE NÃO DEVE SER O SEU CASO..... DOS PORQUE QUEM SE OCUPA DA VIDA DOS OUTROS NÃO TRABALHA E DEVE FAZER PARTE DOS LADRÕES QUE MENCIONA.

    ResponderEliminar
  5. Quem escreveu o texto todo em MAÌUSCULAS, deve ser adepto do "olha para o que eu digo e não para o que eu faço"...enfim...

    ResponderEliminar
  6. Epah!!!!
    Eu sou do facho e nunca vi nada tão bem escrito sobre o lugar:-) Excelente!!! Tudo o que foi dito, é de facto verídico! Não li nenhuma mentira!!
    Acho, no entanto que podiam ter dado mais ênfase à rua Trás da Cerca!! Tanto pelas construções, que são quase património da humanida... Como pelos seus próprios habitantes!!...
    Humildes?! Sim!!
    Trabalhadores?! Sim!!
    Conflituosos?! SIM MUITO!!!
    Curiosos?! SIM MUITÍSSIMO!!!
    Mas são boa gente:-):-):-)

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde, ainda não viram adesão em massa do amarelo.

    ResponderEliminar