segunda-feira, 25 de julho de 2011

O Passeio da Junta - 27 de Agosto

Caros seguidores,


Longe vão os tempos em que a cesta, a manta e o garrafão eram parte essencial de um passeio. Actualmente as excursões são mais frequentes e o facto de quase todas as famílias terem carro alterou os hábitos e costumes de muita gente. Há anos atrás as excursões eram o único meio de conhecerem o nosso país. Hoje, servem mais como motivo de convívio do que para conhecer lugares diferentes. E o que falta na freguesia é convívio. Cada vez mais as pessoas vivem para si e deixam de conviver. Há vantagens e desvantagens. No nosso ver, mais desvantagens. E os idosos são aqueles que mais sentem a falta de convívio. Vivem fechados o ano todo, sem verem os seus amigos da mesma idade. O passeio da Junta é, para muitos, tal como o dia da vacina para os cachorros, o único dia em que saem à estrada para conviverem.
O passeio da Junta deste ano é no dia 27 de Agosto e tem como principais destinos Águeda, Coimbra e Penela. Estes passeios tiveram início na Junta do Senhor Assunção e todos os que se seguiram foram dando continuidade. É que o fim destes passeios, à borla para alguns, influenciaria na hora do voto. Pelo sim, pelo não, não houve entretanto nenhum ano em que este passeio não se realizasse. Muitos a favor, muitos contra, mas ninguém acaba com eles. Também aqui vemos aspectos negativos neste passeio e nos métodos de selecção de quem paga e quem não paga. É complicado arranjar um critério justo para todos e nem as declarações de IRS reflectem a realidade. Por isso, o factor idade continua a ser o critério utilizado.
Quem tem mais de 60 anos está isento de pagamento. Os outros pagam 10 euros. Ora aqui está uma coisa que a andar assim deveria de ser alterada. Até há pouco tempo, aos 60 anos a maioria das pessoas estava reformada. Caminhamos para que as reformas sejam aos 68. E daqui a uns anos aos 70 ainda deveremos de andar a trabalhar. Mas este ano, quem tiver 60 anos ainda está incluído neste pacote. Alguns estão reformados, outros não, há ainda quem tenha 60 anos e possa pagar o autocarro inteiro e há aqueles que têm menos de 60 e não têm hipóteses de pagar nem um lugar. Não se agrada a gregos e troianos e por mais justo que se queira ser, neste país de esquemas e tramóias, sê-lo é praticamente impossível. Mas possível, ainda.
As filas para reservar o lugar na frente dos autocarros são já conhecidas. Havia mesmo quem quase pernoitasse à porta da Junta para ter o lugar desejado. Depois há sempre os problemas de querer ir neste ou naquele autocarro porque num vai fulano e noutro vai sicrano. O ideal era terem autocarros com 20 lugares na frente para que todos fossem contentes. Há muita gente que passa o ano a mancar e cheio de problemas de saúde. Mas chegado ao dia do passeio é ver quem mais salta e dança, enfrasca uns bons copos de vinho e leva uns bons presuntos e chouriços. Devem de ser light e sem malefícios para saúde. Mas tem que ser assim mesmo. É dia de passeio, é dia de festa.
Também a Câmara Municipal costuma organizar o seu passeio de caça ao voto. E lá vão novamente os mancos, de bengala, alguns já a precisar de andarilho. Pena é que só se lembrem dos velhotes uma vez no ano. Para arranjar transportes para os levar para Lamelas, já que camionetas são quase nenhumas, a Câmara não se lembra deles. Já nem falamos na Junta, que só se os levasse de tractor ou na sua viatura de intervenção aos incêndios. Arranjar viatura e motorista para estar ao serviço dos idosos acreditamos que seja um custo incomportável para a nossa Junta, pequena e sem recursos. Mas a Câmara poderia ter um projecto deste género ao nível concelhio…
Em tempos até bombos e cantoria chegou a haver nos passeios. Com a crise actual, deve de estar mais complicado de contratar alguém. Mas no ano das eleições quase sempre que o passeio é melhor ou tem mais este ou aquele brinde/regalia.É só aguardar mais dois anitos para haver um passeio em grande. Com tanto passeio que as comissões (de obras e da Senhora da Guia) têm realizado já deve de haver muitos que têm o seu kit de excursão sempre pronto. Mas este é “O Passeio”. Aquele que já deixou a freguesia quase entrega aos animais que têm em casa e que já teve vigilância da GNR não fossem os ladrões resolverem assaltar a aldeia “fantasma”.  
A Junta podia fazer umas promoções para os passeios. Por exemplo: quem limpar as valetas à sua porta, no dia do passeio vai de borla. Podia ser uma forma de o Baixinho e o Vira-Latas se dedicarem mais a algumas ruas, onde não há casas mas que precisam de ser limpas. Ou então: quem comprar o terreno para uma sepultura no cemitério tem direito a bilhetes para duas pessoas no dia do passeio da Junta. Ou ainda: quem é sócio da Ass. Estrelas da Serra, ou está envolvido nalguma das Comissões da Freguesia, que prestam voluntariado para que a nossa freguesia tenha actividade, tem um desconto de 20% no bilhete. O que falta é Marketing… E agora é correr para a Junta para marcar o seu lugar!

P.S.: Para o passeio do próximo ano deixamos aqui uma sugestão: Senhora do Vencimento. Deve de dar jeito a muita gente. E 10 autocarros não deveriam de chegar!

8 comentários:

  1. Quando o passeio for á senhora do vencimento eu vou.

    ResponderEliminar
  2. Este passeio justifica-se mesmo pela falta de convívio das pessoas durante o ano. Não sei se dá ou não prejuízo à junta. mas se acabassem com ele era garantido que perdiam votos.

    ResponderEliminar
  3. a junta podia fazer um passeio de jovens para o sudoeste. os jovens também têm que conviver

    ResponderEliminar
  4. acho k o melhor é acampar na junta para arranjar lugar na frente. Estou a pensar em ir para a fila e vender os meus lugares rssss

    ResponderEliminar
  5. grande ideia a das promoções. Já agora, quem comprasse o terreno para uma capela no cemitério podia levar a família toda. ao preço delas....
    quanto ao garrafão se eu for ele vai comigo

    ResponderEliminar
  6. Grande ideia aqui deste anónimo. Para quando uma viagem da junta para os jovens ao Sudoeste ou a outro festival qualquer? Isso sim era pão com manteiga e podia ser que alguns jovens saíssem dos cafés da aldeia uma vez no ano!!!

    ResponderEliminar
  7. até eu ia votar

    ResponderEliminar
  8. Aviso para o senhor que comentou mas não tem aqui o seu comentário publicado: Não deve de estar a par do bolg, caso contrário não se teria dirigido a quem se dirigiu. Como já referimos anteriormente, essa pessoa nada tem a ver com este blog e já teve alguns problemas com isso. Se quiser, reescreva o seu comentário sem se dirigir a essa pessoa.

    ResponderEliminar