quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Souto

 Caros seguidores,

O Souto é um lugar pequeno e poucas pessoas lá vivem. Os limites entre o Souto, o Facho e a Moutela são difíceis de identificar, por isso pode haver divergências de opiniões. No largo do Souto deparamo-nos logo com a casa do senhor Floriano do Souto, como é mais conhecido. Este senhor, que dedicou parte da sua vida à agricultura e foi regedor da nossa freguesia, está agora a gozar a reforma. Passa temporadas no Brasil mas regressa sempre à terra. Ao que se sabe, e ao contrário do Baixinho, o Floriano nunca se dedicou a pintar o cabelo. Optou por uma solução bem mais prática: uma peruca. E assim mantém-se sempre impecável!
Além do Floriano, temos o Florindo, regressado de França, terra que lhe forneceu os gostos para o modelo da sua casa. Actualmente, dedica-se a prestar serviços de táxi a uma das mais jovens avós da freguesia, percorrendo a Rua da Senhora da Guia várias vezes. E é mesmo em frente à sua casa que se encontra a urbanização que, supostamente, era para as pessoas mais carentes da freguesia. Este loteamento, feito no tempo do presidente Assunção, acabou por privilegiar gente que de pobre pouco ou nada tem. Inclusive, o senhor Assunção, teve mesmo uns lotes no seu nome. Agora podemos verificar que as casas que lá estão em nada lembram casas modestas, de gente pobre. Em tempos, este loteamento era conhecido como o campo da junta e era lá que a rapaziada do Facho fazia muitos jogos de futebol. No Inverno chegou a formar-se um lago onde vários foram os que experimentaram as suas águas fresquinhas.
E por falar em água, a quelha do Souto, no Inverno, era muitas vezes transformada em rio. A cambada que vinha da escola dedicava-se mutas vezes a corridas de barcos improvisados naquele rio de pouca dura.
É também no Souto que vive o homem que mais fotos deve de ter tirado ao povo da terra. O Vicente sempre andou de máquina na mão nas comunhões, festas e muitos casamentos. Muitas figuras tristes deve ele ter registado de quase toda a gente da freguesia. É por isso um homem para termos cuidado, não vá ele resolver expor o seu reportório e estamos todos lixados.
Se precisa de gás na sua casa, o mais provável é que quem lhe vá entregar a garrafa seja o Portugal. Anda muitas vezes acompanhado pelo Grego. Mas devem de se entender ao nível da linguagem, já que a nível de dívida pública Portugal e Grécia são quase irmãos. Em tempos, o Belmiro Portugal, foi o homem que mais abasteceu as nossas casas de electrodomésticos. Muitas máquinas de lavar, frigoríficos, tvs, etc, que hoje temos em casa, foram vendidas por este senhor. De certo ainda deve de estar à espera do dinheiro de alguns electrodomésticos. Mas é assim, nestes negócios está-se sempre sujeito.
É ainda na rua Souto de Cima que se encontram as casas do nosso padre. Muito famosas pela constante drenagem de água choca para a rua, estas casas, agora nem todas habitadas, já deram morada a macieiras, aflitos e violas. E se querem ver a mulher furacão e a sua família é também aqui que os podem encontrar. A Goreti deve de ter passado mais tempo no seu café no Carvalhal do que na sua casa, mas é aqui que vive com o Mário que ainda no domingo mostrou a sua juventude ao volante da sua sucata. Só nesta rua tivemos vários nomes para as nossas histórias: sapateiro, aflito, Portugal, judeu, sapata, mariola… uma rua bastante rica em termos de alcunhas.
O camioneiro, Venâncio, continua a morar no Souto com aquele que deve de ser o amor da sua vida: o camião. Em frente tem a família Lírio. A Carla Lírio, já aqui mencionada como mentora deste blog, e falsamente, continua a mostrar o seu voluntariado em prol da freguesia, quase sempre em parceria com a sua amiga Ana Moreira. Há aqui no Souto um triângulo dinâmico da freguesia: Carla Lírio, Rafael e Ana Moreira. Três pessoas que, juntamente com muitas outras, têm trabalhado para que alguma coisa se faça na nossa terra. E se fizerem, podem ter a certeza que cá estamos nós para comentar.
 Pequeno e pacífico assim é o Souto, quase sempre metido no mesmo pacote do Facho mas aqui distinguido. 

12 comentários:

  1. Boas!
    Mais uma vez, um bom resumo daquilo que são os lugares da nossa terra. Fiquei foi um pouco intrigado, pois quem escreveu o texto não mencionou as "festas" que o Sr Aflito, em tempos idos, fazia. Foi desconhecimento? Bem, fico à espera do próximo lugar.

    ResponderEliminar
  2. O lugar é pequeno mas deu muito que falar... essa da dívida pública de portugal e grécia e do grego e do portugal está do melhor.
    Parabéns por mais uma análise de grande nível

    ResponderEliminar
  3. Lamento informar que este post está bastante desactualizado, não era em tempos que a rua inundava, pois ela continua a inundar e não foi assim à tanto tempo quanto isso(cerca de 2 meses atrás)... também se esqueceram de mencionar que a rua dos loteamentos não tem nome certo e os seus moradores já mudaram o nome da rua nos seus documentos pessoais milhares de vezes...

    ResponderEliminar
  4. Caros amigos,

    Existem burocracias influenciadas na freguesia, já desde o tempo do senhor Assunção! Os lotes do Souto, destinado aos mais pobres da mesma, o padre Damião anunciou na sua missa de antigamente a compra e venda destes terrenos, inclusive metade pertenciam ao famoso Melão. Lamentável e mesmo o facto de várias famílias não terem tido a oportunidade de o fazer pois, já nessa altura a freguesia era dotada de pobres de espírito! O senhor Assunção apenas comprou aquilo que mais ninguém quis comprar. Hoje em dia os terrenos já têm novo dono!


    É de ressalvar nos Invernos passados(mesmo há poucos meses)o Souto foi meio de várias navegações dos seus moradores. Estes viram as suas casas inundadas, pegaram nos seus utensílios agrícolas e meteram-se ao caminho! O senhor Florindo e o seu genro muito vigiam o lixo que desce do pé da serra!
    Quando contactaram, em vários episódios como este, o presidente da junta para ver a situação e possivelmente resolver a situação, este ignorou as chamadas das pessoas aflitas com as suas casas e ainda faz chacota no Austim!

    É visível na freguesia toda que o Souto esta a transformar-se num matagal, agora que estamos no Verão é essencial lembrar que vários (dois) incêndios já se sucederam!


    Além dos senhores Florindo e Floriano(nomes da mesma família de palavras) temos mais Imigrantes: O senhor Horácio Lírio, residente em Angola; habitantes da casa de franceses muito utilizada como armazém de móveis do Barbosa, onde a Alice vai tirar as suas teias de aranha e o seu marido fica no campo a tirar ervas daninhas!

    Também na quelha do Souto houve lugar a vários assédios no passado!

    Muito mais há a desenvolver sobre este pequeno pedaço de céu da freguesia! os moradores que se defendam!

    ResponderEliminar
  5. Afinal qual o nome da rua que nem é Rua no Souto, nem Rua do Souto de cima, nem Rua Nova do Facho! Rua dos Imigrantes 2? Rua dos Pobres? Ruas das Navegações? ou Inundações? Rua dos Ricos? ou do ex presidente Assunção?

    ResponderEliminar
  6. Foram-se esquecer do acontecimento mais significativo que este lugar actualmente tem pá! Esta não vos perdoo-o.

    Então a iluminação de Natal do Sr. Florindo???? No Natal Óbidos é a “Vila Natal” e o Souto é o “Lugar Natal”.

    Tanto esforço, tanta lâmpada, tanta luz, tanta cor e foram-se esquecer????? Mas que o homem anda com o R5 a passear na Fonte já não se esqueceram… pois, pois =)

    Por acaso nunca percebi os limites deste lugar. A casa do "Figo" e do "Fernando Mariola" é Souto ou o que é?

    Abraço a todos,

    Lince do Leça

    ResponderEliminar
  7. Aqui o senhor que se estendeu na conversa pensa que sabe muito mas também comete as suas gafes.Para sua informação o senhor Horácio está em Moçambique e ao que dá a entender, ocorreu um dilúvio no Souto e poucos souberam?. Naõ faça de uma inundação uma tragédia. Claro que quem levou com ela fica chateado. Todos podemos ter uma. Quantos aos terrenos, tenho gente na família que os quis e não conseguiu...claro, havia mais interessados, não é ?!

    ResponderEliminar
  8. Este post é só bluf, nem metade falaram, o lugar do souto também tem historia para uma parte 2.
    Foi demasiado resumido a um passado muito recente.
    Será medo de se cometer um deslize?!
    Poderá a mascara cair?!

    Cheira-me que sim...

    The public.

    ResponderEliminar
  9. Incêndios?! Inundações? Mas estamos as brincar ou quê? O único lugar que podia incendiar no Souto era entre a casa do novo inquilino do Souto e a casa do senhor Jerónimo. Será este o lugar a que se referem? Não vi os bombeiros a correrem para lá. Nem sequer o famoso Kit de intervenção.O que é que o presidente faz no café Austim? Não o costumo ver por lá. Mas se quiserem resolver o problema do lixo que vem do Pé da Serra,é fácil. É só contratar alguém para vigiar as sarjetas e afins. Se estiver com disponibilidade, voluntarie-se...

    ResponderEliminar
  10. Pois é! lamento dizer que realmente a movimentação instala-se!

    O(s)incêndio(s) tiveram lugar e ainda não se falava no novo inclino do Souto! E foi alvo de intervenção dos Bombeiros numa véspera de festa de S.Pedro, já o ocorrido na quelha não é fácil precisar!

    As inundações que lá ocorrem no inverno, os moradores do souto não podem fazer a ocorrência devido à indisponibilidade do nosso presidente da junta!

    Também concordo com o seguidor acima, deslizes não faltam nestas publicações!

    ResponderEliminar
  11. Caro Amigo,
    não faça de uma inundação uma tragédia? Meu caro amigo não foi à porta de sua casa porque se fosse eu queria ver o meu amigo a dizer que não é nenhuma tragédia... E não foi apenas uma... foram tantas vezes que o Souto inundou como quantos dentes o meu caro amigo tem na boca...(supondo que o Sr. tenha os dentes todos)

    ResponderEliminar
  12. Rafaela Pintojulho 25, 2011

    Apelo mais uma vez a sensatez de quem escreve este blog moribundo ,e de quem lê..... Vou comentar apenas esta vez ,e com a minha identificação , pq ao contrário deste bando de crianças mal-formadas sou culta, educada e respeito os outros -INDEPENDENTEMENTE DA RAÇA ,DA CLASSE SOCIAL ,DA RELIGIÂO etc....
    Aqui deixo a minha pergunta á qual vou aguardar resposta : " COM QUE DIREITO MENCIONAM O NOME DAS PESSOAS VÌTIMAS DAS VOSSAS CRÌTICAS PERVERSAS??????"
    Lembro , que quem escreve vai a missa -e critica .Frequenta cafés -e critica .Vai a Cabeleleira -e critica .Vai votar -e critica.Vai a mercearia -e critica.Qdo Vai a casa de banho-tb critica e não escreve????!!!!!
    Em vez de ajudar a desenvolver , estão a dar a conhecer o povo (O NOSSO POVO !) como gente inculta ,ridícula e preguiçosa !!!! Chega de idiotices, piadinhas ,criticas malvadas ! Toda a gente tem os seus podres , os seus rabos presos!!! toda a gente tem algo a esconder ! Façam alguma coisa em prol do bem estar da freguesia . A ideia do blog , até é uma boa iniciativa mas não para esse efeito! Isso são calúmnias , difamações graves . Espero que o meu comentário sirva para todos reflectirmos , e unirmos-nos para voltar a ouvir : "AGRELA, NÂO HÀ TERRA COMO ELA !"

    ResponderEliminar