segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dia de combate... faz anos que andaram a fugir de balas a sério!

Caros seguidores,

Este fim de semana de ramos veio comprovar que os jovens de hoje em dia, lentamente, vão matando as tradições. Ainda não morreu este ano a troca de vasos, mas os troços de couves à porta das meninas solteiras parece que estão a ficar esquecidos. Vá lá, não morreram, mas andam desmaiadas, já que alguns vasos sempre apareceram à porta da igreja. Será que estes jovens estavam com receio dos tiros que há uns anos atrás foram disparados? Calma, gente, a sessão de tiros estava marcada, sim, mas para domingo à tarde com o torneio de paintball que os Estrelas da Serra organizaram.

Mais uma vez os Estrelas da Serra andaram na limpeza de terrenos. Isto de ter terrenos a mato em lugares estratégicos tem dado alguma vantagem para os seus proprietários, que em troca de cederem os seus terrenos para umas atividades veem os seus terrenos limpinhos. A ser um combate em cenário de guerra, o terreno estava bom como estava... no entanto esta guerra era mais urbana, com carros, carroças e paletes. O campo, bem limpinho como não nos lembramos de o ver assim nestes últimos tempos, foi um local bem escolhido. Enquanto uns combatentes se marcavam de tinta em campo, os outros que estavam na reserva à espera de atuar iam para o tasco encher o "tanque". Pelo que apuramos tudo correu em paz. Uma guerra santa, por assim dizer. Não houve intervenção de ambulâncias, não vimos mísseis nem granadas por lá, embora um "chaimite" tivesse andado em campo. Vimos sim que nem a casa do Cindo da Palheira escapou às balas perdidas... gente compreensiva que vai ter que andar de mangueira ou esfregão a tirar a tinta da casa. A não ser que venha a prometida chuva. Um bem haja a eles!
Para aquela malta que lá andou a disparar a coisa parece ter corrido bem. Quando a arma encravava fazia-se uma pausa, quando não tinham balas saíam, quando se aproximavam do inimigo o combate parava... Mas que mariquices são estas? Quem vai à guerra é para entrar com tudo! É para matar, se possível com a arma apontada à cabeça! Só faltava fazer pausa para irem à casa de banho ou porem protetor solar que o sol estava a queimar a pele!
De acordo com as informações, mais de 13 mil balas foram disparadas. Fraquinhos. Tanta bala e tão pouco atingidos. Falta pontaria a esta gente. Alguns bem que levaram com umas balas no couro e a farmácia esta semana deve de se consolar de vender hirudoid. Falcatruas também soubemos que ocorreram...mas o povo estava lá era para se divertir e dar uns tiros. Já relativamente à equipa vencedora.... a coisa soa a estranho. Os resultados saíram já mais para o fim da tarde com a "equipa do pessoal da casa" a arrecadar o primeiro lugar. Árbitros comprados? Bons guerreiros? Sorte? Muita coisa pode ter sido. O que ouvimos dizer é que por acaso até mereceram a vitória. Opiniões.
Ao que apuramos tudo correu pelo melhor e muitos puderam mostrar a sua vertente de guerreiros. Temos gente para ir à guerra... e isso já nos deixa mais tranquilos. Com capangas, chaimite, capitão e bravos já sabíamos que podíamos contar, agora comprovamos que os guerreiros também já estão preparados.
Outro acontecimento que marcou este fim de semana foi o encerramento do Café Antigo, para todos mais conhecido por Café do Mário. Ao fim de mais de 30 anos com a porta aberta à freguesia os atuais locatários fecharam as portas. É triste para aqueles que recordam grandes momentos lá passados onde se fizeram grandes amigos, se organizaram muitas atividades e convívios, se viram filmes de vídeo nas antigas cassetes BETA, se fizeram consultas "psicossociais", se deram uns murros, enfim, era um café já com história aqui na terra e que agora muitos, em especial os mais velhos já da casa, nem sabem bem para onde ir ou se vão continuar a frequentar cafés. Será que é mesmo o fim?! O que é certo é que poucos são os que passam uma vida naquele tipo de trabalho que é para muitos uma cadeia. Já não há gente com fibra como antigamente... nem para trabalhar, nem para ir para a guerra!!

5 comentários:

  1. Muito fixe o paintball. Para a proxima tem que ser no meio do monte

    ResponderEliminar
  2. Hirudoid faz muito bem. quanto ao tasco do mário é pena. Ficam as boas recordações

    ResponderEliminar
  3. Do melhor. Parabéns aos Estrelas da Serra por mais um grande evento.

    ResponderEliminar
  4. "Vá, lá, não morreram" Lol, universidade?! Já não há gente com fibra como antigamente... nem para trabalhar, e hoje em dia para escrever quanto mais para ir para a guerra!!

    ResponderEliminar
  5. o gasoleo gasto e a gasolina gasta para a limpeza do terreno e para esta guerrinha com carros e com um chaimite que gasta muito combustivel deve ter sido de borla.Com a crise que vivemos ultimamente afinal nao parece que os combustiveis estejam assim tao caros como dizem.
    Sera que gastaram gasoleo agricula??(bem andaram la tratores um deles foi o trator da junta freguesia)
    Sera que gastaram combustivel vendido na candonga(roubado)??
    Ou sera que foi combustivel patrocinado pelo Sr presidente dos estrela da serra??
    Bem pelo que sei os combustiveis souto nao patrocinaram o envento.

    ResponderEliminar