terça-feira, 19 de abril de 2011

Baribi

 Caros seguidores,


Aqui está mais uma maravilha a concurso. A foto que nos chegou, e desde já agradecemos a colaboração, foi trabalhada. No entanto, apenas o fundo foi alterado.
O Baribi, de nome de baptismo Fernando, embora não tenha nascido na nossa terra há já muito tempo que o adoptámos como sendo “nosso”.  Casou com a Lila (Ninfa do Leça) e com ela mantém o seu feliz casamento. Ao contrário de muitos casais da freguesia que se divorciaram por questões financeiras e maroscas, este casal mantém-se unido por Deus e pela lei até aos dias de hoje. Se estivermos enganados quanto à situação do divórcio deste casal avisem-nos.
A sua alcunha, Bariribi, provém do festival da erurovisão de 1978 em que Israel se apresentou com a música A-ba-ni-bi  de Izhar Cohen & Alpha Beta. Como aqui ninguém percebia nada de israelita soou aos ouvidos como Baribi. Dadas às semelhanças, na altura, do vocalista com Fernando (Baribi), a partir desse festival da canção não mais passou a ser reconhecido como Fernando mas sim como Baribi. Em baixo podem ver o vídeo com a música.
Homem de baixa estatura, um pouco magro e um bigode de respeito assim se apresenta o Baribi. Está a ficar careca, padecente da idade, mas ao contrário do amante da sua esposa, nunca pintou o cabelo.
Já alguém reparou que se o Baribi tivesse um cabelo branco, liso e despenteado, seria uma réplica do Albert Einstein? Isto na aparência, pois ao nível de cérebros a coisa deve de ser bem diferente. O fígado do Baribi deve de ter bem mais trabalho do que o seu cérebro.
O cérebro de Einstein está agora preservado num frasco com álcool. Já o de Baribi deve de coexistir embrenhado no mesmo.
É um homem simpático e é visto frequentemente a carregar garrafões de vinho pela serra acima. O trio amoroso que forma é digno de um romance de novela. Com encontros a três em vários pontos da freguesia, por vezes, em troca de uma cerveja, é capaz de abandonar a sua esposa nos braços do seu apaixonado. A cerveja, o vinho e o bagaço são o seu combustível para que possa enfrentar as loucuras do dia-a-dia de quem vive no bairro, terreno agreste, com muitas minas, mas com uma vista espectacular sobre a freguesia.
É aquele tipo de marido que não deve de chatear muito nem se deve chatear muito. Está em vias de extinção esta espécie. Por isso há que ser preservado e acarinhado pela sua adorável esposa.
Agradecemos a foto enviada do Baribi. Este homem merece realmente umas férias numa praia assim, e claro, com o garrafão de vinho à sombra para não aquecer.

8 comentários:

  1. sim realmente quem nao conhece o Baribi..
    mas a esse e´ que deve-mos a nossa verdadeira
    identidade,, quer qeiramos ou nao nao há agrela que nao seja conhecida em mais lado nenhum como a nossa que nao tenha o gato o baribi , ou como por expl. um Mariazinha,
    e lá vamos nós soma e segue ,, temos ainda alguns em formação, é preciso lembrar que uns ainda estudam , como por explo um tininho
    temos tambem outros cujo o curso ainda nao terminou, claro estamos a falar de cursos diferentes como o do Grego,, meio tecnico de gaz meio electrecistas , e por ai adiante, a nossa agrela e´ de facto a mais promissora das freguesias,, bem para nao vos cansar mais
    me despeço .. o logo logo vou estar por aqui de novo
    comprimentos e um bem aja

    ResponderEliminar
  2. Ana Moreiraabril 20, 2011

    Há gente de uma mediocridade impressionante. Cobardes que não assinam e se fazem passar por outros é realmente de lamentar. O último comentário sobre o Baribi não fui eu, Ana Moreira, a única que até agora tem assinado os comentários, que o escreveu. A pessoa que o escreveu que ganhe vergonha na cara. Dá a impressão de que a sua incapacidade e limitação intelectual lhe dá para estas coisas, de se querer fazer passar por quem não é. Também eu eu estou sujeita à crítica e ao sarcasmo social. Se um dia o fizerem recebê-lo-ei com toda a legitimidade e humor a ele associado. Mas esta baixeza é vil e revela falta de carácter.
    Quando comento assino e assim o continuarei a fazer. Mas se reparar faço comentários de um nível bastante superior a este aqui colocado. É assim, umas pessoas têm uma certa tendência a querer imitar os outros, pena é que não consigam ser genuínas.
    Se se tratar de uma outra Ana Moreira, que não eu, filha do Mário e Goretti, que trata de o dizer.
    Agradecia aos criadores do blog que retirassem esse comentário. E a partir de hoje, sempre que enviar um comentário enviarei também para vocês um email, de acordo com o que enviarei agora, justificando ser eu a comentar.
    Se com isto pretenderam que eu parasse de comentar identificando-me, "dando a cara" estão enganados. Lamento é não terem coragem para fazerem o mesmo.

    ResponderEliminar
  3. Ei que cena. Estas pessoas realmente só querem é arranjar cnfusão para os outros. Se não querem dar o nome que fação como eu e comentem como anónimos. Isto é ser cabr...
    Á Ana Moreira verdadeira que conheço muito bem só tenho a dizer que continue a comentar e a dar o seu nome e mandar estes parasitas todos para o lugar onde merecem estar

    ResponderEliminar
  4. Para Ana Moreira,

    Retirámos o comentário que denunciou como não sendo seu. Estaremos atentos aos seus próximos comentários publicando de acordo com o email que nos enviar.
    Pedimos para que quem não quer ser identificado se limite a escrever como anónimo ou escolher uma alcunha.
    Já aconteceu com mais uma pessoa e lamentámos a falta de carácter das pessoas que o fazem pois a intenção é apenas prejudica os outros.

    ResponderEliminar
  5. Grande “Baribi”! Se isto fosse um concurso de miss’s/mister’s ele seria coroado como Mister Simpatia. Está sempre com um sorriso na cara.

    Já agora aproveito para dar uma proposta de marketing ao Sr. Presidente da Junta. Visto que, no meu entender, temos 4 grandes figuras que se destacam pela sua simpatia e carisma, sendo eles: “Baribi”, “Cindo”, “Semanel Baixinho” e “Rameira”. Porque não aproveitar todo este potencial e usá-lo como campanha de marketing, passo a explicar:
    Colocávamos cada um deles nas 4 entradas que temos (por estrada) para nossa freguesia, ali mesmo junto à placa de AGRELA, a darem as Boas Vindas aos transeuntes. Certamente que transmitiam uma imagem de hospitalidade e simpatia, causando assim curiosidade em conhecerem a Nossa Terra. Quantos não passam todos os dias pela nossa aldeia sem nunca terem parado??? Sem nunca terem feito um desvio pelo seu interior???

    O Município da Maia tem: “Sorria está na Maia”.
    Os 4 que referi podiam ter uma placa a dizer: “Sorrio porque sou d’Agrela”

    Fica a sugestão.


    Abraço a todos,
    Lince do Leça

    ResponderEliminar
  6. Ana Moreira 2( se acham melhor)abril 20, 2011

    Cara Ana Moreia 2:
    Deves te achar única e exclusiva, no entanto lamento informar-te que eu sou mesmo ANA MOREIRA e mais, para além de ti conheço ainda mais outra em Agrela.

    Não percebo o porquê do meu comentário ser apagado, apenas libertei a minha opinião perante esta personagem humilde.

    ResponderEliminar
  7. Ana Alexandra M. Moreiraabril 20, 2011

    Para a Ana Moreira,

    É óbvio que sou única e exclusiva, não acho, tenho a certeza. O meu nome é que o poderá não ser. Mas já que fez questão de assinar o seu comentário como Ana Moreira e existem mais aqui em Agrela, que eu também sei, então que tal assinar com o seu nome completo de modo a se poder distinguir? Assim o farei daqui para a frente e acho que deveria escrever o seu comentário novamente, já que mostrou desagrado em o terem eliminado. Mas agora assine com o seu nome completo para não sermos confundidas.
    Ana Alexandra M. Moreira

    ResponderEliminar
  8. Oh Ana Moreira2 já que o teu intuito não foi o de te passares pela Ana Moreira, que aqui já fez muitos comentários e que a grande maioria dos participantes deste Blog sabem quem é, volta lá a escrever o teu comentário e identifica-te.
    Se resolves-te assinar é porque queres ser identificada, identifica-te lá então.

    ResponderEliminar