sexta-feira, 22 de abril de 2011

Este ano ainda há Compasso!

Caros seguidores,

O Compasso é daquelas tradições que ainda se preservam na nossa freguesia e ainda bem. A Páscoa sem Compasso, sem correr as casas dos familiares para beijar a cruz, comer uns docinhos e beber um copito nem sabe a Páscoa. Mas quer-nos cá parecer que, ao Compasso continuar a sair à estrada dentro destes moldes, também poderá estar a dar as últimas. Vamos passar a explicar o porquê:
Na nossa Agrela cabe ao juiz da cruz fazer o convite aos elementos que integrarão na comitiva do Compasso. Até aqui, tudo muito bem, havendo amigos, família ou quem lhes deva obrigações, não faltará gente para no dia da Páscoa percorrer as ruas da freguesia a entornar em todas as casas levando a alegria de porta em porta. E enquanto o pessoal andar a apertar o cinto não deverá haver muita gente a ir para o Algarve e outros destinos mais longínquos durante estas mini férias. Por isso deverão ficar mesmo por aqui pela terra.
O problema é, como não poderia deixar de ser, o pastel, o carcanhol, a massa, o money, enfim, a carteira do juiz. É que aqui, ao contrário de muitos lugares, ainda é o juiz da cruz que paga tudo: almoço, enfeite das cruzes e muitos foguetes que vão para o ar. Resultado: quem é pobre, mesmo que muito devoto e cheio de amigos, não se pode dar ao luxo de desembolsar uma quantia bastante considerável.
Temos também a solução mais do que fácil e correcta para este problema. Durante o dia são recolhidos muitos envelopes com a notinha ou as notinhas lá dentro. E para quem vai esse papelinho valioso?! Para as obras da igreja? Para as comissões de festa? Para pagar o almoço dos senhores do Compasso? Para os foguetes?
NÃO.
Pois é, o carcanhol vai directamente para o senhor padre. Não seria de bom grado, tal como acontece em tantas freguesias mesmo aqui ao pé de nós, que esse dinheiro pagasse os custos do Compasso? Com moderação, é certo, mas que pagasse. O restante, a haver, ficaria muito bem se fosse aplicado em obras na igreja. E este ano, que, tanto quanto sabemos, ainda não há comissão de festas de São Pedro, o dinheiro também seria bem empregue se revertesse para fazer, pelo menos, a festa religiosa ao Santo, com a saída da procissão que ele bem merece.
Este ano ainda há Compasso. O senhor Mário do café irá ficar mais depenado. E as penas que lá tem no seu pombal de nada lhe vão servir para recuperar deste tipo de depeno. E damos aqui uma sugestão ao senhor Mário. Por que não gastar menos dinheiro nos foguetes?! É que isso de estar o dia todo a mandar bombas para  ar com aquele barulho nada agradável… não é do agrado de muita gente. Guarde essa massa para as pombas. Também andam pelo ar e sempre não fazem barulho.
Não é já hora de acabar com esta “tradição” sem sentido, de serem os juízes a pagarem tudo?! Assim nunca poderemos ter um Baribi, um Cindo, ou outro mais teso qualquer da nossa terra, como juiz. 
Fica aqui uma sugestão. E decerto que aos bolsos de quem o recebe não deverá fazer muita falta.

6 comentários:

  1. AAA (óleo de Girassol)abril 22, 2011

    Boas,

    Concordo inteiramente, e ao menos se houvesse uma explicação para onde vai esse dinheiro, gasto em que?
    O Padre devia ser o primeiro a dar o exemplo, para não acabar com as tradições, dar essa receita para as custas do compasso. Visto que a ele no deve fazer falta nenhuma, a isto chama.se ganância pelo o pelin.
    E acho muito bem, menos foguetes possiveis, além de assustar as pombas, ainda estraga a atmosfera, a festa faz.se na rua não no ar.
    Haja alegria...
    Que o compasso deste ano corra pelo melhor, o Mário merece.

    Belo tema, para a PJ meditar (entrada em caixa sem recibos)... onde para o nosso dinheirinho?

    AAA (sem nome, porque agora anda muita confusão no ar)

    ResponderEliminar
  2. De facto, uma pessoa sem disponibilidade financeira não pode ser Juiz da Cruz, por mais fé que tenha, está refém de uma tradição bacoca, sem sentido. Gostava de ver um Juiz da Cruz com a ousadia de quebrar essa tradição.

    Bem, mas tamém ao que se come em algumas casas.... nem era preciso almoçar.... apenas fazer um descanso da manha para a tarde.....

    Abraço,

    ResponderEliminar
  3. olá meus amigos
    Em época de festas nao se deve chorar misérias ,
    por isso nada de contenções, temos ai á porta mais uns milhões a entrar, eileições que nos prometem uma repuplica das bananas,, ..
    qual crise qual quê , e mais sºr Mario nao nos deixe ficar mal, tradição e´tradição solte os fogos com toda a força, nao deixe muita herança, quanta mais mais discordia, toca a soltar os cordões á bolsa, se não, até dá mau exemplo aos emissários do FMI, nao fosse vc um empregado do estado, e D; Goreti, nao chore esse money ou carcanhol,ou pastel ou lá que seje, pois Deus está lá para devolver todo esses gastos,,
    quanto ao que vai no envelope, meus amigos acho que é um bom investimento quem sabem já o sº Damião nao tem um testamento bem ligivel , para os os filhos da nossa terra, ,,, bem já estavam imaginar outras coisas ,, aii que coisa "este povo" .
    agora imaginem se toda a gente pagassem com ovos ou galinhas o dito folar. coitado do homem.
    bem tenho que ir abrir a porta vem ai o compasso,, até uma proxima ..
    boas festas aléluia , aléluia..

    ResponderEliminar
  4. Boa noite,

    Nunca entendi, porque no compasso não vai mulheres, alguém pode explicar?

    Obrigado
    JP

    ResponderEliminar
  5. Ana Alexandra Moreiraabril 23, 2011

    Não poderia estar mais de acordo com vocês. Lá vai ter que ficar adiada por mais algum tempo a instalação de ar condicionado que o meu pai queria pôr no pombal. E também uma coisa é certa, chora mais o meu pai pelas pombas que não voltam do que por estas notas que lhe saem da carteira. Que ninguém gosta de ver a massa a fugir da carteira, mas sendo para sua alegria, de juntar a família e amigos na sua casa, não custa tanto. Mas assino por baixo de quem seja da opinião que esta "tradição" acabe. Cada um sabe das suas economias, e de facto, ser juiz da cruz nesta terra, não fica barato. Mas poderia ficar...
    Parabéns pelo vosso blog. Bom humor e atentos a tudo. Já estou a imaginar como será a vossa análise ao Compasso. Siga para a frente, se seguirem esta linha estou aqui para me rir e vos apoiar, quer falem bem ou mal, desde que seja verdade e sirva para rir. Todos estamos sujeitos à critica e nós, aqui em casa, não escapamos.Mas sabemos encarar tudo na brincadeira, como deve de ser. Boa disposição é o que se quer!

    Ana Alexandra Moreira

    ResponderEliminar
  6. Olá pessoal
    Desde ja uma optima páscoa para todos agrelenses.
    Relativamente ao compasso seria bom que continuasse por muitos anos uma vez que é uma tradição que vem de longe.
    Em relação ao dinheiro que algumas pessoas dão para o compasso eu sou da opnião que esse dinheiro deveria ser dividido pelos todos elementos que andaram no compasso uma vez que muitas pessoas nao sabem o que é subir e descer escadas e para além disso como nao bastasse alguns caminhos mal jeitosos que existem aqui na freguesia por isso dou todo o meu valor neste caso às pessoas que andam no compasso uma vez que é um sacrificio que fazem pela freguesia

    ResponderEliminar