terça-feira, 26 de abril de 2011

O 25 de Abril em Agrela

Caros seguidores,

O 25 de Abril foi celebrado na nossa freguesia de um modo diferente. O senhor presidente da Junta, Paulo Bento, resolveu homenagear todos aqueles que já foram presidentes de Junta de Agrela após o 25 de Abril. Concordamos que estas pessoas mereçam uma vénia pelo seu serviço à freguesia.  Umas mais do que outras. Cabe a cada um avivar as lembranças dos mandatos destes ex presidentes e  rir , aplaudir, chorar ou irritar-se com algumas das barbaridades mas também boas acções/obras que foram executadas. Por mais contestado ou elogiado que tenha sido o seu desempenho, estes senhores viram o seu trabalho reconhecido nesta pequena cerimónia que, tanto quanto saibamos, contou com a presença de “gente ilustre.” E o Sócrates, não foi convidado? Logo no dia em que o senhor Primeiro Ministro veio ao nosso concelho. Aliás, muito tem ele vindo para estes lados. E não faz falta nenhuma.
 Tudo muito bem, sim senhor. Mas uma vez que estamos todos a queixar-nos de falta de dinheiro e que por essa escassez de carcanhol não se podem fazer obras na freguesia, não seria mais bem empregue este dinheiro noutras coisas? Muito ou pouco gastou-se. E se calhar, o dinheiro gasto, até dava para, por exemplo, terem mudado as placas com os nomes de rua da freguesia. É que estão uma vergonha. As que existem, é claro.
E a Junta de Freguesia, que tanto se tem dedicado a festas (é para os mais velhos e as crianças no natal, é homenagem a presidentes) não quererá fazer uma noite de gala para atribuição do troféu das maravilhas d’Agrela? A votação começará ainda esta semana.
E para quem duvida da grandiosidade da cerimónia que se realizou no dia 25 de Abril na nossa terra, aqui estão umas simples mas sentidas palavras enviadas por alguns dos grandes líderes que conhecemos, mas que não puderam estar presentes.









































P.S.: Continua em falta a foto de um candidato a maravilha (Manel do Roque). Mas poderá não ser este, desde que seja um dos apontados, aceitaremos. Enviem-nos para agrelacity@gmail.com

23 comentários:

  1. Espigão de Guerraabril 26, 2011

    Boas

    Ei pessoal do Blog, têm de dar mais espaço entre os Posts que lançam, senão nem tempo há para comentar. PARABÉNS mais uma vez... EXCELENTE. estes dois temas, os anteriores também.
    Quanto a foto que falta, muuuuuiiiiiiitto dificil arranjar foto dessa ilustre figura.
    Quanto a homenagem dos Presidentes, acho que faltou também os Secretários e Tesoureiros, que por vezes são os que mais trabalham pela Junta, muitas vezes sem serem reconhecidos.
    Mas estou de acordo, há prioridades mais importantes na Freguesia, mas a escolha é de quem manda (Assembleia e Junta de Freguesia)
    Só uma sugestão, para fazer esssa homenagem, bastava no próximo Boletim da Junta, dedicar 2 ou 4 páginas, com fotos, nomes e anos que estiveram na Junta, e ainda dava para as pessoas, ficarem como recordação e arquivo.
    Só tem um erro no Post, não foi a 15 mas a 25 de Abril, chama.se erro de teclado...rs

    Abraços e força no pedal sem quebrar o Espigão

    Espigão de Guerra

    ResponderEliminar
  2. Caro Espigão de Guerra,

    Agradecemos o reparo. Já corrigimos o erro.

    ResponderEliminar
  3. mas então já agora gostaste ou não da homenagem ? no post não percebi se gostaste ou não...

    ResponderEliminar
  4. O nosso bloguer é um grande devoto do S Pedro, quer à força arranjar uma Comissão para a Festa até o Sr Silva (como diria Alberto Joao Jardim) fez um apelo e não foi no facebook......

    Abraço,

    ResponderEliminar
  5. Já que o homem/mulher do blog não responde, eu vou dar minha opinião...

    > Esteve bem o Presidente da Junta de Freguesia ao homenagear, os antigos Presidentes da Junta da nossa Agrela.

    > Esteve bem a Câmara que se fez representar por um Vereador.

    > Esteve bem o Vereador Alirio Canceles, que disse presente

    > Estiveram bem os membros da Assembleia de Freguesia quer do PS ou PSD, ao estarem presentes.

    > Estiveram bem os dois antigos Presidentes de Câmara, Dr. Azuil Dinis e Dr. Joaquim Couto, que não quiseram faltar, comcidadãos da nossa terra.

    > Esteve muito bem Ana Moreira, não sendo profissional na arte da comunicação e apresentação deste tipo de eventos, mas parecia. Parabéns.

    > estiveram mal os jovens desta freguesia, que mais uma vez se alhearam deste tipo de eventos...estava sol...

    Parabéns á Junta de Freguesia, que esteve bem na organização e na apresentação do evento.

    ResponderEliminar
  6. Hoje vi num edital que haverá assembleia de freguesia no dia 29 de abril às 21h 30mts e para falar d relatório de contas... estou tentado a dar uma espreitadela para ver para onde vai a massa

    o curioso

    ResponderEliminar
  7. Olá Pessoal
    Relativamente à homenagem que foi feita na junta de freguesia de Agrela no passado dia 25 de Abril poderemos destacar que parte desses presidentes que passaram pela junta de freguesia nao fizeram rigorosamente nada para melhorar a freguesia e tambem para contribuir para o seu desenvolvimento.
    Contudo as pessoas já sabem os presidentes que pela freguesia passaram e que em parte contribuiram para uma melhoria da freguesia é claro que estou a referir a caminhos que foram melhorados alargados mas infelizmente um ou outro ficou por concluir.
    Deste modo espero que o nosso presidente actual siga o bom caminho para que faça algo para o melhoramento da freguesia.

    ResponderEliminar
  8. Mas iam os jovens estar presentes numa homenagem a quase 4 décadas de um regime que lhes deixarou o futuro completamente penhorado?????

    Nada contra os N/os presidentes da Junta, esses coitados tenho a certeza que fizeram o que podiam para o bem da freguesia (fossem PS ou PSD). Como se costuma dizer “sem ovos não se conseguem fazer omeletas”.

    Os mais velhos têm que perceber que, se os jovens se desligam da cidadania e da política, é por culpa deles e só deles. Primeiro porque foram eles que criaram e educaram estes jovens e, se o produto final tem defeito, o problema está na mão-de-obra ou na matéria-prima. Em segundo, se os jovens não acreditam na política muito se deve a esta cambada de políticos pós 25 de Abril que só se preocuparam em arranjar “tachos” para eles e para as famílias deles. Deixando a” factura” para a próxima geração pagar.

    Na década de 80 o plafond atingiu o limite e lá veio o FMI, e depois voltou-se ao mesmo ciclo vicioso até aos dias de Hoje.

    Este país tem dois grandes tumores, o maior deles é a administração central, gerida por uma corja de inúteis que só se interessam nos “jogos de interesses”, o segundo tumor são as Câmaras Municipais (onde se incluem as empresas municipais). Já reparam no património que os presidentes de câmara fazem após entrarem para a presidência??? Não é preciso ir muito longe, basta olhar, por exemplo, para a CM de Santo Tirso, VNF, Braga e Barcelos.
    É com o salário de presidente que conseguiram tudo aquilo que têm hoje??? Deve ser deve…

    Se, as gerações pós 25 de Abril não tivessem criado esta sociedade corrupta, de “cunhas”, fuga aos impostos e de impunidade, talvez os jovens de hoje em dia se interessassem mais com a política e a cidadania.

    De que serve a liberdade a uma pessoa que não tem dinheiro para alimentar correctamente os seus filhos nem para lhes dar cuidados de saúde em condições?

    De que serve a liberdade a uma pessoa que trabalha um mês inteiro para trazer 400e poucos euros para casa enquanto os vizinhos estão em casa, e sem fazer nenhum, ganham o mesmo ou até mais?


    Abraço a todos,

    Lince do Leça

    ResponderEliminar
  9. João Pedroabril 27, 2011

    Alguém dizia que estiveram mal os jovens ao não estarem presentes. pois muito bem, sou jovem e não tive presente...porquê? Porque nem sequer sabia que isto ia acontecer. Só soube por aqui. Quem organiza isto só informa os convidados que lhe interessa. São sempre os mesmos.

    ResponderEliminar
  10. Olá agrelenses e curiosos.

    Li e reli alguns comentários e concordo com eles.

    De referir que a homenagem é bem conseguida, mas.... apenas oube no dia seguinte. Sou puro agrelense, jovem e frequentador de locais públicos. Não vi qualquer aviso sobre esta cerimónia. Porque é que não se fez referência noutros locais. Tinha muito gosto em ir, mas... Temso pena. E mais pena tenho, depois de ter faldo com o Paulo e ficar a saber por gente de outras freguesias....

    Quanto ao Sócrates vir a AgrelaCity... ? è melhor não, pois em época de terrorismo e de cris (qual crise)ainda hvia um atentado nesta mui nobre e invicta aldeia.

    Eu ajudava a afundar.

    Também penso que não viria pois não seria convidado pelo nosso Presidente. Se as relações com o Presidente Castro fernandes são como são, imaginemos com o big boss Socrates. (acho que posso dizer isto ou a PJ ou a PIDE ainda andam aí...)

    Dia 29 Abril há Assembleia? É verdade, mas isso a aJunta não tem que avisar atodo o povo, mas deveriam. Colocar nos editais é suficiente. Avisar com o tempo necessário.

    MAs faz falta avisar que nesta assembleia toda a gente pode ir. A junta tem condições. A sala de reuniões e o auditório. Ou é apenas para festas e festinhas e festanças....

    Povo de agrel saibam o que se passam na freguesia. Ou se tem dinheiro ou não tem Há um presidente de assembleia com poder para deixar fala..ou não. Ou é culpa da junta (quase sempre) ou da Câmara (muitas vezes) ou do povo agrelense que não entende. Por isso apareçam e manifestam a vossa opinião e Curiosidade.

    E não é só os jovens. Será que os jovens são os culpados disto tudo. E todos que tem vonatde, possibilidade, reformados, aposentados ? EU gostave de ir à homenagem, mas com certeza, mutos mais jovens tem muito que fazer. Na idade deles (entre os 16 e 24 anos) eu també não estaria presente.

    Abraço e até breve

    ResponderEliminar
  11. Ana Alexandra Moreiraabril 27, 2011

    Concordo que este tipo de homenagens seja feito em vida. Já outros actos ou meios de homenagem acho que apenas após o falecimento devem de ser realizados.
    Muito há a fazer pela nossa freguesia mas nem tudo é possível de ser realizado. A selecção de obras, eventos e prioridades é sempre alvo de discórdia mediante os interesses, anseios, opiniões e gostos de cada um.
    Estive presente e agradeço a honra em ter conduzido a cerimónia. Longe da perfeição fiz como pude e soube. Mas naquele evento as estrelas eram outras e para todas elas vai o meu voto de felicidades e agradecimento por se terem dedicado à nossa freguesia (uns melhor do que outros, certamente, até porque nalguns dos mandatos eu nem nascida era e por isso não posso opinar) mas pelo menos mostraram interesse em a melhorar e agiram. Foram interventivos.

    Ana Alexandra Moreira

    ResponderEliminar
  12. filho da Gertrudesabril 27, 2011

    Bem agrelinos, este blog está o máximo!!!
    Continuem, estou farto de me rir com a vossa criatividade .....
    Parabéns.......

    ResponderEliminar
  13. estou ainda mais curioso vou acompanhar o JUCOSO à assembleia de freguesia e como não vai estar sol...pode aparecer mais gente....

    O Curioso

    ResponderEliminar
  14. o jucoso nao irá ser convidado,e mesmo que fosse nao iria....

    ResponderEliminar
  15. Toca a mexerabril 28, 2011

    olá
    Não poderia deixar de dizer que esta situação da homenagem, bem merecida, diga-se de passagem, foi avisada.. para quem é da freguesia e vai à missa o Sr Abade avisou nas 3 missas daquela semana... só não foi quem não quis.. pois ficar ao sol a aproveitar o feriado se calhar foi mais agradável... e será que alguns desses jovens sabem o que representa o 25 de Abril? Pode ser que este blog agora sirva para despertar interesse pelas coisas que se fazem na freguesia... Olhem lá que o próximo evento é já na sexta-feira a assembleia de freguesia... que por natureza também tem aviso até nos cafés... só não vê quem não quer..
    A propósito já é a 2ª vez que ouço comentar a respeito das placas de indicação do nome das ruas.... se algumas estão partidas ou já não existem isso deve-se ao civismo de alguns dos Agrelenses... atiram pedras, vão contra as placas com o carro....Amigos andam a estragar material público!!!!... para o qual todos nós contribuímos com os nossos impostos...acho que antes da junta gastar dinheiro a substituir as placas danificadas, precisa é de criar uns cursos de formação cívica para evitar que ao colocar placas novas alguém caia na tentação de as vandalizar...
    Podíamos colocar aqui um desafio cada um dos que visita este blog pode ficar encarregue de se certificar se na sua rua a placa está em ordem ou não e enviar uma foto com a placa... depois entregam o relatório na junta de freguesia com as que se encontram vandalizadas para propor a sua substituição... é mais uma acção que o blog pode incentivar.
    vamos lá toca a mexer..

    ResponderEliminar
  16. Bom dia...
    CURIOSO, Encontramo-nos lá, 6ª feira!!

    É pena que pouca gente apareça. Mais que estar por dentro dos assuntos da freguesia, penso que seria positivo algumas pessoas ficarem a saber o que é uma Assembleia de Freguesia.

    Mais que criticar (o que muita gente faz e a deitar abixo), deveriam ver o que se fala e as condicionantes que uma Junta tem ou Assembleia.
    O papel dos "deputados" na Assembleia. A maior parte não tem opinião. Muitas das vezes não defendem o melhor para a freguesia, mas as cores partidárias (seja PS ou PSD ou outro). Numa freguesia não devia ser assim, mas o receio, a vergonha de votar contra ou abster-se ainda prevalece.
    Sejam as cores da junta ou a opsição devem opinar, debater e acima de tudo ver o melhor para a freguesia. Jovens velhos, novos todos o que gostam da Agrela city.

    Cumprimentos a todos, sobretudo ao KVieira, que muito fez e faz pela freguesia. Há muitos outros e muitas pessoas humildes, desconhecidas e sem necessidade de serem reconhecidas,que muita fizeram e fazem (ou não) mas ele tem o meu apreço. Abraço



    Até breve e dia 6ª feira estamos lá, 21.30h.

    ResponderEliminar
  17. Bom dia,
    TOCA A MEXER...

    Talvez nos cafés que frequenta, teve o aviso.
    Quanto à igreja e à missa, cada um é livre de ir a esta igreja ou a outra, ouvir este padre ou outro. Ou será daqueles que idolatram o nosso abade. ?? Sabe a minha religião?? Sabe os locais públicos que me refiro.??

    Tem que ter calma a responder. Dá para ver que e ferveroso defensor de causas Sociais. Tenha calma, pois as suas palavras são como farpas afiadas. Ninguém está a atacar quem quer que seja(instituição ou pessoa)Faço-me entender?


    Continuação de bom dia.

    TOCA a MEXER povo

    ResponderEliminar
  18. Agora somos todos obrigados a ir à missa para saber as novidades da freguesia!! Era o que faltava... Há jovens que trabalham à hora das missas, e há jovens que também trabalham aos feriados... mas claro os jovens têm de levar sempre a placa de malandros ao pescoço! Se se perguntar à maior parte das pessoas de Agrela ninguém sabia deste evento, quer queiram ou não, não houve divulgação suficiente, e olhem que em Agrela as coisas sabem-se depressa!

    AH! TAMBÉM HÁ JOVENS QUE TRABALHAM QUANDO ESTÁ SOL!

    ResponderEliminar
  19. Ola a todos,venho escrever pela terceira vez vamos la ver se e desta k voçes publicam o meu comentario.Falando sobre a homenagem eu nao soube e aposto k se perguntar a outros agrelenses certamente so ficaram a saber atraves do vosso blog,falta de informaçao como de costume.O sr padre avisou na missa,eu por ex nao vou a missa,[nao vou a missa para ver quem la esta].Estava afixado em cafes talvez?Talvez eu precise de lentes e sobre a obras como de costume quando faltarem alguns meses para as eleiçoes aparecem algumas feitas.Abraços M.P.
    P.S-SE NAO PUBLICAREM JA FICAM COM A M INHA OPINIAO.CONTINUAÇAO

    ResponderEliminar
  20. toca a mexerabril 29, 2011

    Boa noite
    caro jucoso
    Peço desculpa se ofendi alguém com as minhas palavras, apenas disse que o evento foi avisado na igreja, como acontece com tantos outros que se fazem na freguesia. Sabia que por exemplo até para anunciar as datas das matriculas dos miúdos para a escola ou o inicio das aulas também se recorre à igreja.... Nada mais é um local onde muitas pessoas vão e como tal há muitos anosse fazem avisos. Por outro lado os cafés também são outro local que as pessoas frequentam e os proprietários gentilmente deixam que se afixe vários avisos....
    Quanto às minhas palavras não são farpas afiadas.... eu não sou de muitas palavras nem sequer faço muitos comentários...
    sim toca a mexer o povo

    ResponderEliminar
  21. Boa Noite.

    já que demonstram tanto interesse pela vossa freguesia, aí vai mais uma, na Assembleia de Freguesia realizada (à hora que escrevo) ontem não estavam mais do que 2 pessoas no público....então Povo ....bora lá toca a mexer...como diria o outro "eita pobo méxido"...

    ResponderEliminar
  22. HOMENAGEAR ??? PORQUÊ ????

    Será que fizeram algo de extraordinário, que não se veja??? Eu acho que não, salvo erro dois fizeram obras à porta de casa, outro onde não dava para construir o edifício da junta de freguesia, loteou para os "pobres" ......... de todos apenas vejo um que tenha feito realmente obra em prol da freguesia, agora outros, aposto que não deram sequer um cêntimo à freguesia, e vamos homenagear, porquê ??
    Não está lá ninguém obrigado, ou está ??
    Por acaso não estão a ser pagos para isso?? Quando se candidataram não sabiam o trabalho que iriam ter ??
    Mas mesmo assim todos querem ganhar as eleições, todos querem o poleiro e porquê? porque são mais o benefícios que os malefícios obviamente.
    E vamos nós prestar homenagem a quem apenas fez o básico pela freguesia, qualquer um tinha feito o mesmo, não se viu nada de extraordinário, que merecesse ser adorado, galardoado, venerado, sinceramente não vejo. Pode ser por falta de verbas, pode, mas acho que não......

    Aqui fica a definição de homenagem para que esta não seja tão banal:
    -nome feminino
    -prova de veneração, admiração ou reconhecimento

    Fiquem bem... mas não vamos banalizar algo que é muito mais que isso.

    ResponderEliminar
  23. Boa noite, como já comentou um caro Agrelense e bem dito como é que nos iria-mos saber que o nosso presidente de junta teria organizado essa homenagem, se nós só servimos para no dia das eleições irmos votar neles.

    ResponderEliminar