segunda-feira, 25 de abril de 2011

O Compasso

Caros seguidores,





Depois de uma semana ameaçadora o domingo de Páscoa apareceu com o sol a raiar. Muito deve de ter pedido ao São Pedro a comitiva do Compasso. Só por este os ter ajudado, considerando o temporal desta última semana, achamos que, como agradecimento, esta equipa do Compasso poderia formar a famosa comissão de festas em honra do santo. E apenas porque a chuva acabou por cair a meio da tarde, como protesto, esta comissão, em vez de trazer os U2 deveria de trazer… a Rosinha, por exemplo. Grande reportório musical tem esta cantora de futuro sucesso.
 O Mário do café, também conhecido por judeu, foi o homem da Cruz. E esta alcunha, que lhe foi muito bem empregue enquanto jovem, tem como fundamento não as raízes culturais, sociais ou religiosas do senhor Mário mas sim o lado popular e pejorativo do conceito: judeu como sujeito malvado. É que o senhor Mário divertia-se a judiar gatos. Lá está, as pombas sempre devem de ter sido o seu animal de eleição.
E este ano o Compasso pareceu-nos um pouco estranho. Ter um judeu a juiz da cruz é algo de referenciar. E a segui-lo tinha a famelga toda, com os seus judeus juniores também a alinhar. Ou seja, este ano o factor cunha não pegou. Ou era realmente da família ou por arrasto, ou era reserva dos elementos da cruz durante o ano. Não foi preciso haver casting pois já deveria de estar tudo escolhido. Faltaram lá uns elementos relacionados, mas outros dois elementos sobressaíram: O acólito, que deve de ter vindo por arrasto e o senhor Albertino, tanto quanto saibamos, não foi suplente, não é da família, apesar de a sua esposa ser dada à família dos sapateiros (dona Goreti). Será porque é vizinho? Será por ser das obras da igreja? Será que se está a preparar terreno para um sucessor? Vamos ver o desenrolar desta saga que agora começou.
E este ano os da Nastaça saíram todos à rua. E como muita gente sabe, esta família de muitos irmãos não precisa de microfones. Por isso por que é que se lançaram foguetes para avisar de onde o compasso ía? Bastava um deles, à vez para não gastarem a voz, ir anunciado, alto e bom som, por onde andavam. Ou então, como tem tantas pombas lá no seu pombal, podiam ter soltado as pombas ao pé das casas e as pessoas, vendo de onde elas partiam, já se orientavam.
Há agora aqui um reparo a fazer. Então não é que a missa que se realiza no final do compasso só começou às 20h45m? Um bocado tarde, não? A chuva não deve de servir como desculpa. Mas o facto de não terem encharcado por fora não quer dizer que não tenham encharcado por dentro… E depois as pernas ficam mais pesadas, arrastam-se mais...nós sabemos como é isso. O facto de ser praticamente tudo família ajuda a camuflar muita coisa. Bem pensado!
Outro pormenor que, apesar de não termos visto, chegou-nos aos ouvidos: teve este compasso o patrocínio da associação Estrelas da Serra? Constou-nos que estes senhores, mais dados à preguiça ou a poupança de esforços, apanharam boleia na carrinha desta associação. Ah! É verdade. O senhor presidente desta associação, por acaso, até pertencia à comitiva do compasso.
E os envelopes, claro está, para não quebrar a tradição, parecem ter ficado no sítio do costume.
O senhor Mário, a partir de hoje, também deve de andar com a carteira mais leve. Lá está a proporcionalidade inversa a funcionar: quanto mais pobres uns ficam, mais ricos ficam outros. E o que este país precisa é disto mesmo: dinheiro a circular. O pior é que circula, circula, e vai sempre cair nos sítios errados.

Que bem escolhido, senhor Mário. Hoje, como é feriado, todos têm tempo para se recuperar. É que o dia todo em festa e ainda há noite também… para alguns o motor deve de ter gripado.

P.S.: Mas que raio foi esta coisa de os vasos terem ido parar à porta da igreja? O post que escrevemos foi no sentido de estar atentos no próximo ano, não no fim-de-semana seguinte. Além de se esquecerem das tradições estes jovens querem deturpá-las? 

16 comentários:

  1. Olá Pessoal
    E mais uma vez a páscoa passou muito rápido como do costume.
    Em relação ao compasso deste ano ainda não ouvi nenhum romores como do costume que os anos anteriores os elementos do compasso para além de chegarem ja cansados grande parte deçles ja tomaram uns copos a mais mas parece que ja é habitual durante os anos transatos.
    Mas desta vez parece que todos os elementos do compasso chegasram ao fim todos sobrios para além de cansados como do costume parece que não mas a volta à freguesia ainda é grande.
    Perante isto em relação ao Sr. Mario do Café Antigo parece que cumpriu e com sucesso a sua função como juiz da cruz este ano no compasso acompanhado por grande parte da sua familia que o acompanhou neste longo trajecto na volta do compasso à freguesia.
    Desde ja espero que esta tradição se mantenha por muitos anos e que haja pessoas com vontade de continuar esta tradição do compasso na freguesia.
    Relativamente a este ao grupo de elementos que fizeram parte do compasso acredito que fariam uma bela equipa para menbros da comissão de festas do S. Pedro mas por outro lado nao faz muita falta que se realize a festa do S Pedro porque infelizmente gastasse muito dinheiro neste tipo de festas e grande parte das pessoas ja nao contribuem para que a festa se realize sou de acordo fazer uma coisa muito mais simples sem que implique grande gastos de dinheiro compo por exemplo uma missa em honra do nosso padroeiro de agrela.
    Acho que as pessoas desta freguesia em parte ja nao tem grande tempo para se disponibilizarem para fazer este tipo de eventos uma vez que requer muito trabalho e muitas destas pessoas nao tem vontade de trabalhar enquanto menbros da comissão de festas.

    ResponderEliminar
  2. Agrela, não há outra como ela!!!!!
    Vejam só, como esta freguesia tão rapidamente se tornou conhecida mundialmente!!!
    A perspicácia e o bom sentido de humor não deixam de ser interessantes no vosso discurso (notícias de agrela city) no entanto, tentem ser mais elegantes e não personalizem certas situações que se podem tornar ofensivas.
    Parabéns a todos os elementos que ontem fizeram parte do compasso!!! Obrigada pela vossa disponibilidade, simpatia e bom humor que ontem preencheram muito saudávelmente o Dia de Páscoa.
    Cumprimentais cordiais!

    ResponderEliminar
  3. Qual acólito?

    ResponderEliminar
  4. Deve ser o da missa de ontem à noite.

    ResponderEliminar
  5. aí esse também foi no compasso?

    ResponderEliminar
  6. Foi, pelo menos eu lembro-me de ele entrar na minha casa e de não o reconhecer de parte nenhuma.

    ResponderEliminar
  7. pois pelos vistos ele não é d'Agrela!!!

    ResponderEliminar
  8. Ana Alexandra Moreiraabril 25, 2011

    É verdade, o compasso saiu à rua com a minha família e restantes membros e julgo que ficou a missão cumprida. Os homens da família saíram para a rua e ficámos com uma casa só de mulheres!
    A vossa análise está realmente muito bem feita e aqui em casa agradecemos por isso, sobretudo o cuidado que tiveram em cobrir a cara do miúdo que vai no compasso. Mostra que sabem o que andam a fazer e as intenções do blog.
    Mostraram que conhecem bem o meu pai. A cena do Judeu está muito bem. Mas agora o homem até acolhe os gatos todos lá em casa. As pessoas vão mudando com o passar dos anos.
    Se não tivessem chegado encharcados por dentro era de estranhar, mas acho que até se portaram bem.
    Que a tradição do compasso não acabe que é dos dias que mais animada está a freguesia.
    Já agora, não posso deixar de vos elogiar pela foto que tiraram do meu pai. Não sei se nas fotos que tiraram aqui em casa há alguma em que ele esteja tão bem.
    E mais uma vez conseguiram-nos fazer rir!

    Ana Alexandra Moreira

    ResponderEliminar
  9. olá meus amigos estas coisas estão verdadeiramente animadas, alguem esta sempre desponivel para estes acontecimentos , os cuidados do proximo compasso poderá ser realmente o nosso conterrânio SºAlbertino, mas diga-se desde já que é um verdadeiro atentado á
    aos "filhos de gema" da terra.
    verdade que, é um trabalhador incassavel em prol da igreja, mas nao o justifica para que passe á frente de muitos outros verdadeiros defensores de boas causas tambem em nome da freguesia,
    como já foi referido anda tudo trocado, tradiçao já nao e´o que era, ja´nem mesmo o 25 de abril
    é comemorado como devia ser..
    e´ ver bem.! É que em vez de homenagiarmos os mais novos para os estimular, nao continuamos com o velho sistema , tens massa vais para o taxo.
    e depois querem comiçoes , pessoal de tarbalho..
    gente nova aparecer á rua em vez de estarem a pesquisarem blog,, ect e tal coisas ..
    ó meus amigos isto esta tudo dito a nossa terra já vai numa debandade, quem nem com um padre novo vai lá ..

    ResponderEliminar
  10. A Páscoa é das festas que mais valorizo e esta tradição não deve mesmo acabar. o compasso deste ano por ser quase tudo da família até foi engraçado. A Páscoa e o compasso deveria de ser isso mesmo, estar com a família, visitar amigos e familiares. Parabéns senhor Mário. Venha o próximo

    ResponderEliminar
  11. Ah Sr. Mário em grande estilo!!!

    Foi bonito de se ver uma família animada e bem disposta a dar as "boas festas, aleluia, aleluia" pelas nossas casas.

    É uma tradição muito bonita e espero que se mantenha.

    Contudo parece que não foram só as notas que voaram e não voltaram este fim de semana,ao que ouvi dizer, as pombas do Sr. Mário resolveram fazer o mesmo.
    Que grande cabeçada! (como se diz na gíria da columbofilia)


    Abraço a todos,

    Lince do Leça

    ResponderEliminar
  12. Espigão de Guerraabril 26, 2011

    GRANDE MÁRIO, (EM ALTURA E ATITUDE)
    Um Campeão, seja na Columbofilia, seja na Simpatia, seja no bom humor, seja em falar alto e em bom som.
    Precisamos de muitos Mários (Judeu), nesta Freguesia...
    Sempre pronto para a guerra (ajudar quando alguém pede) e sempre bem disposto.

    Parabéns Mário e Companhia do Compasso
    E quanto as notas, deixa pra lá... haja saúde e todo se resolve, olha se elas chocassem como os ovos das pombas!!! aproveitava-se todas as crias...rs

    Abraço
    Espigão de Guerra

    ResponderEliminar
  13. Olá
    Parabéns a todo o pessoal do compasso, correu bem, e isso é o mais importante, mesmo chegando alguns molhados por dentro, isso também faz parte da tradição.
    E ai Sr. Mário, cade sua aliança no dedo??? na foto no tem... rs... Dª Goretti olho nele,

    Abraços a todos
    Olho azul

    ResponderEliminar
  14. Então houve palmas na missa do compasso? E elogios e tudo. Isto é muito estranho. Nas missas que costumava ir á uns anos atrás havia sempre queixas e poucos agradecimentos. isto está a mudar ...

    ResponderEliminar
  15. Sabem que em família tudo é mais gracioso!

    ResponderEliminar
  16. o Mário foi o grande homem da cruz e com muita pinta. Um compasso á maneira. Gente animada e com laços familiares fizeram deste compasso uma alegria a entrar pelas nossas casas.
    parabéns ao senhor juiz da cruz. Pode ser que este fim de semana as pombas marquem melhor. Não correu bem o sábado mas o domingo de Páscoa foi muito bom. E com gente nova a alinhar nestas tradições só deram bom exemplo
    Viva o Compasso e viva o Mário do café

    ResponderEliminar