segunda-feira, 18 de abril de 2011

Rameira

Caros seguidores,

Aqui temos nós mais uma foto que nos chegou vinda de um seguidor e que se refere ao Rameira, também ele candidato a maravilha.
O Rameira, de nome de baptismo Carlos é um homem de inúmeros ofícios além de um benfiquista fervoroso e um homem que nunca se esquece de colocar as bandeiras, sejam elas quais forem, na varanda da sua casa. Não é homem de esconder por quem torce.
Era o massagista do saudoso Agrela. O homem que entrava a correr dentro do campo socorrendo os jogadores lesionados. As suas massagens e o seu spray milagrosamente recuperavam os jogadores.
Bailarino inconfundível sempre na primeira fila dos palcos. Seja qual for a festa ou o estilo musical lá está o Rameira a bailar como ninguém. Também ele deveria ter sido um concorrente do “Dança comigo”na RTP. 
É o grande leiloeiro da freguesia. Não o pudemos ver no último leilão mas não está esquecido. A sua garra é inquestionável. Este homem é que deveria estar a leiloar a nossa dívida no estrangeiro. De certeza que faríamos melhores negócios.
Também era o homem que lançava os foguetes nas festas da terra. Quem não se lembra de ver o Rameira em cima da cabine no campo ao pé da capela mortuária? Lançava foguetes como ninguém até ao dia em que caiu e se lesionou. Aquilo parecia um estrondo de dinamite a rebentar. Mas o Rameira, mostrando toda a sua habilidade, safou-se daquela explosão que poderia ter ditado a sua última Páscoa na Terra. E que ao contrário de Jesus Cristo não deveria ressuscitar ao terceiro dia. Qual Super-homem, qual quê?! Temos aqui o Rameira que escapou daquela detonação ao nível de uma cena da série do MacGyver.
Mas a sua obra mais nobre e apreciada é, sem dúvida alguma, a vaca de fogo. Rameira é o homem que enfia a vaca na cabeça e agarrando-a bem corre pela Alameda Carneiro Pacheco enquanto as bichas da vaca saem disparadas por todas as direcções. E o Rameira corre a sério. É ver toda a gente na sua frente a fugir e a enfiar-se em qualquer buraco. O Rameira deveria de ir com uma vaca de fogo para a nossa Assembleia da República. Depois desse feito seria digno de uma estátua com uma vaca de fogo nas costas.
Há ainda a referir, desta sua faceta apenas os mais velhos se recordarão, da carpideira que o Rameira fazia no Carnaval aquando da morte do João. O Rameira era o homem da linha da frente que chorava a morte do João como se se tratasse da perda do campeonato do Benfica num jogo contra o Porto. Chorava e agonizava com profissionalismo, como um actor de novela da TVI.
O que poucos sabem é que o Rameira é, ou era, um romântico. A ele está associada uma bela história de amor, tipo “Pedro e Inês”. Mais não falaremos sobre este gesto de amor tão bonito que o nosso grande Rameira protagonizou, arriscando-se a levar chumbo enquanto se esgueirava para o leito da sua amada nas noites escuras como o breu. Um amor destes que teve um final feliz é de louvar.
Viva o Rameira, homem de múltiplos ofícios, qualidades e que para sempre ficará registado como sendo “o homem da vaca de fogo”.

7 comentários:

  1. Grande Carlos (Rameira)

    Só contar uma, que quando foi o acidente com foguetes, quando rebentou tudo, só se viu a famosa bata do Rameira a desfazer.se em bocadinhos, temeu-se o pior, mas felizmente não foi nada demais, fui dos primeiros a chegar e lá estava o Carlinhos, sentado no chão e encostado a parede, só dizia no ouço nada...
    Eu disse-lhe deixa la que pelos ouvidos no morres. Homem de aço.
    E ainda há 2 semanas era ver o Rameira a dar show de dança, quando foi o Karaoke.
    Na sua casa, na garagem, fez-se grandes bailes, para angariar dinheiro para as festas da freguesia e até passagem de ano, com conjunto ao vivo. Cedeu a garragem da sua casa,sem cobrar um tostão, sempre colaborando quando era necessário.
    Foi fiscal de pista, quando havia pericias de carros, tenho foto que documenta isso, se precisarem avisem.
    Grande Carlos, mais uma figura que fica na nossa linda história D'Agrela.
    E já agora, o obrigado a Dª Goreti e ao Mário, por nos ter aturado tanto tempo naquele café que também fica na história, e para sempre, como o Café do Mário.

    Abraço ao Carlinhos Rameira
    KV

    ResponderEliminar
  2. Citando Carlinhos Rameira

    "...Meu filho" Anda cá, meu filho!!

    Sempre com um sorriso, um piscar de olhos ou muitos mais seguidos e intermitentes...

    É verdade, Carlos Rameira, adepro convicto do SLB, defensor único e à descarada das cores do PSD,a comprovar todas as bandeiras hasteadas na sua casa.
    Nada contra os ideais e cores clubistas.

    Havendo bola, um copito ou mais alguns (cerveja preta), umas massagens, espírito de grupo e cowboiada, ele lá estava.

    Mais que o dinheiro, a vontade de fazer o que pudesse. Disponível e "amigo" (ele conhece toda a gente).

    Um grande abraço para o Rameira

    ResponderEliminar
  3. TEMAS caro bloguista.

    Matança de porcos e resptivos matadores.

    Corridas de carros no campo de futebol...

    Historias esquecidas(lendas, mitos) da freguesia...

    O mítico café do mário.

    A quase queda da japoneira que está no cemitério (centenária) e da tília em frente da igreja.

    ResponderEliminar
  4. Para o senhor Jucoso,

    Alguns temas que aqui mencionou já faziam parte da nossa lista. Com tempo todos eles aparecerão aqui no blog. Agradecemos as ideias. Quando toda a gente colabora na construção/ manutenção das coisas tudo funciona melhor.

    ResponderEliminar
  5. Lembro-me de uma vez estar eu e para aí mais 10 rapazes todos atrás da tília na igreja e ele lembra-se de vir com a vaca de fogo por lá... amigo...era quem mais corria...e as bichas a estoirar à nossa frente.

    Era porreiro se tivéssemos outra vez vaca de fogo este ano na festa...esta geração dos computadores que será o nosso futuro tem que saber o que é correr à frente da vaca...a ver vamos...

    Grande homem este Sr. Rameira...podem encontrar agora esta maravilha pela rolote do Neto..com dois copitos e ele conta as suas histórias ...

    ResponderEliminar
  6. um dia num jantar do futebol onde jogava e o RAMEIRA era massagista ele sismou que eu tinha de o levar a casa que eu nao sabia onde ficava , mas ele disse-me que era perto. e entao la fui eu mas pelo caminho ele disse que queria ir beber uma cerveja ao s. roque e la fomos mas depois de beber umas cervejolas e pelo meio umas partidas de ping pong . la fui eu as tantas da madrugada levar o RAMEIRA a casa mas nao foi facil dar com a casa dele pois ele baralhado com o ping pong nao sabia onde era a casa dele e depois de tantas voltas la saiu um vizinho e me disse onde era a casa do RAMEIRA, porque ele estava com um aviao....... nem e bom. ESSE SENHOR MERECE UMA RUA E UMA ESTATUA NA AGRELA. ELE E O VERDADEIRO EMBAIXADOR DA AGRELA O VERDADEIRO AGRELENSE. VIVA O SR CARLOS BARBOSA (RAMEIRA)

    ResponderEliminar
  7. Eu era do tempo do JAFC, em que o Sr. Rameira sprintava (até fumo fazia) pelo campo fora para socorrer o atleta lesionado, e quando lá chegava perguntava ao lesionado se a ferramenta estava no sitio, massajando-a e só depois trataria da lesão (na perna contrária, e se caso fosse na perna). ):

    Deste pequeno grande Homem, só se podem dizer boas coisas, por Agrela, este Homem despia a camisola para a manter no alto

    Abraço Carlos "Rameira",

    Ass. os metralhas

    ResponderEliminar