terça-feira, 3 de maio de 2011

Começaram as invasões territoriais?

Caros seguidores,


Por 5 ou 10 cm de terreno têm havido grandes brigas e desentendimentos entre amigos e familiares que acabam nos tribunais. Todos se doem quando alguém se atreve a apoderar de um pedaço da sua terra.
Mas será que as terras vizinhas nos andam a palmilhar sorrateiramente? Sobrado, Lamelas, Reguenga e Seroa podem já ter começado a sua batalha napoleónica no alargamento do seu território enquanto nós continuamos adormecidos. Vejamos a situação:
Quem desce a serra apenas vê a placa indicando que está em Agrela ao pé da casa do senhor Castro (como se vê nas fotos em baixo). E o Kosovo, a quem pertence? Será que já é de Seroa e nós continuamos a tê-lo como nosso? Não nos pertencerá este centro de grandes acontecimentos sociais e que alberga algumas das nossas maravilhas?
Não queremos ser invadidos pelos seroenses. Podem eles estar a pensar em nos atacar com armas massivas alimentadas a serrim e nós aí não temos hipóteses.
Aos que cruzam a nossa freguesia frequentemente pode causar essa ilusão. Mas o certo é que a nossa freguesia começa bem lá no cimo da serra.
Já quem vem de Sobrado não encontra nenhuma placa a informar que saiu da terra da Bugiada e entrou na terra de Nossa Senhora d’ Agrela. Quer-nos cá parecer que os sobradenses iniciaram a conquista da nossa freguesia com a Bugiada a demarcar território. Teremos que chamar os mouros da nossa terra, de camisola vermelha e águia ao peito, para derrotar estes invasores de guizos?
O mesmo acontece a quem vem de Santo Tirso. Passa Lamelas e não encontra placa nenhuma. Se estiver atento à sua esquerda deve de pensar que acabou de entrar em Belo Horizonte (estado brasileiro). Querem-nos levar galinhas, parafusos e mais alguma coisa. Também a estes possíveis usurpadores temos que estar atentos. E se resolverem se unir aos da Reguenga ficam em maior número do que nós. Mas não é o número que nos aflige. Poucos mas bons. Além do mais, temos aqui muita gente valente, com prática de tiro e tudo. E também arranjamos quem comande as tropas. Aliás, até já tem experiência na área.
Apenas os habitantes de Água -Longa parecem se manter no sítio devido. Eles do lado de lá da farmácia e nós do lado de cá. A farmácia é muito partilhada pelas duas freguesias. Mas a tabuleta está no local certo. A termos um posto fronteiriço, para quem vem no sentido Porto - Guimarães, este seria um bom local.
Senhor Presidente da Junta, ponha termo a isto. Bata o pé a estes invasores, à Junta Autónoma da estrada ou a quem se responsabilize por este saque ao nosso território. Peça para as entidades responsáveis colocarem as tabuletas nos respectivos lugares. Somos uma terra pequena, mas temos orgulho nela. Não queremos perder as nossas extremidades para vizinhos. A não ser que os concelhos vizinhos nos queiram adquirir. Aí a conversa já é outra. E achamos que um referendo à freguesia arrumaria com esta questão de forma inequívoca.
Queremos tudo no lugar. Temos que informar os transeuntes de onde estão. Se bem que, nalgumas situações, nem é difícil de saber que fazemos parte de outro concelho e, por isso mesmo, entraram noutra freguesia. Vamos colocar as placas no sítio e, já agora, com um outdoor das nossas maravilhas a darem as boas-vindas a quem nos visita.
Placas de campanha, com outdoors enormes que nada de útil nos informa não faltam. E a câmara até abona e muito bem. Para umas simples placas de trocos não há quem se chegue à frente. Vamo-nos recusar a receber placas de campanhas enquanto não nos colocarem as placas com o nome “Agrela” inscrito. Há que reivindicar. E se os senhores da câmara aparecerem aí para colocar mais um Armindo Araújo ou uma Sara Moreira ou quem quer que seja, corremo-los daqui para fora.
Teremos nós que marcar as fronteiras com controladores?

18 comentários:

  1. parabens por estarem atentos e mais uma vez sr Paulo bento com muita lama nos olhos deve ser de andar muito de bicicleta nao nos deixe que nos roubem mais um pedaço de terra metam a placa no topo da serra la sim era o sitio dela

    ResponderEliminar
  2. Eu já estou a afiar os espetos das forquilhas cá de casa. Mas o que é isto???? =)

    Já há muito que esta situação me indigna. Eu sei que a actividade económica exercida, quer na serra d’ Agrela quer na serra de Sobrado, é muito apetecida pelas freguesias fronteiriças, MAS É NO NOSSO TERRITÓRIO QUE ELES DÃO AS …. PÁ!!!!
    Sim, tanto uma serra como outra já tiveram melhores dias, mas o potencial de negócio está lá, não podemos deixar que nos roubem.


    Lince do Leça

    ResponderEliminar
  3. Ana Alexandra Moreiramaio 03, 2011

    Já reparei nesta situação há bastante tempo e é de protestar. Por acaso nunca reportei à Junta de Freguesia, por esquecimento. Mas quem quer que seja responsável acho que tem que tratar do assunto. Eu até não me lembro de alguma vez ter havido placa na estrada que vem de Sobrado. Com ou sem armamento bélico temos que nos valer nas nossas armas verbais e legais para tratar desta ilusória usurpação de terras.
    Vamos colocar as ditas tabuletas nos sítios onde devem de estar! Mas se nos quiserem levar para um concelho vizinho, o território todo, não sou nada contra. Podia ser que assim tivéssemos água e saneamento a funcionar a 100%.

    ResponderEliminar
  4. ao homem/ou mulher do blog...já não existe Junta Autónoma de Estradas (JAE) ....estes assuntos tem normas e leis... a ignorância neste blog cresce de dia para dia....

    ResponderEliminar
  5. Espigão de Guerramaio 04, 2011

    Bom dia,

    Parabéns por mais este tema.
    Em relação ao limite da Nossa Freguesia,está bem marcado,tem marcos e de alguma dimensão, nas confrontações dos concelhos.
    Pé da Serra - Marco ao pé da Santa na serra, no monte na parte de baixo.
    Sobrado - Marco junto a Felino
    Reguenga - Marco junto a fábrica dos parafusos.
    Esta situação acontece, e em várias freguesias, porque a empresa que coloca estas placas é subcontratada pela EP (Estradas de Portugal) e só têm mais ou menos a localização das mesmas.
    Mas acho bem que a Nossa Junta de Freguesia, mande colocar as placas nos sitios certos, porque têm documentos e poder para fazerem isso.

    Continuação de um otimo dia

    ResponderEliminar
  6. Para o anónimo que acusa de ignorância os bloguistas, só tenho uma coisa a dizer: Se sabe tanto, acho que deveria começar a aplicar os seus conhecimentos para o bem da freguesia. E se aqui é lugar de ignorância o que cá anda a fazer? Quem não gosta que não venha para aqui.
    E neste pais o que hoje é uma coisa amanhã não é. Muda o nome mas os mecanismos e as instituições são as mesmas.

    ResponderEliminar
  7. PróNortemaio 04, 2011

    Boas,
    Um bom tema, para terem levado a última Assembleia de Freguesia... mas não apareceram
    ...sitio certo para esse problema, quanto a mudar de concelho, porque não propor isso também em Assembleia? o meu voto é sim.
    Como disseram no primeiro Post vosso...#Haja Tomates", para a Junta e Assembleia de Freguesia avançar com esse pedido aos concelhos de Valongo ou Paços de Ferreira.

    ResponderEliminar
  8. Junta de Freguesia de Agrelamaio 04, 2011

    De facto falta placas no limite do Concelho e Freguesia, a Junta já algum tempo anda a tomar delegências no sentido de resolver, mas as placas á qual se estao a referir, junto ao Sr. Castro e outros locais,para que fique esclarecido,essas placas sao de informação de início de localidade, por isso, tem de estar onde começa a localidade.
    Para esclerecimentos dirijam-se á Sede da Junta de Freguesia de Agrela.

    Com os melhores cumprimentos:

    Junta de Freguesia de Agrela

    ResponderEliminar
  9. Que espetáculo! A Junta já nos oferece esclarecimentos via net. Estamos realmente a evoluir gente. Para quem diz que este blog só serve para destruir a freguesia está aqui a prova de que afinal estamos todos a trabalhar no mesmo sentido. Ver os problemas, debatê-los com as mais diferentes opiniões e tentar quando possivel arranjar soluções.
    Muito obrigado senhores da Junta.

    ResponderEliminar
  10. Fora de Leimaio 04, 2011

    Espigão de Guerra

    Boas,

    Se fosse em outro tempo, não se esperava que a Junta toma-se uma decisão. A juventude arranjava solução de colocar as placas no sitio certo, durante a noite, mas a juventude de hoje, não quer essas tradições, está mais voltada para a vida monótona do sofá ou cadeira em frente ou computador a fazer colecção de cromos no facebook.
    Vamos lá juventude D'Agrela, mostrem a vossa raça...

    ResponderEliminar
  11. Ah Ganda Junta! Sim Sr.,na vanguarda das tecnologias para entrar em contacto com os seus cidadãos, muito bem!

    Se for para fazer um abaixo assinado para mudar-mos de conselho, eu assino 10 vezes!!!

    Temos que fazer uma campanha de marketing para os conselhos vizinhos se interessarem por nós. Acho que as nossas maravilhas são uma grande mais valia e de certeza que os nossos vizinhos não ficarão indiferentes a elas.

    Ou então, ao colocar as placas d'Agrela no sítio correcto, podemos colocar:
    AGRELA (PARA ADOPÇÃO)


    Abraço a todos,

    Lince do Leça

    ResponderEliminar
  12. Boa noite, já que se fala de serras, porque não falar com o "Carneiro Pacheco", com um bocadinho de sorte até conseguimos angariar mais uma famosa Serra a de Camposa mais conhecida por "Questulhos", e assim ficamos rodeados por belas Serras e bem solicitadas que são.

    Atenção, está-se a dizer para por placas ali e acolá e depois para fazer a limpeza às valetas? acham que o "S.Manel Baixinho" (uma das 7 maravilhas) mais o seu camarada de trabalho vão dar conta do recado, acho melhor começarem a pensar contratar o Baribi, ou então o manel do roque, assim este pode ser que se agarre ao pau da "sachola" e dê descanso ao outro.

    Força pessoal continuem que estão no bom caminho, e se for preciso ajuda para colocar placas é só avisar que lá estaremos.

    ass. os metralhas

    ResponderEliminar
  13. Bom dia,

    placas, plaquinhas, placonas...

    Como já alguém falou as placas nas ruas são importantes. Os vândalos que existem com certeza irão ler o blogue e pensarão melhor, se valerá a pena vandalizar, partir, estragar. A junta também deve fazer a manutenção devida...

    Quanto às placas de limitação da nossa mui nobre e ilustre freguesia, penso que ninguém irá roubar alguns metros. Não estamos no tempo do ministro Carneiro Pacheco do tempo de Salazar, em que dizia "isto é meu".

    Mas agora com a redução de juntas e Câmaras propsotas pelo FMI/troika, passaremos a ter mais território, poder ou mais trabalho.
    Ou ficaremos anexados a uma das freguesias vizinhas. Reguenga, Lamelas...


    Até breve

    ResponderEliminar
  14. Povo,
    dirijo me a vós, porque sei que as minhas palavras não caíram no esquecimento, só vós meu povo lhe podereis dar um significado. Pelo que li um dos nossos já começou afiar as forquilhas, pois bem, não serão preciso forquilhas mas sim pás para mudar as placas de sitio. Vamos impor os nossos limites, vamos nos impor, senão formos nós quem será?!
    Vamos à mudança.

    Cumprimentos,
    Tigre da Tânsania

    ResponderEliminar
  15. È bom saber, que:
    Estas placas servem para impor o limite de velocidade, de acordo com o Codigo de Estrada.

    Era bom que a Junta de Freguesia coloque outro tipo de placas nos limites da Freguesia.

    Agrela Forever

    ResponderEliminar
  16. Já que a nossa Junta se aproveitou para fazer esclarecimentos, e como alguns já disseram a Serra é nossa, a junta devia em vez de fazer barraquinhas para os bêbados devia pôr umas barraquinhas pela serra à cima, com um sofazinhos a condizer, e quem passa-se na serra em vez de pagar SCUT'S, pagavam as SPUTA'S e assim lucrávamos com este trabalho que não dá lucro à sociedade!! Pensem no assunto!!

    ResponderEliminar
  17. Para o senhor que disse que a junta fazia barraquinhas para os bêbados: se ele se está a referir áquela que eu estou a pensar, essa barraca foi praticamente a câmara que montou.

    ResponderEliminar
  18. O que devemos fazer é responder na mesma moeda!

    Se eles estão a invadir o nosso território, porque não invadir o deles?

    ResponderEliminar