quinta-feira, 19 de maio de 2011

A desbravar mato para o 3º Raid BTT


Caros seguidores,

Dentro de cerca de uma semana realiza-se na nossa freguesia o 3º raid de BTT da associação Estrelas da Serra. Este evento, que tem levado à nossa terra centenas de pessoas, é um acto de louvar. Valorizamos o trabalho que os membros desta associação têm para que no dia tudo corra pelo melhor. E tem corrido muito bem, pois não faltam elogios às edições anteriores. E para que esta actividade seja possível, os senhores que formam esta associação, e outros elementos que os auxiliam, muito se têm dedicado nas últimas semanas, a averiguar pelas fotos que têm no seu blog.
Ficámos muitíssimo satisfeitos e até aliviados por saber que temos na freguesia quem, em última instância, possa suceder no lugar do Baixinho e Vira Latas. Estes senhores da organização equipam-se de tudo e mais alguma coisa e metem-se nos montes a desbravar terrenos. É tractores, sacholas, motosserras, máquinas de tudo e mais alguma coisa. Equipam-se como quem vai para a guerra. E o trabalho está à vista. Cá para nós, andam eles a fazer nos montes aquilo que muitos proprietários deveriam de fazer: limpá-los. A experiência que têm nesta área já é capaz de ser suficiente para darem umas formações no auditório da Junta de Freguesia de como se limpam montes, valetas, enfim, matagais. É vergonhoso o estado em que alguns terrenos e acessos se encontram. Estes proprietários deveriam de ser chamados a capítulo e ser multados.
Além de mostrarem o seu talento para limpezas florestais, mostram também habilidade na área das construções, mais precisamente de pontes. Tenham cuidado, não vá a Câmara, que tão vossa “amiga” é, vos pedir projectos, licenças de construção, inspecções e sabe-se lá o que mais possam inventar, e no dia da prova vem aqui impugnar a realização do raid por alegar falta de segurança. Grandes pontes temos visto por aí. E já agora, agradecemos a que colocaram para uso público na rua que dá para o ribeiro na zona da Laranjeira com acesso à Agra. Muitos têm por lá passado. E aponte continua firme e hirta.
No caso de no dia da prova algum elemento camarário vos quiser contestar o evento, temos uma solução. É metê-los na frente e, ao tiro de partida, mandar o pessoal avançar com toda a força por cima deles. Ou então, enfiar-lhes um espeto e pô-los a assar com o vosso porco que promete deliciar muita gente. E também não devem de faltar voluntários para o espetarem no sitio certo.
Bem, resta agora aos que ainda não se inscreveram tratarem de fazer a sua inscrição no site da associação. Se não aguenta pedalar em cima de uma bicicleta por esses montes fora, vá a caminhar que é a alternativa para os menos dados a adrenalina e esforço físico.

Este é, na actualidade, o evento realizado na freguesia que mais movimenta os “estrangeiros” dando-lhes a conhecer a nossa terra, além de celebrações religiosas. E se as pessoas voltam, é porque têm gostado. Força aí para dia 29. Mostrem que em Agrela há gente capaz e que se fazem coisas. O problema é que muitos parecem ter alergia em participar nelas!



7 comentários:

  1. No ano passado fui e foi espectacular. este ano lá estarei. E força para eles, que a troco de um dia de animação e divertimento para toda a gente andam a lixar o cabedal. E a cãmara que aprenda alguma coisa com eles, que ao que sei a prova organizada pela camara e que ficou por uma fortuna foi a verdadeira desgraça!

    ResponderEliminar
  2. Ana Alexandra Moreiramaio 19, 2011

    É trabalhoso, realmente. E tudo para que no dia o pessoal saia satisfeito. Eu, como é óbvio, vou lá estar. Estou enferrujada,tendo em vista a dureza da prova, mas vou-me meter à volta dos 35 Km.
    Depois disto, onde tanto trabalho e horas são dadas em prol do convívio e de um dia diferente, como é que há quem ache que estas pessoas que são voluntárias trabalham por interesses? é de lamentar haver mentalidades assim. Há muita gente que gosta de ver as coisas acontecerem e por isso trabalham com gosto e vontade. este evento é a prova disso. A prova de um grupo unido e com apoio e reconhecimento pode ir longe e proporcionar grandes momentos à população.
    É um dia de festa e só temos que agradecer a quem a promove com tanta dedicação, rigor e muito sucesso.
    E com ou sem apoio camarário a prova será realizada. Nestas coisas, quem está à espera que lhe caia no prato morre de fome.

    ResponderEliminar
  3. Onde estão as normas de segurança? Não há capacetes, nem óculos, nem luvas. Acho que vou fazer uma denúncia por falta de segurança no trabalho. Esta semana vão aparecer aí os fiscais da câmara ahahah

    ResponderEliminar
  4. O problema é que muitos parecem ter alergia em participar nelas! e dedicam-se a fazer blogs....

    ResponderEliminar
  5. então a câmara não dá os devidos apoios? que estranho... peçam á da maia, de valongo ou de paços. Mais depressa tinham apoio de lá do que daqui
    vamos lá todos para o raid

    ResponderEliminar
  6. E falta uma semana para o Raid. Hoje vi-os a passar todos equipados. Domingo não tenho pedal para ir mas vou na caminhada. Força para eles

    ResponderEliminar
  7. Olá Pessoal
    É bom que hajam eventos desta natureza aqui nesta freguesia e tambem que existe um grupo que promove este tipo de actividade para que as pessoas da freguesia possam participar e também conviver.
    Se nao existisse esta Associação Estrelas da Serra a nossa freguesia teria parado no tempo porque as pessoas nao tinham como se distrairem e poderem conviver umas com as outras por isso foi muito bom alguem da freguesia lembrar se de formar uma Associação para que podesse existir algumas actividades aqui na freguesia.
    Deste modo espero que esta Associação permaneça durante muitos anos para contribuir para o desenvolvimento da nossa freguesia de Agrela

    ResponderEliminar