domingo, 1 de maio de 2011

Esquecimento ou desinteresse?





Caros seguidores, 

Mais uma tradição a cair no esquecimento. Esta não apenas referente a Agrela mas ao país inteiro: as mais na porta das nossas casas na madrugada do dia 1 de Maio.
Existem várias explicações para esta tradição. Em todas elas, estes rituais pagãos estavam ligados ao rito da fertilidade para com o novo ciclo da natureza, à celebração da Primavera ou ao início de um novo ano agrícola.
A lenda ligada ao religioso, mais divulgada aqui na região é a seguinte: Herodes soube que a Sagrada Família, na sua fuga para o Egipto, pernoitaria numa certa aldeia. Para garantir que conseguiria eliminar o Menino Jesus, Herodes dispunha-se a mandar matar todas as crianças. Perante a possibilidade de um tão significativo morticínio, foi informado, por um outro "Judas", que tal poderia ser evitado, bastando para isso, que ele próprio colocasse um ramo de giesta florida na casa onde se encontrava a Sagrada Família, constituindo um sinal para que os soldados a procurassem e consumassem o crime... A proposta do "Judas" foi aceite e Herodes tratou de mandar os seus soldados à procura da tal casa. Qual não foi o espanto dos soldados quando, na manhã seguinte, encontraram todas as casas da aldeia com ramos de giesta florida à porta, gorando-se, assim, a possibilidade do Menino Jesus, ser morto.
Esta tradição está, em várias versões, ligadas à entrada de espíritos malignos ou do papão nas nossas casas. Por isso, esta tradição obriga a que nas fechaduras e fechos de todas as janelas e portas do exterior das habitações sejam colocados ramos de giestas em flor, as chamadas Maias, que espantando assim o mal das nossas casas.
Pelo valor da tradição e pela beleza que acaba por trazer às casas e às ruas, achamos que seria um costume a valorizar e porventura a incentivar, para que assim se possa evitar o seu desaparecimento. Quando o 30 de Abril coincide não coincide com o fim-de-semana os motoristas de camiões são aqueles que muitas vezes nos ajudam a não esquecer esta tradição. Este ano, como isso não aconteceu, a tradição foi mais olvidada do que o costume. Ontem à noite pouquíssimas eram as casas na nossa aldeia que tinham o ramo de maias à porta. Esquecimento ou desligar de tradições estão na origem desta falha. Vamos lá gente de minha terra, toca a avivar as tradições e transmiti-las aos mais novos.
Já agora aqui fica mais um esquecimento, indisponibilidade ou desinteresse do povo agrelense. Disse-nos aqui um comentador que na assembleia de freguesia estavam apenas duas pessoas do público. Estariam muitas pessoas com receio de serem identificadas como criadores deste blog?! Não queremos espalhar a desconfiança pela freguesia. Na elaboração de notícias de um jornal o que nos interessa é o que lemos não quem foi o jornalista que as escreveu (salvo algumas excepções). Estejam atentos ao que se passa na nossa freguesia e participem nos acontecimentos

2 comentários:

  1. Ana Alexandra Moreiramaio 01, 2011

    Eu própria me esqueci de pôr as maias à porta. Não andei na estrada a ver os camionistas e acabei por me esquecer. Os camionistas, afinal, têm mais valor do que o que se pensa e atribui:-) Para o ano vou ver se não me esqueço. Acho giro ver as portas de amarelo. Há uns anos atrás ninguém se esquecia!

    Ana Alexandra Moreira

    ResponderEliminar
  2. Olá Pessoal

    Em relação a este tipo de tradição acho que as pessoas ja estão um pouco esquecidas embora existam outro tipo de tradições que as pessoas nao se esquecem como por exemplo agora o mes de Maio mês de Maria onde grande parte das pessoas aqui de Agrela vao rezar o terço ao final da tarde na igreja e na capala do lugar do peso
    Acho que a tradição de por uma maia na porta não é assim tão importante como rezar pela Nossa Senhora neste mês que esta a começar.

    ResponderEliminar